{"id":59240,"date":"2024-01-12T17:51:54","date_gmt":"2024-01-12T20:51:54","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=59240"},"modified":"2024-01-12T17:51:56","modified_gmt":"2024-01-12T20:51:56","slug":"carrinho-abandonado-no-e-commerce-o-que-e-e-como-evitar-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/carrinho-abandonado-no-e-commerce-o-que-e-e-como-evitar-2\/","title":{"rendered":"Carrinho abandonado no e-commerce: o que \u00e9 e como evitar?"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea sabia que cerca de 78% dos consumidores do e-commerce t\u00eam o h\u00e1bito de navegar pelo site, escolher os produtos que deseja e, na hora do pagamento, acabar voltando atr\u00e1s e desistindo da compra? E mais: cerca de 15% destas pessoas afirmam fazer isso com frequ\u00eancia. O problema foi identificado em pesquisa realizada pela consultoria de estudos Opinion Box com mais de 2 mil consumidores. <\/p>\n\n\n\n

O abandono de carrinho \u00e9 um dos principais temores de quem vende pela internet<\/a>, afinal, se as fotos s\u00e3o de qualidade, se a descri\u00e7\u00e3o do produto n\u00e3o deixa d\u00favidas para os potenciais clientes e se o pre\u00e7o \u00e9 competitivo, por que a compra n\u00e3o foi finalizada? E o que fazer para evitar este problema?<\/p>\n\n\n\n

A taxa de abandono de carrinho de seu site pode ser calculada a partir da seguinte f\u00f3rmula:<\/p>\n\n\n\n

\"12.02_1\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Em um exemplo pr\u00e1tico, se o site tem mil carrinhos criados e 250 compras conclu\u00eddas, significa que a taxa de abandono \u00e9 de 75%. A Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP) lista, a seguir, os principais motivos do abandono e o que fazer para contornar uma taxa alta.<\/p>\n\n\n\n

Valor do frete<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ao ser direcionado para a conclus\u00e3o da compra, \u00e9 comum o consumidor se deparar com um valor de frete muito alto \u2013 \u00e0s vezes, inclusive, acima do pre\u00e7o do produto. Dentre os fatores que levam os clientes a desistir da compra, o valor do frete \u00e9 o campe\u00e3o, citado por 66% dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box.<\/p>\n\n\n\n

Para solucionar este problema, uma das alternativas \u00e9 ampliar o n\u00famero de transportadoras dispon\u00edveis, assim como as modalidades de entrega, para que o consumidor possa escolher a melhor op\u00e7\u00e3o. Importante destacar que muitos clientes aceitam pagar um pouco mais pelo frete para receber o produto o mais r\u00e1pido poss\u00edvel. O(A) empres\u00e1rio(a) tamb\u00e9m pode adicionar um valor de frete fixo para determinada regi\u00e3o\/cidade. A depender dos produtos comercializados, caso sejam de margem elevada, ainda \u00e9 poss\u00edvel subsidiar parte da entrega. Por fim, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel oferecer frete gr\u00e1tis estabelecendo um valor m\u00ednimo de compra. <\/p>\n\n\n\n

O acompanhamento do valor do frete tamb\u00e9m \u00e9 essencial para quem vende em marketplaces<\/a>. Como os vendedores n\u00e3o t\u00eam acesso a todas as informa\u00e7\u00f5es e m\u00e9tricas dos an\u00fancios, quando as vendas caem repentinamente, \u00e9 preciso investigar os motivos. O primeiro item da lista a ser checado \u00e9 o valor da entrega nos an\u00fancios. Por este motivo, fa\u00e7a simula\u00e7\u00f5es para diferentes CEPs, a fim de verificar se houve algum problema com a tabela de frete. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pre\u00e7o mais barato na concorr\u00eancia<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Citado por 35% dos entrevistados, encontrar o produto mais barato em outro site \u00e9 o segundo fator que mais leva ao abandono de carrinho. Neste caso, al\u00e9m de pesquisar os pre\u00e7os nos concorrentes, a loja pode oferecer cupons de desconto para incentivar o retorno do cliente. A boa not\u00edcia \u00e9 que 74% das pessoas pesquisadas afirmaram que, apesar de j\u00e1 terem abandonado o carrinho, posteriormente voltaram e compraram tudo o que havia nele. Al\u00e9m disso, 70% consideram que s\u00e3o boas as chances de finalizar a compra ao receber um incentivo, como um cupom de desconto. <\/p>\n\n\n\n

