{"id":60660,"date":"2024-02-26T18:59:00","date_gmt":"2024-02-26T21:59:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=60660"},"modified":"2024-02-26T19:20:24","modified_gmt":"2024-02-26T22:20:24","slug":"notificacoes-de-ofertas-de-aplicativos-de-lojas-sao-os-que-mais-estimulam-compras-por-impulso-na-internet","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/notificacoes-de-ofertas-de-aplicativos-de-lojas-sao-os-que-mais-estimulam-compras-por-impulso-na-internet\/","title":{"rendered":"Notifica\u00e7\u00f5es de ofertas de aplicativos de lojas s\u00e3o os que mais estimulam compras por impulso na internet"},"content":{"rendered":"\n

Resistir aos an\u00fancios que surgem a todo instante em cada clique na internet \u00e9 uma tarefa \u00e1rdua para os consumidores. Basta abrir uma p\u00e1gina na web que aparece uma avalanche de promo\u00e7\u00f5es, notifica\u00e7\u00f5es e oportunidades para comprar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, as a\u00e7\u00f5es que mais estimulam as compras por impulso na internet s\u00e3o as notifica\u00e7\u00f5es de ofertas de aplicativos de lojas (48%), publica\u00e7\u00f5es e\/ou an\u00fancios no Instagram (33%), email marketing (32%) e publica\u00e7\u00f5es e\/ou an\u00fancios no Facebook (28%).<\/p>\n\n\n\n

De acordo com os consumidores, os produtos mais comprados por impulso pela internet s\u00e3o moda e vestu\u00e1rio (42%), comidas e bebidas por delivery (37%), itens para a casa (30%) e cosm\u00e9ticos, perfumes, produtos de beleza (30%).<\/p>\n\n\n\n

As principais raz\u00f5es admitidas pelos consumidores para as compras n\u00e3o planejadas s\u00e3o promo\u00e7\u00e3o (54%); porque ficam navegando na loja e acabam gostando de produtos (42%); ficam navegando no Instagram e\/ou Facebook, veem algo que gostam e acabam comprando (20%); e recebimento de ofertas de novos produtos\/ lan\u00e7amentos (20%).<\/p>\n\n\n\n

No quesito planejamento, 40% dos internautas costumam planejar suas compras online, enquanto 48% nem sempre o fazem. J\u00e1 12% admitem nunca se planejar nas compras.<\/p>\n\n\n\n

\u201cO consumidor deve ficar atento para n\u00e3o cair em tenta\u00e7\u00e3o a cada clique. \u00c9 importante saber utilizar a seu favor os mecanismos de busca para conseguir um bom pre\u00e7o e planejar as compras. O que n\u00e3o pode \u00e9 ceder aos impulsos. Toda compra deve ser antes bem avaliada para n\u00e3o ultrapassar o or\u00e7amento, e n\u00e3o impedir o planejamento financeiro da fam\u00edlia, seja para realiza\u00e7\u00e3o de planos e at\u00e9 mesmo para a forma\u00e7\u00e3o de uma reserva financeira\u201d, alerta o presidente da CNDL, Jos\u00e9 C\u00e9sar da Costa.<\/p>\n\n\n\n

Sites de lojas e aplicativos s\u00e3o os principais canais de compra<\/strong><\/p>\n\n\n\n

De acordo com os internautas, os locais mais utilizados para realiza\u00e7\u00e3o de suas compras em geral nos \u00faltimos 12 meses da realiza\u00e7\u00e3o da pesquisa, s\u00e3o os sites de lojas (88%), aplicativos de lojas (86%, aumento de 7 pontos percentuais comparado a 2021), supermercados (76%) e shopping center (57%).<\/p>\n\n\n\n

O WhatsApp aparece na prefer\u00eancia dos usu\u00e1rios como o melhor canal para se comunicar diretamente com lojas e prestadores de servi\u00e7os, sendo citado por 62% dos consumidores, enquanto 40% preferem o \u201cFale Conosco\u201d ou Chat da empresa e 32% o telefone.<\/p>\n\n\n\n

97% buscam informa\u00e7\u00f5es na internet antes de comprar em lojas f\u00edsicas<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O consumidor tamb\u00e9m se mostra atento em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 reputa\u00e7\u00e3o das lojas. Praticamente todos os internautas (97%) buscam informa\u00e7\u00f5es na web antes de comprar em lojas f\u00edsicas, principalmente quando as compras s\u00e3o de eletrodom\u00e9sticos (57%), celulares (53%), artigos de vestu\u00e1rio (52%) e eletr\u00f4nicos (48%).<\/p>\n\n\n\n

Quando o processo de compra \u00e9 inverso, 86% buscam informa\u00e7\u00f5es em lojas f\u00edsicas antes de comprar na internet, principalmente para: os eletrodom\u00e9sticos (44%), celular (38%), itens de vestu\u00e1rio (37%) e eletr\u00f4nicos (33%).<\/p>\n\n\n\n

