{"id":58027,"date":"2023-12-07T08:45:00","date_gmt":"2023-12-07T11:45:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=58027"},"modified":"2023-12-07T13:49:51","modified_gmt":"2023-12-07T16:49:51","slug":"comercio-eletronico-desafios-e-oportunidades-para-2024","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/comercio-eletronico-desafios-e-oportunidades-para-2024\/","title":{"rendered":"Com\u00e9rcio eletr\u00f4nico: desafios e oportunidades para 2024"},"content":{"rendered":"\n
De acordo com dados do Dashboard do Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico Nacional do Minist\u00e9rio do Desenvolvimento, Ind\u00fastria, Com\u00e9rcio e Servi\u00e7os (MDIC)<\/a>, entre 2016 e 2022, o valor bruto movimentado no e-commerce no Brasil saltou de R$ 36 bilh\u00f5es para R$ 187 bilh\u00f5es. As informa\u00e7\u00f5es levam em conta dados agregados da Nota Fiscal eletr\u00f4nica (NF-e), fornecidos pela Receita Federal do Brasil (RFB). A expectativa \u00e9 de que, no Pa\u00eds, o setor encerre 2023 em crescimento. <\/p>\n\n\n\n Apesar do crescimento do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico \u00e9 preciso levar em conta o importante papel que o varejo f\u00edsico exerce papel fundamental nas rela\u00e7\u00f5es de consumo. Estimativas do mercado apontam que o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico representa menos de 10% do faturamento do varejo. <\/p>\n\n\n\n Por outro lado, a tend\u00eancia \u00e9 de que a fronteira entre o com\u00e9rcio f\u00edsico e digital fique cada vez mais t\u00eanue, considerando as mudan\u00e7as de h\u00e1bitos dos consumidores ao longo dos \u00faltimos anos. As empresas v\u00eam proporcionando experi\u00eancias de consumo cada vez mais personalizadas, contemplando a implementa\u00e7\u00e3o de novas tecnologias. <\/p>\n\n\n\n Os mais variados tipos de produtos s\u00e3o comercializados nas plataformas digitais, como eletroeletr\u00f4nicos, eletrodom\u00e9sticos, alimentos, medicamentos, entre outros. No cen\u00e1rio p\u00f3s-pandemia, a integra\u00e7\u00e3o de canais de vendas f\u00edsicos e digitais se faz cada vez mais necess\u00e1ria para a competitividade e a sobreviv\u00eancia dos neg\u00f3cios. Por outro lado, \u00e9 preciso que o empres\u00e1rio esteja por dentro dos desafios e das oportunidades para o varejo de agora em diante. Confira a seguir. <\/p>\n\n\n\n Adapta\u00e7\u00e3o \u00e0s mudan\u00e7as do mercado: necessidade incontest\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\n A pandemia de covid-19 intensificou a necessidade de as empresas abra\u00e7arem plataformas online<\/a>, como marketplaces e redes sociais, para atender \u00e0 crescente demanda por conveni\u00eancia. A manuten\u00e7\u00e3o de equipes em home office ou no modelo h\u00edbrido de trabalho e a prefer\u00eancia por compras online tornaram essenciais os investimentos em plataformas digitais, permitindo a entrega r\u00e1pida e a cria\u00e7\u00e3o de experi\u00eancias de compra cada vez mais fluidas. Muitos consumidores preferem comprar pelo site e retirar na loja f\u00edsica, outros compram diretamente no estabelecimento, entre outras possibilidades. Conveni\u00eancia e comodidade ditam as regras de consumo. O e-commerce permite que as empresas alcancem consumidores em escala global, ampliando significativamente o potencial do mercado. <\/p>\n\n\n\n O poder da criatividade e da inova\u00e7\u00e3o digital<\/strong><\/p>\n\n\n\n Estar no ambiente digital n\u00e3o requer investimentos massivos. Empreendedores de pequeno porte podem (e devem) se destacar nas redes sociais e no WhatsApp, utilizando a criatividade para atrair consumidores. Por outro lado, a presen\u00e7a virtual n\u00e3o substitui a f\u00edsica; ambas se complementam, oferecendo aos consumidores uma experi\u00eancia de compra integrada e, assim, consolidando-se como uma tend\u00eancia duradoura.<\/p>\n\n\n\n Desafios log\u00edsticos e inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas<\/strong><\/p>\n\n\n\n O sucesso do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico trouxe consigo desafios log\u00edsticos, especialmente em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 entrega eficiente, ou seja, cada vez mais r\u00e1pida<\/a>. Empresas investem em solu\u00e7\u00f5es como drones e rob\u00f3tica, al\u00e9m de parcerias com operadores log\u00edsticos, para superar esse desafio. A diversifica\u00e7\u00e3o de canais de entrega \u00e9 crucial para atender \u00e0s expectativas dos consumidores, que, a depender das pr\u00f3prias necessidades, preferem pagar um pouco mais para receber o quanto antes a mercadoria. Por outro lado, o gerenciamento de custos relacionados a frete e devolu\u00e7\u00f5es pode ser complexo, afetando a lucratividade do neg\u00f3cio. \u00c9 importante que o empreendedor fa\u00e7a um planejamento dos custos de entrega e da log\u00edstica reversa para n\u00e3o comprometer a sua competitividade no mercado.