{"id":36090,"date":"2022-06-27T18:20:45","date_gmt":"2022-06-27T21:20:45","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=36090"},"modified":"2022-06-27T18:20:48","modified_gmt":"2022-06-27T21:20:48","slug":"scania-celebra-65-anos-no-brasil-reforcando-compromissos-com-a-descarbonizacao","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/scania-celebra-65-anos-no-brasil-reforcando-compromissos-com-a-descarbonizacao\/","title":{"rendered":"Scania celebra 65 anos no Brasil refor\u00e7ando compromissos com a descarboniza\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

Refer\u00eancia mundial em transporte e log\u00edstica, a Scania completa 65 anos no Brasil e comemora, junto aos clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros de neg\u00f3cios e a sociedade em geral, sua colabora\u00e7\u00e3o para a hist\u00f3ria da ind\u00fastria automotiva nacional e protagonismo da transforma\u00e7\u00e3o para um mundo cada vez mais sustent\u00e1vel. \u201cTemos muito orgulho da nossa trajet\u00f3ria e de tudo o que aprendemos at\u00e9 aqui, e celebramos o hoje da melhor forma poss\u00edvel: refor\u00e7ando nossos compromissos com a descarboniza\u00e7\u00e3o, investindo em pesquisa e desenvolvimento, pessoas e projetos de vanguarda que ditar\u00e3o os pr\u00f3ximos 65 anos. O futuro se faz agora\u201d, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.<\/p>\n\n\n\n

A fabricante sueca, que desde 2016 vem ampliando sua jornada de sustentabilidade, destaca seu sistema global de produ\u00e7\u00e3o com a entrega da amplia\u00e7\u00e3o de sua F\u00e1brica de Motores e de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. \u201cOperamos como uma extens\u00e3o da Su\u00e9cia, nossa casa matriz e temos um produto global, portanto ambas iniciativas consolidam essa estrat\u00e9gia\u201d, afirma Christopher. \u201cNossas solu\u00e7\u00f5es s\u00e3o lan\u00e7adas primeiro na Europa e depois na Am\u00e9rica Latina, com um intervalo de seis ou nove meses. De qualquer forma, a plataforma \u00e9 a mesma, e \u00e9 poss\u00edvel usar uma cabine produzida no Brasil em um caminh\u00e3o feito na Su\u00e9cia, e agora o motor\u201d, ressalta o executivo.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m desses investimentos, a Scania inaugura sua Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de Efluentes. \u201cPraticamos sustentabilidade dentro e fora de casa. Toda nossa opera\u00e7\u00e3o industrial \u00e9 pensada de forma a reduzir as emiss\u00f5es de gases de efeito estufa e o uso de recursos naturais. Com esse projeto vamos tratar 72 milh\u00f5es de litros de \u00e1gua por ano e consequentemente vamos ter  85% da \u00e1gua consumida oriunda de reuso.\u201d explica. Segundo Podgorski, as a\u00e7\u00f5es est\u00e3o dentro do ciclo de investimento  (2021-2024) no montante de R$1,4 bilh\u00e3o, recurso dedicado \u00e0 atualiza\u00e7\u00e3o e moderniza\u00e7\u00e3o do parque industrial e desenvolvimento de tecnologias alternativas.<\/p>\n\n\n\n

Pronta para o Proconve 8<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A partir de 2023 j\u00e1 est\u00e1 valendo no Brasil a etapa P8 do Proconve (Programa de Controle da Polui\u00e7\u00e3o do Ar por Ve\u00edculos Automotores), equivalente \u00e0 tecnologia Euro 6, vigente na Europa desde 2014. Apesar dos atrasos ocasionados pela pandemia e os desafios com a falta de componentes, a Scania seguiu determinada e comprometida e est\u00e1 pronta. \u201cH\u00e1 quase tr\u00eas anos, o programa envolve centenas de profissionais especializados de v\u00e1rias \u00e1reas da empresa e, de forma indireta, quase toda a organiza\u00e7\u00e3o est\u00e1 empenhada com as exig\u00eancias.\u201d, explica o CEO. Os motores a g\u00e1s e biometano da Scania, tecnicamente, j\u00e1 atendem aos n\u00edveis de emiss\u00f5es de poluentes do Proconve P8 (Euro 6).<\/p>\n\n\n\n

Os novos motores atender\u00e3o inicialmente os mercados de exporta\u00e7\u00e3o. As demais regi\u00f5es na Am\u00e9rica Latina, inclusive o Brasil, tamb\u00e9m ser\u00e3o contempladas gradativamente, conforme a estrat\u00e9gia de implementa\u00e7\u00e3o da solu\u00e7\u00e3o de cada mercado. <\/p>\n\n\n\n

