{"id":44249,"date":"2022-12-12T15:11:45","date_gmt":"2022-12-12T18:11:45","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=44249"},"modified":"2022-12-12T15:30:23","modified_gmt":"2022-12-12T18:30:23","slug":"voce-sabe-quando-e-porque-calibrar-os-pneus-do-seu-carro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/voce-sabe-quando-e-porque-calibrar-os-pneus-do-seu-carro\/","title":{"rendered":"Voc\u00ea sabe quando e porque calibrar os pneus do seu carro?"},"content":{"rendered":"\n

A press\u00e3o ideal \u00e9 fundamental para o bom desempenho dos pneus e consequentemente dos ve\u00edculos. O uso da press\u00e3o adequada para cada ve\u00edculo e situa\u00e7\u00e3o em que os pneus ser\u00e3o usados \u00e9 fundamental para aumentar a seguran\u00e7a, economizar combust\u00edvel e a durabilidade dos pneus e componentes de suspens\u00e3o. Lembre-se que quando um autom\u00f3vel carrega apenas o condutor e est\u00e1 sem carga, a press\u00e3o indicada no manual do ve\u00edculo \u00e9 diferente de situa\u00e7\u00f5es como uma viagem com a fam\u00edlia, em que o ve\u00edculo precisa levar quatro passageiros e bagagem, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

O ideal \u00e9 que os pneus sejam calibrados semanalmente, n\u00e3o ultrapassando o intervalo de 10 dias, pois a perda de press\u00e3o pode ser de at\u00e9 um PSI (Pound-force per Square Inch) ou em portugu\u00eas libra-for\u00e7a por polegada quadrada, que \u00e9 a nomenclatura usada no Brasil para medir a press\u00e3o dos pneus. No entanto, esta perda de press\u00e3o pode ser maior se o ve\u00edculo for usado todos os dias e carregado ou em estradas e ruas com condi\u00e7\u00f5es ruins.<\/p>\n\n\n\n

Os pneus devem ser calibrados quando est\u00e3o frios, pois ap\u00f3s rodarem por alguns quil\u00f4metros a temperatura aumenta e isso faz com que a press\u00e3o deles aumente. Se forem calibrados com a press\u00e3o correta nesta situa\u00e7\u00e3o, podem ficar abaixo do recomendado quando o pneu esfria.<\/p>\n\n\n\n

Recomenda-se fazer o ajuste de press\u00e3o com intervalo de 7 a 10 dias, momento em que as condi\u00e7\u00f5es gerais de banda de rodagem e laterais dever\u00e3o ser checadas. Se notar alguma anormalidade, deve-se procurar assist\u00eancia assim que poss\u00edvel, para reparos ou substitui\u00e7\u00e3o do produto.<\/p>\n\n\n\n

Benef\u00edcios da calibragem correta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

De forma simples deve-se imaginar tr\u00eas cen\u00e1rios distintos: pneu com pouca press\u00e3o, pneu com press\u00e3o em excesso e pneu com press\u00e3o ideal.<\/p>\n\n\n\n

A baixa press\u00e3o compromete a seguran\u00e7a, que \u00e9 acentuada nesta \u00e9poca do ano quando ocorre um aumento na temperatura ambiente e no volume de chuvas. Os pneus com baixa press\u00e3o criam uma \u00e1rea de contato com o solo maior e t\u00eam mais riscos de aquaplanagem, situa\u00e7\u00e3o que acontece quando o ve\u00edculo trafega em pisos molhados e uma camada de \u00e1gua acumula entre o pneu e a superf\u00edcie, gerando a perda de contato com o solo, de controle do ve\u00edculo e poss\u00edveis riscos de derrapagem.<\/p>\n\n\n\n

A maior \u00e1rea de contato do pneu com o solo tamb\u00e9m gera aumento no consumo de combust\u00edvel, deixa a dire\u00e7\u00e3o mais pesada e como consequ\u00eancia o carro n\u00e3o responde aos comandos como deveria. A baixa press\u00e3o ainda compromete a estrutura lateral dos pneus, tornando-os mais sens\u00edveis a danos nas laterais e ao surgimento de bolhas.<\/p>\n\n\n\n