<\/p>\n\n\n\n Seguran\u00e7a cibern\u00e9tica e prote\u00e7\u00e3o da privacidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n Com o aumento das transa\u00e7\u00f5es online, a seguran\u00e7a cibern\u00e9tica e a prote\u00e7\u00e3o de dados do cliente se tornaram prioridades<\/a>. Empresas implementam medidas rigorosas para manter a confian\u00e7a do consumidor, evitando vazamentos de dados que possam comprometer a reputa\u00e7\u00e3o e resultar em san\u00e7\u00f5es pela Autoridade Nacional de Prote\u00e7\u00e3o de Dados (ANPD). Disseminar a cultura da seguran\u00e7a de dados atrav\u00e9s de treinamentos dos colaboradores da empresa e investimentos em tecnologias s\u00e3o fundamentais para evitar maiores preju\u00edzos com o vazamento de dados e outros crimes virtuais. <\/p>\n\n\n\n Intelig\u00eancia Artificial e personaliza\u00e7\u00e3o no e-commerce<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Intelig\u00eancia Artificial (IA), a an\u00e1lise de dados e a personaliza\u00e7\u00e3o desempenham pap\u00e9is fundamentais nas empresas, que utilizam essas tecnologias para oferecer recomenda\u00e7\u00f5es personalizadas, aprimorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio e otimizar opera\u00e7\u00f5es<\/a>. O uso estrat\u00e9gico dessas ferramentas se tornou essencial para manter a competitividade. <\/p>\n\n\n\n Com a IA, o consumidor pode dispor de um atendimento 24 horas por dia durante os sete dias da semana, melhorando a experi\u00eancia de compra, ou de um r\u00e1pido servi\u00e7o de p\u00f3s-vendas. A empresa que vende nos canais f\u00edsico e online pode ter uma melhor otimiza\u00e7\u00e3o do estoque, inclusive evitando que o cliente compre algum produto na plataforma digital que j\u00e1 n\u00e3o esteja mais dispon\u00edvel no estoque, porque foi vendido na loja f\u00edsica. Outro ponto importante a ser considerado \u00e9 que a IA \u00e9 capaz de mapear as prefer\u00eancias do p\u00fablico, tornando as experi\u00eancias cada vez mais personalizadas.<\/p>\n\n\n\n Competi\u00e7\u00e3o acentuada e estrat\u00e9gias diferenciadas<\/strong><\/p>\n\n\n\n O crescimento do com\u00e9rcio eletr\u00f4nico intensificou a concorr\u00eancia. Estrat\u00e9gias de marketing, experi\u00eancia do usu\u00e1rio e servi\u00e7os p\u00f3s-venda<\/a> se tornaram diferenciais essenciais. Benef\u00edcios como o cashback e cart\u00f5es fidelidade contribuem para gerar recorr\u00eancia de compra, enquanto profissionais de vendas e p\u00f3s-vendas s\u00e3o importantes para atender \u00e0s demandas dos clientes.<\/p>\n\n\n\n IA e desafios \u00e9ticos e regulat\u00f3rios<\/strong><\/p>\n\n\n\n A IA \u00e9 central na competitividade, acelerando processos. No entanto, o seu uso levanta preocupa\u00e7\u00f5es \u00e9ticas e regulat\u00f3rias, como concentra\u00e7\u00e3o de poder, vieses discriminat\u00f3rios e impacto ao mercado de trabalho<\/a>. A Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP) defende uma abordagem flex\u00edvel, adapt\u00e1vel \u00e0s r\u00e1pidas mudan\u00e7as, garantindo prote\u00e7\u00e3o de direitos sem sufocar a inova\u00e7\u00e3o. A Entidade entende que eventuais problemas decorrentes do uso da IA, se surgirem, poder\u00e3o ser resolvidos caso a caso, em fun\u00e7\u00e3o das leis j\u00e1 existentes, como o C\u00f3digo Civil, o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei Geral de Prote\u00e7\u00e3o de Dados (LGPD), al\u00e9m da pr\u00f3pria Constitui\u00e7\u00e3o Federal.<\/p>\n\n\n\n O caminho para uma regulamenta\u00e7\u00e3o adequada<\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 um contexto desafiador que se tem daqui para a frente. Refletir se, quando e em que n\u00edvel regular a IA \u00e9 fundamental, buscando a prote\u00e7\u00e3o de direitos, mas sem impedir ou burocratizar ainda mais a inova\u00e7\u00e3o no Brasil. A pressa no tema \u00e9 sin\u00f4nimo de risco de obsolesc\u00eancia regulat\u00f3ria. Enquanto o debate global sobre a regulamenta\u00e7\u00e3o da ferramenta continua, \u00e9 crucial que o Brasil evite a pressa, buscando um equil\u00edbrio entre a prote\u00e7\u00e3o de direitos e a promo\u00e7\u00e3o da inova\u00e7\u00e3o. A FecomercioSP est\u00e1 atuando no Senado a fim de propor uma abordagem principiol\u00f3gica e menos prescritiva do Marco Civil da Internet (2014)<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Investimento na qualifica\u00e7\u00e3o da m\u00e3o de obra e desenvolvimento sustent\u00e1vel<\/strong><\/p>\n\n\n\nVEJA TAMB\u00c9M<\/h2>\n\n\n\n
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