{"id":64818,"date":"2024-07-01T12:15:15","date_gmt":"2024-07-01T15:15:15","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=64818"},"modified":"2024-07-01T12:15:16","modified_gmt":"2024-07-01T15:15:16","slug":"scania-fidens-e-hexagon-apresentam-o-primeiro-caminhao-8x4-teleoperado-do-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/scania-fidens-e-hexagon-apresentam-o-primeiro-caminhao-8x4-teleoperado-do-brasil\/","title":{"rendered":"Scania, Fidens e Hexagon apresentam o primeiro caminh\u00e3o 8×4 teleoperado do Brasil"},"content":{"rendered":"\n

Uma parceria entre Scania, Fidens e Hexagon faz hist\u00f3ria na minera\u00e7\u00e3o nacional: o lan\u00e7amento do primeiro caminh\u00e3o 8×4 teleoperado da hist\u00f3ria do Brasil. O modelo \u00e9 o Scania G 500 8×4 XT, j\u00e1 a Hexagon oferece toda a alta tecnologia (solu\u00e7\u00e3o TeleOp) de adapta\u00e7\u00e3o, instala\u00e7\u00e3o el\u00e9trica, c\u00e2meras e a cadeira remota de comando (ou cockpit) e a Fidens, prestadora de servi\u00e7os de minera\u00e7\u00e3o, foi a pioneira no desenvolvimento e opera\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo. A Casa Scania Itaipu \u00e9 a concession\u00e1ria respons\u00e1vel pela venda e garantir\u00e1 todo o apoio no trabalho com o completo pacote de solu\u00e7\u00f5es de servi\u00e7os que disp\u00f5e em sua competente estrutura de cobertura nos estados de Minas Gerais e Par\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

O Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper \u00e9 vocacionado para o trabalho fora de estrada, tem PBT t\u00e9cnico de 60 toneladas e motor de 500cv de pot\u00eancia. A nova solu\u00e7\u00e3o para a minera\u00e7\u00e3o permite o aumento de produtividade, da seguran\u00e7a e da velocidade de opera\u00e7\u00e3o, ainda ganho de efici\u00eancia e redu\u00e7\u00e3o de quebras no \u00e1rduo trabalho nas minas. Outro diferencial do produto \u00e9 sair de f\u00e1brica com garantia e homologa\u00e7\u00e3o da Scania.<\/p>\n\n\n\n

O principal foco do primeiro caminh\u00e3o 8×4 teleoperado da hist\u00f3ria do Brasil \u00e9 atuar em \u00e1reas de risco e descomissionamento de barragens. Depois dos recentes acontecimentos em barragens de minera\u00e7\u00e3o, em 2019, se tornou obrigat\u00f3rio no Brasil estes descomissionamentos de barragens, que utilizam o m\u00e9todo de alteamento a montante. Esse \u00e9 o tipo de constru\u00e7\u00e3o em que os diques de conten\u00e7\u00e3o se apoiam sobre o pr\u00f3prio rejeito ou sedimento previamente lan\u00e7ado e depositado (uma em cima da outra, tornando o montante suscet\u00edvel a infiltra\u00e7\u00f5es de \u00e1gua e aumentam a chance de rompimento). Para cumprir a lei, as estruturas perdem a miss\u00e3o de armazenar rejeitos, sendo descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente, numa recupera\u00e7\u00e3o das \u00e1reas degradadas. Em \u00e2mbito nacional, \u00e9 a Ag\u00eancia Nacional de Minera\u00e7\u00e3o (ANM) a respons\u00e1vel pela fiscaliza\u00e7\u00e3o e regula\u00e7\u00e3o das atividades de minera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n

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Cadeira remota de comando<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

