{"id":36731,"date":"2022-07-08T15:22:44","date_gmt":"2022-07-08T18:22:44","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36731"},"modified":"2022-07-08T15:22:46","modified_gmt":"2022-07-08T18:22:46","slug":"universal-automotive-da-dicas-sobre-a-manutencao-do-amortecedor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/universal-automotive-da-dicas-sobre-a-manutencao-do-amortecedor\/","title":{"rendered":"Universal Automotive d\u00e1 dicas sobre a manuten\u00e7\u00e3o do amortecedor"},"content":{"rendered":"\n

O amortecedor \u00e9 a pe\u00e7a fundamental que comp\u00f5e o sistema de suspens\u00e3o do ve\u00edculo, destinado ao controle das oscila\u00e7\u00f5es das molas geradas por meio de irregularidades do pavimento, sua fun\u00e7\u00e3o \u00e9 manter o contato entre a banda de rodagem do pneu e o solo.<\/p>\n\n\n\n

Desta forma, um amortecedor em perfeitas condi\u00e7\u00f5es garante dirigibilidade e estabilidade na condu\u00e7\u00e3o, proporcionando conforto e seguran\u00e7a aos ocupantes do ve\u00edculo, sem falar que aumenta a vida \u00fatil dos outros componentes da suspens\u00e3o. \u201cFazemos a an\u00e1lise t\u00e9cnica, acompanhamos e fabricamos a mat\u00e9ria-prima. Al\u00e9m disso, realizamos testes em campo, em nosso centro de treinamento\u201d, afirma Felipe Ferrari<\/strong>, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Como saber quando trocar e se o amortecedor apresenta algum defeito?
<\/strong>Podem surgir d\u00favidas em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 durabilidade, ao per\u00edodo correto de manuten\u00e7\u00f5es e trocas das pe\u00e7as. De acordo com Ferrari<\/strong>, a\u00e7\u00f5es preventivas s\u00e3o muito importantes. \u201cOs amortecedores t\u00eam como recomenda\u00e7\u00e3o uma revis\u00e3o preventiva a cada 10 mil quil\u00f4metros e a substitui\u00e7\u00e3o preventiva a cada 50 mil. Lembrando que essa \u00e9 uma recomenda\u00e7\u00e3o geral preventiva, j\u00e1 que cada montadora tem seu plano de revis\u00e3o veicular, fora os acontecimentos inesperados do dia a dia\u201d, recomenda o especialista do Grupo Universal Automotive Systems.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 muito importante estar atento \u00e0s condi\u00e7\u00f5es de funcionamento dos componentes da suspens\u00e3o do ve\u00edculo, no caso do amortecedor n\u00e3o \u00e9 diferente. Algumas observa\u00e7\u00f5es simples ajudam na identifica\u00e7\u00e3o de problemas relacionados ao amortecedor:<\/p>\n\n\n\n

Vazamento de \u00f3leo: <\/strong>sem d\u00favidas este tipo de verifica\u00e7\u00e3o \u00e9 a mais simples, apenas com uma inspe\u00e7\u00e3o visual \u00e9 poss\u00edvel identificar se existe \u00f3leo na parte externa do amortecedor, isto pode indicar um vazamento do \u00f3leo. \u201c<\/strong>O vazamento de \u00f3leo \u00e9 proveniente de uma falha no retentor e compromete totalmente o funcionamento do amortecedor, devendo ser tratado o mais r\u00e1pido poss\u00edvel a fim de evitar maiores problemas\u201d, alerta Felipe Ferrari.<\/p>\n\n\n\n

Balan\u00e7o excessivo do ve\u00edculo<\/strong>: conforme citado, uma das fun\u00e7\u00f5es do amortecedor \u00e9 estabilizar o balan\u00e7o das molas. Caso seja percept\u00edvel um balan\u00e7o excessivo da carroceria do ve\u00edculo, isto pode indicar um desgaste natural dos componentes internos do amortecedor. \u201cUm desgaste na veda\u00e7\u00e3o do pist\u00e3o principal faz com que as cargas hidr\u00e1ulicas percam sua for\u00e7a gradativamente at\u00e9 que o amortecedor fique sem a\u00e7\u00e3o, interferindo diretamente na estabilidade do ve\u00edculo e conforto dos ocupantes\u201d afirma o gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems.<\/p>\n\n\n\n

Tempo e percurso de frenagem<\/strong>: um amortecedor em perfeitas condi\u00e7\u00f5es garante maior ader\u00eancia do pneu ao solo. J\u00e1 um amortecedor danificado faz totalmente o oposto, aumentando tempo e percurso de parada total do ve\u00edculo, fique atento com isso.<\/p>\n\n\n\n

Conhe\u00e7a diferentes tipos de amortecedores<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Amortecedores a \u00f3leo:<\/strong> este tipo de amortecedor \u00e9 o mais popular dentre os amortecedores, foi utilizado em grande escala nos ve\u00edculos mais antigos, internamente possui um sistema que funciona por meio de \u00f3leo e ar. Esta \u00e9 a op\u00e7\u00e3o mais acess\u00edvel entre os amortecedores.<\/p>\n\n\n\n

Amortecedores a g\u00e1s:<\/strong> podemos falar que \u00e9 uma evolu\u00e7\u00e3o do amortecedor a \u00f3leo, na sua composi\u00e7\u00e3o utiliza-se g\u00e1s nitrog\u00eanio ao inv\u00e9s de ar, garante maior resist\u00eancia ao movimento, resultando em maior ader\u00eancia dos pneus ao solo. O nitrog\u00eanio evita a forma\u00e7\u00e3o de bolhas de ar no \u00f3leo desta forma diminui a possibilidade de cavita\u00e7\u00e3o, ou seja, vaporiza\u00e7\u00e3o de um l\u00edquido pela redu\u00e7\u00e3o da press\u00e3o, e aumenta a vida \u00fatil do amortecedor.<\/p>\n\n\n\n

Amortecedores eletr\u00f4nicos<\/strong>: encontrados em ve\u00edculos de luxo, s\u00e3o controlados individualmente por um sistema eletr\u00f4nico que atua de acordo com as condi\u00e7\u00f5es de condu\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo e \u00e9 capaz de alterar suas caracter\u00edsticas de acordo com a necessidade. Por exemplo, quando o ve\u00edculo est\u00e1 trafegando em altas velocidades o amortecedor se torna mais r\u00edgido garantindo maior estabilidade ao ve\u00edculo, j\u00e1 em baixas velocidades fica macio proporcionando conforto aos ocupantes.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir as principais d\u00favidas devidamente esclarecidas por Felipe Ferrari<\/strong>, gerente de desenvolvimento de produtos do Grupo Universal Automotive Systems<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n