Jornada da sustentabilidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Desde 2016 a Scania come\u00e7ou uma jornada sem volta em dire\u00e7\u00e3o a um ecossistema de transporte e log\u00edstica mais sustent\u00e1vel. Tanto assim que em 2020 se tornou a primeira fabricante de ve\u00edculos comerciais do mundo a ter suas metas clim\u00e1ticas aprovadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), definindo, com base nos dados de 2015, foram estabelecidas duas metas at\u00e9 2025: reduzir em 50% a emiss\u00e3o de gases de efeito estufa das opera\u00e7\u00f5es industriais e comerciais do grupo, com foco nos Escopos 1 (emiss\u00f5es pr\u00f3prias) e 2 (emiss\u00f5es da energia adquirida); e reduzir em 20% as emiss\u00f5es de carbono equivalente na frota circulante (\u00f4nibus e caminh\u00f5es produzidos pela empresa que rodam nas m\u00e3os de terceiros), com foco no Escopo 3 (emiss\u00f5es indiretas). Em 2021, a empresa anunciou globalmente a ades\u00e3o \u00e0 iniciativa Climate Pledge, liderada pela Amazon e a Global Optimism, com o compromisso de ser carbono neutro at\u00e9 2040 (net zero), 10 anos antes das metas estabelecidas no Acordo de Paris.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPara alcan\u00e7ar metas t\u00e3o urgentes, o ciclo de investimento de R$1,4 bilh\u00e3o (2021-2024) tem viabilizado a atualiza\u00e7\u00e3o e moderniza\u00e7\u00e3o do parque industrial da Scania, a implementa\u00e7\u00e3o da nova plataforma de motores, assim como projetos ligados ao desenvolvimento de tecnologias alternativas. Constru\u00edmos um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a nossa pr\u00f3pria Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de \u00c1gua e uma nova F\u00e1brica de Motores, que ser\u00e1 inaugurada em outubro deste ano\u201d, conta Podgorski.<\/p>\n\n\n\n

Estudo Net Zero 2050<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em busca de dados e fatos e para contribuir para a tomada de decis\u00e3o sobre os caminhos para descarboniza\u00e7\u00e3o do transporte, a  Scania desenvolveu juntamente com a Rede Brasil do Pacto Global das Na\u00e7\u00f5es Unidas e a Bain & Company o estudo \u201cTransporte Comercial net-zero 2050: caminhos para a descarboniza\u00e7\u00e3o do modal Rodovi\u00e1rio no Brasil\u201d.  O documento apresenta poss\u00edveis cen\u00e1rios para o pa\u00eds avan\u00e7ar na descarboniza\u00e7\u00e3o do setor.<\/p>\n\n\n\n

Entre os principais achados do estudo, est\u00e1 o fato de que para a equa\u00e7\u00e3o brasileira ser\u00e1 preciso incorporar todas as tecnologias existentes para fazer frente \u00e0 meta zero carbono. \u201cA demanda de energia gerada por caminh\u00f5es e \u00f4nibus no Brasil precisar\u00e1 ser atendida por um \u2018mix\u2019 de tecnologias j\u00e1 desenvolvidas ou em desenvolvimento, devido a uma s\u00e9rie de variantes como a matriz energ\u00e9tica e a voca\u00e7\u00e3o do pa\u00eds, infraestrutura, regulamenta\u00e7\u00e3o necess\u00e1ria, necessidade de renova\u00e7\u00e3o de frotas, entre outras necessidades. O futuro do nosso transporte rodovi\u00e1rio ser\u00e1 ecl\u00e9tico\u201d, explica Christopher Podgorski.<\/p>\n\n\n\n

https:\/\/materiais.pactoglobal.org.br\/transporte-comercial-net-zero-2050<\/a><\/p>\n\n\n\n

Tecnologia el\u00e9trica em teste<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Outra grande novidade que marca os 65 anos da Scania no Brasil \u00e9 a presen\u00e7a de dois ve\u00edculos el\u00e9tricos na planta de S\u00e3o Bernardo do Campo, para testes. Um \u00f4nibus movido a bateria el\u00e9trica (BEV), que est\u00e1 sendo usado unicamente pela equipe de engenharia nacional e funciona como uma esp\u00e9cie de \u00f4nibus-escola. \u201cO Brasil sempre foi um importante laborat\u00f3rio para nossos produtos. E o el\u00e9trico ser\u00e1 uma grande oportunidade de aprendizagem para ajudar a adaptar esta tecnologia \u00e0s condi\u00e7\u00f5es da Am\u00e9rica Latina e ainda desenvolver compet\u00eancia dentro e fora da Scania.\u201d, conta Christopher. O \u00f4nibus prot\u00f3tipo passa por testes, ajustes e adapta\u00e7\u00f5es \u00e0s condi\u00e7\u00f5es clim\u00e1ticas severas e topografia brasileiras.<\/p>\n\n\n\n

Um caminh\u00e3o el\u00e9trico tamb\u00e9m ser\u00e1 usado por equipes brasileiras para testes semelhantes. \u201cNossa jornada pela descarboniza\u00e7\u00e3o passa por v\u00e1rias fases e enquanto algumas tecnologias j\u00e1 est\u00e3o em circula\u00e7\u00e3o no Brasil, como o biometano, outras que j\u00e1 s\u00e3o realidade na Europa est\u00e3o em fase de estudos e passam por testes por aqui. Completar 65 anos com uma performance t\u00e3o arrojada em inova\u00e7\u00e3o e tecnologia \u00e9 um orgulho para n\u00f3s e queremos que seja um incentivo para os nossos colaboradores\u201d, afirma Podgorski.  \u201cTemos um objetivo claro que \u00e9 o de ampliar o conhecimento sobre a eletrifica\u00e7\u00e3o dos ve\u00edculos pesados\u201d, conclui.<\/p>\n\n\n\n