O controle remoto do caminh\u00e3o \u00e9 feito por uma cadeira de comando (um cockpit que se assemelha a um simulador de dire\u00e7\u00e3o), com a alta tecnologia da Hexagon equipada com c\u00e2meras e sistemas de telemetria para a total condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo a quil\u00f4metros de dist\u00e2ncia. N\u00e3o h\u00e1 um limite definido de onde a cadeira de comando est\u00e1 at\u00e9 o local do caminh\u00e3o. \u00c9 poss\u00edvel, por exemplo, o operador estar 30km longe. No caminh\u00e3o, diversas outras c\u00e2meras e sensores ajudam o operador a fazer curvas, carregamento, descarregamento e demais ordens da dire\u00e7\u00e3o comum no dia a dia do trabalho na minera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA Fidens trouxe e desenvolveu, em 1997, em conjunto com a Scania, o primeiro caminh\u00e3o 8×4 da minera\u00e7\u00e3o brasileira. Em 2024, exatos 27 anos depois, agregamos a Hexagon a esta parceria e desenvolvemos o primeiro 8×4 teleoperado do Brasil. Acreditamos que este caminh\u00e3o ir\u00e1 revolucionar os servi\u00e7os de descomissionamento de barragens, atividade de grande import\u00e2ncia na redu\u00e7\u00e3o de riscos ambientais da minera\u00e7\u00e3o. Essa nova tecnologia trar\u00e1 mais produtividade, mais seguran\u00e7a na opera\u00e7\u00e3o e menor custo\u201d, afirma Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens. \u201cEstamos h\u00e1 22 meses desenvolvendo esta nova solu\u00e7\u00e3o, e chegou a hora de mostrar ao mercado.\u201d<\/p>\n\n\n\n

\u201cEssa solu\u00e7\u00e3o de teleopera\u00e7\u00e3o vai beneficiar toda a comunidade. Eu costumo falar que essa \u00e9 uma verdadeira iniciativa ESG, pois estamos nos preocupando com a seguran\u00e7a dos oper\u00e1rios, com a menor emiss\u00e3o de poluentes e a diminui\u00e7\u00e3o no consumo de combust\u00edvel. Ou seja, uma efici\u00eancia operativa. Al\u00e9m disso, estamos protegendo a comunidade pr\u00f3xima \u00e0s barragens, numa opera\u00e7\u00e3o muito mais segura e bem mais controlada\u201d, conta Rodrigo Couto, presidente Am\u00e9rica Latina \u2013 Hexagon, divis\u00e3o de Minera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA Scania acreditou desde o primeiro momento neste projeto. O potencial de neg\u00f3cio do descomissionamento de barragens \u00e9 enorme. Nos preparamos desde o in\u00edcio para atender da melhor forma a Fidens. A tecnologia da Hexagon \u00e9 muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solu\u00e7\u00e3o perfeita para este tipo de opera\u00e7\u00e3o. O competente apoio da estrutura da Casa Scania Itaipu para suportar a Fidens ser\u00e1 essencial\u201d, diz Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es Off-Road da Scania Opera\u00e7\u00f5es Comerciais Brasil. \u201cO G 500 8×4 teleoperado passa a fazer parte do nosso portf\u00f3lio de produtos para o mercado a partir de agora\u201d, completa.<\/p>\n\n\n

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\u201cO Scania G 500 8×4 XT Heavy Tipper teleoperado oferece a mesma robustez da linha tradicional fora de estrada da marca. O caminh\u00e3o \u00e9 igual ao mesmo que sai da linha de produ\u00e7\u00e3o. O segredo est\u00e1 na intera\u00e7\u00e3o da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleopera\u00e7\u00e3o. A tecnologia da Hexagon agrega c\u00e2meras para o monitoramento do ve\u00edculo pelo operador, que pode estar a quil\u00f4metros de dist\u00e2ncia. O controle do caminh\u00e3o \u00e9 bem simples e transmite ao condutor toda a seguran\u00e7a e informa\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para a opera\u00e7\u00e3o\u201d, salienta Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplica\u00e7\u00f5es de Oferta de Solu\u00e7\u00f5es da Scania Opera\u00e7\u00f5es Comerciais Brasil. A solu\u00e7\u00e3o das empresas oferece uma intelig\u00eancia operacional para que o trabalho tenha o menor impacto poss\u00edvel para as pessoas, com um grande benef\u00edcio do ponto de vista t\u00e9cnico e comercial para o cliente.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEstamos oferecendo todo o apoio necess\u00e1rio a esta parceria e prontos para atender todas as necessidades do segmento com este primeiro caminh\u00e3o teleoperado 8×4. Acreditamos muito no potencial deste mercado aqui na regi\u00e3o de Minas Gerais e estamos investindo cada vez mais em estrutura para suportar os clientes. Temos um portf\u00f3lio completo de servi\u00e7os para a minera\u00e7\u00e3o\u201d, diz Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu. \u201cTemos uma equipe dedicada para o atendimento ao segmento fora de estrada. Dessa forma, temos ainda mais conhecimento para oferecer a melhor solu\u00e7\u00e3o ao cliente. Parab\u00e9ns \u00e0 Fidens e a Hexagon por esta parceria conosco e a Scania, e que venham outros desafios para surpreendermos o mercado.\u201d<\/p>\n\n\n\n

