{"id":62387,"date":"2024-04-17T19:15:22","date_gmt":"2024-04-17T22:15:22","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=62387"},"modified":"2024-04-17T19:15:24","modified_gmt":"2024-04-17T22:15:24","slug":"robo-atendente-balanca-autonoma-e-outras-novidades-para-o-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/robo-atendente-balanca-autonoma-e-outras-novidades-para-o-varejo\/","title":{"rendered":"Rob\u00f4 atendente, balan\u00e7a aut\u00f4noma e outras novidades para o varejo"},"content":{"rendered":"\n

Por Rebeca Ribeiro<\/em><\/p>\n\n\n\n

O uso de tecnologia ajuda o varejista a otimizar o tempo, reduzir perdas, aumentar vendas e, principalmente, a se destacar em meio \u00e0 concorr\u00eancia. Em grande medida, as novidades do mundo digital contribuem para a experi\u00eancia do cliente, permitindo cativar e reter mais consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Uma boa amostra dos recursos tecnol\u00f3gicos j\u00e1 dispon\u00edveis para o varejo, e que certamente moldar\u00e3o o futuro do setor, foi apresentada na 24\u00aa Feira Internacional de Automa\u00e7\u00e3o para o Com\u00e9rcio (Autocom), que aconteceu na semana passada. <\/p>\n\n\n\n

Confira abaixo algumas das solu\u00e7\u00f5es em automa\u00e7\u00e3o apresentadas na feira:<\/p>\n\n\n\n

ROB\u00d4 ATENDENTE<\/strong><\/p>\n\n\n

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J\u00e1 imaginou ter um rob\u00f4 na entrada do seu estabelecimento para auxiliar os clientes, fornecendo informa\u00e7\u00f5es sobre a empresa, produtos e at\u00e9 mesmo os guiando at\u00e9 o setor desejado? Estas, entre outras, s\u00e3o fun\u00e7\u00f5es dos rob\u00f4s inteligentes criados pela Human Robotics.<\/p>\n\n\n\n

Divididos em tr\u00eas categorias – Robios Totem, Robios Avatar e Robios Go -, os rob\u00f4s inteligentes s\u00e3o capazes de iniciar conversas com os consumidores, responder perguntas, al\u00e9m de cadastrar clientes em clubes e promo\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Eles ainda desempenham a fun\u00e7\u00e3o de trade marketing<\/em>, conseguindo realizar pesquisas com os consumidores, mostrando aos varejistas os produtos e as marcas que est\u00e3o sendo mais consumidas. <\/p>\n\n\n\n

Indicado aos microempreendedores, o Robis Avatar \u00e9 um software conectado a uma intelig\u00eancia artificial que pode ser instalado em qualquer dispositivo, auxiliando o empreendedor nas vendas e no treinamento de novos funcion\u00e1rios.<\/p>\n\n\n\n

Para levar mais facilidade aos empreendedores, a Human Robotics estuda inserir nesses rob\u00f4s c\u00e2meras que ser\u00e3o capazes de destacar rupturas nas prateleiras, simplificando o controle de estoque.  <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 para o setor industrial, a empresa indica o Robies Cargo, um rob\u00f4 interativo, ideal para o transporte de cargas leves, que consegue circular pela f\u00e1brica desviando de obst\u00e1culos. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com a equipe da Human Robotics, o rob\u00f4 pode ser usado inclusive para transportar materiais sens\u00edveis como agulhas e medicamentos, diminuindo o risco de les\u00f5es aos colaboradores.<\/p>\n\n\n\n

PAGANDO COM O ROSTO<\/strong><\/p>\n\n\n

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A Payface, em parceria com a Positivo, lan\u00e7ou um sistema de pagamento por reconhecimento facial. O software, integrado \u00e0s pr\u00f3prias maquininhas, recebe informa\u00e7\u00f5es de pagamento do consumidor por meio do aplicativo da Payface.<\/p>\n\n\n\n

Segundo a empresa, o pagamento por meio do reconhecimento facial busca levar mais seguran\u00e7a ao empreendedor, j\u00e1 que ele fica menos vulner\u00e1vel a cair em golpes, como aceitar cart\u00e3o clonado, pagamentos agendados via pix, notas falsas, entre outros. <\/p>\n\n\n\n