Transforma\u00e7\u00e3o por meio da arte<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para marcar os 65 anos da Scania no Brasil de um jeito colorido, l\u00fadico e inspirador, e como forma de presentear a cidade e popula\u00e7\u00e3o de S\u00e3o Bernardo do Campo, a Scania Latin America est\u00e1 produzindo uma interven\u00e7\u00e3o art\u00edstica nos muros de sua planta. Uma galeria de arte em grafite est\u00e1 sendo desenvolvida pelo artista  Helder Holiveira e os parceiros do coletivo de artes visuais OS TR\u00caS (@osxtres), Adriano Bizonho e Gelson Salvador.  \u201cCom essa iniciativa queremos integrar nosso prop\u00f3sito de tornar o mundo mais sustent\u00e1vel com a cidade de S\u00e3o Bernardo do Campo. E escolhemos a arte para isso, pois acreditamos que ela \u00e9 uma ferramenta poderosa de transforma\u00e7\u00e3o e inclus\u00e3o. Vamos criar uma galeria de arte a c\u00e9u aberto com grafites coloridos. Dois dos muros ser\u00e3o assinados pelo artista local Helder Holiveira e o terceiro ser\u00e1 fruto de uma a\u00e7\u00e3o social para forma\u00e7\u00e3o de jovens em situa\u00e7\u00e3o de vulnerabilidade. Esse \u00e9 o nosso presente para a cidade e convite para a popula\u00e7\u00e3o refletir sobre sustentabilidade, o cuidado com o planeta, o mundo e as pessoas. Quem sabe n\u00e3o teremos aqui um \u2018beco do Batman\u2019 de S\u00e3o Bernardo do Campo?\u201d, diz Patricia Acioli, respons\u00e1vel por Rela\u00e7\u00f5es Corporativas da Scania Latin America.<\/p>\n\n\n\n

O primeiro espa\u00e7o j\u00e1 est\u00e1 pronto e fica no muro da Esta\u00e7\u00e3o de Tratamento de \u00c1gua da Scania, ao lado da portaria 9, na Av. Jos\u00e9 Odorizzi. Em aproximadamente 600 metros quadrados, os desenhos feitos pelos artistas grafiteiros convidam os visitantes a pensar a sustentabilidade, o cuidado com o planeta, o mundo e as pessoas, a partir de uma pequena hist\u00f3ria que tem como ponto de partida os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustent\u00e1vel (ODS) da ONU.<\/p>\n\n\n

\n
\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n

Scania lan\u00e7a Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos de Brasil<\/h3>\n\n\n\n

Para celebrar o Jubileu de Safira no Brasil, fabricante sueca cria caminh\u00e3o exclusivo com condi\u00e7\u00f5es imperd\u00edveis; \u00f4nibus e motores ganham selo alusivo<\/em><\/p>\n\n\n\n

Para manter a tradi\u00e7\u00e3o, ao comemorar mais uma data importante, a Scania apresenta ao mercado a Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos de Brasil. A fabricante preparou um pacote atrativo com diversas vantagens, dentre as quais pagar a primeira parcela do financiamento apenas em 2023. Al\u00e9m dos caminh\u00f5es, pela primeira vez a marca criou um selo para que o cliente possa aplicar nos \u00f4nibus e tamb\u00e9m na linha de motores industriais, mar\u00edtimos ou para gera\u00e7\u00e3o de energia. O selo de 65 anos poder\u00e1 ser colocado no local de escolha do comprador.<\/p>\n\n\n\n

\u201cQuando a Scania prepara uma edi\u00e7\u00e3o especial, n\u00e3o mede esfor\u00e7os para entregar um produto inesquec\u00edvel. N\u00e3o poder\u00edamos deixar de marcar pra sempre o anivers\u00e1rio de 65 anos de Brasil. Tenho certeza de que ser\u00e1 um sucesso, mas os interessados precisam correr, afinal haver\u00e1 apenas 265 unidades dispon\u00edveis. Teremos duas op\u00e7\u00f5es de compra. Al\u00e9m da tradicional venda do produto personalizado, clientes que j\u00e1 tenham caminh\u00f5es programados e faturados para serem entregues entre setembro e dezembro poder\u00e3o transform\u00e1-lo em 65 anos. Basta ajustar os valores com a concession\u00e1ria\u201d, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es da Scania no Brasil. O valor do pacote completo para tornar o ve\u00edculo um modelo 65 anos \u00e9 R$ 35 mil, tanto para produtos j\u00e1 encomendados quanto para novos.<\/p>\n\n\n\n

A Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos de Brasil est\u00e1 dispon\u00edvel nos modelos pesados RH 450 4×2 e 6×2, de 450 cavalos de pot\u00eancia, e RH 540 6×4, de 540 cavalos. Os motores de ambos s\u00e3o de 13 litros Euro 5 que desenvolvem torques respectivos de 2.350Nm entre 1.000-1.300 rpm e de 2.700Nm entre 1.000-1.350 rpm.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA identidade visual escolhida explora grafismos diferenciados, que valorizam as linhas do caminh\u00e3o em comunh\u00e3o com o design e aerodin\u00e2mica da cabine, e trazem uma sensa\u00e7\u00e3o de movimento. A cor exclusiva Nardo Gray levar\u00e1 o comprador a uma experi\u00eancia contempor\u00e2nea, seguindo a tend\u00eancia atual da ind\u00fastria automobil\u00edstica, num apelo mais esportivo. Pela primeira vez, adesivamos a grade dianteira e o resultado ficou magn\u00edfico. Uma verdadeira obra de arte\u201d, diz Munhoz. <\/p>\n\n\n\n

