https:\/\/tts-app.ebc.com.br\/media\/tts\/152491.mp3<\/a><\/audio>\n<\/div><\/figure>\n\n\n\nO \u00cdndice Nacional de Pre\u00e7os ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a pr\u00e9via da infla\u00e7\u00e3o oficial, ficou em 0,13% em julho. A taxa \u00e9 menor que as de junho deste ano (0,69%) e de julho de 2021 (0,72%).<\/p>\n\n\n\n
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE) informou hoje (26), no Rio de Janeiro, que essa \u00e9 a menor taxa mensal do IPCA-15 desde junho de 2020 (0,02%). O indicador acumula infla\u00e7\u00e3o de 5,79% no ano e de 11,39% em 12 meses.<\/p>\n\n\n\n
O maior impacto da pr\u00e9via da infla\u00e7\u00e3o em julho veio do grupo alimenta\u00e7\u00e3o e bebidas, com alta de pre\u00e7os de 1,16% no per\u00edodo, acima do 0,25% da pr\u00e9via de junho.<\/p>\n\n\n\n
Entre os alimentos que mais colaboraram com a alta de pre\u00e7os est\u00e1 o leite longa vida, que subiu 22,27% no per\u00edodo. Derivados do leite tamb\u00e9m tiveram infla\u00e7\u00e3o: requeij\u00e3o (4,74%), manteiga (4,25%) e queijo (3,22%). Outros produtos com destaque foram as frutas (4,03%), feij\u00e3o-carioca (4,25%) e p\u00e3o franc\u00eas (1,47%).<\/p>\n\n\n\n
Defla\u00e7\u00e3o<\/h2>\n\n\n\n
Os transportes foram os gastos que mais contribu\u00edram para conter a pr\u00e9via da infla\u00e7\u00e3o em julho. Eles registraram defla\u00e7\u00e3o (queda de pre\u00e7os) de 1,08% no per\u00edodo. Na pr\u00e9via de junho, o grupo havia registrado infla\u00e7\u00e3o de 0,84%.<\/p>\n\n\n\n
O resultado em julho foi influenciado pelas quedas de pre\u00e7os dos combust\u00edveis (-4,88%), em especial a gasolina (-5,01%) e o etanol (-8,16%). Ao mesmo tempo, as passagens a\u00e9reas subiram 8,13%.<\/p>\n\n\n\n
Os demais grupos de despesas tiveram as seguintes varia\u00e7\u00f5es de pre\u00e7os: vestu\u00e1rio (1,39%), despesas pessoais (0,79%), sa\u00fade e cuidados pessoais (0,71%), artigos de resid\u00eancia (0,39%), educa\u00e7\u00e3o (0,07%), comunica\u00e7\u00e3o (-0,05%) e habita\u00e7\u00e3o (-0,78%).<\/p>\n\n\n\n
Fonte: Ag\u00eancia Brasil – Edi\u00e7\u00e3o: Kleber Sampaio<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Ou\u00e7a a mat\u00e9ria: O \u00cdndice Nacional de Pre\u00e7os ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), a pr\u00e9via da<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":36697,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,31],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/37652"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=37652"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/37652\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":37653,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/37652\/revisions\/37653"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/36697"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=37652"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=37652"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=37652"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}