Em situa\u00e7\u00f5es mais extremas o aumento da \u00e1rea de contato do pneu pode gerar um aquecimento anormal e at\u00e9 gerar a falha, levando a perda de controle do ve\u00edculo. Um pneu excessivamente murcho pode at\u00e9 sair da roda durante uma curva.<\/p>\n\n\n\n

Ademais, o uso dos pneus com press\u00e3o abaixo da recomendada gera desgaste irregular das extremidades da banda, ou seja, dos ombros dos pneus.<\/p>\n\n\n\n

A press\u00e3o em excesso tamb\u00e9m \u00e9 prejudicial. Por estar com muita press\u00e3o, o pneu fica com uma \u00e1rea de contato menor com o solo, por consequ\u00eancia quando o motorista precisar fazer uma freada de emerg\u00eancia o carro pode n\u00e3o obedecer ao comando corretamente, causando acidentes.<\/p>\n\n\n\n

O conforto para dirigir tamb\u00e9m \u00e9 impactado. O motorista pode sentir que o carro est\u00e1 diferente, mais \u201cduro\u201d para realizar os movimentos. A alta calibragem tamb\u00e9m diminui a durabilidade do pneu, deixando-o mais suscet\u00edvel quando cai em buracos ou \u00e9 perfurado por alguma coisa nas ruas, al\u00e9m de aumentar o desgaste na parte central da banda de rodagem.<\/p>\n\n\n\n

A calibragem correta dos pneus promove mais seguran\u00e7a em situa\u00e7\u00f5es de chuva, freadas bruscas e curvas. Al\u00e9m de propiciar maior durabilidade, mais conforto na hora de dirigir, menor consumo de combust\u00edvel, ou seja, o motorista economiza ao manter a calibragem em dia.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA Dunlop trabalha para garantir os melhores produtos para o p\u00fablico brasileiro e por isso sempre buscamos trazer dicas que ajudem nossos clientes. Prestar aten\u00e7\u00e3o na calibragem dos pneus \u00e9 fundamental para manter a seguran\u00e7a e garantir o m\u00e1ximo de desempenho\u201d, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.<\/p>\n\n\n\n

Outro ponto de aten\u00e7\u00e3o \u00e9 lembrar de calibrar o estepe, ou verificar as condi\u00e7\u00f5es do kit de reparo emergencial ou outra solu\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica para sair da situa\u00e7\u00e3o de furo ou dano dos pneus, oferecida especificamente para cada modelo de ve\u00edculo por seus respectivos fabricantes. Para saber a calibragem ideal para seu ve\u00edculo em qualquer condi\u00e7\u00e3o, consulte o manual do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a Dunlop<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Dunlop, que \u00e9 uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente est\u00e1 entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking \u201cLeading tyre manufacturers\u201d de 2020, tem sede mundial no Jap\u00e3o, onde possui um moderno centro de P&D e tr\u00eas campos de prova. Os pneus Dunlop s\u00e3o produzidos em doze f\u00e1bricas e est\u00e3o presentes em mais de 100 pa\u00edses, incluindo Estados Unidos, Jap\u00e3o, Indon\u00e9sia, Tail\u00e2ndia, China, Turquia e Europa. A f\u00e1brica da Dunlop no Brasil, que tamb\u00e9m produz os pneus Falken e Sumitomo, \u00e9 a mais moderna unidade fabril de pneus do Pa\u00eds, sendo a \u00fanica a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabrica\u00e7\u00e3o de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precis\u00e3o e seguran\u00e7a. Localizada em Fazenda Rio Grande, regi\u00e3o metropolitana de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilh\u00e3o em investimentos desde sua inaugura\u00e7\u00e3o em outubro de 2013 e suas expans\u00f5es, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilh\u00e3o em 2021. A empresa comercializa pneum\u00e1ticos para ve\u00edculos de passeio, vans, SUVs e caminh\u00f5es. Visite e acompanhe nas redes sociais:<\/p>\n\n\n\n

Dunlop Brasil: <\/strong>www.dunloppneus.com.br<\/a>, facebook.com\/dunlopbrasil<\/a>, instagram.com\/dunloppneusbrasil\/<\/a><\/p>\n\n\n\n

Falken Brasil:<\/strong> www.falkenpneus.com\/<\/a>, instagram.com\/falkenbrasil\/<\/a><\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es \u00e0 imprensa<\/strong>
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