{"id":36251,"date":"2022-06-29T16:33:43","date_gmt":"2022-06-29T19:33:43","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36251"},"modified":"2022-06-29T16:54:10","modified_gmt":"2022-06-29T19:54:10","slug":"icms-alivia-preco-dos-combustiveis-mas-ainda-e-preciso-economizar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/icms-alivia-preco-dos-combustiveis-mas-ainda-e-preciso-economizar\/","title":{"rendered":"ICMS alivia pre\u00e7o dos combust\u00edveis, mas ainda \u00e9 preciso economizar"},"content":{"rendered":"\n

ICMS alivia pre\u00e7o dos combust\u00edveis, mas ainda \u00e9 preciso economizar<\/p>\n\n\n\n

Dois Estados da federa\u00e7\u00e3o, S\u00e3o Paulo e Goi\u00e1s, sa\u00edram na frente e baixaram o ICMS sobre combust\u00edveis de acordo com a nova lei federal que limita a 17% ou 18% a al\u00edquota m\u00e1xima. S\u00e3o Paulo reduziu de 25% para 18% o imposto sobre a gasolina, o que significaria uma diminui\u00e7\u00e3o de R$ 0,48 e uma m\u00e9dia estadual esperada de R$ 6,50 por litro. Goi\u00e1s implantou a al\u00edquota de 17%. Os outros Estados resolveram apelar ao Supremo Tribunal Federal.<\/p>\n\n\n\n

Segundo estudo do Sindipe\u00e7as, a frota brasileira circulante \u00e9 composta por 72,7% de ve\u00edculos flex, 15,6% apenas gasolina e 11,2% a diesel. A primeira conclus\u00e3o \u00e9 que o etanol vai se tornar menos atraente frente \u00e0 gasolina para os paulistas, os maiores produtores e consumidores do combust\u00edvel de origem vegetal, e em outros quatro Estados em que o ICMS \u00e9 bem menor para o etanol. Em S\u00e3o Paulo etanol tem ICMS de 13,3% e gasolina agora 18%. Assim combust\u00edveis f\u00f3sseis s\u00e3o estimulados ao contr\u00e1rio do que acontece no mundo.<\/p>\n\n\n\n

No Brasil estamos em plena safra de cana e de produ\u00e7\u00e3o de etanol. \u00c9 o per\u00edodo de quatro a seis meses em que este combust\u00edvel baixa de pre\u00e7o e se torna competitivo frente \u00e0 gasolina. A conta a fazer \u00e9 multiplicar por 0,7 o pre\u00e7o da gasolina; se o etanol estiver abaixo do valor encontrado, vale a pena utiliz\u00e1-lo.<\/p>\n\n\n\n

A gasolina padr\u00e3o usada na aferi\u00e7\u00e3o obrigat\u00f3ria de consumo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular cont\u00e9m 22% de etanol anidro. Entretanto a gasolina atual com 27% de etanol anidro pode ter feito subir para 0,72 ou 0,73 aquele multiplicador, o que tornaria o etanol hidratado vendido nas bombas ligeiramente mais competitivo. Isso depende de caracter\u00edsticas de cada motor. Ideal \u00e9 calcular o consumo de gasolina e de etanol nos trajetos habituais e eleger seu pr\u00f3prio multiplicador.<\/p>\n\n\n\n

