{"id":37543,"date":"2022-07-22T17:44:28","date_gmt":"2022-07-22T20:44:28","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=37543"},"modified":"2022-07-22T17:55:00","modified_gmt":"2022-07-22T20:55:00","slug":"ano-comecou-ruim-para-a-cadeia-automotiva-mas-com-boas-perspectivas-para-melhorar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/ano-comecou-ruim-para-a-cadeia-automotiva-mas-com-boas-perspectivas-para-melhorar\/","title":{"rendered":"Ano come\u00e7ou ruim para a cadeia automotiva, mas com boas perspectivas para melhorar"},"content":{"rendered":"\n

Esse primeiro semestre de 2022 foi de causar arrepios em toda cadeia automotiva. Mais uma vez, quando tudo parecia caminhar para um ano de recupera\u00e7\u00e3o mais sustent\u00e1vel, veio a terr\u00edvel not\u00edcia, em 22 de fevereiro, da invas\u00e3o da Ucr\u00e2nia por tropas russas. Um desastre humanit\u00e1rio, social e econ\u00f4mico que as pessoas civilizadas n\u00e3o imaginavam que poderia se repetir neste S\u00e9culo bem nas bordas da Europa.<\/p>\n\n\n\n

Com todo mundo se esfor\u00e7ando para se recuperar dos in\u00fameros problemas gerados pela Covid, veio, ent\u00e3o, a barb\u00e1rie retr\u00f3grada de uma guerra. Para o setor automotivo, fortemente globalizado, as consequ\u00eancias foram terr\u00edveis. Os problemas log\u00edsticos, j\u00e1 ruins em fun\u00e7\u00e3o da pandemia, ficaram colapsados com o advento de uma guerra entre duas na\u00e7\u00f5es de grande peso econ\u00f4mico em todo mundo.<\/p>\n\n\n\n

Os pre\u00e7os das commodities, como esperado, foram \u00e0s alturas. O barril de petr\u00f3leo ultrapassou a marca dos 100 d\u00f3lares e s\u00f3 agora, no segundo semestre, com receio de uma onda global de recess\u00e3o, se estabilizou. Mas a alta tens\u00e3o gerada por uma log\u00edstica global sempre sujeita a problemas de todas as ordens misturada com a compreens\u00e3o de dif\u00edcil solu\u00e7\u00e3o entre os dois beligerantes pa\u00edses, refor\u00e7a uma estrat\u00e9gia automotiva que j\u00e1 havia sido tra\u00e7ada com a pandemia: \u00e9 preciso localizar mais componentes e depender o menos poss\u00edvel das instabilidades externas.<\/p>\n\n\n\n

Um exemplo bem emblem\u00e1tico est\u00e1 aqui mesmo aqui no Brasil. Os consumidores entraram neste ano dispostos a comprar carro zero quil\u00f4metro. O problema foi que a oferta n\u00e3o conseguiu atender a demanda. De acordo com a Anfavea, neste primeiro semestre aconteceram mais de 20 paradas nas montadoras por conta da falta de pe\u00e7as. Muitas das quais, obviamente, importadas.<\/p>\n\n\n\n

A falta de oferta teve reflexo direto no recuo dos licenciamentos. Em junho eles totalizaram 178,1 mil unidades, queda de 4,8% em rela\u00e7\u00e3o a maio e de 2,4% sobre junho de 2021. Descontado o feriado prolongado de Corpus Christi, a m\u00e9dia mensal de vendas se manteve em 8,5 mil unidades, mesmo valor de maio. No acumulado do semestre, a redu\u00e7\u00e3o foi de 14,5%. M\u00e1rcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, disse que \u201cesse \u00e9 um fen\u00f4meno global, com n\u00fameros de queda muito semelhantes aos dos principais mercados do planeta\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A boa not\u00edcia do semestre foi e recupera\u00e7\u00e3o das exporta\u00e7\u00f5es, a despeito da crise na Argentina. Gra\u00e7as ao aumento dos envios a pa\u00edses como Col\u00f4mbia, Chile, Peru, M\u00e9xico e Uruguai, as montadoras exportaram 246 mil unidades entre janeiro e junho deste ano, sendo 47,3 mil somente no m\u00eas passado, melhor resultado mensal desde agosto de 2018. O crescimento sobre o primeiro semestre de 2021 chegou a 23%. Em valores exportados, a alta j\u00e1 \u00e9 de 33,7%, em fun\u00e7\u00e3o dos embarques de autove\u00edculos de maior valor agregado.<\/p>\n\n\n\n

Como a m\u00e9dia mensal de licenciamentos subiu em maio e junho e levando-se em conta o bom momento dos ve\u00edculos produzidos no Brasil nos mercados sul-americanos, as proje\u00e7\u00f5es para o segundo semestre s\u00e3o mais animadoras. Para a produ\u00e7\u00e3o, a nova expectativa \u00e9 de fechar o ano com 2.340 mil unidades, alta de 4,1% sobre 2021. Para vendas internas, espera-se chegar a 2.140 milh\u00f5es de autove\u00edculos licenciados, crescimento de 1% sobre o ano passado.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 a expectativa para exporta\u00e7\u00e3o \u00e9 de 460 ml unidades embarcadas at\u00e9 o fim do ano, alta de 22,2% na compara\u00e7\u00e3o com 2021.<\/p>\n\n\n\n

Poderia, naturalmente, ser ainda melhor n\u00e3o fosse a eleva\u00e7\u00e3o dos juros no Brasil aliada \u00e0s restri\u00e7\u00f5es ao acesso de cr\u00e9dito que prejudicam aquele grupo de pessoas que busca ve\u00edculos de entrada.<\/p>\n\n\n

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\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

Marcos Gonzalez<\/em><\/strong> \u00e9 o diretor respons\u00e1vel pelo segmento automotivo da Becomex. Formado em Engenharia, com p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o em Administra\u00e7\u00e3o e MBA em Gest\u00e3o Fiscal e Tribut\u00e1ria, o executivo acumula mais de 35 anos de experi\u00eancia profissional em empresas do setor automotivo. Gonzalez tem s\u00f3lida carreira desenvolvida em empresas multinacionais com forte experi\u00eancia na prospec\u00e7\u00e3o e desenvolvimento de novos neg\u00f3cios e habilidade multicultural adquirida no desenvolvimento de atividades comerciais junto a clientes no exterior.<\/em><\/p>\n\n\n\n

Press contact<\/strong>
MM Editorial – <\/strong>www.mmeditorial.com.br<\/a>
Marta de Souza – 
marta@mmeditorial.com.br<\/a>
(11) 99407-5750
Vanessa G. Salom\u00e3o Dantas – 
vanessa@mmeditorial.com.br<\/a>
(11) 95453-3000<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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