{"id":61620,"date":"2024-03-25T16:27:01","date_gmt":"2024-03-25T19:27:01","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=61620"},"modified":"2024-03-25T16:27:03","modified_gmt":"2024-03-25T19:27:03","slug":"ia-na-cobranca-seis-dicas-para-implementar-com-assertividade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/ia-na-cobranca-seis-dicas-para-implementar-com-assertividade\/","title":{"rendered":"IA na cobran\u00e7a: seis dicas para implementar com assertividade"},"content":{"rendered":"
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Leonardo Coelho\u00a0\u00e9 Head de Voice Products & Operations na Pontaltech, empresa especializada em solu\u00e7\u00f5es integradas de voz, SMS, e-mail, chatbot e RCS<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Por Leonardo Coelho<\/em><\/p>\n\n\n\n

Cobrar um cliente, nem sempre, \u00e9 uma tarefa f\u00e1cil. Muitas vezes, nos deparamos com mensagens excessivas, intrusivas e n\u00e3o t\u00e3o assertivas em encontrar uma boa estrat\u00e9gia de pagamento para o devedor. Desenvolver uma boa opera\u00e7\u00e3o de cobran\u00e7a \u00e9 uma miss\u00e3o extremamente delicada, mas que pode ser fortemente beneficiada com o apoio da intelig\u00eancia artificial (IA) em sua implementa\u00e7\u00e3o. Isso, desde que alguns cuidados sejam tomados, a fim de evitar descompassos que coloquem em risco a imagem da marca e a experi\u00eancia de seu consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Em meio a tantos avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos presenciados no mercado, a IA se tornou uma das ferramentas mais investidas e cogitadas nos mais diversos setores. Segundo dados divulgados pela IBM, como prova disso, 41% dos neg\u00f3cios nacionais j\u00e1 utilizam essa tecnologia internamente \u2013 principalmente, para quest\u00f5es como detec\u00e7\u00e3o de seguran\u00e7a\/amea\u00e7as, atendimento aos clientes, marketing e vendas.<\/p>\n\n\n\n

No setor de cobran\u00e7as, o mesmo movimento era de se esperar. Afinal, o bom uso da ferramenta \u00e9 capaz de trazer uma maior efici\u00eancia no processo, auxiliando na an\u00e1lise de um amplo volume de dados dos clientes, seu hist\u00f3rico de compras, prever comportamentos e, com isso, ajudar as empresas a desenvolverem abordagens emp\u00e1ticas que reduzam a inadimpl\u00eancia e encontrem formas de pagamento compat\u00edveis com a realidade de cada um.<\/p>\n\n\n\n

Mas, todos esses benef\u00edcios s\u00f3 ser\u00e3o atingidos desde que alguns cuidados sejam tomados no desenvolvimento desta tecnologia para esta finalidade. Veja os principais:<\/p>\n\n\n\n

#1 Realize testes pilotos: <\/strong>quando bem configurada, a IA \u00e9 capaz de analisar um alto volume de dados, auxiliar as empresas a identificarem padr\u00f5es de comportamento e inadimpl\u00eancia de seus clientes e, a partir disso, estabelecer estrat\u00e9gias coerentes para auxili\u00e1-los. Entretanto, antes de ser lan\u00e7ada, precisa ser passada por alguns testes para avaliar sua efici\u00eancia, e se \u00e9 necess\u00e1rio realizar ajustes a fim de evitar comunica\u00e7\u00f5es mal\u00e9ficas ao prop\u00f3sito maior.<\/p>\n\n\n\n

#2 Crie mensagens emp\u00e1ticas: <\/strong>uma IA mal calibrada pode resultar em mensagens autom\u00e1ticas, excessivas e intrusivas, o que apenas ir\u00e1 prejudicar a experi\u00eancia do consumidor. Por isso, o desenvolvimento desta tecnologia precisa ser pautado na cria\u00e7\u00e3o de mensagens emp\u00e1ticas, evitando abordagens frias que gerem um maior desconforto na cobran\u00e7a e impliquem em uma enorme insatisfa\u00e7\u00e3o do cliente.<\/p>\n\n\n\n

