{"id":36731,"date":"2022-07-08T15:22:44","date_gmt":"2022-07-08T18:22:44","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36731"},"modified":"2022-07-08T15:22:46","modified_gmt":"2022-07-08T18:22:46","slug":"universal-automotive-da-dicas-sobre-a-manutencao-do-amortecedor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/universal-automotive-da-dicas-sobre-a-manutencao-do-amortecedor\/","title":{"rendered":"Universal Automotive d\u00e1 dicas sobre a manuten\u00e7\u00e3o do amortecedor"},"content":{"rendered":"\n
O amortecedor \u00e9 a pe\u00e7a fundamental que comp\u00f5e o sistema de suspens\u00e3o do ve\u00edculo, destinado ao controle das oscila\u00e7\u00f5es das molas geradas por meio de irregularidades do pavimento, sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 manter o contato entre a banda de rodagem do pneu e o solo.<\/p>\n\n\n\n
Desta forma, um amortecedor em perfeitas condi\u00e7\u00f5es garante dirigibilidade e estabilidade na condu\u00e7\u00e3o, proporcionando conforto e seguran\u00e7a aos ocupantes do ve\u00edculo, sem falar que aumenta a vida \u00fatil dos outros componentes da suspens\u00e3o. \u201cFazemos a an\u00e1lise t\u00e9cnica, acompanhamos e fabricamos a mat\u00e9ria-prima. Al\u00e9m disso, realizamos testes em campo, em nosso centro de treinamento\u201d, afirma Felipe Ferrari<\/strong>, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Como saber quando trocar e se o amortecedor apresenta algum defeito? \u00c9 muito importante estar atento \u00e0s condi\u00e7\u00f5es de funcionamento dos componentes da suspens\u00e3o do ve\u00edculo, no caso do amortecedor n\u00e3o \u00e9 diferente. Algumas observa\u00e7\u00f5es simples ajudam na identifica\u00e7\u00e3o de problemas relacionados ao amortecedor:<\/p>\n\n\n\n Vazamento de \u00f3leo: <\/strong>sem d\u00favidas este tipo de verifica\u00e7\u00e3o \u00e9 a mais simples, apenas com uma inspe\u00e7\u00e3o visual \u00e9 poss\u00edvel identificar se existe \u00f3leo na parte externa do amortecedor, isto pode indicar um vazamento do \u00f3leo. \u201c<\/strong>O vazamento de \u00f3leo \u00e9 proveniente de uma falha no retentor e compromete totalmente o funcionamento do amortecedor, devendo ser tratado o mais r\u00e1pido poss\u00edvel a fim de evitar maiores problemas\u201d, alerta Felipe Ferrari.<\/p>\n\n\n\n Balan\u00e7o excessivo do ve\u00edculo<\/strong>: conforme citado, uma das fun\u00e7\u00f5es do amortecedor \u00e9 estabilizar o balan\u00e7o das molas. Caso seja percept\u00edvel um balan\u00e7o excessivo da carroceria do ve\u00edculo, isto pode indicar um desgaste natural dos componentes internos do amortecedor. \u201cUm desgaste na veda\u00e7\u00e3o do pist\u00e3o principal faz com que as cargas hidr\u00e1ulicas percam sua for\u00e7a gradativamente at\u00e9 que o amortecedor fique sem a\u00e7\u00e3o, interferindo diretamente na estabilidade do ve\u00edculo e conforto dos ocupantes\u201d afirma o gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems.<\/p>\n\n\n\n Tempo e percurso de frenagem<\/strong>: um amortecedor em perfeitas condi\u00e7\u00f5es garante maior ader\u00eancia do pneu ao solo. J\u00e1 um amortecedor danificado faz totalmente o oposto, aumentando tempo e percurso de parada total do ve\u00edculo, fique atento com isso.<\/p>\n\n\n\n Conhe\u00e7a diferentes tipos de amortecedores<\/strong><\/p>\n\n\n\n Amortecedores a \u00f3leo:<\/strong> este tipo de amortecedor \u00e9 o mais popular dentre os amortecedores, foi utilizado em grande escala nos ve\u00edculos mais antigos, internamente possui um sistema que funciona por meio de \u00f3leo e ar. Esta \u00e9 a op\u00e7\u00e3o mais acess\u00edvel entre os amortecedores.