{"id":44226,"date":"2022-12-12T14:31:42","date_gmt":"2022-12-12T17:31:42","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=44226"},"modified":"2022-12-12T14:31:44","modified_gmt":"2022-12-12T17:31:44","slug":"descubra-agora-o-que-e-fato-ou-fake-sobre-lubrificantes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/descubra-agora-o-que-e-fato-ou-fake-sobre-lubrificantes\/","title":{"rendered":"Descubra agora o que \u00e9 fato ou fake sobre lubrificantes"},"content":{"rendered":"\n

A troca do lubrificante deve ser feita regularmente, conforme a indica\u00e7\u00e3o do manual do propriet\u00e1rio do ve\u00edculo. Isso porque eles permitem aumentar a vida \u00fatil dos componentes lubrificados, por meio da redu\u00e7\u00e3o do desgaste natural que ocorre pelo atrito provocado pelo movimento mec\u00e2nico. Al\u00e9m disso, dependendo da sua aplica\u00e7\u00e3o e do seu tipo, \u00e9 poss\u00edvel reduzir o ru\u00eddo gerado pelo atrito, melhorar a veda\u00e7\u00e3o entre an\u00e9is, pist\u00e3o e cilindro de um motor \u00e0 combust\u00e3o, permitindo o controle da temperatura do componente lubrificado.<\/p>\n\n\n\n

Neste sentido, \u00e9 importante saber o que \u00e9 fato ou fake em rela\u00e7\u00e3o aos lubrificantes dispon\u00edveis no mercado, seja para evitar imprevistos de \u00faltima hora com manuten\u00e7\u00e3o ou evitar desperd\u00edcios que podem levar a uma significativa economia. De acordo com a ANP (Ag\u00eancia Nacional do Petr\u00f3leo, G\u00e1s Natural e Biocombust\u00edveis), h\u00e1 produtos que circulam no mercado sem nenhum tipo de registro, podendo ocasionar s\u00e9rios danos aos ve\u00edculos. Para decifrar um pouco mais desse mundo bastante espec\u00edfico do universo automotivo, Sandro Cattozzi, consultor t\u00e9cnico de lubrificantes da Ra\u00edzen, tira as principais d\u00favidas em rela\u00e7\u00e3o a esses produtos.<\/p>\n\n\n\n

Todos os \u00f3leos lubrificantes s\u00e3o iguais e podem ser utilizados em qualquer tipo de motor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fake<\/strong>\u00a0— Para cada tipo de aplica\u00e7\u00e3o, haver\u00e1 um lubrificante recomendado e que trar\u00e1 mais benef\u00edcios. A composi\u00e7\u00e3o, pacote de aditivos, diferen\u00e7as de viscosidade e impacto na performance tamb\u00e9m variam conforme o produto. Al\u00e9m disso, cada tipo de ve\u00edculo tem uma especifica\u00e7\u00e3o de qual melhor lubrificante a ser utilizado, com recomenda\u00e7\u00f5es da montadora no manual do propriet\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

Aditivos em lubrificantes melhoram o desempenho do motor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fato<\/strong> — \u00d3leos minerais comuns permite que impurezas se aglomerem e formem uma camada de borra na superf\u00edcie do motor. Isso pode impedir uma lubrifica\u00e7\u00e3o adequada e levar \u00e0 falha prematura do motor. Segundo Cattozzi, \u201cum pacote de aditivos adequado possui agentes de limpeza ativa como aqueles presentes na linha Shell Helix, que foram desenvolvidos para impedir o ac\u00famulo de part\u00edculas de sujeira e a consequente forma\u00e7\u00e3o de borra. Para se ter uma ideia, o Shell Helix Ultra remove at\u00e9 cinco vezes mais de borra, se comparado a um \u00f3leo mineral normal\u201d. Todos os aditivos necess\u00e1rios ao motor j\u00e1 est\u00e3o presentes em nossa linha Shell Helix, ent\u00e3o o consumidor n\u00e3o precisar\u00e1 adicionar nenhum outro tipo de aditivo encontrado no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Motos n\u00e3o precisam de lubrificantes espec\u00edficos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fake<\/strong> —<\/strong> Lubrificantes para carros e motos s\u00e3o semelhantes e s\u00e3o regulamentados pela mesma norma API, mas n\u00e3o contam com os mesmos aditivos. \u201cIsso acontece porque nas motocicletas 4 tempos o c\u00e2mbio tamb\u00e9m \u00e9 lubrificado pelo \u00f3leo de motor, diferente do que ocorre nos carros. Dessa forma, o uso do \u00f3leo de carros em motos pode provocar problemas na embreagem e c\u00e2mbio\u201d, afirma Cattozzi. Cabe ressaltar ainda que cada tipo de motocicleta requer um produto pr\u00f3prio. O lubrificante Shell Advance, por exemplo, apresenta uma linha completa para diferentes motos e estilos de dire\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00d3leos Lubrificantes permitem a redu\u00e7\u00e3o da temperatura no motor<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fato<\/strong>\u00a0— O \u00f3leo lubrificante permite o controle da temperatura do componente lubrificado seja pela redu\u00e7\u00e3o da fric\u00e7\u00e3o ou pela troca t\u00e9rmica em sistemas de recircula\u00e7\u00e3o de \u00f3leo. Com isso, h\u00e1 uma diminui\u00e7\u00e3o da temperatura gerada pelo movimento e um aumento da efici\u00eancia, j\u00e1 que em uma superf\u00edcie lubrificada, ser\u00e1 necess\u00e1rio aplicar uma menor quantidade de energia para executar um mesmo movimento.<\/p>\n\n\n\n

