{"id":58027,"date":"2023-12-07T08:45:00","date_gmt":"2023-12-07T11:45:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=58027"},"modified":"2023-12-07T13:49:51","modified_gmt":"2023-12-07T16:49:51","slug":"comercio-eletronico-desafios-e-oportunidades-para-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/comercio-eletronico-desafios-e-oportunidades-para-2024\/","title":{"rendered":"Com\u00e9rcio eletr\u00f4nico: desafios e oportunidades para 2024"},"content":{"rendered":"\n

De acordo com dados do Dashboard do Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico Nacional do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento, Ind\u00fastria, Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os (MDIC)<\/a>, entre 2016 e 2022, o valor bruto movimentado no e-commerce no Brasil saltou de R$ 36 bilh\u00f5es para R$ 187 bilh\u00f5es. As informa\u00e7\u00f5es levam em conta dados agregados da Nota Fiscal eletr\u00f4nica (NF-e), fornecidos pela Receita Federal do Brasil (RFB). A expectativa \u00e9 de que, no Pa\u00eds, o setor encerre 2023 em crescimento. <\/p>\n\n\n\n

Apesar do crescimento do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico \u00e9 preciso levar em conta o importante papel que o varejo f\u00edsico exerce papel fundamental nas rela\u00e7\u00f5es de consumo. Estimativas do mercado apontam que o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico representa menos de 10% do faturamento do varejo. <\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, a tend\u00eancia \u00e9 de que a fronteira entre o com\u00e9rcio f\u00edsico e digital fique cada vez mais t\u00eanue, considerando as mudan\u00e7as de h\u00e1bitos dos consumidores ao longo dos \u00faltimos anos. As empresas v\u00eam proporcionando experi\u00eancias de consumo cada vez mais personalizadas, contemplando a implementa\u00e7\u00e3o de novas tecnologias. <\/p>\n\n\n\n

Os mais variados tipos de produtos s\u00e3o comercializados nas plataformas digitais, como eletroeletr\u00f4nicos, eletrodom\u00e9sticos, alimentos, medicamentos, entre outros. No cen\u00e1rio p\u00f3s-pandemia, a integra\u00e7\u00e3o de canais de vendas f\u00edsicos e digitais se faz cada vez mais necess\u00e1ria para a competitividade e a sobreviv\u00eancia dos neg\u00f3cios. Por outro lado, \u00e9 preciso que o empres\u00e1rio esteja por dentro dos desafios e das oportunidades para o varejo de agora em diante. Confira a seguir. <\/p>\n\n\n\n

Adapta\u00e7\u00e3o \u00e0s mudan\u00e7as do mercado: necessidade incontest\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\n

pandemia de covid-19 intensificou a necessidade de as empresas abra\u00e7arem plataformas online<\/a>, como marketplaces e redes sociais, para atender \u00e0 crescente demanda por conveni\u00eancia. A manuten\u00e7\u00e3o de equipes em home office ou no modelo h\u00edbrido de trabalho e a prefer\u00eancia por compras online tornaram essenciais os investimentos em plataformas digitais, permitindo a entrega r\u00e1pida e a cria\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias de compra cada vez mais fluidas. Muitos consumidores preferem comprar pelo site e retirar na loja f\u00edsica, outros compram diretamente no estabelecimento, entre outras possibilidades. Conveni\u00eancia e comodidade ditam as regras de consumo. O e-commerce permite que as empresas alcancem consumidores em escala global, ampliando significativamente o potencial do mercado. <\/p>\n\n\n\n

VEJA TAMB\u00c9M<\/h2>\n\n\n\n