https:\/\/tts-app.ebc.com.br\/media\/tts\/165679.mp3<\/a><\/audio>\n<\/div><\/figure>\n\n\n\nO \u00edndice do Consumo nos Lares Brasileiros, medido pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Supermercados (Abras), encerrou o primeiro semestre com alta de 2,20%. Na compara\u00e7\u00e3o de junho ante maio, o indicador apresentou alta de 0,10%. Em rela\u00e7\u00e3o a junho de 2021, a alta \u00e9 de 6,03%. Todos os indicadores s\u00e3o deflacionados pelo \u00cdndice Nacional de Pre\u00e7os ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE).<\/p>\n\n\n\n
De acordo com a Abras, no primeiro semestre o consumidor optou por produtos de marca pr\u00f3pria do supermercado, com pre\u00e7o de 20% a 30% mais baixo, trocou embalagens por aquelas que apresentavam maior economia ou melhor valor agregado e encontrou variedade de marcas nas g\u00f4ndolas para compor sua cesta de consumo.<\/p>\n\n\n\n
\u201cA intensifica\u00e7\u00e3o de ofertas nos supermercados e ampla variedades de marcas somadas aos recursos extras injetados na economia e a queda na taxa de desemprego impulsionaram o Consumo nos Lares Brasileiro no primeiro semestre\u201d, avalia a Abras.<\/p>\n\n\n\n
Para enfrentar a alta da infla\u00e7\u00e3o dos alimentos, o consumidor fez compras mais planejadas, trocou marcas e buscou mais promo\u00e7\u00f5es, e o varejo intensificou as negocia\u00e7\u00f5es comerciais com os fornecedores, ampliou o n\u00famero de marcas e fez mais promo\u00e7\u00f5es nas lojas, disse a Abras.<\/p>\n\n\n\n
\u201cCom renda mais restrita, o consumidor n\u00e3o pode errar e, por isso, ele tem mais resist\u00eancia a trocar de marca. Por\u00e9m, o produto de marca pr\u00f3pria tem alta qualidade, pre\u00e7o competitivo e ajuda a compor a cesta de abastecimento\u201d, explica o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.<\/p>\n\n\n\n
Segundo ele, o pagamento do pacote de benef\u00edcios aprovados pelo Congresso Nacional deve aumentar o consumo nos lares nos pr\u00f3ximos meses, com cerca de 50% a 60% dos valores liberados pelo governo sendo destinados \u00e0 cesta de consumo.<\/p>\n\n\n\n
De acordo com os dados da Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo (alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza) sofreu com o impacto da invas\u00e3o da Ucr\u00e2nia, clima adverso e altos custos de produ\u00e7\u00e3o e transporte, e acumulou alta de 10,41%. Com isso, o pre\u00e7o m\u00e9dio da cesta nacional chegou a R$ 773,44 em junho. As altas mais expressivas no semestre foram puxadas por batata (55,81%), cebola (48,13%), leite longa vida (41,77%), feij\u00e3o (40,97%) e queijo mu\u00e7arela (36,10%).<\/p>\n\n\n\n
Previs\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n
Com a melhora no \u00edndice de infla\u00e7\u00e3o, o aumento do emprego formal e dos recursos que come\u00e7aram a ser injetados na economia nesta semana com o pagamento dos aux\u00edlios do pacote de benef\u00edcios aprovados pelo congresso nacional, a Abras revisou as proje\u00e7\u00f5es do Consumo nos Lares Brasileiros.<\/p>\n\n\n\n
\u201cEsse dinheiro vai movimentar o consumo nos lares, ent\u00e3o, o crescimento em ritmo moderado do primeiro semestre deve ficar para tr\u00e1s. Daqui para frente, o consumo tende a ser mais intenso e est\u00e1vel porque cresceu o n\u00famero de fam\u00edlias, aumentou o valor do benef\u00edcio e novos aux\u00edlios foram criados para outras categorias profissionais: caminhoneiros e taxistas\u201d, avalia o vice-presidente da Abras.<\/p>\n\n\n\n
Segundo a entidade, neste ano, o setor supermercadista que, previa crescimento de 2,80% no consumo nos lares, acredita em uma alta entre 3% e 3,30%. \u201cOlhando para frente, o com\u00e9rcio tem ao menos tr\u00eas importantes datas para impulsionar as promo\u00e7\u00f5es e incentivar consumo nos lares: a Black-Friday, a Copa do Mundo e as festas de fim de ano\u201d, disse Milan.<\/p>\n\n\n\n
Fonte: Ag\u00eancia Brasil – Edi\u00e7\u00e3o: Fernando Fraga<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Ou\u00e7a a mat\u00e9ria: O \u00edndice do Consumo nos Lares Brasileiros, medido pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":38561,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,31],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38560"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=38560"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38560\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":38562,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/38560\/revisions\/38562"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/38561"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=38560"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=38560"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=38560"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}