Segundo Rafael Appugliese, diretor de marketing da Payface, o sistema tamb\u00e9m oferece mais seguran\u00e7a ao consumidor, que \u00e0s vezes tem receio de sair com dinheiro, ou at\u00e9 mesmo celular. Isso permite que ele fa\u00e7a compras apenas com o rosto, a qualquer momento.<\/p>\n\n\n\n

O sistema de pagamento possui ferramentas antifraudes que evitam realizar o pagamento quando detectam pessoas muito pr\u00f3ximas do seu campo de vis\u00e3o, considerando isso uma poss\u00edvel tentativa de golpe. O sistema tamb\u00e9m \u00e9 programado para reconhecer movimentos f\u00edsicos, n\u00e3o sendo poss\u00edvel fazer a leitura de fotos ou de pessoas com m\u00e1scaras.<\/p>\n\n\n\n

A solu\u00e7\u00e3o de pagamento ainda passa por alguns processos de aperfei\u00e7oamento, j\u00e1 que em locais com muitas pessoas e alta ilumina\u00e7\u00e3o ela ainda n\u00e3o consegue realizar a leitura facial. <\/p>\n\n\n\n

DINHEIRO NA VEIA<\/strong><\/p>\n\n\n

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Outra novidade no setor de pagamentos \u00e9 um dispositivo, desenvolvido pela Ingenico, capaz de ler as veias da m\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

A fabricante diz que o padr\u00e3o \u00fanico das veias da m\u00e3o garante seguran\u00e7a contra golpes, pois n\u00e3o pode ser replicado, e n\u00e3o se desgasta, como \u00e9 o caso da biometria convencional, assim reduzindo o risco de falhas de pagamento. <\/p>\n\n\n\n

Para o consumidor, essa solu\u00e7\u00e3o garante facilidade no dia a dia, al\u00e9m da seguran\u00e7a de poder sair sem carteira ou celular.<\/p>\n\n\n\n

CELULAR VIROU CARTEIRA<\/strong><\/p>\n\n\n

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Ainda no mundo dos pagamentos, a Cielo levou \u00e0 feira o CieloTap, um software que transforma aparelhos Android e IOS que possuem a funcionalidade NFC, em maquininhas.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com Wilson Nunes, diretor comercial da Cielo, esse sistema de pagamento estar\u00e1 integrado ao sistema do estabelecimento, permitindo que o empreendedor tenha controle sobre a origem do pagamento em cada dispositivo utilizado.<\/p>\n\n\n\n

Ele diz que com esse sistema, o pr\u00f3prio vendedor pode concluir a transa\u00e7\u00e3o, eliminando a necessidade de os clientes enfrentarem filas, melhorando a efici\u00eancia e experi\u00eancia de compra dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o h\u00e1 cobran\u00e7a para utiliza\u00e7\u00e3o do software, apenas \u00e9 aplicada a taxa de transa\u00e7\u00e3o sobre cada venda realizada.<\/p>\n\n\n\n

BALAN\u00c7A QUE V\u00ca E OUVE<\/strong><\/p>\n\n\n

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A Toledo apresentou na Autocom balan\u00e7as equipadas com intelig\u00eancia artificial que realizam a pesagem por meio de reconhecimento visual dos produtos e de \u00e1udio.<\/p>\n\n\n\n

Ao colocar o produto na balan\u00e7a, ela o identifica e emite a etiqueta com o valor e o nome do operador que estava no comando do equipamento no momento.<\/p>\n\n\n\n

Isso facilita o atendimento ao cliente, uma vez que a balan\u00e7a dispensa a utiliza\u00e7\u00e3o de c\u00f3digos de identifica\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de diminuir filas e otimizar o tempo dos clientes e funcion\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n

A Toledo diz que a balan\u00e7a inteligente se torna uma vantagem em locais com alta rotatividade de funcion\u00e1rios, n\u00e3o exigindo que eles precisem decorar o c\u00f3digo de cada produto.<\/p>\n\n\n\n

