{"id":34811,"date":"2022-06-01T14:31:42","date_gmt":"2022-06-01T17:31:42","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34811"},"modified":"2022-06-02T11:00:57","modified_gmt":"2022-06-02T14:00:57","slug":"nome-mais-poderoso-da-industria-fala-portugues","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/nome-mais-poderoso-da-industria-fala-portugues\/","title":{"rendered":"Nome mais poderoso da ind\u00fastria fala portugu\u00eas"},"content":{"rendered":"\n

Voc\u00ea pode pensar que o homem mais rico do mundo, o sul-africano-canadense naturalizado americano Elon Musk, dono da f\u00e1brica de el\u00e9tricos Tesla, da companhia aeroespacial SpaceX e pronto para comprar a rede social Twitter, entre outras atividades como a empresa de intelig\u00eancia artificial Neuralink e a de transporte Hyperloop, pudesse aparecer facilmente em primeiro lugar em uma lista de 100 mais poderosos nomes da ind\u00fastria automobil\u00edstica mundial.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, os editores da Autocar Business, bra\u00e7o informativo de neg\u00f3cios empresariais da revista inglesa Autocar, a mais antiga publica\u00e7\u00e3o focada em ve\u00edculos do mundo (circula desde 1895), chegaram a um resultado diferente. Eles cruzaram avalia\u00e7\u00f5es de todos os tipos, inclu\u00edram executivos de marcas chinesas e de dezenas de fabricantes de autope\u00e7as e fornecedores dos essenciais chips semicondutores.<\/p>\n\n\n\n

O resultado apontou o portugu\u00eas Carlos Tavares, da Stellantis, como o executivo mais importante entre os 10 primeiros. Em segundo lugar, empatados, Akio Toyoda (Toyota) e Elon Musk; em quarto, Euisun Chung (Hyundai); em quinto, Herbert Diess (VW); em sexto, Jim Farley (Ford); em s\u00e9timo, Oliver Zipse (BMW); em oitavo, Ola Kallenius (Mercedes-Benz); em nono, Mary Barra (GM); em d\u00e9cimo, Li Shufu (Geely, holding chinesa dona entre outras da Volvo, Lotus, Proton e de 10% da Mercedes-Benz).<\/p>\n\n\n\n

Peugeot 208 e motor Fiat: sinergia certa<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A marca francesa estava fora do mercado de modelos compactos com motor de 1 litro h\u00e1 16 anos. Quando a PSA inaugurou sua f\u00e1brica no Brasil em 2001, 70% das vendas de autom\u00f3veis novos tinham essa cilindrada por um motivo simples: IPI de 7%, contra 11% (etanol ou flex) e 13% (gasolina) para motores entre 1 e 2 litros. Decidiu ent\u00e3o comprar motores Renault de 1 litro por um per\u00edodo que terminou em 2005, embora tamb\u00e9m oferecesse seus pr\u00f3prios motores de 1,6 e 1,4 litro. Ve\u00edculos de 1 litro (inclu\u00eddas as vers\u00f5es turbo) ainda hoje representam 44% de todas as vendas no mercado brasileiro (ano 2021; em 2020, 48%).<\/p>\n\n\n\n

Stellantis, resultado da fus\u00e3o PSA e FCA no final de 2019 e consolidada em janeiro de 2021, trouxe sinergias inquestion\u00e1veis e bem-sucedidas. J\u00e1 era esperado que no Brasil motores e c\u00e2mbios da Fiat estivessem em produtos tanto da Peugeot (208) quanto da Citro\u00ebn (novo C3 que chega este m\u00eas). O primeiro resultado concreto vem de duas novas vers\u00f5es do argentino 208 (Like e Style), agora com o motor de tr\u00eas cilindros Firefly de 1 litro e c\u00e2mbio manual de cinco marchas, ambos de origem e produ\u00e7\u00e3o Fiat, que hoje est\u00e3o no Argo.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o existem diferen\u00e7as em termos de pot\u00eancia e torque entre os modelos da Fiat e da Peugeot: 75 cv (E)\/71 cv (G) e 10,7 kgf.m (E)\/10 kgf.m (G). Mas exigiu reformula\u00e7\u00f5es nos itens perif\u00e9ricos do motor e semi\u00e1rvores de transmiss\u00e3o. O 208 \u00e9 um pouco mais pesado (apenas 25 kg) que o italiano. Em desempenho, portanto, o Argo talvez tenha uma vantagem s\u00f3 percept\u00edvel no cron\u00f4metro. Por\u00e9m o 208 \u00e9 mais bonito e sua posi\u00e7\u00e3o de guiar se destaca com o quadro de instrumentos acima do volante de di\u00e2metro reduzido, solu\u00e7\u00e3o exclusiva da Peugeot.<\/p>\n\n\n\n

A f\u00e1brica francesa oferece pre\u00e7os promocionais agora no lan\u00e7amento bem competitivos: R$ 72.990 (Like) e R$ 79.990 (Style). A segunda inclui at\u00e9 teto solar panor\u00e2mico, defletor traseiro, al\u00e9m de multim\u00eddia de 10,3 pol., carregador de celular por indu\u00e7\u00e3o protegido por tampa, c\u00e2mera traseira com sensores de estacionamento e quatro airbags. Com certeza haver\u00e1 uma atualiza\u00e7\u00e3o de valores em breve.<\/p>\n\n\n\n

Audi Q3 Sportback: SUV cup\u00ea que faltava<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Perfil elegante, desenho mais refinado de para-choque e grade, banco traseiro corredi\u00e7o com sete posi\u00e7\u00f5es de ajuste do encosto, duas vers\u00f5es de acabamento, porta-malas de 530 litros (o maior entre os SUVs m\u00e9dios-compactos) e tra\u00e7\u00e3o 4×4. O Q3 Sportback come\u00e7ar\u00e1 a ser produzido no regime SKD (semidesmontado), na f\u00e1brica de S\u00e3o Jos\u00e9 dos Pinhais (PR), ao lado do SUV tradicional Q3 tamb\u00e9m com a tra\u00e7\u00e3o quatro, a partir de agosto pr\u00f3ximo. Antes o Q3 nacional s\u00f3 oferecia tra\u00e7\u00e3o dianteira. A diferen\u00e7a de comprimento entre os dois \u00e9 de apenas 1,6 cm.<\/p>\n\n\n\n

Interior foi reformulado. H\u00e1 integra\u00e7\u00e3o apenas por fio de Android Auto e Apple CarPlay com a tela multim\u00eddia de 8,8 pol. Oferece quatro portas USB 3 (duas na frente e duas atr\u00e1s). Motor 2.0 TFSI de 231 cv e 34,7 kgf.m assegura grande agilidade em tr\u00e2nsito urbano e rodovi\u00e1rio. Acelera de 0 a 100 km\/h em 7 s. Mesmo com altura de rodagem mais elevada (1,85 cm na frente e 1,35 cm atr\u00e1s na especifica\u00e7\u00e3o Brasil) demonstra comportamento din\u00e2mico sem sustos em todos os tipos de curvas. C\u00e2mbio autom\u00e1tico Tiptronic trabalha de forma precisa e t\u00e3o r\u00e1pida que s\u00e3o quase impercept\u00edveis as oito trocas de marcha. A Audi espera que as vers\u00f5es Sportback respondam por mais de 40% das vendas entre os Q3. Pre\u00e7os v\u00e3o de R$ 315.990 a R$ 339.990.<\/p>\n\n\n\n

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