{"id":56191,"date":"2023-10-18T15:20:00","date_gmt":"2023-10-18T18:20:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=56191"},"modified":"2023-10-18T19:29:52","modified_gmt":"2023-10-18T22:29:52","slug":"brasileiros-mantem-preferencia-por-carros-para-se-locomover-nas-cidades","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/brasileiros-mantem-preferencia-por-carros-para-se-locomover-nas-cidades\/","title":{"rendered":"Brasileiros mant\u00eam prefer\u00eancia por carros para se locomover nas cidades"},"content":{"rendered":"\n

Em um cen\u00e1rio de cont\u00ednuas melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente nas grandes \u00e1reas urbanas, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de transporte p\u00fablico e promover o uso de bicicletas, a pesquisa “Tend\u00eancias do Consumidor \u2013 Mobilidade Urbana”, promovida pelo Data OLX Autos, bra\u00e7o de intelig\u00eancia da OLX, revela que o autom\u00f3vel ainda \u00e9 essencial para os deslocamentos di\u00e1rios. Os resultados da pesquisa foram oficialmente divulgados durante a edi\u00e7\u00e3o 2023 do Conecta Autos, o principal evento de inova\u00e7\u00e3o do setor automotivo promovido pelo Grupo OLX.<\/p>\n\n\n\n

O estudo tem como objetivo analisar o comportamento das pessoas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mobilidade e seus h\u00e1bitos de locomo\u00e7\u00e3o. “Estamos orgulhosos de fornecer informa\u00e7\u00f5es que ajudar\u00e3o a moldar o futuro da mobilidade no Brasil, com base nas prefer\u00eancias e tend\u00eancias que identificamos. O Grupo OLX est\u00e1 comprometido em antecipar as necessidades de nossos clientes e oferecer solu\u00e7\u00f5es que acompanhem a evolu\u00e7\u00e3o do cen\u00e1rio de mobilidade urbana\u201d, afirma o vice-presidente de Autos e Comercial do Grupo OLX, Fl\u00e1vio Passos.<\/p>\n\n\n\n

Carro ainda na dianteira como meio de transporte preferido<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pesquisa, promovida pelo Data OLX Autos, destaca que o carro \u00e9 o meio de transporte mais utilizado, enquanto aplicativos de mobilidade s\u00e3o usados de forma ocasional. Outras op\u00e7\u00f5es, como t\u00e1xi, trem, metr\u00f4, \u00f4nibus e bicicleta, s\u00e3o menos utilizados pelos entrevistados.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a pesquisa, 43% dos entrevistados t\u00eam planos de adquirir um carro nos pr\u00f3ximos 6 meses. A gera\u00e7\u00e3o Z, a mais jovem, \u00e9 a mais indecisa, com cerca de um ter\u00e7o ainda n\u00e3o tendo decidido sobre o tipo de ve\u00edculo a ser comprado. Carros usados est\u00e3o em alta, especialmente entre a classe C (44%), enquanto carros novos atraem mais mulheres (17%) e a gera\u00e7\u00e3o BB (18%).<\/p>\n\n\n\n

As condi\u00e7\u00f5es financeiras desempenham um papel crucial nas decis\u00f5es de compra, especialmente para a gera\u00e7\u00e3o Z e Y, que citam quest\u00f5es financeiras como o principal motivo para adiar a compra de um carro nos pr\u00f3ximos 6 meses (30%). Entre os participantes que n\u00e3o pretendem adquirir um autom\u00f3vel nos pr\u00f3ximos 12 meses, cerca de 4 em cada 10 sinalizaram que o principal motivo \u00e9 o fato de j\u00e1 ter um ve\u00edculo. Entre eles, destaca-se a classe A, com 65% de men\u00e7\u00f5es neste aspecto. Al\u00e9m disso, 96% dos interessados em comprar um carro planejam us\u00e1-lo para fins pessoais, principalmente para transportar 1 ou 2 pessoas.<\/p>\n\n\n\n