O pioneiro caminh\u00e3o chega para aumentar a produtividade e a velocidade da opera\u00e7\u00e3o n\u00e3o-tripulada. Hoje, a tecnologia oferecida no mercado tem capacidade de carga inferior e velocidade menor. \u201cEssa solu\u00e7\u00e3o no 8×4 diminui o tempo de resposta para o caminh\u00e3o n\u00e3o perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade\u201d, explica Thiago Frauches, da Fidens. \u201cA solu\u00e7\u00e3o da Scania e da Hexagon tem uma comunica\u00e7\u00e3o mais direta e r\u00e1pida com o sistema de dire\u00e7\u00e3o do caminh\u00e3o.\u201d<\/p>\n\n\n\n

\u201cOutro ponto de enorme vantagem, foi fazer a parceria diretamente com o fabricante do equipamento, ou seja, com a garantia e a homologa\u00e7\u00e3o Scania. \u00c9 um diferencial no mercado o produto sair pronto de f\u00e1brica, com os engenheiros fazendo todo o processo de adapta\u00e7\u00e3o desde o \u201cnascimento\u201d na linha de produ\u00e7\u00e3o. \u00c9 uma a\u00e7\u00e3o em conjunto sem precedentes para a minera\u00e7\u00e3o no segmento 8×4\u201d, revela o diretor da Fidens. \u201cJ\u00e1 sai tudo integrado e com as corretas especifica\u00e7\u00f5es.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Mais detalhes do primeiro caminh\u00e3o 8×4 teleoperado da hist\u00f3ria do Brasil<\/strong><\/p>\n\n\n

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O G 500 8×4 XT Heavy Tipper n\u00e3o-tripulado tem suspens\u00e3o dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspens\u00e3o traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de c\u00e2mbio \u00e9 a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidr\u00e1ulico Scania Retarder de 4.100Nm.<\/p>\n\n\n\n

As solu\u00e7\u00f5es desenvolvidas pela Scania foram na coluna de dire\u00e7\u00e3o com volante ajust\u00e1vel de \u00e2ngulo, nova caixa de dire\u00e7\u00e3o el\u00e9trica com sistema de dire\u00e7\u00e3o servo assistida para o segmento e sistema de dire\u00e7\u00e3o teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor el\u00e9trico da Hexagon.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de refor\u00e7o na fixa\u00e7\u00e3o do suporte do motor el\u00e9trico da Hexagon, acabamento nas capas da coluna de dire\u00e7\u00e3o e de prote\u00e7\u00e3o do sistema de condu\u00e7\u00e3o e do motor el\u00e9trico tamb\u00e9m da Hexagon. Outras provid\u00eancias necess\u00e1rias foram a prepara\u00e7\u00e3o e instala\u00e7\u00e3o do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, defini\u00e7\u00e3o do local ideal para a instala\u00e7\u00e3o do suporte de antenas e c\u00e2meras, e, por fim, a prepara\u00e7\u00e3o nos sistemas de freios e el\u00e9tricos.<\/p>\n\n\n\n

LINK PARA V\u00cdDEOS:<\/strong>
V\u00eddeo de apresenta\u00e7\u00e3o do caminh\u00e3o<\/a><\/p>\n\n\n\n

Sobre a Scania<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Scania \u00e9 l\u00edder mundial no fornecimento de solu\u00e7\u00f5es de transporte. Juntamente com os nossos parceiros e clientes, estamos liderando a mudan\u00e7a para um sistema de transporte mais sustent\u00e1vel. Em 2023, entregamos 91.652 caminh\u00f5es, 5.075 \u00f4nibus, bem como 13.871 motores industriais, mar\u00edtimos e para gera\u00e7\u00e3o de energia aos nossos clientes. As vendas l\u00edquidas totalizaram mais de 204 bilh\u00f5es de coroas suecas, dos quais cerca de 20% foram relacionados a servi\u00e7os. Fundada em 1891, a Scania opera hoje em mais de 100 pa\u00edses e emprega cerca de 58.000 pessoas. No Brasil, a fabricante est\u00e1 desde 1957. A pesquisa e o desenvolvimento s\u00e3o realizados globalmente em nossa sede principal em S\u00f6dert\u00e4lje, na Su\u00e9cia. A produ\u00e7\u00e3o ocorre na Europa e na Am\u00e9rica Latina, com centros regionais de produtos na \u00c1frica, \u00c1sia e Eur\u00e1sia. A Scania faz parte do Grupo TRATON.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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