{"id":61764,"date":"2024-03-28T15:29:27","date_gmt":"2024-03-28T18:29:27","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=61764"},"modified":"2024-03-28T15:29:28","modified_gmt":"2024-03-28T18:29:28","slug":"randon-inicia-testes-com-o-semirreboque-auxiliado-por-energia-solar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/randon-inicia-testes-com-o-semirreboque-auxiliado-por-energia-solar\/","title":{"rendered":"Randon inicia testes com o semirreboque auxiliado por energia solar"},"content":{"rendered":"\n

A Randon encaminha mais uma etapa de desenvolvimento da chamada Randon Solar, semirreboque equipado com pain\u00e9is fotovoltaicos. A tecnologia apresentada na Fenatran 2022 vai a campo para testes em opera\u00e7\u00e3o reais. A carreta estar\u00e1 durante quatro meses a servi\u00e7o da Transportes Tozzi, de Chapec\u00f3 (SC), na distribui\u00e7\u00e3o de alimentos em rotas por estradas das regi\u00f5es Sul e Sudeste.<\/p>\n\n\n\n

O projeto busca viabilizar comercialmente semirreboque frigor\u00edfico alimentado por energia solar, em substitui\u00e7\u00e3o ao sistema convencional que usa o diesel para manter o compartimento de carga resfriado.<\/p>\n\n\n\n

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O prot\u00f3tipo, \u00fanico na Am\u00e9rica Latina, tem o teto forrado com placas fotovoltaicas que absorvem e convertam a luz solar em energia el\u00e9trica para acionar um aparelho de refrigera\u00e7\u00e3o h\u00edbrido. A tecnologia tem seu pr\u00f3prio sistema de gerenciamento de energia, sem necessidade de interven\u00e7\u00e3o do operador que, por sua vez, tem acesso aos dados por aplicativo ou por display no ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

A pot\u00eancia instalada pode chegar a at\u00e9 15 kW, com possibilidade de gera\u00e7\u00e3o de energia de at\u00e9 11,5 mil kW\/ano. Em termo pr\u00e1ticos, A tecnologia entrega autonomia em torno de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Randon, o sistema ainda funciona com menos ru\u00eddo e, do ponto de vista do custo operacional, \u00e9 capaz de proporcionar economia de at\u00e9 1,8 mil litros de diesel por ano. Para o meio ambiente, deixam de ser lan\u00e7adas 6 toneladas de carbono na atmosfera.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA experi\u00eancia vivenciada, consolidando par\u00e2metros t\u00e9cnicos necess\u00e1rios, \u00e9 mais um passo na jornada de evolu\u00e7\u00e3o de tecnologia, amplamente testada nos ambientes controlados dos nossos laborat\u00f3rios de engenharia\u201d, resume Sandro Trentin, COO da Randon. \u201cAcreditamos muito no potencial desta tecnologia \u00fanica, que possibilita uma opera\u00e7\u00e3o mais sustent\u00e1vel, segura e silenciosa.\u201d<\/p>\n\n\n\n

O semirreboque Randon Solar foi desenvolvido com parcerias do Instituto Herc\u00edlio Randon (IHR) e do Centro Tecnol\u00f3gico Randon (CTR). A tecnologia tamb\u00e9m \u00e9 compat\u00edvel com as aplica\u00e7\u00f5es de intelig\u00eancia embarcada da solu\u00e7\u00e3o Randon Smart e com o sistema de tra\u00e7\u00e3o auxiliar el\u00e9trico e-Sys.<\/p>\n\n\n\n

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