{"id":56896,"date":"2023-11-06T14:12:18","date_gmt":"2023-11-06T17:12:18","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=56896"},"modified":"2023-11-06T14:12:21","modified_gmt":"2023-11-06T17:12:21","slug":"demanda-por-onibus-eletricos-estimula-o-setor-automotivo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/demanda-por-onibus-eletricos-estimula-o-setor-automotivo\/","title":{"rendered":"Demanda por \u00f4nibus el\u00e9tricos estimula o setor automotivo"},"content":{"rendered":"\n

Por Cleide Silva<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Prefeitura de S\u00e3o Paulo quer colocar em opera\u00e7\u00e3o 2,6 mil \u00f4nibus el\u00e9tricos, de uma frota de 11,9 mil ve\u00edculos, at\u00e9 o fim do ano que vem. O projeto j\u00e1 movimenta empresas do setor automotivo, que anunciaram contrata\u00e7\u00f5es e investimentos para aumentar a capacidade produtiva. A chinesa BYD, por exemplo, vai ampliar a f\u00e1brica em Campinas, mas outras companhias, como Mercedes-Benz, Scania, Caio e Eletra, tamb\u00e9m projetam mudan\u00e7as para atender \u00e0 demanda. Os novos \u00f4nibus n\u00e3o emitem CO2, mas podem custar at\u00e9 R$ 3 milh\u00f5es, o triplo dos convencionais, movidos a diesel. Os ve\u00edculos inicialmente previstos para S\u00e3o Paulo devem reduzir em 275,6 mil toneladas o volume de di\u00f3xido de carbono despejado no ar por ano. Outras cidades, como Salvador, Curitiba e S\u00e3o Jos\u00e9 dos Campos, tamb\u00e9m est\u00e3o iniciando projetos de descarboniza\u00e7\u00e3o de suas frotas.<\/p>\n\n\n\n

O projeto da Prefeitura de S\u00e3o Paulo de ter 2,6 mil \u00f4nibus el\u00e9tricos em circula\u00e7\u00e3o na cidade at\u00e9 o fim de 2024 movimenta empresas do segmento para abocanhar parte do projeto. Algumas est\u00e3o ampliando a capacidade produtiva, anunciaram contrata\u00e7\u00f5es e investimentos para produ\u00e7\u00e3o local.<\/p>\n\n\n\n

Os novos \u00f4nibus n\u00e3o emitem CO2 e substituir\u00e3o 20% da frota a diesel que fazem o transporte p\u00fablico hoje, mas custam o triplo. Outras cidades do Pa\u00eds tamb\u00e9m est\u00e3o testando ve\u00edculos el\u00e9tricos para modernizar suas frotas.<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o Paulo j\u00e1 recebeu 50 \u00f4nibus el\u00e9tricos em setembro, fruto de parcerias entre Eletra, respons\u00e1vel pelos sistemas el\u00e9tricos de tra\u00e7\u00e3o e integra\u00e7\u00e3o, Mercedes-Benz e Scania (chassis) e Caio (carrocerias). A previs\u00e3o inicial era de 1 mil unidades neste ano, mas a maior parte deve ficar para 2024. Um dos motivos pode ser a falta de componentes enfrentada, por exemplo, pela Caio.<\/p>\n\n\n\n

A f\u00e1brica da BYD, em Campinas (SP), fornecer\u00e1 400 chassis de el\u00e9tricos para a capital paulista e est\u00e1 em obras para elevar a capacidade produtiva, principalmente com a aquisi\u00e7\u00e3o de equipamentos e novo layout do pr\u00e9dio. Nos \u00faltimos tr\u00eas anos a montadora j\u00e1 forneceu 19 \u00f4nibus a bateria para operadores do transporte p\u00fablico em S\u00e3o Paulo, feitos com carrocerias da Marcopolo.<\/p>\n\n\n\n

Para dar conta da nova demanda, que deve crescer no pr\u00f3ximo ano, o n\u00famero de funcion\u00e1rios na empresa passar\u00e1 de 60 para 150 at\u00e9 dezembro. \u201c\u00c9 uma quebra de paradigma trocar \u00f4nibus a diesel por el\u00e9trico\u201d, diz Marcello Schneider, diretor institucional da BYD. Segundo ele, inicialmente havia \u201cfor\u00e7as contr\u00e1rias do mercado tradicional que queriam postergar o processo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O grupo chin\u00eas iniciou opera\u00e7\u00f5es no Pa\u00eds em 2016 e hoje h\u00e1 100 \u00f4nibus el\u00e9tricos com seus chassis rodando em Estados como S\u00e3o Paulo, Fortaleza, Par\u00e1, Paran\u00e1 e Distrito Federal. Em 2024, a BYD tamb\u00e9m vai come\u00e7ar a produzir autom\u00f3veis el\u00e9tricos na Bahia.<\/p>\n\n\n\n

As c\u00e9lulas das baterias para os \u00f4nibus v\u00eam da matriz da BYD na China para a filial de Manaus (AM), onde s\u00e3o montados os m\u00f3dulos, e depois seguem para Campinas, onde \u00e9 feita a confec\u00e7\u00e3o dos packs \u2013 pacotes que agregam v\u00e1rios m\u00f3dulos em \u201ccaixas\u201d que equipar\u00e3o os ve\u00edculos. A inten\u00e7\u00e3o do grupo \u00e9 nacionalizar componentes no futuro.<\/p>\n\n\n\n

Benef\u00edcio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Novos \u00f4nibus n\u00e3o emitem di\u00f3xido de carbono, mas custam o triplo da frota movida a diesel.<\/p>\n\n\n\n

Vantagem<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A frota de S\u00e3o Paulo tem 11,9 mil \u00f4nibus, sendo 69 movidos a bateria interna e 201 tr\u00f3lebus (movidos a eletricidade por meio de cabos conectados a uma rede a\u00e9rea). Cada \u00f4nibus a diesel emite cerca de 106 toneladas de CO2 por ano. Os 2,6 mil \u00f4nibus el\u00e9tricos reduzir\u00e3o em 275,6 mil toneladas de CO2 por ano. A capital paulista emite cerca de 11,6 milh\u00f5es de toneladas de poluentes por ano.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: O Estado de S. Paulo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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