{"id":38489,"date":"2022-08-10T14:40:28","date_gmt":"2022-08-10T17:40:28","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=38489"},"modified":"2022-08-10T15:21:01","modified_gmt":"2022-08-10T18:21:01","slug":"ngk-orienta-sobre-cuidados-com-veiculos-a-diesel-no-inverno","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/ngk-orienta-sobre-cuidados-com-veiculos-a-diesel-no-inverno\/","title":{"rendered":"NGK orienta sobre cuidados com ve\u00edculos a diesel no inverno"},"content":{"rendered":"\n

Com a queda dos term\u00f4metros nos meses de inverno, os ve\u00edculos leves movidos a diesel tendem a apresentar irregularidades na partida \u2013 o segmento avan\u00e7a no mercado com a populariza\u00e7\u00e3o da SUV, que foi citada por 51% dos brasileiros como o modelo de carro preferido para a compra, de acordo com recente pesquisa da Webmotors em parceria com a Anfavea. Com o objetivo de auxiliar o motorista a evitar problemas na dire\u00e7\u00e3o, a NGK, multinacional japonesa especialista em componentes para sistemas de igni\u00e7\u00e3o, orienta sobre os principais cuidados para manuten\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo. <\/p>\n\n\n\n

Segundo Hiromori Mori, consultor de Assist\u00eancia T\u00e9cnica da NGK, os motores a diesel trabalham por compress\u00e3o do ar na c\u00e2mara de combust\u00e3o, o que gera aquecimento do ar a ponto de queimar o combust\u00edvel injetado. No entanto, parte desse calor se perde em componentes frios e o aquecimento n\u00e3o \u00e9 suficiente para realizar a queima do diesel, sobretudo no inverno. \u201cNesse momento, entra em a\u00e7\u00e3o o sistema de partida a frio do ve\u00edculo, composto por velas aquecedoras que fornecem calor adicional para facilitar a partida\u201d, conta.<\/p>\n\n\n\n

Mori explica que o sistema pode funcionar de formas diferentes a depender da tecnologia dispon\u00edvel no ve\u00edculo. Nos motores modernos, que possuem gerenciamento eletr\u00f4nico, um sensor de temperatura \u00e9 respons\u00e1vel por sinalizar para a central eletr\u00f4nica a necessidade de acionamento do sistema, que \u00e9 feito de forma autom\u00e1tica. \u201cJ\u00e1 nos motores mais antigos, uma luz em forma de mola, que indica o acionamento do sistema, aparece no painel de controle. Assim que essa luz \u00e9 apagada, o motorista pode dar a partida\u201d, orienta.<\/p>\n\n\n\n

Examinar o sistema de partida a frio<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para identificar problemas no sistema, os motoristas observar\u00e3o a luz acesa no painel indicando falha em caso de motores mais modernos ou precisar\u00e3o testar os componentes do sistema caso os motores sejam antigos, nos quais o sistema \u00e9 acionado em todas as partidas, o que reduz a sua durabilidade. \u201cUma maneira pr\u00e1tica de verificar a defici\u00eancia do sistema de partida a frio \u00e9 justamente observar a partida do motor. Dificuldade de partida e ocorr\u00eancia de fuma\u00e7a branca podem indicar falha no sistema\u201d, esclarece Mori. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com o consultor de Assist\u00eancia T\u00e9cnica da NGK, a fuma\u00e7a branca \u00e9 resultado do diesel n\u00e3o queimado pelo motor, o que aumenta o consumo de combust\u00edvel e prejudica o meio ambiente. Alguns sistemas tamb\u00e9m disp\u00f5em da fun\u00e7\u00e3o p\u00f3s-aquecimento, que consiste em manter as velas aquecedoras acionadas ap\u00f3s a partida do motor para evitar tanto a forma\u00e7\u00e3o de fuma\u00e7a branca quanto a ocorr\u00eancia de falhas de funcionamento.<\/p>\n\n\n\n

Mori aponta que \u00e9 essencial examinar o sistema de partida a frio uma vez por ano e sempre que houver dificuldade na partida a frio ou fuma\u00e7a branca no escapamento, para assegurar o bom funcionamento do motor a diesel. \u201cEsse sistema \u00e9 composto por velas aquecedoras que fornecem um calor adicional com a finalidade de facilitar a partida. Sempre que for preciso trocar as velas aquecedoras, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 que seja feita a substitui\u00e7\u00e3o do conjunto para evitar falhas recorrentes no sistema\u201d, conclui.<\/p>\n\n\n\n


Sobre a NGK<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fundada em 1936, em Nagoya, no Jap\u00e3o, a NGK \u00e9 a maior fabricante e especialista mundial em velas de igni\u00e7\u00e3o, com forte presen\u00e7a em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua h\u00e1 mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcion\u00e1rios e tem uma f\u00e1brica com 625 mil m2\u00a0em Mogi das Cruzes, SP. A empresa\u00a0\u2013\u00a0detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte)\u00a0\u2013\u00a0disponibiliza em seu site dezenas de op\u00e7\u00f5es de cursos\u00a0online<\/em>\u00a0para mec\u00e2nicos e aplicadores de produtos. Para mais informa\u00e7\u00f5es, acesse:\u00a0http:\/\/www.ngkntk.com.br\/<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es
RPMA Comunica\u00e7\u00e3o
<\/strong>Gabrielle Pepato
55 (11) 5501-4655
rpmacomunicacao.com.br<\/a><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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