#3 Blindagem contra fraudes: <\/strong>conforme presenciamos avan\u00e7os tecnol\u00f3gicos constantes, tamb\u00e9m notamos tentativas frequentes de golpes nos mais diversos canais digitais. Por isso, \u00e9 importante que as empresas de cobran\u00e7a que forem incorporar a IA em suas estrat\u00e9gias se preocupem em adotar mecanismos de blindagem contra fraudes, atrav\u00e9s de algoritmos que identifiquem anomalias e protejam a marca e seus clientes de golpes em transa\u00e7\u00f5es. Caso contr\u00e1rio, qualquer gap<\/em> de vulnerabilidade pode ser suficiente para os criminosos agirem.<\/p>\n\n\n\n

#4 Evite a discrimina\u00e7\u00e3o inconsciente: <\/strong>dependendo de como a IA for programa, os dados obtidos podem ser enviesados e, dessa forma, colocar o cliente em um padr\u00e3o de comportamento ou abordagem que n\u00e3o seja coerente com seu perfil ou demanda. Esse descuido gera o que chamamos de discrimina\u00e7\u00e3o inconsciente, o que exige um desenvolvimento muito cuidadoso dessa tecnologia para evitar tratamentos errados que causem insatisfa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

#5 Fa\u00e7a um aprimoramento cont\u00ednuo: <\/strong>o aprendizado cont\u00ednuo da IA depende de um aprimoramento constante da tecnologia, garantindo que ela opere adequadamente frente a uma cobran\u00e7a n\u00e3o invasiva ao cliente e consiga fornecer op\u00e7\u00f5es de pagamento condizentes com a realidade de cada um. Essa revis\u00e3o constante permitir\u00e1 a identifica\u00e7\u00e3o de pontos de melhoria que possam trazer resultados cada vez melhores.<\/p>\n\n\n\n

#6 Implementa\u00e7\u00e3o faseada: <\/strong>substituir fun\u00e7\u00f5es mais manuais pela IA de uma \u00fanica vez pode n\u00e3o ser t\u00e3o ben\u00e9fico, uma vez que existem muitas pessoas que ainda demonstram certa resist\u00eancia a mudan\u00e7as. O ideal \u00e9 que a implementa\u00e7\u00e3o desta tecnologia ocorra de forma gradual, mantendo ainda a possibilidade de os clientes falarem com um profissional e estabelecendo um plano faseado para o \u00eaxito da ferramenta.<\/p>\n\n\n\n

Lidar com dados n\u00e3o \u00e9 algo f\u00e1cil, muito menos, se tratando da cobran\u00e7a, que sempre \u00e9 um assunto delicado de ser abordado. Contar com o apoio da IA nesse setor pode trazer diversas vantagens, por\u00e9m, \u00e9 preciso ter muita intelig\u00eancia ao incorpor\u00e1-la, assegurando seus testes devidos evitando enviesamento em seu uso, uma gest\u00e3o adequada das informa\u00e7\u00f5es reunidas para sua boa performance e, acima de tudo, m\u00e1xima empatia nas mensagens enviadas.<\/p>\n\n\n\n

Quanto mais canais forem utilizados pelas marcas nesse sentido, melhor. Afinal, uma comunica\u00e7\u00e3o omnichannel possibilita que o cliente escolha em qual meio se sente mais confort\u00e1vel para ser abordado, evitando desconfortos neste momento. Por isso, \u00e9 fundamental diversificar esses canais e integr\u00e1-los, mantendo uma conversa flu\u00edda, amistosa, e com uma abordagem personalizada, solicitando feedbacks de como os clientes se sentirem na abordagem e monitorando continuamente tudo que for colocado em pr\u00e1tica, garantindo que a IA sirva de apoio para a conquista de resultados excelentes.  <\/p>\n\n\n\n

Sobre a Pontaltech<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fundada em 2011, a Pontaltech \u00e9 uma empresa de tecnologia especializada em comunica\u00e7\u00e3o omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portf\u00f3lio composto por diversos canais digitais e de voz. Com solu\u00e7\u00f5es integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunica\u00e7\u00e3o das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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