<\/p>\n\n\n\n Amortecedores a g\u00e1s:<\/strong> podemos falar que \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o do amortecedor a \u00f3leo, na sua composi\u00e7\u00e3o utiliza-se g\u00e1s nitrog\u00eanio ao inv\u00e9s de ar, garante maior resist\u00eancia ao movimento, resultando em maior ader\u00eancia dos pneus ao solo. O nitrog\u00eanio evita a forma\u00e7\u00e3o de bolhas de ar no \u00f3leo desta forma diminui a possibilidade de cavita\u00e7\u00e3o, ou seja, vaporiza\u00e7\u00e3o de um l\u00edquido pela redu\u00e7\u00e3o da press\u00e3o, e aumenta a vida \u00fatil do amortecedor.<\/p>\n\n\n\n Amortecedores eletr\u00f4nicos<\/strong>: encontrados em ve\u00edculos de luxo, s\u00e3o controlados individualmente por um sistema eletr\u00f4nico que atua de acordo com as condi\u00e7\u00f5es de condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo e \u00e9 capaz de alterar suas caracter\u00edsticas de acordo com a necessidade. Por exemplo, quando o ve\u00edculo est\u00e1 trafegando em altas velocidades o amortecedor se torna mais r\u00edgido garantindo maior estabilidade ao ve\u00edculo, j\u00e1 em baixas velocidades fica macio proporcionando conforto aos ocupantes.<\/p>\n\n\n\n Confira a seguir as principais d\u00favidas devidamente esclarecidas por Felipe Ferrari<\/strong>, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n A recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 substituir o par de acordo com o eixo (dianteiro ou traseiro). Quando \u00e9 substitu\u00eddo apenas um amortecedor, o lado oposto ter\u00e1 menor efici\u00eancia devido ao maior tempo de uso, desta forma sobrecarrega o amortecedor novo diminuindo sua vida \u00fatil e pode prejudicar a dirigibilidade do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n O amortecedor n\u00e3o tem vida \u00fatil preestabelecida. Isto porque sua durabilidade est\u00e1 relacionada a diversos fatores e o principal deles \u00e9 o tipo de utiliza\u00e7\u00e3o. Quando falamos de ve\u00edculos que circulam em vias bem pavimentadas a tend\u00eancia \u00e9 que tenha uma vida \u00fatil maior, por outro lado, ve\u00edculos que circulam em vias malconservadas a troca deste item ocorrer\u00e1 mais cedo. De acordo com os manuais das montadoras a verifica\u00e7\u00e3o dos amortecedores devem ser feitas em todas as revis\u00f5es do ve\u00edculo, isto pode ser entre 10 mil quil\u00f4metros e substitui\u00e7\u00e3o preventiva com 50 mil, dependendo do plano de manuten\u00e7\u00e3o de cada montadora.<\/p>\n\n\n\n Amortecedores recondicionados n\u00e3o t\u00eam a mesma efici\u00eancia de um produto novo, isto porque o recondicionamento muitas das vezes \u00e9 feito de forma manual, sem procedimentos e testes que garantam a qualidade deste produto. Vale ressaltar que todo amortecedor deve ser certificado no INMETRO e passar por rigorosos testes de qualidade. O amortecedor recondicionado pode at\u00e9 conter o selo do INMETRO, que \u00e9 referente ao fabricante original, isto pode confundir o consumidor e dar a falsa impress\u00e3o de que o produto recondicionado tamb\u00e9m \u00e9 certificado, o que n\u00e3o \u00e9 verdade.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o \u00e9 verdade. Esta a\u00e7\u00e3o aumenta as for\u00e7as laterais geradas por meio dos movimentos de tor\u00e7\u00e3o da carroceria, desta forma os amortecedores e todos os componentes da suspens\u00e3o s\u00e3o mais exigidos, ocasionando folgas excessivas, ru\u00eddos indesejados, e at\u00e9 mesmo o travamento total de alguns componentes.<\/p>\n\n\n\n Sim. Um amortecedor em perfeito estado garante melhor ader\u00eancia do pneu ao solo, desta forma torna a frenagem mais eficiente, diminuindo a dist\u00e2ncia de parada total do ve\u00edculo.