{"id":36966,"date":"2022-07-13T15:38:43","date_gmt":"2022-07-13T18:38:43","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36966"},"modified":"2022-07-13T16:25:04","modified_gmt":"2022-07-13T19:25:04","slug":"bosch-vai-investir-bilhoes-em-sua-divisao-de-semicondutores","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/bosch-vai-investir-bilhoes-em-sua-divisao-de-semicondutores\/","title":{"rendered":"Bosch vai investir bilh\u00f5es em sua divis\u00e3o de semicondutores"},"content":{"rendered":"\n

De carros e e-bikes a eletrodom\u00e9sticos e bens de consumo \u2013 os semicondutores s\u00e3o parte integrantes de todos os sistemas eletr\u00f4nicos. \u00c9 a engrenagem que conduz ao mundo moderno da tecnologia. H\u00e1 muito tempo, a Bosch reconheceu a import\u00e2ncia deste dispositivo e at\u00e9 2026, a empresa planeja investir mais 3 bilh\u00f5es de euros em sua divis\u00e3o de semicondutores como parte do programa de financiamento do IPCEI (Important Project of Common European Interest) em microeletr\u00f4nica e tecnologia de comunica\u00e7\u00f5es. \u201cAl\u00e9m de ser o futuro, a microeletr\u00f4nica \u00e9 vital para o sucesso de todas as \u00e1reas de neg\u00f3cios da Bosch, sendo uma chave mestra para a mobilidade, Internet das Coisas (IoT) e para o que chamamos de \u2018Tecnologia para a vida\u2019\u201d, disse Stefan Hartung, presidente mundial da Bosch, durante o Bosch Tech Day 2022, em Dresden.<\/p>\n\n\n\n

Um dos projetos que a Bosch pretende financiar com este investimento \u00e9 a constru\u00e7\u00e3o de dois novos centros de desenvolvimento \u2013 em Reutlingen e Dresden \u2013 a um custo combinado de mais de 170 milh\u00f5es de euros. Al\u00e9m disso, a empresa investir\u00e1 250 milh\u00f5es de euros no pr\u00f3ximo ano para cria\u00e7\u00e3o de mais 3.000 metros quadrados de sala limpa em sua f\u00e1brica de semicondutores em Dresden. \u201cEstamos nos preparando para um crescimento cont\u00ednuo na demanda por semicondutores \u2013 tamb\u00e9m para o benef\u00edcio de nossos clientes\u201d, disse Hartung. \u201cPara n\u00f3s, esses minicomponentes significam um grande neg\u00f3cio.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Promovendo a microeletr\u00f4nica para aumentar a competitividade da Europa<\/strong><\/p>\n\n\n\n

No \u00e2mbito do European Chips Act, a Uni\u00e3o Europeia e o governo federal alem\u00e3o est\u00e3o fornecendo financiamento adicional para desenvolver um ecossistema robusto para a ind\u00fastria de microeletr\u00f4nica europeia. O objetivo \u00e9 dobrar o n\u00famero da Europa na produ\u00e7\u00e3o global de semicondutores de 10% para 20% at\u00e9 o fim da d\u00e9cada. O rec\u00e9m-lan\u00e7ado IPCEI em Microeletr\u00f4nica e Tecnologia da Comunica\u00e7\u00e3o destina-se, principalmente, a promover a pesquisa e a inova\u00e7\u00e3o. \u201cA Europa pode e deve capitalizar seus pr\u00f3prios pontos fortes na ind\u00fastria de semicondutores\u201d, disse Hartung. \u201cMais do que nunca, o objetivo deve ser produzir chips para as necessidades espec\u00edficas da ind\u00fastria europeia. E isso significa n\u00e3o apenas chips na extremidade inferior da nano escala.\u201d Componentes eletr\u00f4nicos usados na ind\u00fastria de eletromobilidade, por exemplo, exigem tamanhos de processo entre 40 e 200 nan\u00f4metros e \u00e9 exatamente para isso que as f\u00e1bricas de semicondutores da Bosch s\u00e3o projetadas.<\/p>\n\n\n\n

Expans\u00e3o significativa da produ\u00e7\u00e3o de chips de 300 mil\u00edmetros em Dresden<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O novo investimento em microeletr\u00f4nicos tamb\u00e9m abre outras \u00e1reas para inova\u00e7\u00e3o na Bosch. \u201cSer um l\u00edder em inova\u00e7\u00e3o come\u00e7a com o menor dos componentes eletr\u00f4nicos: os semicondutores\u201d, destaca Hartung. Novos campos de inova\u00e7\u00e3o na Bosch incluem sistemas em chip, como sensores de radar usados para realizar varreduras de 360 graus nos arredores de um ve\u00edculo aut\u00f4nomo. Agora, a Bosch ir\u00e1 aprimorar estes componentes, tornando-os menores, inteligentes e mais baratos de produzir.<\/p>\n\n\n\n

