{"id":36735,"date":"2022-07-08T15:27:39","date_gmt":"2022-07-08T18:27:39","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36735"},"modified":"2022-07-08T15:27:42","modified_gmt":"2022-07-08T18:27:42","slug":"entenda-como-fazer-corretamente-o-rodizio-dos-pneus","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/entenda-como-fazer-corretamente-o-rodizio-dos-pneus\/","title":{"rendered":"Entenda como fazer corretamente o rod\u00edzio dos pneus"},"content":{"rendered":"\n
Assim como manter os pneus sempre calibrados, realizar o rod\u00edzio \u00e9 fundamental para evitar seu desgaste precoce ou irregular, ampliando assim a sua vida \u00fatil e preservando o investimento realizado na hora da compra.<\/p>\n\n\n\n
\u201cReposicion\u00e1-los periodicamente \u00e9 muito importante nesse esfor\u00e7o de fazer com que o pneu atinja com seguran\u00e7a a maior quilometragem poss\u00edvel. A raz\u00e3o para esse procedimento \u00e9 que o desgaste dos pneus nunca ocorre de forma sim\u00e9trica\u201d, explica Rafael Astolfi, gerente de Assist\u00eancia T\u00e9cnica da Continental Pneus.<\/p>\n\n\n\n
Carros com tra\u00e7\u00e3o dianteira, por exemplo, acumulam duas importantes fun\u00e7\u00f5es: os pneus da frente s\u00e3o respons\u00e1veis n\u00e3o s\u00f3 pelas manobras de ester\u00e7\u00e3o como tamb\u00e9m tracionam. Os de tra\u00e7\u00e3o traseira dividem melhor essas tarefas, com os pneus da frente ficando encarregados da ester\u00e7\u00e3o e os traseiros da tra\u00e7\u00e3o. J\u00e1 os ve\u00edculos 4×4 combinam um pouco desses dois universos.<\/p>\n\n\n\n
\u201cComo a natureza do desgaste entre os eixos dianteiro e traseiro \u00e9 diferente, h\u00e1 a necessidade de se fazer de tempos em tempos o reposicionamento entre eles\u201d, observa Rafael Astolfi. Assim, para cada caso existem diferentes metodologias para o rod\u00edzio dos pneus. Quanto \u00e0 periodicidade, a recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 que o rod\u00edzio seja feito a cada 5.000 km ou, no m\u00e1ximo, a cada 10.000 km, mesmo se n\u00e3o houver sinais vis\u00edveis de desgaste, pois eles muitas vezes se manifestam apenas em mil\u00edmetros ou at\u00e9 mesmo em d\u00e9cimos de mil\u00edmetros. Muitas vezes, uma inspe\u00e7\u00e3o a olho nu n\u00e3o vai trazer a informa\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria sobre o ritmo de desgaste dos pneus. Se esse desgaste chegar a ser vis\u00edvel, ent\u00e3o est\u00e1 mais do que na hora de fazer o rod\u00edzio.<\/p>\n\n\n\n
A tra\u00e7\u00e3o dianteira est\u00e1 presente na esmagadora maioria dos autom\u00f3veis vendidos no Brasil. Nesse caso, dois m\u00e9todos de rod\u00edzio s\u00e3o recomendados. O primeiro deles, e o mais utilizado, \u00e9 o Cruzamento Dianteiro<\/strong>. Aqui, os pneus que est\u00e3o atr\u00e1s v\u00e3o para frente, mas invertendo o lado, com o traseiro direito ocupando o lugar do dianteiro esquerdo e o traseiro esquerdo indo para o lugar do dianteiro direito. J\u00e1 os pneus dianteiros v\u00e3o para tr\u00e1s mantendo a posi\u00e7\u00e3o original: dianteiro esquerdo no lugar do traseiro esquerdo e o dianteiro direito no lugar do traseiro direito. Os t\u00e9cnicos recomendam esse procedimento quando o desgaste \u00e9 maior nos pneus que rodam na frente, o que \u00e9 o caso nos carros com tra\u00e7\u00e3o dianteira. No caso de carros de tra\u00e7\u00e3o traseira, trocam-se os pneus traseiros para frente em linha reta e os pneus dianteiros para tr\u00e1s de forma cruzada.<\/p>\n\n\n