A Scania seguiu a estrat\u00e9gia da \u00faltima edi\u00e7\u00e3o especial, a Her\u00f3is da Estrada, de 2020, que de forma in\u00e9dita trouxe a solu\u00e7\u00e3o completa com produto, servi\u00e7os e alternativa financeira. \u201cEste ve\u00edculo vai propiciar uma disponibilidade incr\u00edvel ao cliente, que vai pagar um pre\u00e7o de programa de manuten\u00e7\u00e3o standard com os benef\u00edcios do Flex\u00edvel Uptime, uma categoria acima, ainda levando o Control Tower, que s\u00f3 est\u00e1 incluso no Premium Flex\u00edvel Uptime\u201d, completa o diretor.<\/p>\n\n\n\n

A Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos est\u00e1 equipada com teto alto, defletores, saia lateral, pintura nas cores na cor Nardo Gray exclusiva e customizada na saia lateral, nos paralamas e retrovisores. Completam os itens que tornam a edi\u00e7\u00e3o 65 anos imperd\u00edvel: far\u00f3is de milha no teto e na grade, geladeira, far\u00f3is H7, climatizador e rodas de a\u00e7o preta, al\u00e9m do Pacote Cl\u00e1ssico (customiz\u00e1vel).<\/p>\n\n\n\n

Pacote de servi\u00e7os para aumentar a disponibilidade<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Se o cliente adquirir a Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos de Brasil e contratar o programa de manuten\u00e7\u00e3o Scania Standard Flex\u00edvel v\u00e3o estar inclusos as manuten\u00e7\u00f5es preventivas, com pre\u00e7o sem varia\u00e7\u00f5es durante os anos de vig\u00eancia, e o kit disponibilidade especial. O kit contempla a cobertura por quatro anos de manuten\u00e7\u00e3o preventiva e corretiva do trem de for\u00e7a (apenas pe\u00e7as banhadas a \u00f3leo do motor, caixa de c\u00e2mbios e do diferencial), Control Tower (gest\u00e3o da efici\u00eancia e processos em todas as oficinas da rede Scania, FIT Uptime (relat\u00f3rios de disponibilidade do ve\u00edculo, de performance e potencial de economia de combust\u00edvel e Pacote Desempenho de conectividade, o mais completo, com dados dos ve\u00edculos e estilo de condu\u00e7\u00e3o dos motoristas.<\/p>\n\n\n\n

Solu\u00e7\u00f5es financeiras para facilitar a compra<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As 265 unidades dispon\u00edveis da Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa de 65 anos de Brasil tamb\u00e9m disp\u00f5em de condi\u00e7\u00f5es imperd\u00edveis e exclusivas pelos Servi\u00e7os Financeiros Scania. Pelo financiamento via Scania Banco, o cliente s\u00f3 pagar\u00e1 a primeira parcela em 2023 (sujeito \u00e0 aprova\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito), s\u00e3o seis meses de car\u00eancia e sem parcelas intermedi\u00e1rias (modalidade CDC). Pela Scania Corretora de Seguros mais vantagens, com desconto de 12% no pr\u00eamio do seguro e parcelamento em 10x sem juros. Por fim, o Scania Cons\u00f3rcio, em comemora\u00e7\u00e3o aos 40 anos de sua funda\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m em 2022, propiciar\u00e1 um desconto de 1,5% na taxa de administra\u00e7\u00e3o para quem adquirir uma cota.<\/p>\n\n\n\n

Uma hist\u00f3ria contada em 13 momentos inesquec\u00edveis<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com a Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa 65 anos de Brasil, a Scania atinge 13 s\u00e9ries ou edi\u00e7\u00f5es especiais. Em 1991, foi lan\u00e7ada a primeira delas, a Jubileum, que marcou a comemora\u00e7\u00e3o do centen\u00e1rio mundial da funda\u00e7\u00e3o da marca. Com a chegada do novo mil\u00eanio, em 2000, foi criada a Millenium, com mil unidades. Em 2001, a edi\u00e7\u00e3o Horizontes resgatou a t\u00edpica cor laranja, que celebrizou os \u201cjacar\u00e9s\u201d dos anos 1960 e 1970, e 1980-81. No mesmo ano, chegou uma das mais lembradas at\u00e9 hoje, a \u201cRei da Estrada\u201d, com o retorno do motor V8 e inje\u00e7\u00e3o eletr\u00f4nica. No ano de 2007, a Silver Line foi escolhida para comemorar os 50 anos de Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Em 2010, outro momento para celebrar o V8 com a \u201cKing of the Road\u201d. Em 2012, o R 440 festejou os \u201c55 anos de Brasil\u201d. No ano de 2015, chegou a Griffin Edition, nas vers\u00f5es R 440 e R 480, na cabine Streamline. Em 2017, a \u201cEdi\u00e7\u00e3o Especial 60 anos\u201d trouxe o R 440 com a cor azul celeste e as faixas ic\u00f4nicas do T 113 para celebrar seis d\u00e9cadas no pa\u00eds. Na Fenatran de 2019, as primeiras edi\u00e7\u00f5es especiais da Nova Gera\u00e7\u00e3o com o \u201cV8 \u2013 50 anos\u201d e o R 450 \u201cVintage\u201d. O R 440, modelo mais vendido da hist\u00f3ria da marca, \u00e9 o recordista com tr\u00eas participa\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Em 2020, uma das homenagens mais lend\u00e1rias foi a Edi\u00e7\u00e3o Especial Her\u00f3is da Estrada, com os modelos R 450 6×2 e R 410 4×2. A Her\u00f3is da Estrada nasceu junto com o Dia da Paix\u00e3o Scania para celebrar o anivers\u00e1rio da marca no Brasil. No auge do sofrimento de todos os setores por conta da pandemia da Covid-19, a Scania resolveu apoiar o neg\u00f3cio do cliente e render uma homenagem \u00e0queles que movem o Brasil sobre rodas, os motoristas, aut\u00f4nomos e transportadores de todos os tamanhos de frotas.<\/p>\n\n\n\n

