{"id":58033,"date":"2023-12-07T14:24:49","date_gmt":"2023-12-07T17:24:49","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=58033"},"modified":"2023-12-07T14:29:48","modified_gmt":"2023-12-07T17:29:48","slug":"cbcpave-debate-futuro-da-mobilidade-e-tendencias-do-setor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/cbcpave-debate-futuro-da-mobilidade-e-tendencias-do-setor\/","title":{"rendered":"CBCPave debate futuro da mobilidade e tend\u00eancias do setor"},"content":{"rendered":"\n

Tend\u00eancias e perspectivas para a \u00e1rea da mobilidade estiveram no centro do debate da reuni\u00e3o da C\u00e2mara Brasileira do Com\u00e9rcio de Pe\u00e7as e Acess\u00f3rios para Ve\u00edculos (CBCPave), realizada no dia 23 de novembro, na sede da Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo (CNC), em Bras\u00edlia.<\/p>\n\n\n

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Heitor Chaves, do Grupo Mahle<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Convidado a falar sobre o assunto, o engenheiro mec\u00e2nico Heitor Chaves, do Grupo Mahle, participou da reuni\u00e3o de forma remota e afirmou o compromisso da empresa com a miss\u00e3o de aumentar a efici\u00eancia e a vida \u00fatil do motor e reduzir as emiss\u00f5es de gases poluentes. \u201cO mercado automotivo caminha para uma economia n\u00e3o f\u00f3ssil, com redu\u00e7\u00e3o da emiss\u00e3o de carbono e uma crescente utiliza\u00e7\u00e3o de biocombust\u00edveis e energia limpa. \u00c9 importante reconhecer que cada regi\u00e3o do mundo tem suas particularidades. No Brasil, por exemplo, temos alta disponibilidade de biocombust\u00edveis, e isso indica que, em m\u00e9dio prazo, utilizaremos essa alternativa\u201d, ressaltou.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com o engenheiro, a op\u00e7\u00e3o pela populariza\u00e7\u00e3o do carro el\u00e9trico nem sempre \u00e9 o caminho mais adequado, j\u00e1 que o ciclo completo de produ\u00e7\u00e3o deste tipo de autom\u00f3vel gera a emiss\u00e3o elevada de g\u00e1s carb\u00f4nico (CO2<\/sub>). \u201cQuando comparamos o ciclo de vida completo de um ve\u00edculo el\u00e9trico, desde a sua produ\u00e7\u00e3o at\u00e9 a reciclagem, \u00e9 constatado que se emitem 20 toneladas ou mais de CO2<\/sub>. J\u00e1 um ve\u00edculo que utilize biocombust\u00edvel, recurso que o Brasil tem em abund\u00e2ncia, a emiss\u00e3o \u00e9 menor, considerando o ciclo total\u201d, analisou o especialista.<\/p>\n\n\n\n

Heitor afirmou tamb\u00e9m que, em 2022, no Brasil, o etanol representou apenas 30% do combust\u00edvel utilizado por ve\u00edculos de passeio e que, embora o \u00edndice tenha tend\u00eancia de crescimento, \u00e9 necess\u00e1rio um esfor\u00e7o mais amplo para acelerar esse processo. \u201cO consumo de etanol no mercado automotivo traz um ciclo muito mais eficaz para o setor. A t\u00edtulo de compara\u00e7\u00e3o, o setor de pastagem utiliza 195 milh\u00f5es de hectares no Brasil. Com 4% dessa \u00e1rea destinada \u00e0 produ\u00e7\u00e3o de etanol, seria poss\u00edvel abastecer a totalidade da frota de ve\u00edculos leves no Pa\u00eds\u201d, concluiu.<\/p>\n\n\n

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Daniel Bassoli, diretor-executivo da Fenive<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Inspe\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica Veicular (ITV)<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em sua participa\u00e7\u00e3o, o diretor-executivo da Federa\u00e7\u00e3o Nacional da Inspe\u00e7\u00e3o Veicular (Fenive), Daniel Bassoli, falou sobre a import\u00e2ncia da Inspe\u00e7\u00e3o T\u00e9cnica Veicular (ITV) na redu\u00e7\u00e3o de sinistros de tr\u00e2nsito. E destacou que o Brasil figura em terceiro lugar no ranking mundial de sinistros fatais envolvendo ve\u00edculos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cInfelizmente, o brasileiro tem uma forte cultura na utiliza\u00e7\u00e3o de autom\u00f3veis, mas n\u00e3o h\u00e1 o costume da manuten\u00e7\u00e3o. Ainda temos um n\u00famero extremamente reduzido de ve\u00edculos inspecionados anualmente, com apenas 1,5% da frota nacional dentro deste \u00edndice\u201d, explicou o diretor executivo.<\/p>\n\n\n\n

Bassoli observou tamb\u00e9m o impacto social e financeiro do alto \u00edndice de sinistros, destacando que o Estado tem um custo de cerca de R$ 130 bilh\u00f5es por ano com sinistros, segundo o Instituto de Pesquisa Econ\u00f4mica Aplicada (Ipea). \u201cMais de 15% desses ocorridos tr\u00e1gicos devem-se a falhas mec\u00e2nicas, gerando um preju\u00edzo irrepar\u00e1vel para milhares de fam\u00edlias, olhando pelo lado social, e um impacto financeiramente alto no Estado\u201d, elucidou.<\/p>\n\n\n\n

Segundo o especialista, medidas como a obrigatoriedade do uso de cinto de seguran\u00e7a e a institui\u00e7\u00e3o da Lei Seca foram impopulares, mas muito eficazes na redu\u00e7\u00e3o de sinistros. Bassoli refor\u00e7ou, no entanto, que \u201csem a cultura da manuten\u00e7\u00e3o preventiva, n\u00e3o h\u00e1 regulamenta\u00e7\u00e3o ou norma que resolva o problema\u201d.<\/p>\n\n\n

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Ranieri Leit\u00e3o, coordenador da CBCPave<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Vale lembrar que a ITV est\u00e1 prevista no C\u00f3digo de Tr\u00e2nsito Brasileiro (CTB) e foi regulamentada pela Resolu\u00e7\u00e3o Contran n\u00ba 716, de 30\/11\/2017, mas encontra-se suspensa pela Delibera\u00e7\u00e3o Contran n\u00ba 170, de 06\/04\/2018, cujo objetivo \u00e9 verificar os equipamentos do ve\u00edculo estabelecidos na s\u00e9rie de Normas ABNT 14.040, a fim de garantir que seu funcionamento esteja ocorrendo de maneira correta e segura.<\/p>\n\n\n\n

O coordenador da CBCPave, Ranieri Leit\u00e3o, destacou que tem colocado reiteradamente o assunto em discuss\u00e3o em todas as reuni\u00f5es para que os membros da c\u00e2mara continuem acompanhando e trabalhando pela efetiva regulamenta\u00e7\u00e3o. \u201cA ITV \u00e9 uma pauta de cunho social que interessa ao setor e \u00e0 sociedade civil, e vamos insistir no tema. \u00c9 um legado que a nossa c\u00e2mara pode construir para o futuro\u201d, enfatizou o coordenador.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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