{"id":44223,"date":"2022-12-12T14:22:45","date_gmt":"2022-12-12T17:22:45","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=44223"},"modified":"2022-12-12T14:22:46","modified_gmt":"2022-12-12T17:22:46","slug":"anip-lista-oito-dicas-para-seguranca-dos-pneus-nas-viagens-de-fim-de-ano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/anip-lista-oito-dicas-para-seguranca-dos-pneus-nas-viagens-de-fim-de-ano\/","title":{"rendered":"ANIP lista oito dicas para seguran\u00e7a dos pneus nas viagens de fim de ano"},"content":{"rendered":"\n
A proximidade das viagens de fim do ano traz um alerta aos motoristas que pretendem circulas pelas rodovias brasileiras: cuidar da manuten\u00e7\u00e3o dos principais equipamentos de seguran\u00e7a dos ve\u00edculos, como os pneus. Para ajudar e facilitar essa tarefa, a ANIP (Associa\u00e7\u00e3o Nacional da Ind\u00fastria de Pneum\u00e1ticos) lista oito importantes dicas de como manter os pneus em bom estado de conserva\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
1 — Calibragem dos pneus:\u202f<\/strong>devem ser calibrados semanalmente de acordo com a recomenda\u00e7\u00e3o do manual do ve\u00edculo e as indica\u00e7\u00f5es do fabricante. A baixa press\u00e3o \u00e9 muito perigosa, pois torna a dire\u00e7\u00e3o pesada, aumenta o consumo de combust\u00edvel e o desgaste dos pneus. A calibra\u00e7\u00e3o deve ser realizada com os pneus frios.<\/p>\n\n\n\n 2 — Alinhamento e Balanceamento:<\/strong>\u202findicado o servi\u00e7o a cada 10 mil quil\u00f4metros rodados quando surgirem: vibra\u00e7\u00f5es, na troca ou no conserto do pneu, caso o ve\u00edculo sofra impactos na suspens\u00e3o, quando apresentar desgastes irregulares ou quando o ve\u00edculo estiver inclinando para um lado.<\/p>\n\n\n\n 3 — Rod\u00edzio de pneus:<\/strong>\u202fequilibra a diferen\u00e7a de desgaste dos pneus, al\u00e9m de trazer mais estabilidade e efici\u00eancia. No caso de pneus diagonais de passeio, o rod\u00edzio deve ser feito a cada 5 mil quil\u00f4metros rodados. J\u00e1 para os pneus radiais de passeio, deve ser realizado a cada 8 mil quil\u00f4metros.<\/p>\n\n\n\n 4 — \u201cPneus carecas\u201d ou muito gastos:<\/strong>\u202fo Tread Wear Indicator (TWI) \u00e9 uma sali\u00eancia de borracha com altura de 1,6 mil\u00edmetros que \u00e9 colocada dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que j\u00e1 est\u00e1 no limite de seguran\u00e7a e \u00e9 hora de substitui-lo.<\/p>\n\n\n\n 5 — Estepe:<\/strong> Nunca se sabe quando acontecer\u00e1 um imprevisto com os pneus em uso. Portanto, \u00e9 fundamental que o estepe tamb\u00e9m esteja em perfeitas condi\u00e7\u00f5es quando for necess\u00e1ria a troca.<\/p>\n\n\n\n 6 — Seguran\u00e7a em motocicletas<\/strong>: a reforma de pneus em motocicletas afeta a curvatura e as dimens\u00f5es originais nos componentes externos dos pneus: banda de rodagem, ombros e flancos e \u00e9 proibida no Brasil. As leis que pro\u00edbem o uso e servi\u00e7o de reforma em pneus de motocicletas s\u00e3o: a Resolu\u00e7\u00e3o 158\/2004, do Conselho Nacional do Tr\u00e2nsito (CONTRAN), que pro\u00edbe o uso de pneus reformados e a Portaria 554\/2014, do Inmetro, que pro\u00edbe o servi\u00e7o de reforma de pneus.<\/p>\n\n\n\n 7 — Produtos inimigos do pneu<\/strong>: derivados de petr\u00f3leo atacam a borracha dos pneus. Por isso, n\u00e3o estacione sobre po\u00e7as de \u00f3leo e verifique se os produtos usados nas rodas t\u00eam alguns desses elementos.<\/p>\n\n\n\n 8 — Escolhendo o pneu certo:<\/strong>\u202fquando chega a hora de trocar os pneus, nem sempre \u00e9 f\u00e1cil saber qual \u00e9 o mais adequado. Para isso, \u00e9 importante sempre consultar o manual do ve\u00edculo. L\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel encontrar o tamanho e os limites de carga e velocidade que devem ser respeitados. J\u00e1 na lateral dos pneus est\u00e3o relacionadas as informa\u00e7\u00f5es sobre a carga e press\u00e3o m\u00e1xima, local e data de fabrica\u00e7\u00e3o, limite de velocidade, dimens\u00f5es, tipo de constru\u00e7\u00e3o e modelo.<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabia?<\/strong> <\/p>\n\n\n\n Quando o seu pneu n\u00e3o tem mais condi\u00e7\u00e3o de uso, ou seja, se torna inserv\u00edvel, a Reciclanip, associa\u00e7\u00e3o do setor respons\u00e1vel pela log\u00edstica reversa de pneus, entra em a\u00e7\u00e3o. O pneu inserv\u00edvel \u00e9 enviado para um dos mais de 1.050 pontos de coleta espalhados pelo pa\u00eds e a Reciclanip faz a coleta e destina\u00e7\u00e3o ambientalmente respons\u00e1vel. O pneu, ap\u00f3s destinado, pode ser reutilizado como combust\u00edvel alternativo em fornos de cimenteiras devido ao seu alto poder calor\u00edfico, asfalto borracha, tapetes para autom\u00f3veis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, al\u00e9m de outras utiliza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n