{"id":59153,"date":"2024-01-11T16:00:57","date_gmt":"2024-01-11T19:00:57","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=59153"},"modified":"2024-01-11T16:03:04","modified_gmt":"2024-01-11T19:03:04","slug":"programa-mover-preve-bem-mais-que-simples-incentivos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/programa-mover-preve-bem-mais-que-simples-incentivos\/","title":{"rendered":"Programa Mover prev\u00ea bem mais que simples incentivos"},"content":{"rendered":"\n

Demorou, mas finalmente foi publicado no pen\u00faltimo dia de 2023 o esperado programa de incentivos que substituiu o Rota 2030, encerrado tamb\u00e9m no final do ano passado. O Mover \u2013 sigla para Mobilidade Verde e Inova\u00e7\u00e3o \u2013 ficou dentro do esperado. O mais importante \u00e9 a previsibilidade que d\u00e1 suporte essencial aos investimentos que a ind\u00fastria automobil\u00edstica precisa efetuar. Algo essencial para sobreviver em um cen\u00e1rio de grandes mudan\u00e7as que v\u00e3o das novas tecnologias de propuls\u00e3o \u00e0s emiss\u00f5es de baixo carbono obtidas por biocombust\u00edveis como o etanol.<\/p>\n\n\n\n

De imediato surgiram cr\u00edticas de alguns economistas que o programa custar\u00e1 R$ 19 bilh\u00f5es aos contribuintes e h\u00e1 falta de \u201cclareza e justificativa\u201d. S\u00e3o sempre os mesmos e desconhecem (ou fingem desconhecer) que ao longo de quase 70 anos a taxa\u00e7\u00e3o sobre a venda de ve\u00edculos leves no Brasil est\u00e1 em primeiro lugar no mundo e muito distante de quase todos os outros pa\u00edses. Quem compra carro j\u00e1 ajuda a encher os cofres governamentais h\u00e1 sete d\u00e9cadas a se completarem em 2026.<\/p>\n\n\n\n

Somando-se os impostos federais e estaduais a parte dos governos atinge 27,3% dos pre\u00e7os ao consumidor contra m\u00e9dia de 17% na Europa, 9% no Jap\u00e3o e 7% nos EUA. Deve-se acrescentar mais 4% em m\u00e9dia do anual IPVA. Em um c\u00e1lculo mais apurado basta dividir o pre\u00e7o com imposto pelo pre\u00e7o sem imposto: carga fiscal \u00e9 de 45% contra 7,5% nos EUA, 9,9% no Jap\u00e3o e 20,5% na Europa.<\/p>\n\n\n\n

Programas desse tipo do Mover tamb\u00e9m foram lan\u00e7ados por outros pa\u00edses. O mais recente, dos EUA, tem montante de US$ 50 bilh\u00f5es (R$ 250 bilh\u00f5es).<\/p>\n\n\n\n

Parte dos R$ 19 bilh\u00f5es ser\u00e1 recuperada pelo imposto de importa\u00e7\u00e3o (I.I.) sobre el\u00e9tricos e h\u00edbridos (haver\u00e1 uma cota pequena de I.I. isento para todas as marcas). Isso se dar\u00e1 gradualmente at\u00e9 2026. A tributa\u00e7\u00e3o de 35% tornar\u00e1 vi\u00e1vel a fabrica\u00e7\u00e3o de el\u00e9tricos no Brasil. Sem a volta deste \u00f4nus, como era at\u00e9 2023, n\u00e3o passava de baz\u00f3fia os an\u00fancios de produ\u00e7\u00e3o local.<\/p>\n\n\n\n

Alguns importadores como Kia e Volvo n\u00e3o repassar\u00e3o o I.I. integral para sua lista de pre\u00e7os nos primeiros meses de 2024.<\/p>\n\n\n\n

Um dos pontos de maior destaque do Mover \u00e9 a introdu\u00e7\u00e3o do c\u00e1lculo de emiss\u00f5es de CO2 do po\u00e7o (ou do campo) \u00e0 roda e n\u00e3o apenas do motor \u00e0 roda. Um conceito de abrang\u00eancia maior e justo. Em uma segunda etapa o c\u00e1lculo ser\u00e1 feito do ber\u00e7o ao t\u00famulo, ou seja, de impacto ainda mais significativo por avaliar aquele g\u00e1s de efeito estufa nas opera\u00e7\u00f5es de fabrica\u00e7\u00e3o \u00e0 reciclagem.<\/p>\n\n\n\n

Outra refer\u00eancia positiva est\u00e1 no \u00edndice de nacionaliza\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos que volta a ser considerado nesse programa, inclusive ao autorizar importa\u00e7\u00e3o de linhas de montagem usadas.<\/p>\n\n\n\n

Bola de cristal 2024: mais 6,1%, Anfavea ou 12%, Fenabrave?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

De fato, n\u00e3o est\u00e1 muito f\u00e1cil de prever este ano quanto \u00e0 recupera\u00e7\u00e3o das vendas. No entanto, a discrep\u00e2ncia dos n\u00fameros n\u00e3o costuma ser t\u00e3o clara entre as duas entidades com uma diferen\u00e7a de seis pontos percentuais ou nominalmente o dobro.<\/p>\n\n\n\n

