{"id":62168,"date":"2024-04-11T16:19:34","date_gmt":"2024-04-11T19:19:34","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=62168"},"modified":"2024-04-11T16:20:05","modified_gmt":"2024-04-11T19:20:05","slug":"apos-quatro-meses-de-desaceleracao-custo-de-vida-aumenta-em-sao-paulo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/apos-quatro-meses-de-desaceleracao-custo-de-vida-aumenta-em-sao-paulo\/","title":{"rendered":"Ap\u00f3s quatro meses de desacelera\u00e7\u00e3o, custo de vida aumenta em S\u00e3o Paulo"},"content":{"rendered":"\n

Ap\u00f3s quatro meses em ritmo lento, o\u00a0custo de viver na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo (RMSP) voltou a acelerar, como mostra a pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP), de fevereiro.\u00a0O \u00edndice subiu 0,71% na compara\u00e7\u00e3o a janeiro,\u00a0na maior eleva\u00e7\u00e3o em 12 meses\u00a0[gr\u00e1fico 1].<\/em><\/p>\n\n\n\n

No\u00a0acumulado de um ano, a CVCS j\u00e1 cresceu 3,67%,\u00a0margem ainda abaixo do registrado no mesmo per\u00edodo do ano passado, quando era de 5,79%. Segundo a FecomercioSP,\u00a0o custo de vida est\u00e1 acima do que era esperado, puxado, principalmente,\u00a0pelo aumento dos pre\u00e7os em sete das nove atividades que comp\u00f5em o indicador. Dentre elas, destacam-se a\u00a0educa\u00e7\u00e3o, influenciada pelo in\u00edcio do ano letivo, e os\u00a0grupos de alimenta\u00e7\u00e3o e transportes, que s\u00f3 n\u00e3o est\u00e3o piores em raz\u00e3o da queda do pre\u00e7o do \u00f3leo diesel ao longo do m\u00eas.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

[GR\u00c1FICO 1]<\/strong>
CUSTO DE VIDA POR CLASSE SOCIAL (CVCS)<\/strong>
12 MESES
Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n\n\n

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\"\"\/<\/figure><\/div>\n\n\n

Ainda assim, a Federa\u00e7\u00e3o observa que\u00a0a press\u00e3o sobre os pre\u00e7os n\u00e3o se resolver\u00e1 a curto prazo.\u00a0O\u00a0impacto disso ser\u00e1 mais forte entre as fam\u00edlias de baixa renda, na medida em que os gastos com alimenta\u00e7\u00e3o e transporte representam quase a metade (45%) dos custos desses lares.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O\u00a0grupo de educa\u00e7\u00e3o foi o que gerou a maior press\u00e3o sobre o custo de vida na RMSP em fevereiro, com varia\u00e7\u00e3o para cima de 4,84% [tabela 1]. Ainda assim, \u00e9 um fen\u00f4meno transit\u00f3rio, cujo impacto \u00e9 maior entre fam\u00edlias de renda mais elevada. Pelos dados, os custos com esse tipo de produto subiram 5,16% para a Classe B, e 2,68% para a E. A partir de abril, \u00e9 uma atividade que tende a se estabilizar.<\/p>\n\n\n\n

Seguindo a tend\u00eancia de janeiro, os\u00a0custos da comida tamb\u00e9m continuam crescendo. Em fevereiro,\u00a0a curva foi ascendente em 0,54%,\u00a0resultado das mudan\u00e7as clim\u00e1ticas provocado pelo El Ni\u00f1o, que acabam prejudicando o cultivo dos mais diversos tipos de alimentos e, consequentemente, aumentando os custos de toda a cadeia, da produ\u00e7\u00e3o ao consumo nas prateleiras de supermercados. Por exemplo, foram registrados aumentos significativos nos pre\u00e7os das frutas (2,93%), hortali\u00e7as e verduras (3,98%), dos tub\u00e9rculos e legumes (5,85%), do feij\u00e3o (6,29%), do p\u00e3o franc\u00eas (1,35%), do leite (1,11%) entre outros. Trata-se de um impacto que deve ser sentido por todas as fam\u00edlias, j\u00e1 que s\u00e3o itens considerados essenciais, ou seja, dif\u00edceis de substituir por outros produtos para contornar a infla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

[TABELA 1]<\/strong>
CUSTO DE VIDA POR CLASSE SOCIAL (CVCS)<\/strong>
Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n\n\n

