{"id":64936,"date":"2024-07-02T17:02:19","date_gmt":"2024-07-02T20:02:19","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=64936"},"modified":"2024-07-02T17:22:05","modified_gmt":"2024-07-02T20:22:05","slug":"cartilha-de-inspecao-tecnica-veicular-e-distribuida-a-integrantes-da-cbcpave","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/cartilha-de-inspecao-tecnica-veicular-e-distribuida-a-integrantes-da-cbcpave\/","title":{"rendered":"Cartilha de inspe\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica veicular \u00e9 distribu\u00edda a integrantes da CBCPAVE"},"content":{"rendered":"\n

Um estudo que avalia os impactos na economia brasileira dos acidentes fatais rodovi\u00e1rios e de tr\u00e2nsito foi destaque na reuni\u00e3o da C\u00e2mara Brasileira do Com\u00e9rcio de Pe\u00e7as e Acess\u00f3rios para Ve\u00edculos (CBCPAVE) da Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (CNC), que produziu uma cartilha de inspe\u00e7\u00e3o veicular e distribuiu aos integrantes do \u00f3rg\u00e3o consultivo.<\/p>\n\n\n\n

A an\u00e1lise, que retrata os custos diretos associados aos acidentes de tr\u00e2nsito como despesas m\u00e9dicas, custos com funerais e compensa\u00e7\u00e3o por invalidez, al\u00e9m da sobrecarga no Sistema \u00danico de Sa\u00fade (SUS) com atendimentos \u00e0s v\u00edtimas, demandando recursos, foi realizada pela Diretoria de Economia e Inova\u00e7\u00e3o (DEIN), pela Diretoria Jur\u00eddica e Sindical (DJS), com o apoio da Assessoria das C\u00e2mara Brasileiras do Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os (ACBCS) e da Ger\u00eancia Executiva de Comunica\u00e7\u00e3o (Gecom) da CNC.<\/p>\n\n\n\n

O coordenador da CBCPAVE, Ranieri Palmeira Leit\u00e3o, agradeceu o empenho da CNC na produ\u00e7\u00e3o do manual e leu a introdu\u00e7\u00e3o da publica\u00e7\u00e3o que detalha a perda, anualmente, de milhares de vidas e in\u00fameras fam\u00edlias em acidentes de tr\u00e2nsito fatais.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDados do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostram que foram gastos, nos \u00faltimos 10 anos, R$ 3 bilh\u00f5es de recursos do SUS com interna\u00e7\u00f5es hospitalares decorrentes de acidentes de tr\u00e2nsito\u201d, ressaltou.<\/p>\n\n\n\n

O coordenador da CBCPAVE tamb\u00e9m destacou a falta de manuten\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos que circulam nas ruas, motivo que tem mais probabilidade de causar acidentes, citou o impacto monet\u00e1rio das mortes no Pa\u00eds e elogiou a qualidade do estudo e da publica\u00e7\u00e3o. \u201cEssa cartilha \u00e9 de uma excel\u00eancia, uma leitura magn\u00edfica\u201d, afirmou Ranieri.<\/p>\n\n\n\n

O coordenador-geral das C\u00e2maras do Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os, Luiz Carlos Bohn, deu as boas-vindas aos presentes, falou sobre a situa\u00e7\u00e3o do Rio Grande do Sul e agradeceu a solidariedade de todos que demonstraram a for\u00e7a de um pa\u00eds, de um povo solid\u00e1rio, de amizade. \u201cEu tenho confian\u00e7a que, com a ajuda de todo o Brasil, com o reconhecimento da popula\u00e7\u00e3o, os ga\u00fachos v\u00e3o se levantar.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Excesso de velocidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O vice-presidente do Sincope\u00e7as Brasil, Rodrigo Moreira, enfatizou a maior causa de acidentes no Brasil, que \u00e9 o excesso de velocidade. \u201cEstamos em 3\u00ba lugar no ranking mundial\u201d, refor\u00e7ou. Moreira tamb\u00e9m mencionou o Projeto de Lei n\u00ba 2.789\/2023, que altera o c\u00f3digo de tr\u00e2nsito brasileiro e pede a redu\u00e7\u00e3o da velocidade em vias urbanas para 50 km\/h. <\/p>\n\n\n\n

Os participantes tamb\u00e9m ouviram do diretor da Fecom\u00e9rcio-RS e presidente do Sincope\u00e7as-RS, Marco Ant\u00f4nio Vieira Machado, um relato da situa\u00e7\u00e3o real do setor automotivo do Rio Grande do Sul e assistiram a apresenta\u00e7\u00f5es sobre o poder da certifica\u00e7\u00e3o e compet\u00eancias profissionais, pela Fecom\u00e9rcio-PE, e sobre o curso de vendedor de autope\u00e7as, pelo Sincope\u00e7as BR.<\/p>\n\n\n\n

Por fim, os integrantes da CBCPAVE tiveram conhecimento dos tr\u00e2mites de projetos de lei no Congresso Nacional de interesse do segmento, como o PL 338\/2015, que disciplina a oferta de pe\u00e7as e componentes de ve\u00edculo automotor de via terrestre ao consumidor; o PL 4.821\/2016, que obriga o fabricante e o importador de autom\u00f3vel ou motocicleta a disponibilizar, em meio digital, rela\u00e7\u00e3o contendo denomina\u00e7\u00e3o e c\u00f3digo de refer\u00eancia das pe\u00e7as que comp\u00f5em o ve\u00edculo; o PL 5.301\/2016, que trata da vistoria de identifica\u00e7\u00e3o veicular, da inspe\u00e7\u00e3o de seguran\u00e7a, da inspe\u00e7\u00e3o veicular ambiental e t\u00e9cnica veicular; o PL 2.470\/2022, sobre incentivos fiscais para empresas reformadoras de pneum\u00e1ticos; e o PL 5.258\/2020, sobre o C\u00f3digo Penal para aumentar a pena de quem vender pe\u00e7a falsificada.<\/p>\n\n\n\n

Acesse o manual de inspe\u00e7\u00e3o veicular\u00a0aqui<\/a><\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: CNC<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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