\u00d3leo e graxa s\u00e3o a mesma coisa<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fake —<\/strong> Apesar de serem lubrificantes, com aditivos que melhoram o desempenho do componente, existem certas diferen\u00e7as entre ambos. O \u00f3leo, que \u00e9 o tipo mais utilizado, tem capacidade de auxiliar no controle da temperatura e da limpeza das pe\u00e7as lubrificadas, transmitir for\u00e7a e energia em aplica\u00e7\u00f5es hidr\u00e1ulicas, prevenir oxida\u00e7\u00e3o e corros\u00e3o dos componentes, facilidade na troca do lubrificante, entre outras vantagens. As graxas, por outro lado, por serem pastosas, permitem uma melhor caracter\u00edstica de veda\u00e7\u00e3o, principalmente para impedir a entrada de contaminantes, pois se fixam melhor no local de aplica\u00e7\u00e3o e n\u00e3o escorrem e nem vazam como os \u00f3leos, permitindo maiores intervalos de relubrifica\u00e7\u00e3o al\u00e9m de serem mais f\u00e1ceis de aplicar.<\/p>\n\n\n\n

Sint\u00e9ticos possuem maior grau de pureza<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Fato —<\/strong> Produzido por processos mais complexos por meio da modifica\u00e7\u00e3o qu\u00edmica das mol\u00e9culas, os \u00f3leos b\u00e1sicos sint\u00e9ticos possuem alto grau de pureza. Os lubrificantes minerais, obtidos pelo refino do petr\u00f3leo, contam com menor custo de aquisi\u00e7\u00e3o, tendo maior varia\u00e7\u00e3o de suas caracter\u00edsticas durante o uso e requerem menores intervalos de troca, pois suas mol\u00e9culas se oxidam mais rapidamente. Existem ainda os semi-sint\u00e9ticos, com melhores propriedades, contendo componentes minerais e sint\u00e9ticos, e melhor custo-benef\u00edcio do lubrificante final.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a Ra\u00edzen<\/strong>
Com o prop\u00f3sito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portf\u00f3lio de solu\u00e7\u00f5es renov\u00e1veis, a Ra\u00edzen possui um modelo de atua\u00e7\u00e3o \u00fanico e irreplic\u00e1vel, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transi\u00e7\u00e3o energ\u00e9tica do Pa\u00eds. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustent\u00e1vel lucrativo do neg\u00f3cio, orientada por metas fact\u00edveis, s\u00f3lidas e alinhadas ao seu prop\u00f3sito.<\/p>\n\n\n\n

Por meio de tecnologias avan\u00e7adas e propriet\u00e1rias, a Ra\u00edzen tem ampliado seu portf\u00f3lio de renov\u00e1veis, como o etanol de segunda gera\u00e7\u00e3o (E2G), o biog\u00e1s, biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua forma\u00e7\u00e3o, a Ra\u00edzen j\u00e1 evitou 30 milh\u00f5es de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarboniza\u00e7\u00e3o por meio de seus produtos para mais de 10 milh\u00f5es de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarboniza\u00e7\u00e3o, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de neg\u00f3cios e fontes renov\u00e1veis at\u00e9 2030.<\/p>\n\n\n\n

Com um time de mais de 40 mil funcion\u00e1rios, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milh\u00f5es de toneladas de cana com cerca de 1,3 milh\u00e3o de hectares de \u00e1reas agr\u00edcolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 21\u00b422, produziu 3,5 bilh\u00f5es de litros de etanol, 6,2 milh\u00f5es de toneladas de a\u00e7\u00facar e 2,9 TWh de bioenergia produzida a partir da biomassa da cana.<\/p>\n\n\n\n

Por meio de uma rede de mais de 7.900 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milh\u00f5es de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combust\u00edveis da fam\u00edlia Shell V-Power at\u00e9 praticidade e benef\u00edcios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo N\u00f3s (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveni\u00eancia e proximidade com mais de 1.400 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 21\u00b422 comercializou 34 bilh\u00f5es de litros de combust\u00edveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribui\u00e7\u00e3o pelo pa\u00eds, com presen\u00e7a em 19 portos e 70 bases de abastecimento em aeroportos.<\/p>\n\n\n\n

Est\u00e1 entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 21\u201922, a Ra\u00edzen apresentou uma receita l\u00edquida de R\uff04 196 bilh\u00f5es, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de in\u00fameras a\u00e7\u00f5es, com destaque para a Funda\u00e7\u00e3o Ra\u00edzen, institui\u00e7\u00e3o sem fins lucrativos que h\u00e1 20 anos atua na educa\u00e7\u00e3o de crian\u00e7as e jovens em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade social.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es<\/strong>
Ra\u00edzen<\/strong>
Loures Consultoria — Comunica\u00e7\u00e3o e Rela\u00e7\u00f5es Corporativas<\/strong>
+55 11 2391.5005 — ramal 129
\u00c9rick Xavier<\/strong>
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Andr\u00e9a Agune<\/strong>
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