A Associa\u00e7\u00e3o das concession\u00e1rias est\u00e1 mais otimista, pois estima um total de 2,59 milh\u00f5es de unidades entre ve\u00edculos leves e pesados a serem comercializadas este ano ou 12% a mais sobre 2023. A Fenabrave, em janeiro do ano passado, tinha sido mais contida ao prever crescimento zero ao final dos 12 meses. Por\u00e9m, o programa de b\u00f4nus oferecido pelo Governo Federal, em junho e julho, ajudou a melhorar o resultado do ano, o que obviamente n\u00e3o estava nas previs\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

O crescimento de 9,7% em 2023 (2,309 milh\u00f5es de unidades) foi ajudado por compras das locadoras e uma pequena melhora na oferta de cr\u00e9dito, segundo Jos\u00e9 Andreta Jr., presidente da Fenabrave. Em 2024 ele espera 2,585 milh\u00f5es de unidades.<\/p>\n\n\n\n

Por seu lado, a Anfavea prev\u00ea que o mercado interno cres\u00e7a este ano 6,1% para 2,450 milh\u00f5es de unidades. As exporta\u00e7\u00f5es continuar\u00e3o estagnadas pelo avan\u00e7o simb\u00f3lico de 0,7% para 407 mil ve\u00edculos. A produ\u00e7\u00e3o dever\u00e1 aumentar 6,2% e chegar a 2,470 milh\u00f5es de unidades. Em dezembro \u00faltimo os estoques nos p\u00e1tios das f\u00e1bricas e concession\u00e1rias representavam 25 dias de vendas, bem abaixo de at\u00e9 40 dias considerados normais. As vendas em 2023 somaram 2,180 milh\u00f5es de unidades, alta de 11,2% sobre 2022.<\/p>\n\n\n\n

Marcio Leite, presidente da Anfavea, afirmou que torce para a confirma\u00e7\u00e3o das previs\u00f5es da Fenabrave: \u201cAs concession\u00e1rias est\u00e3o mais perto dos compradores e assim podem sentir melhor a pulsa\u00e7\u00e3o do mercado\u201d, afirmou. A entidade considera que os maiores benef\u00edcios do programa Mover ser\u00e3o para a sociedade, a atividade econ\u00f4mica e o meio ambiente.<\/p>\n\n\n\n

Strada Ultra segue na onda do avan\u00e7o das picapes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Depois do progresso not\u00e1vel dos SUVs no mercado brasileiro, as picapes n\u00e3o ficaram para tr\u00e1s. Em um mercado historicamente dominado por hatches compactos, as picapes compactas, m\u00e9dias e grandes subiram de 16,5% de participa\u00e7\u00e3o nas vendas de todos os segmentos em 2022 para 18,5% em 2023. E a Strada voltou a ser em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o modelo mais vendido entre todos os segmentos de ve\u00edculos leves.<\/p>\n\n\n\n

Se existe uma diferen\u00e7a marcante em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s outras vers\u00f5es \u00e9 justamente o motor tricilindro turbo de 1 L, 125 cv (G)\/130 cv (E) e 20,4 kgf\u00b7m. Agilidade que faltava, agora se tornou um destaque com a ajuda de um c\u00e2mbio autom\u00e1tico CVT de sete marchas. Para uma massa de 1.253 kg e capacidade de carga de 650 kg mostra desenvoltura e boas respostas ao acelerador. E com as pequenas alavancas para trocas de marchas atr\u00e1s dos dois raios do volante (ou pela alavanca seletora, a escolher) h\u00e1 facilidade para redu\u00e7\u00f5es nas descidas de serras. Acelera\u00e7\u00e3o de 0 a 100 km\/h convincente: 9,5 s.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o se pode esperar acabamento e riqueza de materiais na cabine para o tipo de ve\u00edculo, por\u00e9m ao pre\u00e7o de R$ 135.990 deveria ser melhor. Faz falta a regulagem de dist\u00e2ncia do volante e quadro de instrumentos tem dimens\u00f5es acanhadas. O espa\u00e7o para pernas, ombros e cabe\u00e7as no banco traseiro \u00e9 adequado apenas para dois adultos com at\u00e9 1,75 m de altura. Mesmo o ocupante do banco dianteiro do carona ficar\u00e1 com os joelhos muito pr\u00f3ximos ao porta-luvas. \u00c2ngulos de abertura das portas traseiras facilita a entrada dos ocupantes.<\/p>\n\n\n\n

A dist\u00e2ncia entre-eixos de 2.737 mm (a mesma de um Chevrolet Omega, um sed\u00e3 grande dos anos 1990) e o v\u00e3o livre do solo de 185 mm s\u00e3o adequados \u00e0 proposta do produto. Molas monocorpo parab\u00f3licas com eixo r\u00edgido na traseira formam um conjunto eficaz, mas freios a tambor atr\u00e1s podem parecer algo rudimentar, embora deem conta do servi\u00e7o. Comprovado pelas vendas e quase total dom\u00ednio do segmento frente \u00e0 Saveiro, Montana e Oroch.<\/p>\n\n\n\n

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