{"id":62231,"date":"2024-04-12T19:14:19","date_gmt":"2024-04-12T22:14:19","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=62231"},"modified":"2024-04-15T14:19:13","modified_gmt":"2024-04-15T17:19:13","slug":"automechanika-buenos-aires-reflete-confianca-do-segmento-na-argentina","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/automechanika-buenos-aires-reflete-confianca-do-segmento-na-argentina\/","title":{"rendered":"Automechanika Buenos Aires reflete confian\u00e7a do segmento na Argentina"},"content":{"rendered":"\n

Por Marcus Celestino<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Automechanika Buenos Aires 2024 \u00e9 o reflexo da lufada de ar fresco, goste ou n\u00e3o, da administra\u00e7\u00e3o Javier Milei na Argentina. H\u00e1 a esperan\u00e7a de que os nossos vizinhos, com uma pol\u00edtica econ\u00f4mica mais liberal e uma postura fiscal mais austera, voltem a ser parceiros comerciais que honrem seus contratos.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e0 toa, a Automechanika Buenos Aires 2024, que ocorre no La Rural Trade Center at\u00e9 o dia 13, tem 344 expositores de 650 marcas. Al\u00e9m das empresas locais, h\u00e1 representantes de outros 17 pa\u00edses. Vale ressaltar que Turquia, China e o Brasil t\u00eam pavilh\u00f5es exclusivos na feira<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

SAIBA MAIS:
– Sem a China, Automechanika vira trampolim para exporta\u00e7\u00f5es brasileiras de autope\u00e7as<\/a>
– Automechanika evidencia que setor de autope\u00e7as europeu \u201ccorre atr\u00e1s\u201d da eletrifica\u00e7\u00e3o<\/a><\/strong><\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Segundo a Messe Frankfurt Argentina, organizadora do evento, houve crescimento de 24% no n\u00famero de expositores e de 21% no espa\u00e7o ocupado com rela\u00e7\u00e3o a \u00faltima edi\u00e7\u00e3o, realizada em 2022. Vale, contudo, frisar que, al\u00e9m das quest\u00f5es econ\u00f4micas, a pandemia ainda assombrava o mundo \u00e0quela \u00e9poca.<\/p>\n\n\n\n

Brasil em peso na Automechanika Buenos Aires<\/h2>\n\n\n\n

Ainda de acordo com os organizadores, a Automechanika Buenos Aires \u00e9 de suma import\u00e2ncia para os pa\u00edses latino-americanos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom o novo governo e uma economia mais aberta, o mundo passa a falar mais da Argentina e isso faz com que tenhamos in\u00fameras oportunidades comerciais\u201d, frisa Fabi\u00e1n Natalini, gerente de projetos da Messe Frankfurt. \u201c\u00c9, por isso, uma plataforma de neg\u00f3cios para a Am\u00e9rica Hisp\u00e2nica\u201d, completa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cTodo mundo est\u00e1 apostando em um crescimento desse segmento. A ind\u00fastria de autope\u00e7as est\u00e1 esperan\u00e7osa\u201d, adiciona Alexandra Pacheco, diretora internacional de vendas da Messe Frankfurt. A executiva tamb\u00e9m faz quest\u00e3o de frisar que, embora a Automechanika Buenos Aires mire no gent\u00edlico hispano-americano, os brasileiros t\u00eam participa\u00e7\u00e3o fundamental.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e0 toa, o pa\u00eds disp\u00f5e, como supracitado, de um pavilh\u00e3o exclusivo na feira. Este re\u00fane, inclusive, n\u00famero recorde de participantes nacionais: s\u00e3o 52 fabricantes de autope\u00e7as do Brasil no local. Isso, evidentemente, sem contar empresas que t\u00eam seus estandes pr\u00f3prios, como a Frasle Mobility e a Moura, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

\u201cClaro que o Brasil tem a Automec, mas por seu potencial exportador [para a Argentina] tem alta relev\u00e2ncia para a Automechanika Buenos Aires\u201d, salienta Pacheco.<\/p>\n\n\n\n

Automechanika Buenos Aires evidencia esperan\u00e7as e receios<\/h3>\n\n\n
\n
\"\"
Automechanika Buenos Aires registrou crescimento de 24% no n\u00famero de expositores (Foto: Marcus Celestino)<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

A administra\u00e7\u00e3o de Javier Milei escancara as portas para as importa\u00e7\u00f5es a fim de combater um cancro que tomou a Argentina: a elevada infla\u00e7\u00e3o. Segundo dados oficiais, houve alta de 276,2% nos \u00faltimos 12 meses. E, mesmo que o governo esteja trabalhando para mitigar o problema, o mar ainda \u00e9 composto por rosas repletas de espinhos. Em fevereiro os pre\u00e7os aumentaram 13,2% com rela\u00e7\u00e3o ao per\u00edodo anterior.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo assim, a an\u00e1lise da popula\u00e7\u00e3o local e dos empreendedores estrangeiros \u00e9 positiva. A reportagem conversou com interlocutores brasileiros, turcos e sauditas. Todos, em un\u00edssono, dizem que a Argentina tem tudo para se tornar um parceiro comercial forte. Ou, no caso do Brasil, ainda mais forte.<\/p>\n\n\n\n