Por possuir comando de voz, as balan\u00e7as tamb\u00e9m podem ser utilizadas em estabelecimentos com produtos de dif\u00edcil identifica\u00e7\u00e3o, caso dos a\u00e7ougues, onde cada corte da carne pode sair de uma forma. Nesse caso, o funcion\u00e1rio diz qual \u00e9 a carne e a balan\u00e7a realiza a pesagem automaticamente.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a balan\u00e7a faz a impress\u00e3o da etiqueta cont\u00ednua, mostrando os valores nutricionais dos alimentos e, em produtos que n\u00e3o requerem essas informa\u00e7\u00f5es, ela faz automaticamente a impress\u00e3o de uma etiqueta menor, diminuindo o consumo do papel.<\/p>\n\n\n\n

O produto tamb\u00e9m permite que o empres\u00e1rio tenha um maior controle sobre as atividades dos funcion\u00e1rios, pois em caso de algum erro, por meio do reconhecimento visual \u00e9 poss\u00edvel saber quem estava encarregado da balan\u00e7a no momento. Al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel ter o controle de quais produtos est\u00e3o sendo mais pesados.<\/p>\n\n\n\n

PRE\u00c7O ATUALIZADO COM UM CLIQUE<\/strong><\/p>\n\n\n

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Durante a feira, a Toledo tamb\u00e9m mostrou produtos voltados \u00e0 automa\u00e7\u00e3o das g\u00f4ndolas, por meio de etiquetas eletr\u00f4nicas. <\/p>\n\n\n\n

Essas etiquetas, que na realidade s\u00e3o pequenas telas digitais, permitem que a atualiza\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os seja feita rapidamente por meio de um sistema que envia um sinal para uma antena de comunica\u00e7\u00e3o \u00f3ptica, com \u00e1rea de cobertura de aproximadamente 120 metros quadrados.<\/p>\n\n\n\n

As etiquetas eletr\u00f4nicas t\u00eam como principal objetivo potencializar o tempo dos empreendedores, liberando os funcion\u00e1rios, que antes teriam de remarcar os pre\u00e7os manualmente, para outras tarefas.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a equipe da Toledo, o kit com 200 unidades dessas etiquetas custa atualmente R$ 35 mil. <\/p>\n\n\n\n

QR CODE DEDO-DURO<\/strong><\/p>\n\n\n

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A Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Automa\u00e7\u00e3o (GS1 Brasil) apresentou seu QR Code que permite inserir a identifica\u00e7\u00e3o completa dos produtos – onde e como foi produzido, valores nutricionais e toda a rastreabilidade desejada.<\/p>\n\n\n\n

Essas informa\u00e7\u00f5es podem ser lidas pelo celular do cliente e apresentadas por meio de imagem e \u00e1udio.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o c\u00f3digo, ao ser passado no leitor, mostrar\u00e1 a validade do produto, evitando problemas para o consumidor, principalmente em caixas de autoatendimento, onde n\u00e3o h\u00e1 um funcion\u00e1rio auxiliando o cliente.<\/p>\n\n\n\n

Fabiano Gemignani, executivo de neg\u00f3cios da GS1, destaca que esse sistema n\u00e3o beneficia apenas o varejista, mas sim toda a cadeia log\u00edstica. \u201cUm atacadista, ao ler esse c\u00f3digo, consegue informa\u00e7\u00f5es como lote, data de validade, permitindo assim realizar um maior controle de armaz\u00e9m”.<\/p>\n\n\n\n

A GS1 informa que o processo de transi\u00e7\u00e3o do c\u00f3digo de barras convencional para o QR Code \u00e9 realizado de forma gradual, come\u00e7ando pela implanta\u00e7\u00e3o do QR Code em conjunto com o c\u00f3digo de barras. Posteriormente, a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 que haja apenas o uso do QR Code. <\/p>\n\n\n\n

Segundo Gemignani, marcas como BRF e o grupo Coca-Cola j\u00e1 est\u00e3o inserindo QR Code da GS1 em seus produtos para facilitar a comunica\u00e7\u00e3o com os varejistas.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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