{"id":38689,"date":"2022-08-15T16:13:59","date_gmt":"2022-08-15T19:13:59","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=38689"},"modified":"2022-08-15T16:14:00","modified_gmt":"2022-08-15T19:14:00","slug":"sete-em-cada-10-brasileiros-nao-conhecem-servico-de-carro-por-assinatura","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/sete-em-cada-10-brasileiros-nao-conhecem-servico-de-carro-por-assinatura\/","title":{"rendered":"Sete em cada 10 brasileiros n\u00e3o conhecem servi\u00e7o de carro por assinatura"},"content":{"rendered":"\n

Os servi\u00e7os de carros por assinatura s\u00e3o uma nova modalidade de aluguel de carro, com contratos que podem chegar a 48 meses. \u00c9 um tipo de servi\u00e7o que tem crescido no pa\u00eds, mas ainda desconhecido pela maior parte da popula\u00e7\u00e3o brasileira. Levantamento realizado pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, em parceria com o Sebrae, constatou que 32% conhecem esse sistema de carro por assinatura, ao menos de ouvir falar. A maioria, no entanto, ainda desconhece: 68%.<\/p>\n\n\n\n

Considerando a parcela da popula\u00e7\u00e3o que conhece esse servi\u00e7o, apenas 14% j\u00e1 utilizou ou utiliza esse tipo de servi\u00e7o, ante 86% que, apesar de conhecer, ainda n\u00e3o optou por assinar um carro.<\/p>\n\n\n\n

Entre os usu\u00e1rios do servi\u00e7o de carro por assinatura, a vantagem mais citada foi o pre\u00e7o e o benef\u00edcio financeiro, mencionado por 34%. A segunda vantagem mais citada foi o n\u00e3o pagamento de seguro (31%). Em seguida, apareceram a despreocupa\u00e7\u00e3o com despesas de manuten\u00e7\u00e3o (29%); a percep\u00e7\u00e3o de que \u00e9 mais acess\u00edvel contratar do que comprar (26%). A deprecia\u00e7\u00e3o do carro, isto \u00e9, a perda de valor ao longo do tempo, foi lembrada por 26%, al\u00e9m da despreocupa\u00e7\u00e3o com o pagamento de impostos (17%), da possibilidade de trocar o carro com frequ\u00eancia (14%). Para 14%, essa \u00e9 a melhor forma de ter um carro (14%).<\/p>\n\n\n\n

\u201cA comodidade oferecida por esse servi\u00e7o tem um custo, que pode ser compensado pelo benef\u00edcio de n\u00e3o ter preocupa\u00e7\u00f5es e pode ser vantajoso para quem opta por trocar o carro com frequ\u00eancia, incorrendo v\u00e1rias vezes nos mesmos custos de transa\u00e7\u00e3o\u201d, destaca o presidente da CNDL, Jos\u00e9 C\u00e9sar da Costa.<\/p>\n\n\n\n

Entre os assinantes de carros, nota m\u00e9dia atribu\u00edda ao servi\u00e7o foi de 7,9<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Considerando uma escala de zero a 10, em que zero significa nada satisfeito e 10 significa muito satisfeito, os usu\u00e1rios desse tipo de servi\u00e7o avaliaram de forma satisfat\u00f3ria a assinatura de carros. A nota m\u00e9dia foi de 7,9, sendo que 40% atribu\u00edram uma nota entre 9 e 10, 37% atribu\u00edram uma nota entre 7 e 8, e 23% atribu\u00edram uma nota entre 0 e 6.<\/p>\n\n\n\n

Os contratantes tamb\u00e9m atribu\u00edram uma nota para a chance de recomendarem a assinatura de carro a algum amigo ou parente. Confirmando a satisfa\u00e7\u00e3o com o servi\u00e7o, a nota m\u00e9dia foi de 8,1, sendo que 43% atribu\u00edram nota entre 9 e 10 e 40% atribu\u00edram nota entre 7 e 8.<\/p>\n\n\n\n

Para aqueles que conhecem os carros por assinatura, mas n\u00e3o utilizam esse servi\u00e7o, 47% afirmaram que preferem ter um carro pr\u00f3prio. Para 37%, a op\u00e7\u00e3o de contratar um carro por assinatura n\u00e3o se mostra financeiramente vi\u00e1vel. Al\u00e9m desses, 18% n\u00e3o consideram o servi\u00e7o confi\u00e1vel e 15% acham que h\u00e1 poucas op\u00e7\u00f5es no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Apesar dessas desvantagens, 37% considerariam utilizar um carro por assinatura no futuro, ante 54% que n\u00e3o chegam nem a considerar; 9% afirmaram n\u00e3o saber se utilizariam o servi\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEmbora o servi\u00e7o seja pouco conhecido e usado, a pesquisa mostra que existe um nicho bem satisfeito com o servi\u00e7o. Tamb\u00e9m h\u00e1 disposi\u00e7\u00e3o entre uma parcela dos que n\u00e3o utilizam esse servi\u00e7o para, eventualmente, utilizar\u201d, afirma Costa.<\/p>\n\n\n\n

METODOLOGIA<\/strong><\/p>\n\n\n\n