{"id":36735,"date":"2022-07-08T15:27:39","date_gmt":"2022-07-08T18:27:39","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36735"},"modified":"2022-07-08T15:27:42","modified_gmt":"2022-07-08T18:27:42","slug":"entenda-como-fazer-corretamente-o-rodizio-dos-pneus","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/entenda-como-fazer-corretamente-o-rodizio-dos-pneus\/","title":{"rendered":"Entenda como fazer corretamente o rod\u00edzio dos pneus"},"content":{"rendered":"\n

Assim como manter os pneus sempre calibrados, realizar o rod\u00edzio \u00e9 fundamental para evitar seu desgaste precoce ou irregular, ampliando assim a sua vida \u00fatil e preservando o investimento realizado na hora da compra.<\/p>\n\n\n\n

\u201cReposicion\u00e1-los periodicamente \u00e9 muito importante nesse esfor\u00e7o de fazer com que o pneu atinja com seguran\u00e7a a maior quilometragem poss\u00edvel. A raz\u00e3o para esse procedimento \u00e9 que o desgaste dos pneus nunca ocorre de forma sim\u00e9trica\u201d, explica Rafael Astolfi, gerente de Assist\u00eancia T\u00e9cnica da Continental Pneus.<\/p>\n\n\n\n

Carros com tra\u00e7\u00e3o dianteira, por exemplo, acumulam duas importantes fun\u00e7\u00f5es: os pneus da frente s\u00e3o respons\u00e1veis n\u00e3o s\u00f3 pelas manobras de ester\u00e7\u00e3o como tamb\u00e9m tracionam. Os de tra\u00e7\u00e3o traseira dividem melhor essas tarefas, com os pneus da frente ficando encarregados da ester\u00e7\u00e3o e os traseiros da tra\u00e7\u00e3o. J\u00e1 os ve\u00edculos 4×4 combinam um pouco desses dois universos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cComo a natureza do desgaste entre os eixos dianteiro e traseiro \u00e9 diferente, h\u00e1 a necessidade de se fazer de tempos em tempos o reposicionamento entre eles\u201d, observa Rafael Astolfi. Assim, para cada caso existem diferentes metodologias para o rod\u00edzio dos pneus. Quanto \u00e0 periodicidade, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 que o rod\u00edzio seja feito a cada 5.000 km ou, no m\u00e1ximo, a cada 10.000 km, mesmo se n\u00e3o houver sinais vis\u00edveis de desgaste, pois eles muitas vezes se manifestam apenas em mil\u00edmetros ou at\u00e9 mesmo em d\u00e9cimos de mil\u00edmetros. Muitas vezes, uma inspe\u00e7\u00e3o a olho nu n\u00e3o vai trazer a informa\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria sobre o ritmo de desgaste dos pneus. Se esse desgaste chegar a ser vis\u00edvel, ent\u00e3o est\u00e1 mais do que na hora de fazer o rod\u00edzio.<\/p>\n\n\n\n

A tra\u00e7\u00e3o dianteira est\u00e1 presente na esmagadora maioria dos autom\u00f3veis vendidos no Brasil. Nesse caso, dois m\u00e9todos de rod\u00edzio s\u00e3o recomendados. O primeiro deles, e o mais utilizado, \u00e9 o Cruzamento Dianteiro<\/strong>. Aqui, os pneus que est\u00e3o atr\u00e1s v\u00e3o para frente, mas invertendo o lado, com o traseiro direito ocupando o lugar do dianteiro esquerdo e o traseiro esquerdo indo para o lugar do dianteiro direito. J\u00e1 os pneus dianteiros v\u00e3o para tr\u00e1s mantendo a posi\u00e7\u00e3o original: dianteiro esquerdo no lugar do traseiro esquerdo e o dianteiro direito no lugar do traseiro direito. Os t\u00e9cnicos recomendam esse procedimento quando o desgaste \u00e9 maior nos pneus que rodam na frente, o que \u00e9 o caso nos carros com tra\u00e7\u00e3o dianteira. No caso de carros de tra\u00e7\u00e3o traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para tr\u00e1s de forma cruzada.<\/p>\n\n\n

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\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

