{"id":58614,"date":"2023-12-20T12:59:00","date_gmt":"2023-12-20T15:59:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=58614"},"modified":"2023-12-20T17:03:07","modified_gmt":"2023-12-20T20:03:07","slug":"vendas-digitais-sao-responsaveis-por-mais-de-40-do-faturamento-dos-pequenos-negocios","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/vendas-digitais-sao-responsaveis-por-mais-de-40-do-faturamento-dos-pequenos-negocios\/","title":{"rendered":"Vendas digitais s\u00e3o respons\u00e1veis por mais de 40% do faturamento dos pequenos neg\u00f3cios"},"content":{"rendered":"\n

O com\u00e9rcio digital se imp\u00f4s como realidade aos donos de pequenos neg\u00f3cios no Brasil e atualmente j\u00e1 responde, em m\u00e9dia, por mais de 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Segundo a pesquisa \u201cTransforma\u00e7\u00e3o Digital nos Pequenos Neg\u00f3cios\u201d, realizada pelo Sebrae, aproximadamente 70% das MPE brasileiras usam ferramentas digitais para realizar vendas. Os setores onde a digitaliza\u00e7\u00e3o ocorreu de forma mais intensa foram Economia Criativa, Log\u00edstica, Artesanato e Turismo onde aproximadamente metade do faturamento j\u00e1 prov\u00e9m dos canais online.<\/p>\n\n\n\n

O levantamento aponta que as plataformas mais usadas pelos pequenos neg\u00f3cios para fazer neg\u00f3cio s\u00e3o WhatsApp (56%), Instagram (43%) e Facebook (23%). Segundo o presidente do Sebrae, D\u00e9cio Lima, o resultado mostra um avan\u00e7o. \u201cO mundo digital revolucionou a forma de fazer neg\u00f3cio. O Sebrae atua para apoiar os empreendedores na jornada da digitaliza\u00e7\u00e3o\u201d, comenta.<\/p>\n\n\n\n

D\u00e9cio Lima lembra que as redes sociais s\u00e3o as novas vitrines e se tornaram poderosos canais de comunica\u00e7\u00e3o com o cliente. \u201cHoje \u00e9 poss\u00edvel, por exemplo, mostrar os bastidores do neg\u00f3cio, os valores da empresa, o posicionamento da marca, entre outras informa\u00e7\u00f5es. O ambiente digital n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 um espa\u00e7o para divulgar promo\u00e7\u00f5es\u201d, analisa. \u201cPor isso \u00e9 fundamental estar sempre atualizado e ter um planejamento de longo prazo para ampliar a presen\u00e7a digital da empresa\u201d, acrescenta.<\/p>\n\n\n\n

N\u00fameros da pesquisa<\/strong><\/mark><\/p>\n\n\n\n

\u2013 Aproximadamente 30% das micro e pequenas empresas, em especial nos setores mais tradicionais, ainda n\u00e3o digitalizaram seu modelo de neg\u00f3cio.<\/mark>
<\/mark><\/p>\n\n\n\n

\u2013 Cerca de 99% dos pequenos neg\u00f3cios usam internet no celular,<\/mark>
<\/mark><\/p>\n\n\n\n

\u2013 40% \u00e9 a propor\u00e7\u00e3o m\u00e9dia do faturamento advindo das vendas por canais digitais;<\/mark>
\u2013 Os setores onde o peso das plataformas digitais foi maior no faturamento s\u00e3o<\/mark>
\u2022 Economia Criativa (55%),<\/mark>
\u2022 Log\u00edstica, Artesanato e Turismo (49%)<\/mark><\/p>\n\n\n\n

\u2013 As plataformas mais usadas pelos pequenos neg\u00f3cios para realizar vendas s\u00e3o: WhatsApp (56%) e Instagram (43%).<\/mark>canais digitais<\/a>digitaliza\u00e7\u00e3o<\/a>Redes sociais<\/a><\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a download dos materiais abaixo<\/em><\/p>\n\n\n\n