Feira de tecnologia acontece em Las Vegas até 10 de janeiro e traz diversas novidades da área da mobilidade
A CES, a maior feira de tecnologia do mundo – e, hoje, uma espécie de autoshow informal para algumas montadoras de veículos – começou na terça-feira, 7. O evento traz novidades para o setor automotivo, incluindo novos modelos, baterias, design e veículos autônomos.
A CES passou a desempenhar um papel importante para as empresas do setor automotivo a partir do momento em que houve uma espécie de derrocada dos autoshows pelo mundo, como foi o caso do Salão de Detroit, nos Estados Unidos.
A feira de tecnologia passou a ter aderência às pretensões de marketing das montadoras e seus fornecedores a partir do momento em que muitas dessas empresas passaram a se denominarem autotechs – daí a aproximação com a maior feira de tecnologia do mundo. Com esse movimento, a serve, inclusive, de inspiração para o Salão do Automóvel de São Paulo, que é esperado para acontecer neste ano.
A CES 2025 ocorre em Las Vegas até 10 de janeiro e tem nesta edição mais de 4 mil empresas expositoras, grande parte delas startups. A organização do evento espera que mais de 130 mil pessoas visitem as dependências da feira.
Veja, a seguir, algumas das principais novidades da CES 2025 para o setor automotivo e da mobilidade.
Honda mostra crossover Afeela
Começando pelo lançamento do dia: a Honda mostrou na feira o carro elétrico da marca Afeela, fruto do desenvolvimento que mantém em conjunto com a Sony, no caso, a Sony Honda Mobility.
O Afeela 1, um crossover equipado com interessante pacote de recursos tecnológicos revelado em 2023, entrará em produção nos Estados Unidos em 2025, com as vendas programadas para ocorrer em 2026 ao preço de US$ 89,9 mil.
Dentre os recursos, sistema de som espacial (da Sony, claro), conexão 5G, e mapa 3D em seu sistema de navegação. Muitas funções desse sistema, inclusive, utilizam inteligência artificial (IA).
Na CES 2025, Nvidia anuncia parceria com Uber e Toyota
E por falar em IA, a Nvidia, a gigante produtora de chips, anunciou na feira que fornecerá produtos ligados à inteligência artificial para a Toyota, além de chips e hsoftware. A aplicação de tudo isso será em projetos de carros autônomos.
A Nvidia também será fornecedora de tecnologia para a Uber, que pretende aprimorar o seu desenvolvimento de veículos autônomos com uma ferramenta chamada Cosmos, criada pela empresa de chips.
A tecnologia promete resolver o problema, digamos, número um das empresas que hoje estão debruçadas sobre algum projeto de veículo autônomo. No caso, fazer o carro sem motorista entender o que está diante dele no mundo físico, seja um sinal de trânsito, outro carro ou um pedestre.
A ferramenta Cosmos faz isso porque possui uma base formada por milhares de filmagens do mundo real, e a inteligência do sistema faz com que o veículo interprete trajetos a partir dessas imagens.
BMW leva à CES 2025 novo cockpit
Outra empresa que apresentou novidades no primeiro dia da CES foi a BMW. A montadora alemã revelou um conceito de cockpit que projeta no para-brisa as informações do veículo, um esquema ampliado e mais moderno do que hoje chamamos de HUD, ou Head-Up Display.
Assim como a Volvo, a BMW acredita na tendência de que, no futuro, haverá uma menor necessidade do usuário por botões físicos no interior dos veículos. Na China, por exemplo, a montadora afirma que isso já é uma realidade.
Baterias para o setor automotivo com menos dependência da China
Por fim, a Panasonic Energy, que fornece baterias para os veículos da Tesla, informou durante o evento que pretende reduzir a sua dependência de fornecedores chineses de insumos.
A medida surge como forma de mitigar possíveis movimentos do governo Donald Trump, nos Estados Unidos, acerca das importações de produtos chineses, que deverão ser sobretaxados.
Fonte: Automotive Business