Ve\u00edculos com tra\u00e7\u00e3o nas quatro rodas pedem o Rod\u00edzio em \u201cX\u201d<\/strong>: o pneu esquerdo traseiro \u00e9 substitu\u00eddo pelo direito dianteiro e o pneu direito traseiro pelo esquerdo dianteiro. Utilit\u00e1rios, modelos esportivos e de luxo, devem seguir o padr\u00e3o informado no manual do propriet\u00e1rio, pois podem considerar outros fatores determinados pelo uso e opera\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo. No caso dos ve\u00edculos que utilizam medidas diferentes nos eixos dianteiro e traseiro, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 de se restringir a invers\u00e3o ao pr\u00f3prio eixo: o pneu dianteiro direito trocando de lugar com o dianteiro esquerdo e o mesmo ocorrendo no eixo traseiro. Para determinados ve\u00edculos pode haver a orienta\u00e7\u00e3o do fabricante para que n\u00e3o seja feito nenhum tipo de rod\u00edzio. Nesses casos, \u00e9 importante acatar a orienta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O rod\u00edzio deve ser entendido pelo propriet\u00e1rio do ve\u00edculo como um procedimento preventivo, e n\u00e3o corretivo. E, detalhe importante: inverter o lado do pneu na roda para compensar um desgaste irregular n\u00e3o \u00e9 rod\u00edzio! Essa possibilidade se aplica a modelos com banda de rodagem sim\u00e9trica, que n\u00e3o possuem distin\u00e7\u00e3o de design entre as duas metades do pneu. J\u00e1 para pneus assim\u00e9tricos, a montagem deve seguir a indica\u00e7\u00e3o presente da lateral: OUTSIDE lado externo e INSIDE lado interno, inviabilizando a invers\u00e3o do pneu na roda.<\/p>\n\n\n\n

Para eliminar qualquer d\u00favida, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 de sempre consultar o manual do ve\u00edculo e um t\u00e9cnico especializado. Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes para garantir uma dire\u00e7\u00e3o segura e a preven\u00e7\u00e3o de acidentes. Para acess\u00e1-los, visite\u00a0https:\/\/goo.gl\/kQsHRn<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Continental<\/strong> A Continental desenvolve tecnologias e servi\u00e7os pioneiros para mobilidade sustent\u00e1vel e conectada de pessoas e seus bens. Fundada em 1871, a empresa de tecnologia oferece solu\u00e7\u00f5es seguras, eficientes, inteligentes e solu\u00e7\u00f5es acess\u00edveis para ve\u00edculos, m\u00e1quinas, tr\u00e2nsito e transporte. Em 2021, a Continental gerou vendas de \u20ac 33,8 bilh\u00f5es e atualmente emprega mais de 190.000 pessoas em 58 pa\u00edses e mercados. Em 8 de outubro de 2021, a empresa comemorou seu 150\u00ba anivers\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

A\u00a0\u00e1rea de neg\u00f3cios de Pneus<\/strong>\u00a0possui 24 locais de produ\u00e7\u00e3o e desenvolvimento em todo o mundo. A Continental \u00e9 uma das principais fabricantes de pneus com mais de 57.000 funcion\u00e1rios e registrou vendas de \u20ac 11,8 bilh\u00f5es em 2021 nesta \u00e1rea de neg\u00f3cios. A Continental est\u00e1 entre as l\u00edderes de tecnologia na produ\u00e7\u00e3o de pneus e oferece uma ampla gama de produtos de carros de passeio, ve\u00edculos comerciais e especial, bem como para duas rodas. Atrav\u00e9s de cont\u00ednuo investimento em pesquisa e desenvolvimento, a Continental contribui significativamente para a mobilidade segura, econ\u00f4mica e mais eficiente ecologicamente. O portf\u00f3lio desta unidade de neg\u00f3cios inclui servi\u00e7os para a ind\u00fastria de pneus, aplica\u00e7\u00f5es comerciais e de frotas, bem como sistemas de gest\u00e3o digital.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es<\/strong>
MLP Assessoria de Imprensa<\/strong>
M\u00e1rio Pereira (MTB. 11.549) – Tel.: (11) 99125-5897 –\u00a0
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Karen Kornilovicz ( MTB. 25.744) – Tel.: (11) 99112-9463 –\u00a0
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