{"id":60636,"date":"2024-02-26T17:27:00","date_gmt":"2024-02-26T20:27:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=60636"},"modified":"2024-02-26T19:52:07","modified_gmt":"2024-02-26T22:52:07","slug":"brasil-ainda-nao-tem-infraestrutura-para-abastecer-veiculos-eletricos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/brasil-ainda-nao-tem-infraestrutura-para-abastecer-veiculos-eletricos\/","title":{"rendered":"Brasil ainda n\u00e3o tem infraestrutura para abastecer ve\u00edculos el\u00e9tricos"},"content":{"rendered":"\n

Por Kimberlin Cardoso e Edson Martinho<\/em><\/p>\n\n\n\n

A ascens\u00e3o dos ve\u00edculos el\u00e9tricos<\/a> tem se mostrado cada vez mais promissora. Afinal, eles s\u00e3o sin\u00f4nimos de uma mobilidade mais sustent\u00e1vel e se enquadram dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel da ONU. Prova de tamanho potencial est\u00e1 no estudo do Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil) que demonstrou que carros el\u00e9tricos podem reduzir entre 64% e 67% as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa (GEE), em compara\u00e7\u00e3o com ve\u00edculos tradicionais a combust\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Tendo em vista este cen\u00e1rio, o movimento para uma ades\u00e3o cada vez mais acelerada tem crescido. Dados da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Ve\u00edculos El\u00e9tricos (ABVE) apontam que o Brasil emplacou aproximadamente 78 mil ve\u00edculos el\u00e9tricos entre janeiro e novembro de 2023. A Pesquisa Tend\u00eancias do Consumidor, elaborada pela OLX Autos, destaca, ainda, que 4 em cada 10 entrevistados consideram a compra de um autom\u00f3vel h\u00edbrido ou el\u00e9trico nos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, ser\u00e1 que o pa\u00eds est\u00e1 realmente preparado para tamanha demanda? E considerando que esses ve\u00edculos precisam de energia para serem abastecidos, a infraestrutura do Brasil sustenta essa opera\u00e7\u00e3o?<\/p>\n\n\n\n

O consumo de energia de um ve\u00edculo el\u00e9trico<\/strong><\/p>\n\n\n

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Kimberlin Cardoso \u00e9 Especialista de Marketing de Produtos na\u00a0Fluke\u00a0do Brasil, companhia l\u00edder mundial em ferramentas de teste e medi\u00e7\u00e3o presente em diversos segmentos da ind\u00fastria<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

O consumo de energia de um ve\u00edculo el\u00e9trico \u00e9 muito alto. Para que fique mais tang\u00edvel, um exemplo de compara\u00e7\u00e3o \u00e9 o chuveiro el\u00e9trico, o qual consome cerca de 7 kWh, gasto energ\u00e9tico de 1h de banho por dia, considerando um apartamento com seis pessoas, em que cada uma tome um banho de 10 minutos. Um carro el\u00e9trico, por outro lado, consome 22 kWh e fica a cinco horas carregando. Ou seja, \u00e9 214% mais consumo de kWh, o que indica que uma carga de ve\u00edculo el\u00e9trico equivale a mais de 15 dias de banho para seis pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Esse cen\u00e1rio deixa claro que para sustentar a mobilidade com ve\u00edculos el\u00e9tricos a m\u00e9dio e longo prazo no Brasil, \u00e9 fundamental se preocupar com a cria\u00e7\u00e3o de infraestruturas adequadas. Isso porque, caso o consumo de energia seja muito maior que o anteriormente provisionado, haver\u00e1 uma sobrecarga e o transformador come\u00e7ar\u00e1 a pegar fogo.<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, a grande preocupa\u00e7\u00e3o \u00e9 com o dimensionamento da carga, uma vez que a alta pot\u00eancia de uma esta\u00e7\u00e3o de carregamento de ve\u00edculos el\u00e9tricos nem sempre est\u00e1 prevista, tornando mais prop\u00edcios acidentes como o inc\u00eandio.<\/p>\n\n\n\n

Como estruturar as edifica\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Essa infraestrutura exige um projeto, que deve conter estudos que chequem a necessidade de energia para suportar a demanda estimada.<\/p>\n\n\n\n

Esse projeto, por sua vez, precisa ser apresentado para a concession\u00e1ria, para que seja colocado um transformador adequado. Isso vale para novas constru\u00e7\u00f5es, informando a necessidade de energia necess\u00e1ria, e tamb\u00e9m para reestrutura\u00e7\u00f5es, quando h\u00e1 um novo provisionamento de energia.<\/p>\n\n\n\n