Scania comemora 65 anos de hist\u00f3ria no Brasil sustentando o futuro como prop\u00f3sito<\/h3>\n\n\n\n

Fabricante chegou em 1957 no Brasil e desde ent\u00e3o vem revolucionando o mercado com produtos, servi\u00e7os e solu\u00e7\u00f5es para tornar a opera\u00e7\u00e3o do cliente mais rent\u00e1vel<\/em><\/p>\n\n\n\n

A Scania, empresa conhecida por seu pioneirismo e inova\u00e7\u00e3o na ind\u00fastria automotiva, celebra, no pr\u00f3ximo s\u00e1bado (2 de julho), 65 anos de presen\u00e7a no Brasil. Foi o mercado nacional que recebeu a primeira f\u00e1brica fora da Su\u00e9cia, sua matriz, em 1962, e onde se tornou refer\u00eancia de solu\u00e7\u00f5es que propiciam rentabilidade e disponibilidade para clientes de caminh\u00f5es, \u00f4nibus e de motores industriais, mar\u00edtimos e para gera\u00e7\u00e3o de energia.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEstamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concession\u00e1rias. S\u00e3o mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incans\u00e1vel por oferecer as solu\u00e7\u00f5es mais adequadas para gerar a m\u00e1xima rentabilidade, que por consequ\u00eancia trar\u00e1 muito mais disponibilidade para tornar a opera\u00e7\u00e3o de qualquer perfil de cliente mais eficiente\u201d, afirma F\u00e1bio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Opera\u00e7\u00f5es Comerciais da Scania no Brasil. \u201cNesses pr\u00f3ximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na lideran\u00e7a da transi\u00e7\u00e3o para um setor de transporte mais sustent\u00e1vel, pois sustentar o futuro \u00e9 o nosso prop\u00f3sito.\u201d<\/p>\n\n\n\n

\u201cA Scania tem uma hist\u00f3ria de conex\u00e3o profunda com o Brasil, com o povo brasileiro. Nossos caminh\u00f5es e \u00f4nibus est\u00e3o presentes nas estradas, nos jornais, nas revistas, em fotos, livros, v\u00eddeos, portais e redes sociais, ajudando o progresso brasileiro ao longo dessas seis d\u00e9cadas. Estamos marcados neste contexto, o que nos enche de orgulho\u201d, diz Souza. \u201cOutro marco da nossa atua\u00e7\u00e3o \u00e9 o relacionamento com o cliente: estamos e estaremos sempre ao lado dele. S\u00e3o gera\u00e7\u00f5es de desbravadores transportadores e de operadores de \u00f4nibus que expandiram empresas, prosperaram suas vidas, das suas fam\u00edlias e de milhares de colaboradores em virtude dos empregos que geraram. Al\u00e9m dos aut\u00f4nomos, que carregam o Brasil sobre rodas \u201cEstamos comemorando esse Jubileu de Safira com nossos colaboradores e ao lado da nossa competente rede de concession\u00e1rias. S\u00e3o mais de 23 mil dias de Brasil, tendo em cada segundo o cliente em primeiro lugar. Na busca incans\u00e1vel por oferecer as solu\u00e7\u00f5es mais adequadas para gerar a m\u00e1xima rentabilidade, que por consequ\u00eancia trar\u00e1 muito mais disponibilidade para tornar a opera\u00e7\u00e3o de qualquer perfil de cliente mais eficiente\u201d, afirma F\u00e1bio Souza, vice-presidente e diretor-geral das Opera\u00e7\u00f5es Comerciais da Scania no Brasil. \u201cNesses pr\u00f3ximos anos, vamos seguir conduzindo a Scania na lideran\u00e7a da transi\u00e7\u00e3o para um setor de transporte mais sustent\u00e1vel, pois sustentar o futuro \u00e9 o nosso prop\u00f3sito.\u201d<\/p>\n\n\n\n

A hist\u00f3ria da Scania no Brasil come\u00e7ou em 1957, quando a empresa ainda carregava o nome Scania-Vabis do Brasil S\/A. Na \u00e9poca, os ve\u00edculos vinham desmontados da Su\u00e9cia e ficavam sob responsabilidade da Vemag, marca que os comercializava em S\u00e3o Paulo. A partir da d\u00e9cada de 1960, a Scania passou a produzir integralmente seus caminh\u00f5es e \u00f4nibus na f\u00e1brica inaugurada em 1962 em S\u00e3o Bernardo do Campo (SP), polo da industrializa\u00e7\u00e3o nacional.<\/p>\n\n\n\n

