{"id":59697,"date":"2024-01-26T13:45:03","date_gmt":"2024-01-26T16:45:03","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=59697"},"modified":"2024-01-26T13:47:08","modified_gmt":"2024-01-26T16:47:08","slug":"gm-anuncia-investimentos-mas-ainda-nao-confirma-hvs-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/gm-anuncia-investimentos-mas-ainda-nao-confirma-hvs-no-brasil\/","title":{"rendered":"GM anuncia investimentos, mas ainda n\u00e3o confirma HVs no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

Como parte de suas a\u00e7\u00f5es para marcar o centen\u00e1rio de quando iniciou atividades no Pa\u00eds, em 26 de janeiro de 1925, a GM divulgou o investimento de R$ 7 bilh\u00f5es no quinqu\u00eanio 2024-2028. O presidente da empresa para o Brasil e Am\u00e9rica do Sul, Santiago Chamorro, deu pistas bem claras na entrevista em Bras\u00edlia no dia 24 de janeiro, ap\u00f3s se reunir com o presidente da Rep\u00fablica, sobre os planos da companhia: \u201cCriamos um portf\u00f3lio para atender os clientes at\u00e9 que eles se adaptem a um mundo mais eletrificado\u201d, explicou.<\/p>\n\n\n\n

Parece \u00f3bvio que a posi\u00e7\u00e3o da empresa est\u00e1 alinhada aos outros dois maiores grupos instalados no Brasil, Stellantis e VW. Estes j\u00e1 anunciaram a escalada prudente que come\u00e7ar\u00e1 por assist\u00eancia el\u00e9trica b\u00e1sica (os pseudo-h\u00edbridos), seguida pelos h\u00edbridos flex, talvez uma passagem por h\u00edbridos flex de plugar e, em algum momento, adiante os modelos 100% el\u00e9tricos. Ali\u00e1s, estes dois \u00faltimos s\u00f3 se viabilizar\u00e3o devido \u00e0 volta do imposto de importa\u00e7\u00e3o iniciada este ano por etapas. Caso contr\u00e1rio, n\u00e3o haveria condi\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas.<\/p>\n\n\n\n

Chamorro adotou uma linguagem bastante pragm\u00e1tica: \u201cA solu\u00e7\u00e3o n\u00e3o ser\u00e1 uma s\u00f3 tecnologia. O el\u00e9trico \u00e9 melhor do que o h\u00edbrido que, por sua vez, tem mais benef\u00edcios do que o motor a combust\u00e3o somente.\u201d Confirmou tamb\u00e9m seis lan\u00e7amentos este ano, come\u00e7ando pela nova gera\u00e7\u00e3o do Spin, \u00fanico monovolume com representatividade atualmente. Importar\u00e1 dos EUA os SUVs el\u00e9tricos Equinox e Blazer. Dos outros tr\u00eas, nada adiantou. Consideram-se certas a atualiza\u00e7\u00e3o profunda da picape S10 e do SUV Trailblazer. O sexto produto, ainda desconhecido, pode ser outra vers\u00e3o de um modelo existente.<\/p>\n\n\n\n

Entre os futuros produtos as apostas come\u00e7aram. O site Autossegredos considera certo um in\u00e9dito SUV a partir do Onix hatch que seria op\u00e7\u00e3o mais em conta ao Tracker. Faz sentido para a f\u00e1brica de Gravata\u00ed (RS). J\u00e1 Autoesporte espera que a Montana fabricada em S\u00e3o Caetano do Sul seria a base para um novo SUV capaz de rivalizar com o Compass que lidera a categoria dos SUVs m\u00e9dios-compactos. Teria assist\u00eancia el\u00e9trica de 48 V, ou seja, n\u00e3o se trataria de um h\u00edbrido flex como o Corolla Cross que estreou essa solu\u00e7\u00e3o at\u00e9 agora importada do Jap\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O presidente da GM International, Shilpan Amin, que veio ao Pa\u00eds para dar mais peso ao an\u00fancio de investimentos, foi assertivo: \u201cNossa estrat\u00e9gia \u00e9 totalmente voltada \u00e0quilo que o consumidor demandar. Teremos da mesma forma modelos exclusivos para o Brasil.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Ram Rampage R\/T tem presen\u00e7a fora do comum<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Mesmo quem n\u00e3o \u00e9 grande f\u00e3 de picapes talvez se renda \u00e0 proposta da Rampage, em especial na vers\u00e3o R\/T (R$ 277.490). Ela parte da constru\u00e7\u00e3o monobloco da Toro e mant\u00e9m praticamente a mesma dist\u00e2ncia entre eixos: 2.994 mm versus 2.990 mm. Significa, claro, nenhuma mudan\u00e7a interna em termos de espa\u00e7o para cabe\u00e7as, pernas e ombros dos quatro passageiros e do motorista.<\/p>\n\n\n\n

