{"id":59767,"date":"2024-01-29T16:28:00","date_gmt":"2024-01-29T19:28:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=59767"},"modified":"2024-01-29T18:05:21","modified_gmt":"2024-01-29T21:05:21","slug":"carro-eletrico-encara-hora-da-verdade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/carro-eletrico-encara-hora-da-verdade\/","title":{"rendered":"Carro el\u00e9trico encara hora da verdade"},"content":{"rendered":"\n
Impulsionada por pol\u00edticas de Estado que combinam legisla\u00e7\u00e3o impositiva da tecnologia e incentivos p\u00fablicos na Europa, China e com menos intensidade tamb\u00e9m nos Estados Unidos, a corrida para os carros el\u00e9tricos provocou um r\u00e1pido crescimento da frota em mercados incentivados e com isto os problemas come\u00e7am a aparecer no mundo real das leis de mercado, nem sempre aderentes ao pensamento de legisladores e eletroativistas.<\/p>\n\n\n\n
No \u00faltimo semestre de 2023 e neste in\u00edcio de 2024, os BEVs, battery electric vehilcles, come\u00e7aram a motivar algumas m\u00e1s not\u00edcias, em uma combina\u00e7\u00e3o de redu\u00e7\u00e3o da demanda em mercados importantes, retirada de subs\u00eddios na Alemanha, cortes de investimentos em novas f\u00e1bricas de carros e baterias na Europa e nos Estados Unidos, produ\u00e7\u00e3o abaixo das metas e alta desvaloriza\u00e7\u00e3o dos el\u00e9tricos usados.<\/p>\n\n\n\n
Ungidos no mundo desenvolvido como solu\u00e7\u00e3o final para descarbonizar as emiss\u00f5es veiculares, os carros el\u00e9tricos tornaram-se o principal destino de investimentos de dezenas de bilh\u00f5es de d\u00f3lares e euros dos maiores fabricantes do mundo. O problema \u00e9 que os BEVs est\u00e3o demorando mais do que era esperado para alcan\u00e7ar viabilidade comercial pr\u00f3pria e desmamar de incentivos p\u00fablicos, colocando em risco o retorno dos bilh\u00f5es j\u00e1 investidos. \u00c9 o velho mal de se colocar todos os ovos em uma \u00fanica cesta \u2013 especialmente quando h\u00e1 outras cestas vi\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n
Alerta na Europa<\/strong><\/p>\n\n\n\n Na Europa, primeira regi\u00e3o do mundo onde a eletrifica\u00e7\u00e3o ganhou corpo sustentada por legisla\u00e7\u00e3o favor\u00e1vel e generosos subs\u00eddios de diversos governos, o alerta soou no maior de seus mercados, a Alemanha, que no fim de dezembro comunicou o cancelamento, um ano antes do previsto, de incentivos de at\u00e9 \u20ac 6 mil que concedia para quem comprasse um carro el\u00e9trico.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s conceder mais de \u20ac 10 bilh\u00f5es em incentivos a ve\u00edculos eletrificados desde 2016, o governo alem\u00e3o informou que n\u00e3o tem mais recursos no or\u00e7amento p\u00fablico para bancar a transi\u00e7\u00e3o para os BEVs.<\/p>\n\n\n\n Com efeito a Europa registrou em dezembro o pior desempenho mensal dos carros el\u00e9tricos desde antes da pandemia, em 2020. As vendas na regi\u00e3o ca\u00edram 16,3% na compara\u00e7\u00e3o com dezembro de 2022. Na Alemanha o baque foi o pior: a retra\u00e7\u00e3o nas compras de BEVs foi de 48% em rela\u00e7\u00e3o a um ano antes, e os h\u00edbridos ca\u00edram 74%.<\/p>\n\n\n