A linha do tempo da Scania no Brasil \u00e9 marcada por diversos pioneirismos, destaques e lan\u00e7amentos. A revolu\u00e7\u00e3o do L 75, em 1958, que mudou o conceito da oferta de caminh\u00e3o no pa\u00eds; a introdu\u00e7\u00e3o da dire\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica, em 1963, no \u00f4nibus B76; a suspens\u00e3o pneum\u00e1tica no eixo traseiro dos \u00f4nibus, em 1968; a nova revolu\u00e7\u00e3o com a chegada dos \u201cJacar\u00e9s\u201d; o primeiro \u00f4nibus com motor traseiro (BR 115) no ano de 1972; a inaugura\u00e7\u00e3o da cabina \u201ccara-chata\u201d com o LK 140 em 1974; o primeiro articulado do pa\u00eds (B 111 RS), em 1978; o lan\u00e7amento do intercooler, em 1983; a transforma\u00e7\u00e3o do conceito de caminh\u00e3o com a chegada da S\u00e9rie 3, em 1991, at\u00e9 hoje uma das mais lembradas; a apresenta\u00e7\u00e3o do chassi 8×2 (1998) s\u00e3o alguns dos destaques.<\/p>\n\n\n\n

O ano de 1998 marca ainda a introdu\u00e7\u00e3o de outras duas novidades no mercado: o freio auxiliar Retarder e a inje\u00e7\u00e3o de combust\u00edvel totalmente eletr\u00f4nica. J\u00e1 em 1999, foi a vez da chegada do L94 UB, o primeiro \u00f4nibus urbano de piso baixo. Em 2001, dois pioneirismos: a caixa automatizada Opticruise e o \u00f4nibus de 15 metros; no mesmo per\u00edodo, um novo jeito de pensar e fazer Servi\u00e7os, sem precedentes na ind\u00fastria, \u00e9 implantado; a nova eleva\u00e7\u00e3o do patamar de um caminh\u00e3o, em 2007, com a chegada da fam\u00edlia P, G e R, e de \u00f4nibus com a S\u00e9rie K, no ano seguinte. Em 2011, importantes contribui\u00e7\u00f5es ao meio ambiente: a marca passa a comercializar  os motores Euro 5, com a  venda dos primeiros \u00f4nibus a etanol e o lan\u00e7amento na Am\u00e9rica Latina do caminh\u00e3o movido a este combust\u00edvel. Em 2015, aconteceu o lan\u00e7amento do \u00f4nibus biarticulado, o primeiro com motor dianteiro; o ano de 2016 foi marcado pela  chegada do primeiro \u00f4nibus nacional movido a GNV e\/ou biometano. Em 2017, a apresenta\u00e7\u00e3o dos Servi\u00e7os Conectados Scania e do revolucion\u00e1rio e pioneiro programa de manuten\u00e7\u00e3o com planos flex\u00edveis. Em 2018, veio o lan\u00e7amento da Nova Gera\u00e7\u00e3o de Caminh\u00f5es, que entrega uma economia de combust\u00edvel de at\u00e9 20% em compara\u00e7\u00e3o \u00e0 gera\u00e7\u00e3o anterior. Junto da novidade, foi implementado um novo formato de vendas de solu\u00e7\u00f5es de transporte, com base no conceito Tailor Made For Application (TMA), que personaliza ainda mais a experi\u00eancia do cliente e permite a entrega da solu\u00e7\u00e3o ideal para a opera\u00e7\u00e3o de cada cliente.<\/p>\n\n\n\n

Scania comemora 65 anos de Brasil com lives e a\u00e7\u00f5es com clientes<\/h3>\n\n\n\n

Dia da Paix\u00e3o Scania ter\u00e1 convidados especiais em programa\u00e7\u00e3o pelo YouTube entre os dias 29 de junho e 1\u00ba de julho; concession\u00e1rias organizar\u00e3o eventos<\/em><\/p>\n\n\n\n

No pr\u00f3ximo s\u00e1bado, dia 2, a Scania vai completar 65 anos de presen\u00e7a no Brasil. Para comemorar este marco, ser\u00e1 realizada a terceira edi\u00e7\u00e3o do Dia da Paix\u00e3o Scania, que vai reunir executivos da marca, colaboradores, clientes e f\u00e3s para trazer conte\u00fados diversos sobre o setor de transportes e a hist\u00f3ria e as perspectivas futuras da empresa. O evento ser\u00e1 totalmente online, transmitido pelo canal oficial da Scania Brasil no Youtube entre os dias 29 de junho e 1\u00ba de julho. Al\u00e9m disso, as concession\u00e1rias v\u00e3o receber clientes em eventos presencias at\u00e9 o m\u00eas de agosto.<\/p>\n\n\n\n

O Dia da Paix\u00e3o Scania foi criado em 2020 para celebrar o anivers\u00e1rio de presen\u00e7a da fabricante no pa\u00eds, que chegou ao Brasil em 2 de julho de 1957. S\u00e3o tr\u00eas dias de lives que antecedem a data comemorativa.<\/p>\n\n\n\n