As diferen\u00e7as come\u00e7am no desenho da carroceria com grade do radiador imponente, cap\u00f4 elevado, far\u00f3is afilados de LED e para-choque de desenho robusto que inclui far\u00f3is de neblina do mesmo modo de LED. De perfil o desenho \u00e9 ainda mais chamativo pelo teto pintado de preto, mesma cor nas rodas de 19 pol. (pneus 235\/55 R19), e o avantajado adesivo R\/T nos extremos dos para-lamas traseiros. Atr\u00e1s, as lanternas bem dimensionadas trazem uma bandeira americana estilizada, abertura da tampa com amortecimento e uma sa\u00edda de escapamento em cada extremidade na cor preta.<\/p>\n\n\n\n

Uma vantagem em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 Toro \u00e9 o volume da ca\u00e7amba \u2013 980 litros \u2013 em raz\u00e3o das laterais mais altas e o maior comprimento total (5.028 mm versus 4.945 mm). De s\u00e9rie vem com protetor, por\u00e9m sem divis\u00f3rias internas, nem capota mar\u00edtima. A capacidade de carga, inclu\u00eddos os cinco ocupantes, \u00e9 de 750 kg.<\/p>\n\n\n\n

Diferen\u00e7a mais marcante aparece no desempenho. Motor da R\/T, um turbo a gasolina de 2 litros, entrega 270 cv e 40,8 kgf\u00b7m, acoplado a um c\u00e2mbio autom\u00e1tico de nove marchas, tra\u00e7\u00e3o 4×4 com distribui\u00e7\u00e3o de 50% para cada eixo, mas sem a reduzida tradicional. Para um ve\u00edculo de 1.917 kg de massa total e deste porte a acelera\u00e7\u00e3o informada surpreende com 0 a 100 km\/h em 6,9 s (consegui 6,8 s pelo veloc\u00edmetro do Google Maps). Com pneus de s\u00e9rie adequados a f\u00e1brica declara velocidade m\u00e1xima de 220 km\/h.<\/p>\n\n\n\n

O motorista tem \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o banco com regulagens el\u00e9tricas (opcional para o passageiro). Mesmo sem carga as suspens\u00f5es com molas helicoidais nas quatro rodas oferecem relativamente bom conforto de marcha. Fica a desejar o di\u00e2metro de giro de 12 m, um pouco melhor que o da Toro (12,2 m), que dificulta manobras em geral e para estacionar por si s\u00f3 mais dif\u00edceis pelas dimens\u00f5es da picape.<\/p>\n\n\n\n

SUV m\u00e9dio Seres 3 atrai poucos olhares<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A marca \u00e9 chinesa, por\u00e9m fundada nos EUA em 2016. Hoje a DFSK possui f\u00e1bricas tamb\u00e9m na China de onde vem o Seres 3 de porte semelhante ao do Compass. Seu estilo quase n\u00e3o se destaca na grande oferta de SUVs no mercado e at\u00e9 o nome do modelo se inspira, sem eleg\u00e2ncia, no sed\u00e3 da BMW. Pre\u00e7o inicial de R$ 239.990 baixou para R$ 199.990. Ainda n\u00e3o h\u00e1 previs\u00e3o de aumento com a onera\u00e7\u00e3o do imposto de importa\u00e7\u00e3o desde 1\u00b0 de janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Apesar das linhas gen\u00e9ricas, oferece espa\u00e7o interno compat\u00edvel a outros modelos do segmento gra\u00e7as ao bom entre-eixos de 2.650 mm. Entretanto decepciona pelo volume \u00fatil do porta-malas com apenas 318 litros contra 373 litros do T-Cross e 410 litros do Compass.<\/p>\n\n\n\n

Destaca-se nos materiais de acabamento, bancos confort\u00e1veis, quadro de instrumentos, tela multim\u00eddia de 10,25 pol. e pareamento sem fio para Apple CarPlay. N\u00e3o consegui parear Android Auto mesmo com cabo. Celular pode ser carregado por indu\u00e7\u00e3o no console, por\u00e9m falta um anteparo para impedir que o telefone caia em curvas. Faz falta a regulagem em dist\u00e2ncia do volante.<\/p>\n\n\n\n

O Seres 3 enfrenta bem o piso irregular e as suspens\u00f5es est\u00e3o calibradas mais para o conforto de marcha, sem dar impress\u00e3o de fragilidade e nem excessiva inclina\u00e7\u00e3o em curvas. Motor dianteiro de 163 cv e 30,6 kgf\u00b7m permite acelerar de 0 a 100 km\/h em 9,1 s (pelo Google Maps). O SUV Seres 3 oferece tr\u00eas modos de guiar: Eco, Normal e Sport. O Eco torna o carro t\u00e3o lento que nem parece um el\u00e9trico (melhor usar apenas para poupar a bateria, em caso extremo). Entre os outros dois modos a diferen\u00e7a no desempenho \u00e9 pequena e dentro do previsto.<\/p>\n\n\n\n

Bateria de 52,7 kW\u00b7h garante alcance m\u00e9dio de 209 km (padr\u00e3o Inmetro), por\u00e9m consegui em cidade pouco mais de 300 km no modo Normal. Em trecho de autoestrada, a 120 km\/h de m\u00e9dia, o alcance caiu para 220 km.<\/p>\n\n\n\n

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