Se por um lado os pa\u00edses que exportam (ou pretendem exportar) para a Argentina veem com bons olhos, sem necessidade de \u00f3culos, a administra\u00e7\u00e3o Milei, empresas do pa\u00eds demonstram certo receio. Nada, por ora, t\u00e3o alarmante ou aterrador. Mas uma preocupa\u00e7\u00e3o j\u00e1 existe.<\/p>\n\n\n\n

\u201cOs produtores argentinos est\u00e3o ressabiados por causa da abertura do mercado. Os pre\u00e7os praticados eram ditados pelos locais. Agora a coisa muda de figura\u201d, diz uma executiva do pa\u00eds. \u201cPor outro lado, os importadores est\u00e3o esperan\u00e7osos. T\u00ednhamos um protecionismo exacerbado e o cen\u00e1rio passa a ser outro\u201d, complementa.<\/p>\n\n\n\n

Um executivo portenho faz coro: \u201cHavia, de nossa parte, um comodismo. Embora sejamos muito competitivos no segmento automotivo e, por conseguinte, no aftermarket, est\u00e1vamos confort\u00e1veis sem rivais de peso para trabalhar com pricing aqui no mercado\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Agora, com a promessa de seguran\u00e7a econ\u00f4mica e tamb\u00e9m jur\u00eddica, o mercado pode se tornar cruel com quem n\u00e3o souber descer para o playground. \u201cAs empresas brasileiras j\u00e1 s\u00e3o muito fortes aqui, mas ainda pode haver uma invas\u00e3o das chinesas, com produtos e pre\u00e7os competitivos. Isso mesmo sem uma boa rela\u00e7\u00e3o entre os dois governos\u201d, diz outro gestor argentino.<\/p>\n\n\n\n

Recado do governo argentino: \u201cNada de lobby\u201d<\/h2>\n\n\n\n

Importante ressaltar que a gest\u00e3o Milei pediu para que fossem acelerados os pagamentos aos importadores. Em dezembro do ano passado, o governo estipulou que os pagamentos fossem feitos, salvo exce\u00e7\u00f5es, em cotas que variam entre 30, 60, 90 e 120 dias.<\/p>\n\n\n\n

Isso, evidentemente, garante ainda mais seguran\u00e7a para os exportadores. O Brasil, obviamente, comemora. <\/p>\n\n\n\n

Todavia, o recado para as empresas sediadas na Argentina \u00e9 duro. O governo quer que as companhias trabalhem, de forma a assegurarem a competitividade da ind\u00fastria local.<\/p>\n\n\n\n

Pablo Lavigne, secret\u00e1rio de com\u00e9rcio argentino, conversou com executivos do setor na Automechanika. E deixou claro: o governo quer menos lobby e mais a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPretendemos abrir a economia. Para isso, precisamos que os empreendedores deixem de vagar pelos corredores dos pr\u00e9dios governamentais. N\u00f3s os queremos em suas companhias, fazendo com que suas f\u00e1bricas aumentem o ritmo de produ\u00e7\u00e3o conforme a demanda\u201d, disparou.<\/p>\n\n\n\n

O secret\u00e1rio fez ainda quest\u00e3o de enfatizar que o governo quer simplificar as coisas, desburocratizar pormenores para que a ind\u00fastria local tenha capacidade de competir com atores estrangeiros. \u201cN\u00e3o vamos impor obst\u00e1culos e nem restri\u00e7\u00f5es. Queremos tornar as coisas mais f\u00e1ceis e, ao reduzir a infla\u00e7\u00e3o, desejamos ainda deixar essa armadilha cambial\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

Aqui cabe um clich\u00ea. S\u00f3 o tempo dir\u00e1 se o modelo de gest\u00e3o do atual governo ir\u00e1 funcionar ou n\u00e3o. No entanto, ao menos por enquanto, h\u00e1 uma resma de esperan\u00e7a na ind\u00fastria automotiva de que as coisas na tomar\u00e3o melhores caminhos. <\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, o rep\u00f3rter termina o texto da forma que iniciou. A Automechanika Buenos Aires 2024 \u00e9 o reflexo da lufada de ar fresco, goste ou n\u00e3o, da administra\u00e7\u00e3o Javier Milei na Argentina.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Por Marcus Celestino A Automechanika Buenos Aires 2024 \u00e9 o reflexo da lufada de ar<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":62233,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,10],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/62231"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=62231"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/62231\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":62234,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/62231\/revisions\/62234"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/62233"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=62231"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=62231"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=62231"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}