\u201cNa edi\u00e7\u00e3o 2022 do Dia da Paix\u00e3o Scania comemoramos mais um ano de realiza\u00e7\u00f5es no pa\u00eds. Dessa vez, de forma muito especial, afinal s\u00e3o 65 anos de Brasil trazendo inova\u00e7\u00f5es e tecnologias que revolucionaram o ecossistema de transportes, e contribuem para o desenvolvimento de nossos clientes. Neste momento, contamos com a experi\u00eancia do passado e a confian\u00e7a do presente para seguir ofertando a melhor solu\u00e7\u00e3o de transporte que nos projetam para um futuro ainda mais promissor\u201d, afirma, M\u00e1rcio Furlan, diretor de Marketing, Comunica\u00e7\u00e3o e Experi\u00eancia do cliente da Scania no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

O Dia da Paix\u00e3o Scania 2022 traz em sua programa\u00e7\u00e3o diversas rodas de conversa online e abertas ao p\u00fablico. \u201c\u00c9 importante relembrar os acontecimentos que marcaram o mercado automotivo para observar a evolu\u00e7\u00e3o da Scania em paralelo \u00e0 do setor. Os eventos do Dia da Paix\u00e3o Scania s\u00e3o exemplos da necessidade de unir esfor\u00e7os para o desenvolvimento cont\u00ednuo de nossos servi\u00e7os e produtos”, diz o diretor.<\/p>\n\n\n\n

A primeira live, no dia 29 de junho, ter\u00e1 o primeiro bloco de 17h30 at\u00e9 18h com o tema \u2018Superar os desafios do transporte\u2019. Neste bate-papo, Francisco Pelucio, presidente da Associa\u00e7\u00e3o Nacional do Transporte de Cargas e Log\u00edstica (NTC&Log\u00edstica), Andr\u00e9 Gentil, gerente de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es para frotistas da Scania no Brasil, e Felipe Cordenonsi, diretor da Transportes Cordenonsi debater\u00e3o como est\u00e1 a realidade do transporte de cargas com o aumento de custos e a alta do diesel, entre outros obst\u00e1culos, e suprir as novas necessidades para um servi\u00e7o mais eficiente. Em seguida, das 18h at\u00e9 18h30, vai ocorrer uma conversa sobre a import\u00e2ncia dos servi\u00e7os como um diferencial para obter rentabilidade e disponibilidade. Os convidados ser\u00e3o Felipe Comelli, s\u00f3cio-propriet\u00e1rio do Grupo Comelli, Thiago Borges, gerente de vendas de solu\u00e7\u00f5es da Casa Scania Varella, e Felipe Angelini, respons\u00e1vel por solu\u00e7\u00f5es conectadas da Scania no Brasil.<\/p>\n\n\n\n

O segundo dia de live, 30 de junho, ter\u00e1 como foco principal a import\u00e2ncia da sustentabilidade no transporte e as tend\u00eancias do mercado para o futuro, no primeiro bloco das 17h30 \u00e0s 18h. Paulo Henrique Scarano, gerente de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es de Transporte da Scania no Brasil, Vanessa e Vinicius Pilz, diretora comercial e de ESG e CEO, respectivamente, da Reiter Log, um representante da L’Or\u00e9al, e um membro da Abiog\u00e1s, v\u00e3o abordar o diferencial no transporte gerado pela sustentabilidade, as raz\u00f5es pela prefer\u00eancia de solu\u00e7\u00f5es a g\u00e1s e o potencial do uso do biometano nos caminh\u00f5es. O segundo bloco, das 18h at\u00e9 18h30, ter\u00e1 como tema \u2018Inova\u00e7\u00e3o e Futuro\u2019 com a presen\u00e7a de Renata Perucci, respons\u00e1vel por Gest\u00e3o Corporativa e Desenvolvimento de Neg\u00f3cios da Scania Latin America, Paulo Genezini, gerente de Sustentabilidade da Scania no Brasil, e H\u00e9lio Matias, vice-presidente de Log\u00edstica do Grupo Ambipar, v\u00e3o falar de como imaginam o futuro do transporte, de produtos, solu\u00e7\u00f5es, novas tecnologias, efici\u00eancia energ\u00e9tica, ve\u00edculos el\u00e9tricos, a chegada do 5G e outras tend\u00eancias no Brasil e na Europa.<\/p>\n\n\n\n

Para o \u00faltimo dia de evento, a terceira live ser\u00e1 no dia 1.\u00b0 de julho, justamente a v\u00e9spera do Dia da Paix\u00e3o Scania. O tema \u00e9 sugestivo: Paix\u00e3o Scania. Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es da Scania no Brasil, e Nivea Silva, gerente de Vendas de Solu\u00e7\u00f5es de Transporte da Scania no Brasil, receber\u00e3o diversos convidados, a exemplo clientes de caminh\u00f5es, \u00f4nibus (Junior Moreira, da Via\u00e7\u00e3o Uni\u00e3o Santa Cruz, Tocantins), f\u00e3s da marca e compradores da Edi\u00e7\u00e3o Comemorativa 65 anos. Todos expressar\u00e3o seu amor pelos caminh\u00f5es, \u00f4nibus, al\u00e9m de compartilhar hist\u00f3rias sobre as mais de seis d\u00e9cadas da companhia no pa\u00eds. No final, haver\u00e1 o tradicional brinde pelos 65 anos.<\/p>\n\n\n\n