A empresa tamb\u00e9m est\u00e1 trabalhando para modificar ainda mais seu pr\u00f3prio sistema microeletromec\u00e2nico (MEMS), especificamente para a ind\u00fastria de bens de consumo. Atualmente, os pesquisadores da Bosch est\u00e3o usando essa tecnologia para desenvolver um novo m\u00f3dulo de proje\u00e7\u00e3o que \u00e9 t\u00e3o pequeno que pode ser embutido na t\u00eampora de um par de \u00f3culos inteligentes. \u201cNo intuito de consolidar nossa posi\u00e7\u00e3o de lideran\u00e7a no mercado de tecnologia MEMS, tamb\u00e9m planejamos produzir nosso sensor MENS de 300 mil\u00edmetros\u201d, disse Hartung. \u201cA produ\u00e7\u00e3o est\u00e1 programada para iniciar em 2026. Nossa nova f\u00e1brica nos dar\u00e1 a oportunidade de produzir em escala \u2013 uma vantagem que pretendemos explorar ao m\u00e1ximo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Alta demanda por chip de carboneto de sil\u00edcio de Reutlingen<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Outro ponto focal na Bosch \u00e9 a produ\u00e7\u00e3o de novos tipos de semicondutores. Na planta de Reutlingen, por exemplo, a empresa tem produzido chip de carboneto de sil\u00edcio (SiC) em massa desde o fim de 2021. Eles s\u00e3o usados em ve\u00edculos el\u00e9tricos e h\u00edbridos, onde j\u00e1 ajudaram a aumentar a faixa de opera\u00e7\u00e3o acima de 6%.<\/p>\n\n\n\n

Acompanhando o forte crescimento do mercado, com taxas anuais de 30% ou mais, a demanda por SiC chips continua alta, o que significa muitos pedidos para a Bosch. Com uma proposta para tornar estes poderosos eletr\u00f4nicos mais acess\u00edveis e eficientes, a Bosch tamb\u00e9m est\u00e1 explorando novos tipos de chips. \u201cEstamos analisando o desenvolvimento de chips de nitreto de g\u00e1lio para aplica\u00e7\u00f5es na eletromobilidade, que j\u00e1 s\u00e3o encontrados em carregadores de laptop e smartphone\u201d, afirmou Hartung. Antes de serem usados em ve\u00edculos, eles precisam se tornar mais robustos e aptos para operarem com tens\u00f5es substancialmente mais altas \u2013 de at\u00e9 1200 volts. \u201cDesafios como este fazem parte do trabalho dos engenheiros da Bosch. Nossa vantagem \u00e9 que j\u00e1 estamos familiarizados com os microeletr\u00f4nicos h\u00e1 um longo tempo e temos muito conhecimento sobre carros.<\/p>\n\n\n\n

Bosch expande sistematicamente a capacidade de produ\u00e7\u00e3o de semicondutores<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Bosch fez v\u00e1rios investimentos em seus neg\u00f3cios de chips nos \u00faltimos anos. O melhor exemplo disso \u00e9 a f\u00e1brica de semicondutores em Dresden, inaugurada em junho de 2021. Com 1 bilh\u00e3o de euros, \u00e9 o maior investimento da hist\u00f3ria da empresa. O centro de semicondutores em Reutlingen tamb\u00e9m est\u00e1 sendo constantemente em expans\u00e3o: at\u00e9 2025, a Bosch investir\u00e1 cerca de 400 milh\u00f5es de euros no aumento da capacidade de fabrica\u00e7\u00e3o e na convers\u00e3o da \u00e1rea da f\u00e1brica existente em um novo espa\u00e7o de sala limpa. Ao todo, o espa\u00e7o em Reutlingen deve crescer de cerca de 35.000 metros quadrados atuais para mais de 44.000 metros quadrados at\u00e9 o final de 2025.<\/p>\n\n\n\n

Experi\u00eancia e rede global garantem o sucesso cont\u00ednuo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Bosch \u00e9 uma empresa l\u00edder da ind\u00fastria automotiva para o desenvolvimento e fabrica\u00e7\u00e3o de semicondutores \u2013 componentes que s\u00e3o usados em aplica\u00e7\u00f5es automotivas e na ind\u00fastria de bens de consumo. A empresa atua nesta \u00e1rea h\u00e1 mais de 60 anos \u2013 a planta de Reutlingen, por exemplo, vem produzindo chips de 150 e 200 mil\u00edmetros nos \u00faltimos 50 anos. J\u00e1 na unidade de Dresden, a fabrica\u00e7\u00e3o de chips de 300 mil\u00edmetros come\u00e7ou em 2021. Entre os semicondutores produzidos nas duas unidades alem\u00e3s, est\u00e3o os circuitos integrados de aplica\u00e7\u00f5es especificas (ASICs), sensores de sistemas microeletromec\u00e2nicos (MEMS) e outros. A Bosch tamb\u00e9m est\u00e1 construindo um novo centro de teste de semicondutores em Penang, na Mal\u00e1sia, que a partir de 2023 ser\u00e1 utilizado para testes finais de chips e sensores.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Balc\u00e3o Automotivo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

De carros e e-bikes a eletrodom\u00e9sticos e bens de consumo \u2013 os semicondutores s\u00e3o parte<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":36967,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[28,26],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36966"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=36966"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36966\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":36968,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36966\/revisions\/36968"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/36967"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=36966"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=36966"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=36966"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}