Ainda que esta seja uma boa ferramenta, \u00e9 preciso se atentar ao comportamento do p\u00fablico, uma vez que, ao ter certeza de que vai receber um cupom para finalizar a compra, h\u00e1 grandes chances de o cliente tornar comum a pr\u00e1tica de abandonar o carrinho. <\/p>\n\n\n\n

Outra estrat\u00e9gia \u00e9 oferecer cashback <\/em>aos clientes do site. A FecomercioSP elaborou um e-book sobre o tema para auxiliar as empresas.<\/a><\/p>\n\n\n\n

Cupom de desconto n\u00e3o funcionou<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Outro motivo relevante para a desist\u00eancia da compra \u00e9 o cupom de desconto n\u00e3o funcionar, problema apontado por 35% dos entrevistados. Aqui, \u00e9 importante revisar os termos do cupom para que n\u00e3o gere d\u00favidas quanto \u00e0s regras de uso \u2013 como determinar com clareza as se\u00e7\u00f5es do site v\u00e1lidas para o desconto, o valor m\u00ednimo de compra e a data de validade.<\/p>\n\n\n\n

Seguran\u00e7a<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ainda que a pandemia tenha estimulado novos h\u00e1bitos, e as vendas online tenham crescido exponencialmente, a seguran\u00e7a do site ainda gera um receio em parte dos clientes, por inserir dados pessoais e do cart\u00e3o de cr\u00e9dito. Por isso, \u00e9 fundamental que o site disponha e informe aos clientes os dispositivos e certificados de seguran\u00e7a. <\/p>\n\n\n\n

Checkout<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O processo de pagamento deve ser simples e objetivo, at\u00e9 mesmo para facilitar a compra de pessoas n\u00e3o t\u00e3o familiarizadas com tecnologia. O cliente n\u00e3o quer preencher v\u00e1rias informa\u00e7\u00f5es em um cadastro. Al\u00e9m disso, muitos n\u00e3o gostam de ser direcionados a outro site na hora de efetuar o pagamento. Por isso, vale a pena investir para que o cliente tenha uma boa experi\u00eancia e consiga pagar na pr\u00f3pria p\u00e1gina da loja.<\/p>\n\n\n\n

Formas de pagamento<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Ainda quanto \u00e0 seguran\u00e7a, muitos consumidores evitam usar o cart\u00e3o de cr\u00e9dito na internet. Por este motivo, \u00e9 essencial oferecer o boleto e o PIX<\/a> \u2013 modalidade que tem batido recordes de transa\u00e7\u00e3o \u2013, como op\u00e7\u00f5es de pagamento. <\/p>\n\n\n\n

Como o custo da opera\u00e7\u00e3o \u00e9 relativamente baixo, e a empresa recebe o dinheiro de maneira imediata, em tempos de juros nas alturas, \u00e9 interessante oferecer desconto a quem usa formas alternativas na hora de pagar a conta. Adicionalmente, considerando o atual cen\u00e1rio de fam\u00edlias endividadas, \u00e9 importante tamb\u00e9m oferecer a op\u00e7\u00e3o de pagamento com dois cart\u00f5es de cr\u00e9dito.<\/p>\n\n\n\n

Estes s\u00e3o alguns dos principais fatores que levam os clientes a abandonar o carrinho de compras. No entanto, ainda h\u00e1 muitos outros motivos, como prazo de entrega, velocidade do carregamento do site, pol\u00edticas de troca<\/a> etc. <\/p>\n\n\n\n

Para reduzir a taxa de desist\u00eancia, al\u00e9m de atacar as principais causas, existem ferramentas que podem ser muito \u00fateis. A primeira delas \u00e9 o e-mail marketing: a empresa manda uma mensagem exclusiva e personalizada ao cliente, destacando os produtos que foram deixados no carrinho. Este tipo de comunica\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m pode ser feito por meio de WhatsApp e SMS. <\/p>\n\n\n\n

Outra ferramenta dispon\u00edvel s\u00e3o os an\u00fancios patrocinados, como o Google Ads, que s\u00e3o banners que aparecerem nos sites visitados pelo consumidor, refor\u00e7ando a oferta dos produtos que ele pesquisou e deixou no carrinho.<\/p>\n\n\n\n

Todas estas a\u00e7\u00f5es, aplicadas em conjunto, ajudar\u00e3o a alavancar as vendas pelo site. Contudo, lembre-se: toda a opera\u00e7\u00e3o deve estar funcionando perfeitamente para oferecer uma excelente experi\u00eancia de compra, garantindo novas vendas futuras.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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