Se a refer\u00eancia escolhida for emiss\u00e3o de CO2 (um dos gases de efeito estufa), desde a origem at\u00e9 o que se emite pelo escapamento (crit\u00e9rio conhecido como po\u00e7o-\u00e0-roda), a\u00ed o etanol \u00e9 imbat\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Nestes momentos de combust\u00edvel muito caro h\u00e1 a regra n\u00famero um: desconsiderar dispositivos \u201cm\u00e1gicos\u201d que prometem reduzir o consumo. Nenhum deles entrega o que promete. Afinal, todas as fabricantes disp\u00f5em de departamentos de engenharia que estudam a melhor combina\u00e7\u00e3o entre consumo e emiss\u00f5es. Depois cada produto precisa ser homologado. No Brasil pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, o aumento constante de pre\u00e7o dos combust\u00edveis f\u00f3sseis \u00e9 um pesadelo sem data marcada para ter fim. A guerra iniciada pelo ataque da R\u00fassia \u00e0 Ucr\u00e2nia fez disparar em mais de 80% os pre\u00e7os internacionais do petr\u00f3leo, seus derivados e g\u00e1s natural. Alguns acreditam em um acordo de paz at\u00e9 agosto; para outros, s\u00f3 no fim do ano.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o, vale a pena relembrar algumas regras que podem melhorar o consumo dos motores de autom\u00f3veis e comerciais leves com qualquer combust\u00edvel. Ao longo do tempo v\u00e3o sendo esquecidas.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 N\u00e3o transportar peso in\u00fatil a bordo ou algo esquecido no porta-malas.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Se n\u00e3o for viajar, evite encher o tanque completamente. Combust\u00edvel pesa.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Al\u00e9m de calibrar os pneus no m\u00ednimo a cada 10 dias, pode-se aumentar a press\u00e3o em 10%.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Manter rodas sempre balanceadas e bem alinhadas (converg\u00eancia e c\u00e2mber, este quando existir ajuste).<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 N\u00e3o esquecer ou ter pregui\u00e7a em trocar logo para marchas superiores no c\u00e2mbio manual.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 N\u00e3o coloque o c\u00e2mbio em ponto morto. Freio-motor ajuda a economizar combust\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Manuten\u00e7\u00e3o mec\u00e2nica e el\u00e9trica do manual do propriet\u00e1rio deve ser seguida \u00e0 risca.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Se est\u00e1 parado no tr\u00e2nsito por tr\u00eas ou quatro minutos, sem solu\u00e7\u00e3o \u00e0 vista, desligue o motor.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Em estradas deixe os vidros fechados ou apenas uma fresta aberta.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Use ar-condicionado com modera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 N\u00e3o aquecer motor frio com carro parado. Ligue-o e saia dirigindo normalmente.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Nas rodovias, imprima velocidade 10% inferior \u00e0 m\u00e1xima permitida.<\/p>\n\n\n\n

\u00b7 Ao substituir pneus, mantenha a medida original. Pneus mais largos, maior o consumo.<\/p>\n\n\n\n

Audi retoma a produ\u00e7\u00e3o no Brasil em regime SKD<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com investimento de R$ 100 milh\u00f5es, contrata\u00e7\u00e3o de at\u00e9 200 novos colaboradores e capacidade de entregar 4.000 unidades por ano em dois turnos a Audi volta a produzir no Brasil desde 29 de junho. Desta mesma linha de montagem em S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais (PR) saiu o hatch A3 entre 1999 e 2006. Em 2015 a fabrica\u00e7\u00e3o foi retomada com o A3 sed\u00e3 e, no ano seguinte, o SUV Q3. O final do ciclo de vida destes dois produtos encerrou a produ\u00e7\u00e3o, primeiramente do SUV (2019) e depois do sed\u00e3 (no final de 2020).<\/p>\n\n\n\n

Agora a realidade \u00e9 outra na ind\u00fastria automobil\u00edstica brasileira. A Audi optou pelo regime SKD de unidades semidesmontadas vindas da f\u00e1brica da marca em Gy\u00f6r, na Hungria. Trata-se de alternativa mais racional para modelos de baixo volume de produ\u00e7\u00e3o e alto valor agregado dentro da faixa de pre\u00e7o de R$ 300.000.<\/p>\n\n\n\n

Os modelos que est\u00e3o saindo da unidade paranaense s\u00e3o o Q3 e o Q3 Sportback, ambos com tra\u00e7\u00e3o 4×4 (conhecida como quattro), c\u00e2mbio automatizado de oito marchas, motor 2 litros turbo de 231 cv, banco traseiro corredi\u00e7o e porta-malas de 530 litros.<\/p>\n\n\n\n

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