Prefer\u00eancias tecnol\u00f3gicas e seguran\u00e7a<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pesquisa destaca que caracter\u00edsticas tecnol\u00f3gicas, como visibilidade noturna e assistente de estacionamento, s\u00e3o mais valorizadas do que o design inovador na escolha de um ve\u00edculo. Al\u00e9m disso, cerca de 6 em cada 10 entrevistados consideram importante o n\u00edvel de emiss\u00e3o de CO\u00b2 pelos ve\u00edculos.<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa tamb\u00e9m revela que cerca de 4 em cada 10 entrevistados consideram comprar um carro h\u00edbrido ou el\u00e9trico. Entre eles, a classe A se destaca, com 58% considerando ve\u00edculos deste tipo.<\/p>\n\n\n\n

Quanto aos ve\u00edculos aut\u00f4nomos, a pesquisa aponta opini\u00f5es divergentes. Por um lado, h\u00e1 uma parcela expressiva que indica que o Brasil ainda n\u00e3o est\u00e1 preparado para esse tipo de tecnologia, onde 2 em cada 10 entrevistados sinalizam desconfian\u00e7a e a necessidade de mais testes. Na outra ponta, cerca de 3 em cada dez gostam da tecnologia e acreditam que ela representa o futuro da mobilidade.<\/p>\n\n\n\n

Preocupa\u00e7\u00f5es e percep\u00e7\u00f5es sobre seguro de carro<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A maioria dos entrevistados que possui autom\u00f3vel, declara ter algum tipo de seguro de carro. Cerca de 4 em cada 5 entrevistados acreditam que o valor do seguro de carro aumentou no \u00faltimo ano, e 3 em cada 4 esperam algum tipo de aumento no futuro.<\/p>\n\n\n\n

Popularidade da bicicleta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Dentre os respondentes, 43% indicou utilizar bicicleta na rotina. Este grupo \u00e9 formado por 14% mulheres e 85% homens; 7% da classe A, 38% da classe B, 36% da classe C e 12% classe D\/E.<\/p>\n\n\n\n

Entre quem indicou utilizar bicicleta, 9 em cada 10 as utiliza para todo o percurso at\u00e9 o destino pretendido. Do p\u00fablico que usa somente bicicleta alugada, destaca-se principalmente a gera\u00e7\u00e3o Z (13%) e o p\u00fablico feminino (8%).<\/p>\n\n\n\n

Intelig\u00eancia de mercado<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A pesquisa “Tend\u00eancias do Consumidor \u2013 Mobilidade Urbana 2023” do Data OLX Autos oferece uma vis\u00e3o abrangente das mudan\u00e7as nas prefer\u00eancias e percep\u00e7\u00f5es dos brasileiros em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 mobilidade urbana. A pesquisa entrevistou 5.529 pessoas de 27 Estados do Brasil entre 7 e 19 de setembro de 2023, com um n\u00edvel de confian\u00e7a de 95% e uma margem de erro de 1,3 ponto percentual.<\/p>\n\n\n\n

Sobre o Grupo OLX<\/strong><\/p>\n\n\n\n

No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como miss\u00e3o capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Com a aquisi\u00e7\u00e3o do Grupo ZAP, conclu\u00edda em outubro de 2020, a companhia opera a OLX, plataforma horizontal com posi\u00e7\u00e3o de lideran\u00e7a nas categorias de autom\u00f3veis, bens de consumo usados e im\u00f3veis; e duas plataformas l\u00edderes do mercado imobili\u00e1rio, ZAP e Viva Real.<\/p>\n\n\n\n

Os acionistas do Grupo OLX s\u00e3o os principais conglomerados globais de investimento em m\u00eddia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterd\u00e3, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es para a imprensa<\/strong>
imprensa@olxbr.com<\/a><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em um cen\u00e1rio de cont\u00ednuas melhorias na infraestrutura de transporte, especialmente nas grandes \u00e1reas urbanas,<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":56192,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[28,42],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/56191"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=56191"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/56191\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":56193,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/56191\/revisions\/56193"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/56192"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=56191"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=56191"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=56191"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}