{"id":37264,"date":"2022-07-19T09:45:00","date_gmt":"2022-07-19T12:45:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=37264"},"modified":"2022-07-19T12:14:31","modified_gmt":"2022-07-19T15:14:31","slug":"inadimplencia-recua-e-intencao-de-consumo-das-familias-cresce-33-em-junho-na-capital-paulista-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/inadimplencia-recua-e-intencao-de-consumo-das-familias-cresce-33-em-junho-na-capital-paulista-2\/","title":{"rendered":"Inadimpl\u00eancia recua e inten\u00e7\u00e3o de consumo das fam\u00edlias cresce 3,3%, em junho, na capital paulista"},"content":{"rendered":"\n

No m\u00eas de junho, o maior volume de empregos, os saques do Fundo de Garantia por Tempo de Servi\u00e7os (FGTS) e a antecipa\u00e7\u00e3o do pagamento do d\u00e9cimo terceiro sal\u00e1rio para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajudaram a reduzir a inadimpl\u00eancia e a aumentar a inten\u00e7\u00e3o de consumo das fam\u00edlias paulistanas. O ICF, indicador da Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP), apontou alta de 3,3% em rela\u00e7\u00e3o a maio. Na compara\u00e7\u00e3o com o mesmo per\u00edodo do ano passado, o avan\u00e7o foi de 22%.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimpl\u00eancia do Consumidor (PEIC), realizada tamb\u00e9m pela FecomercioSP, 23% dos lares na cidade de S\u00e3o Paulo apresentavam algum tipo de d\u00edvida no sexto m\u00eas do ano. Em maio, o porcentual era de 24,5%. Com a redu\u00e7\u00e3o, em n\u00fameros absolutos, 923,6 mil fam\u00edlias seguem inadimplentes na cidade. Apesar da queda mensal, na compara\u00e7\u00e3o com o mesmo per\u00edodo do ano passado, o n\u00famero de lares com contas em atraso mostrou avan\u00e7o de 19,5%.<\/p>\n\n\n\n

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<\/strong>Mesmo em alta, varejo d\u00e1 mostras de esgotamento das condi\u00e7\u00f5es de consumo no Pa\u00eds<\/a>
\u201cPonto a Ponto\u201d: FecomercioSP lan\u00e7a boletim trimestral com orienta\u00e7\u00f5es para a tomada de decis\u00e3o empresarial<\/a>
Satisfa\u00e7\u00e3o dos empres\u00e1rios da capital paulista com a adequa\u00e7\u00e3o dos estoques apresenta queda em junho<\/a><\/p>\n\n\n\n

A taxa de fam\u00edlias que afirmaram n\u00e3o ter condi\u00e7\u00f5es de pagar as d\u00edvidas atrasadas ficou em 8,8%, recuando em compara\u00e7\u00e3o ao m\u00eas anterior (quando estava em 9,7%) e se igualando ao observado em junho do ano passado. Entre as fam\u00edlias que recebem at\u00e9 dez sal\u00e1rios m\u00ednimos, a inadimpl\u00eancia atinge 27,5% do total. J\u00e1 para aquelas que ganham mais que este valor, o porcentual ficou em 11,3%. Os n\u00fameros demonstram recuo para ambas as faixas de renda, cujas taxas atingiam 29,3% e 12,2%, respectivamente, em maio.<\/p>\n\n\n\n

A PEIC demonstra, ainda, que 74,1% das fam\u00edlias (2,97 milh\u00f5es, em termos absolutos) estavam endividadas em junho. Cart\u00e3o de cr\u00e9dito (86,5%), carn\u00eas (19,4%) e financiamento de carro (14,6%) eram os principais tipos de d\u00edvidas que comprometiam o or\u00e7amento da popula\u00e7\u00e3o paulistana, no m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

Conjuntura favor\u00e1vel para o consumo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em junho, a inten\u00e7\u00e3o de consumo atingiu o maior patamar desde abril de 2020, embora 82,6 pontos esteja abaixo da linha de satisfa\u00e7\u00e3o (100 pontos). As inje\u00e7\u00f5es de recursos na economia contribu\u00edram para a sexta eleva\u00e7\u00e3o consecutiva do ICF.<\/p>\n\n\n\n

Quase todas as vari\u00e1veis analisadas neste indicador apontaram alta. O maior movimento ficou por conta da Perspectiva profissional, com crescimento de 6,8%, passando de 106,3 pontos, em maio, para os atuais 113,6. Emprego atual cresceu 4% e alcan\u00e7ou 112,1 pontos. Ambos ficaram acima dos 100 pontos, indicando, portanto, satisfa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00danico a apresentar queda, o item Momento para dur\u00e1veis recuou 0,8%, na compara\u00e7\u00e3o mensal, e 7,4%, na anual. O resultado pode estar relacionado \u00e0 dificuldade dos consumidores em comprar bens como geladeira, fog\u00e3o e televisor, em decorr\u00eancia dos juros elevados.<\/p>\n\n\n\n

As fam\u00edlias com renda inferior a dez sal\u00e1rios m\u00ednimos foram as que mais apontaram inten\u00e7\u00e3o de consumir. O ICF cresceu 4,5%, contra 0,7% das que ganham acima deste valor. As pontua\u00e7\u00f5es respectivas foram de 78,1 e 95,6.<\/p>\n\n\n\n

\u00cdndice de Confian\u00e7a do Consumidor<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O ICC caiu 2,1% no sexto m\u00eas do ano, por\u00e9m, ainda segue na \u00e1rea de otimismo, com 103,6 pontos. As Condi\u00e7\u00f5es econ\u00f4micas atuais (-5,1%) e as Expectativas em rela\u00e7\u00e3o a elas (-1,1%) foram as vari\u00e1veis que mais contribu\u00edram para queda.<\/p>\n\n\n\n

A diferen\u00e7a entre o ICF e o ICC \u00e9 que o primeiro avalia mais detalhadamente o dia a dia das fam\u00edlias (as condi\u00e7\u00f5es dom\u00e9sticas). J\u00e1 o segundo busca captar a percep\u00e7\u00e3o no que diz respeito ao todo, ou seja, o que o consumidor observa sobre os rumos da economia e o desempenho do Pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

Volta \u00e0s compras tem sido lenta<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As pesquisas realizadas pela Entidade revelam um cen\u00e1rio positivo, mas que poderia ser melhor sem o impacto da infla\u00e7\u00e3o<\/a>. A recupera\u00e7\u00e3o do mercado de trabalho<\/a>, a inje\u00e7\u00e3o pontual de recursos do FGTS<\/a> e do d\u00e9cimo terceiro foram fundamentais para que os lares pagassem as contas em atraso e retornassem ao consumo.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, esse retorno tem ocorrido num ritmo lento gra\u00e7as ao elevado \u00edndice de inadimpl\u00eancia e \u00e0 infla\u00e7\u00e3o. Importante ressaltar que o cen\u00e1rio ideal \u00e9 o de aumento do endividamento com redu\u00e7\u00e3o da inadimpl\u00eancia. Isso significa fam\u00edlias contraindo o cr\u00e9dito para ampliar o consumo, enquanto conseguem quitar os compromissos em atraso. Mesmo com o avan\u00e7o do emprego, contudo, ainda h\u00e1 obst\u00e1culos para transformar esta melhoria em um aumento expressivo desse consumo.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhe as diferentes<\/strong>\u00a0pesquisas<\/a>\u00a0e<\/strong>\u00a0an\u00e1lises setoriais<\/a>\u00a0realizadas pela FecomercioSP e tenha mais conhecimento do mercado.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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