Almanaque digital e eventos com clientes<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para refor\u00e7ar as celebra\u00e7\u00f5es, a Scania desenvolveu um almanaque digital, com os principais fatos hist\u00f3ricos de sua trajet\u00f3ria, que poder\u00e1 ser acessado gratuitamente por todos os admiradores da marca. As concession\u00e1rias poder\u00e3o ainda personalizar o material e incluir seus pr\u00f3prios registros hist\u00f3ricos para compartilhar com clientes.<\/p>\n\n\n\n

A rede de concession\u00e1rias tamb\u00e9m vai realizar, entre os meses de julho e agosto, uma s\u00e9rie de eventos regionais para celebrar al\u00e9m dos 65 anos de Scania no Brasil, o marco de 40 anos do Cons\u00f3rcio Scania. \u201cO relacionamento pr\u00f3ximo com o cliente est\u00e1 no DNA da Scania. Somos uma marca que procura estar sempre presente ao lado deles nos momentos bons e, principalmente, nos mais desafiadores. Por isso, nada mais adequado do que celebrar tamb\u00e9m com eles \u2013 e, melhor ainda, por meio da nossa rede\u201d, conclui Furlan.<\/p>\n\n\n\n

Um pouco de hist\u00f3ria<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Desde que chegou da Su\u00e9cia em 1957, a Scania \u00e9 reconhecida pela inova\u00e7\u00e3o e pioneirismo nos primeiros passos da ind\u00fastria automotiva nacional at\u00e9 a recente jornada na lideran\u00e7a pela transi\u00e7\u00e3o a um sistema de transporte mais sustent\u00e1vel. E, de sempre acreditar no potencial do Brasil. Em 2021, teve in\u00edcio o novo ciclo de investimentos de R$ 1,4 bilh\u00e3o at\u00e9 2024. No ano passado, a Scania atingiu a marca de 50 mil ve\u00edculos conectados e, em 2022, chegou a mais de 600 unidades de caminh\u00f5es a g\u00e1s vendidos.<\/p>\n\n\n\n

Ao longo de seis d\u00e9cadas, dentre diversas novidades, a Scania foi pioneira em trazer para o Brasil: a dire\u00e7\u00e3o hidr\u00e1ulica (1963), \u00f4nibus com motor traseiro (BR115, em 1972), caminh\u00e3o \u201ccara-chata\u201d (LK 140, em 1974), \u00f4nibus articulado (B111 RS, em 1977), freio auxiliar Retarder (1998) e caixa de c\u00e2mbio automatizada, Opticruise (2001). Al\u00e9m do novo formato de venda de solu\u00e7\u00f5es (sistema TMA) e da linha a g\u00e1s (natural e\/ou biometano), que chegaram com a revolucion\u00e1ria Nova Gera\u00e7\u00e3o de caminh\u00f5es (com as entregas a partir de 2019).<\/p>\n\n\n\n

Para mais informa\u00e7\u00f5es sobre a Scania acesse: <\/em>www.scania.com.br\/<\/a> https:\/\/jornadascania.com.br\/<\/a><\/p>\n\n\n\n

Sobre a Scania<\/em><\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Scania \u00e9 l\u00edder mundial em solu\u00e7\u00f5es de transporte e uma das principais fabricantes de caminh\u00f5es pesados, \u00f4nibus e de motores industriais, mar\u00edtimos e para gera\u00e7\u00e3o de energia. Junto com parceiros e clientes, est\u00e1 liderando a mudan\u00e7a para um sistema de transporte e log\u00edstica mais sustent\u00e1vel. Com presen\u00e7a em mais de 100 pa\u00edses, fundada em 1891, conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo. Possui linhas de produ\u00e7\u00e3o na Europa, \u00c1sia e Am\u00e9rica Latina, que permitem o interc\u00e2mbio global de componentes e ve\u00edculos completos. Em 2021, foram entregues globalmente 88.930 caminh\u00f5es, 4.436 \u00f4nibus e 11.786 motores. A receita l\u00edquida da Scania alcan\u00e7ou mais de 146 bilh\u00f5es de coroas suecas, sendo mais de 20% relacionados a servi\u00e7os. A Scania faz parte do Grupo TRATON.<\/em><\/p>\n\n\n\n

Assessoria de imprensa Scania<\/strong>
Carlos Eduardo Biagini
(11) 4344-8512 \/ 9 9968-2603
carlos.biagini@scania.com<\/a><\/em><\/p>\n\n\n\n

Comunica\u00e7\u00e3o Scania<\/strong>
Renata Nascimento
(11) 4344-9666\/ (11) 9 9648-9757
renata.nascimento@scania.com<\/a><\/em><\/p>\n\n\n\n

Assessoria de imprensa Scania Latin America<\/strong>
Sara Correia
(11) 98205-3344
sara.correia@bowler.com.br<\/a>
Fabricia Morais
(11) 3190-3186
fabricia.morais@scania.com<\/a><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Refer\u00eancia mundial em transporte e log\u00edstica, a Scania completa 65 anos no Brasil e comemora,<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":36091,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[28,8],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36090"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=36090"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36090\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":36093,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36090\/revisions\/36093"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/36091"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=36090"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=36090"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=36090"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}