\n
\"\"\/<\/figure><\/div>\n\n\n

Felizmente, esses efeitos poderiam ser piores. O \u00f3leo diesel ajudou a segurar a infla\u00e7\u00e3o sobre os alimentos, na medida em que ficou mais barato durante o m\u00eas, freando os custos de transporte e log\u00edstica dos produtos.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, os encarecimentos do etanol (4,23%) e da gasolina (1,36%) foram respons\u00e1veis por aumentar significativamente os custos dos transportes. O grupo teve a segunda maior participa\u00e7\u00e3o na alta da infla\u00e7\u00e3o do m\u00eas, com varia\u00e7\u00e3o de 0,78%.
 <\/p>\n\n\n\n

Os \u00fanicos dois grupos que registraram redu\u00e7\u00e3o nos pre\u00e7os foram despesas pessoais (-0,23%) e vestu\u00e1rio (-0,15%), mas sofreram impacto reduzido gra\u00e7as ao desempenho geral das atividades.<\/p>\n\n\n\n

\u00cdndice de Pre\u00e7os no Varejo (IPV)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O IPV subiu 0,58%, em fevereiro, com uma alta acumulada de 0,75%. Em 2023, o indicador acumulava 0,70% entre janeiro e fevereiro e 5,29% no per\u00edodo entre mar\u00e7o de 2022 e fevereiro de 2023. Dentre os oito grupos que comp\u00f5em o \u00edndice, tr\u00eas encerraram fevereiro com decr\u00e9scimo nas varia\u00e7\u00f5es m\u00e9dias: vestu\u00e1rio (-0,15%), habita\u00e7\u00e3o (-0,09%) e despesas pessoais (-0,07%). A contribui\u00e7\u00e3o que mais corroborou para a alta do resultado foi a do grupo de transportes (1,23%). O acumulado dos \u00faltimos 12 meses foi de 3,05% e em 2024 de 0,78%. <\/p>\n\n\n\n

\u00cdndice de Pre\u00e7os nos Servi\u00e7os (IPS)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O IPS variou 0,85%, acumulando alta de 1,23%. O indicador acumulava 5,79%, em fevereiro do ano passado, e 1,61%, no per\u00edodo compreendido entre janeiro e fevereiro e 6,29% no per\u00edodo compreendido entre mar\u00e7o de 2022 e fevereiro de 2023. Dentre os oito grupos que comp\u00f5em o \u00edndice, dois encerraram o m\u00eas com decr\u00e9scimo nas varia\u00e7\u00f5es m\u00e9dias: despesas pessoais (-0,31%) e transportes (-0,02%). A contribui\u00e7\u00e3o que mais corroborou para a alta do resultado foi a do grupo de educa\u00e7\u00e3o (5,19). O acumulado nos \u00faltimos doze meses \u00e9 de 6,16% e em 2024 de 5,21%.<\/p>\n\n\n\n

Nota metodol\u00f3gica<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O Custo de Vida por Classe Social (CVCS), formado pelo \u00cdndice de Pre\u00e7os de Servi\u00e7os (IPS) e pelo \u00cdndice de Pre\u00e7os do Varejo (IPV), utiliza informa\u00e7\u00f5es da Pesquisa de Or\u00e7amentos Familiares (POF) do IBGE e contempla as cinco faixas de renda familiar (A, B, C, D e E) para avaliar os pesos e os efeitos da alta de pre\u00e7os na regi\u00e3o metropolitana de S\u00e3o Paulo em 247 itens de consumo. A estrutura de pondera\u00e7\u00e3o \u00e9 fixa e baseada na participa\u00e7\u00e3o dos itens de consumo obtida pela POF de 2008\/2009 para cada grupo de renda e para a m\u00e9dia geral. O IPS avalia 66 itens de servi\u00e7os, e o IPV, 181 produtos de consumo.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a FecomercioSP<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Re\u00fane l\u00edderes empresariais, especialistas e consultores para fomentar o desenvolvimento do empreendedorismo. Em conjunto com o governo, mobiliza-se pela desburocratiza\u00e7\u00e3o e pela moderniza\u00e7\u00e3o, desenvolve solu\u00e7\u00f5es, elabora pesquisas e disponibiliza conte\u00fado pr\u00e1tico sobre as quest\u00f5es que impactam a vida do empreendedor. Representa 1,8 milh\u00e3o de empres\u00e1rios, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milh\u00f5es de empregos.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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