<\/p>\n\n\n\n Amortecedores desgastados podem apresentar alguns inc\u00f4modos que ser\u00e3o percebidos pelo condutor, entre os principais est\u00e3o: balan\u00e7o excessivo do ve\u00edculo, perda de dirigibilidade, ru\u00eddos indesejados na suspens\u00e3o, vazamento de \u00f3leo no amortecedor, aumento no cansa\u00e7o do condutor, aumenta a possibilidade de aquaplanagem e, ainda devido ao balan\u00e7o excessivo do ve\u00edculo, produz oscila\u00e7\u00f5es no feixe de luz dos far\u00f3is, podendo ofuscar a visibilidade do condutor que vem no sentido contr\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n SOBRE AMORTEX\u00ae SOBRE O GRUPO UNIVERSAL AUTOMOTIVE SYSTEMS Atualmente, s\u00e3o 27 mil produtos, que atendem mais de 48 montadoras e incont\u00e1veis ve\u00edculos das linhas leve e pesada, al\u00e9m da exporta\u00e7\u00e3o para mais de 20 pa\u00edses. Entre as linhas de produtos est\u00e3o UNI1000\u00ae\ufe0f – Divis\u00e3o Qu\u00edmica; Electric-Life\u00ae\ufe0f – L\u00e2mpadas e El\u00e9trica; Univel\u00ae\ufe0f – Ind\u00fastria Metal\u00fargica; Universal\u00ae\ufe0f – Ferragens; Uniflex\u00ae\ufe0f – Borrachas de Veda\u00e7\u00e3o, Guarni\u00e7\u00e3o e Mangueiras; Unick\u00ae\ufe0f – Tampas Automotiva; Micro\u00ae\ufe0f – M\u00e1quinas do Vidro, Amortex\u00ae\ufe0f – Suspens\u00e3o, Dire\u00e7\u00e3o, Transmiss\u00e3o e Amortecedores (Suspens\u00e3o e Mola a G\u00e1s), e Micro\u00ae\ufe0f Palhetas. <\/p>\n\n\n\n S\u00e3o 700 colaboradores distribu\u00eddos entre a matriz, unidade industrial (Osasco\/SP) e os Centros de Distribui\u00e7\u00e3o (SP e GO), que totalizam mais de 50 mil m\u00b2 de \u00e1rea constru\u00edda.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>Podem surgir d\u00favidas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 durabilidade, ao per\u00edodo correto de manuten\u00e7\u00f5es e trocas das pe\u00e7as. De acordo com Ferrari<\/strong>, a\u00e7\u00f5es preventivas s\u00e3o muito importantes. \u201cOs amortecedores t\u00eam como recomenda\u00e7\u00e3o uma revis\u00e3o preventiva a cada 10 mil quil\u00f4metros e a substitui\u00e7\u00e3o preventiva a cada 50 mil. Lembrando que essa \u00e9 uma recomenda\u00e7\u00e3o geral preventiva, j\u00e1 que cada montadora tem seu plano de revis\u00e3o veicular, fora os acontecimentos inesperados do dia a dia\u201d, recomenda o especialista do Grupo Universal Automotive Systems.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>A marca AMORTEX faz parte do Grupo Universal Automotive Systems e tem foco em sistemas de suspens\u00e3o, dire\u00e7\u00e3o, c\u00e2mbio e amortecedores mola a g\u00e1s. Conhecida por ser a maior e mais completa linha de mercado para o segmento, oferece os seguintes produtos como kits de prote\u00e7\u00e3o do amortecedor e homocin\u00e9ticos, coxins, bieletas, piv\u00f4s, terminais axiais e de dire\u00e7\u00e3o, bandejas, suportes e barras tensora, al\u00e9m de molas a g\u00e1s de tampas e portas em geral. Voltada ao mercado de reposi\u00e7\u00e3o automotiva, pode ser adquirida em revendedores distribu\u00eddos por todo o Pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n
<\/strong>O Grupo Universal Automotive Systems (antiga Universal Ma\u00e7anetas), nascido pela paix\u00e3o por autom\u00f3veis, est\u00e1 no mercado h\u00e1 45 anos. Focado inicialmente, na distribui\u00e7\u00e3o de ma\u00e7anetas e fechaduras, ao longo de sua trajet\u00f3ria identificou novas oportunidades de neg\u00f3cio e passou a n\u00e3o somente distribuir, mas tamb\u00e9m fabricar os pr\u00f3prios produtos, al\u00e9m de expandir a atua\u00e7\u00e3o para outras linhas do segmento, lan\u00e7ando e adquirindo outras marcas.<\/p>\n\n\n\n