Com tudo aprovado, vem a fase do ensaio, pensando em efetivamente agregar \u00e0 infraestrutura a possibilidade de carga de ve\u00edculos el\u00e9tricos. Desta forma, este \u00e9 o momento do teste da esta\u00e7\u00e3o de carregamento<\/a>. Essa verifica\u00e7\u00e3o deve simular um carro para que seja avaliado se a esta\u00e7\u00e3o est\u00e1 funcionando corretamente, sem d\u00e9ficit ou sobrecarga.<\/p>\n\n\n\n

Desafios<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A reestrutura\u00e7\u00e3o de uma infraestrutura de energia el\u00e9trica para edifica\u00e7\u00f5es, comerciais ou residenciais, \u00e9 muito custosa. Ela envolve estudos e investimento em novas fia\u00e7\u00f5es que muitas vezes desmotivam sua realiza\u00e7\u00e3o. Isto inibe a possibilidade de ve\u00edculos el\u00e9tricos serem carregados, por exemplo, j\u00e1 que se trata de uma sobrecarga muito grande \u00e0 provisionada inicialmente.<\/p>\n\n\n

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Edson Martinho \u00e9 CEO da\u00a0<\/em>Abracopel<\/em><\/a>\u00a0e Coordenador Pedag\u00f3gico na<\/em>\u00a0Fluke Academy<\/em><\/a><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Ainda nesse sentido, muitas reestrutura\u00e7\u00f5es s\u00e3o feitas apenas \u201cdentro de casa\u201d, o que \u00e9 errado, j\u00e1 que, conforme mencionado acima, o ideal \u00e9 desenhar ou redesenhar o projeto, apresentar \u00e0 concession\u00e1ria, para ent\u00e3o prosseguir. Caso contr\u00e1rio, todos os investimentos internos podem n\u00e3o ser suficientes ou mesmo desperdi\u00e7ados, caso o transformador n\u00e3o aguente.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, em novos empreendimentos, muitas construtoras reduzem o provisionamento de energia, que \u00e9 custoso, para tornar o empreendimento mais atrativo financeiramente. Atualmente, infelizmente, muitas n\u00e3o t\u00eam considerado ao menos o ar-condicionado, o que torna a infraestrutura muito aqu\u00e9m de atender a demanda de ve\u00edculos el\u00e9tricos.<\/p>\n\n\n\n

Esse reflexo j\u00e1 \u00e9 real e pode ser observado. O aumento do consumo de ar-condicionado no ver\u00e3o tem causado uma s\u00e9rie de explos\u00f5es em transformadores, como amplamente noticiado nos \u00faltimos meses. Em infraestruturas como essa, se houvesse uma sobrecarga oriunda do carregamento de um ve\u00edculo el\u00e9trico, o impacto poderia ser ainda pior.<\/p>\n\n\n\n

Possibilidade de apag\u00e3o<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Quando o assunto \u00e9 o alto consumo de energia para carregar ve\u00edculos el\u00e9tricos e a prova de que a infraestrutura do Brasil ainda n\u00e3o \u00e9 a ideal, o pr\u00f3ximo passo \u00e9 pensar em um poss\u00edvel apag\u00e3o.<\/a><\/p>\n\n\n\n

O sistema de distribui\u00e7\u00e3o de energia no Brasil \u00e9 muito bom. Se der problema em uma usina, outra consegue atender \u00e0 demanda dela, justamente por ser tudo interligado. J\u00e1 passamos por momentos mais delicados, de possibilidade de falta de energia, mas atualmente, o apag\u00e3o s\u00f3 ocorreria se houvesse falha no gerenciamento de distribui\u00e7\u00e3o, como o que ocorreu em 2023.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, diante da demanda que cresce a cada dia mais, a energia el\u00e9trica pode sim se tornar escassa, o que movimenta o mercado a pensar em fontes de energia renov\u00e1veis<\/a>. Essa \u00e9 uma pauta amplamente discutida e que tem trilhado um caminho muito promissor e necess\u00e1rio para suportar a demanda ao longo dos pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n

Em suma, o Brasil tem conseguido sustentar o carregamento de ve\u00edculos el\u00e9tricos, mas isso n\u00e3o se sustentar\u00e1 por muito tempo. Da\u00ed a necessidade de pensar nisso agora e projetar os edif\u00edcios j\u00e1 considerando novas demandas de energia como essa.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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