Os consumidores (96%) tamb\u00e9m costumam fazer pesquisa de pre\u00e7o antes de definir uma compra pela internet, principalmente em: buscadores de informa\u00e7\u00e3o (60%), sites e aplicativos de lojas varejistas (42%), e sites e aplicativos de compara\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o (37%).<\/p>\n\n\n\n

De forma geral, sites ou aplicativos foram considerados como melhores canais nas experi\u00eancias de compra principalmente por terem: melhores pre\u00e7os (73%), variedade de produtos (66%), hor\u00e1rios de atendimento de vendas (63%), mais op\u00e7\u00f5es de formas de pagamento (51%) e maior facilidade para escolher produtos (51%).<\/p>\n\n\n\n

Nove em cada dez consumidores (89%) gostam de receber comunica\u00e7\u00e3o online das empresas, sendo que 68% gostam de receber informa\u00e7\u00f5es sobre ofertas e promo\u00e7\u00f5es, 49% lan\u00e7amentos de novos produtos ou servi\u00e7os e 38% contato p\u00f3s-venda.<\/p>\n\n\n\n

\u201cO consumidor est\u00e1 cada vez mais multicanal: habituado a fazer pesquisas na internet antes das compras, n\u00e3o se sabe onde come\u00e7a ou termina o processo e, com isso, uma nova cultura de comportamento de consumo se estabeleceu. O consumidor busca informa\u00e7\u00f5es sobre a reputa\u00e7\u00e3o da loja, faz pesquisa das especifica\u00e7\u00f5es e pre\u00e7o dos produtos e quer um atendimento mais personalizado e r\u00e1pido. Por isso, as empresas precisam ficar atentas e se adaptarem para atender a esse novo jeito de consumir\u201d, destaca Costa.<\/p>\n\n\n\n

90% priorizam comprar produtos ou servi\u00e7os de empresas com avalia\u00e7\u00f5es positivas no Google<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A fim de verificar os impactos de a\u00e7\u00f5es de marketing no consumo, os entrevistados foram questionados a respeito de a\u00e7\u00f5es das empresas que pudessem influenciar suas compras: 73% j\u00e1 compraram produtos vistos em an\u00fancios nas redes sociais, 67% gostam de receber sugest\u00f5es de ofertas quando abrem sites ou redes sociais, 65% d\u00e3o prefer\u00eancia a comprar em lojas que possuem um sistema de cashback e 51% deixam de comprar quando a empresa n\u00e3o tem rede social ativa.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, 74% n\u00e3o fazem compras de produtos por live commerce, 67% n\u00e3o gostam de participar de grupos vip de compras em Whatsapp para ter acesso a ofertas exclusivas e 61% nunca compraram produtos indicados por influenciadores digitais.<\/p>\n\n\n\n

Em rela\u00e7\u00e3o aos aspectos que influenciam os consumidores na hora da escolha do local de compra tanto para lojas f\u00edsicas, quanto online, 90% priorizam comprar produtos ou servi\u00e7os de empresas que possuem grande n\u00famero de avalia\u00e7\u00f5es positivas no Google ou Reclame Aqui, j\u00e1 78% sentem-se frustrados quando n\u00e3o encontram as informa\u00e7\u00f5es que precisam sobre as lojas f\u00edsicas na internet e 64% s\u00e3o mais propensos a comprar de lojas que se lembram dos seus gostos e prefer\u00eancias, oferecendo recomenda\u00e7\u00f5es e ofertas personalizadas que possam lhes agradar.<\/p>\n\n\n\n

METODOLOGIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

P\u00fablico-alvo:<\/strong> Homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econ\u00f4micas, e que realizaram compras pela internet nos \u00faltimos 12 meses.<\/p>\n\n\n\n

M\u00e9todo de coleta:<\/strong> Pesquisa quantitativa com coleta de dados via web atrav\u00e9s de painel de internautas, com o uso de question\u00e1rio estruturado para autopreenchimento.<\/p>\n\n\n\n

Tamanho amostral da Pesquisa:<\/strong> Foram realizados 1120 contatos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas que compraram pela internet nos \u00faltimos 12 meses. Em seguida, continuaram a responder o question\u00e1rio 880 casos, que fizeram alguma compra ao longo deste per\u00edodo. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 2,9 p.p e 3,3 p.p para um n\u00edvel de confian\u00e7a de 95% para mais ou para menos. Foi ponderada a base total, de acordo com a popula\u00e7\u00e3o brasileira e a base de consumidores online do resultado deste estudo.<\/p>\n\n\n\n

Data de coleta dos dados:<\/strong>\u00a0 A coleta foi realizada entre os dias 17 a 25 de julho 2023.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: CNDL<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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