{"id":34510,"date":"2022-05-28T11:32:05","date_gmt":"2022-05-28T14:32:05","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34510"},"modified":"2022-05-28T11:34:25","modified_gmt":"2022-05-28T14:34:25","slug":"termometro-do-varejo-o-mes-de-abril-refletiu-nos-resultados-dos-lojistas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/termometro-do-varejo-o-mes-de-abril-refletiu-nos-resultados-dos-lojistas\/","title":{"rendered":"Term\u00f4metro do varejo: o m\u00eas de abril refletiu nos resultados dos lojistas"},"content":{"rendered":"\n

No quarto m\u00eas do ano, muitos varejistas sentiram uma retra\u00e7\u00e3o nas vendas, o que pode ser atribu\u00edda ao n\u00famero menor de dias \u00fateis, quando comparado a mar\u00e7o. Por outro lado, em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano passado e at\u00e9 comparando os quadrimestres, 2022 tem se mostrado melhor. O que persiste ainda \u00e9 a falta de pe\u00e7as, em alguns casos de itens mais pontuais do que generalizados, fora os aumentos de pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Carlos Gomes,<\/strong> da Carbwel Auto Pe\u00e7as<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Carlos Gomes, da Carbwel Auto Pe\u00e7as, de S\u00e3o Paulo (SP), conta que o movimento em abril foi de um m\u00eas normal e um pouco melhor do que no mesmo per\u00edodo do ano passado. \u201cAcho que as pessoas est\u00e3o arrumando os seus carros, pois o 0Km n\u00e3o tem para entrega e os usados e seminovos est\u00e3o muito caros. Al\u00e9m disso, as pessoas est\u00e3o sem dinheiro, preferindo consertar ao inv\u00e9s de troc\u00e1-lo\u201d, afirma.<\/p>\n\n\n\n

Gomes informa que a falta de pe\u00e7as continua, \u201cn\u00f3s acabamos por buscar outras marcas\u201d, diz, e que o caminho \u00e9 trabalhar e dar o melhor de si. \u201cSempre haver\u00e1 uma desculpa, ora \u00e9 o d\u00f3lar, ora s\u00e3o as elei\u00e7\u00f5es, sempre ter\u00e1 uma crise. Acho que o importante \u00e9 o trabalho do dia a dia e n\u00e3o se apegar a desculpas\u201d.<\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Eduardo Villarim,<\/strong>\u00a0da Rediesel<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

O mesmo pensamento tem Eduardo Villarim, da Rediesel, em Jaboat\u00e3o dos Guararapes (PE). \u201cEu n\u00e3o procuro mais buscar raz\u00f5es, cada hora tem um imprevisto, \u00e9 o d\u00f3lar, a guerra, a China. A gente para de ser vidente e passa a se preocupar com o que eu tenho controle, que s\u00e3o as minhas vendas. N\u00e3o vou atr\u00e1s de causa e motivo, estou simplesmente fazendo o que eu tenho que fazer\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Em abril, as vendas se mantiveram na Rediesel, mas n\u00e3o bateram mar\u00e7o, por ter sido um m\u00eas com menos dias \u00fateis. Quando ele compara os quadrimestres, o resultado \u00e9 outro. \u201cTeve crescimento em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano passado. Mas, como teve muito aumento de pre\u00e7o de pe\u00e7as, eu n\u00e3o posso dizer se o crescimento foi real. Talvez, a dificuldade em comprar caminh\u00f5es leve o pessoal a fazer a manuten\u00e7\u00e3o de seus usados\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio de antes, Villarim comenta que a falta de pe\u00e7as est\u00e1 mais pontual. \u201cAinda faltam pe\u00e7as de algumas marcas, principalmente dos itens que n\u00e3o s\u00e3o de alto giro, mas isso \u00e9 pontual e n\u00e3o generalizado como era antes\u201d, diz.<\/p>\n\n\n\n

O peso dos aumentos<\/strong><\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Roberto Rocha,<\/strong> da Rocha Auto Pe\u00e7as<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Na Rocha Auto Pe\u00e7as, de Campinas (SP) e regi\u00e3o, Roberto Rocha, informa que para driblar a falta de pe\u00e7as eles t\u00eam recorrido a fornecedores de outros estados. \u201cN\u00e3o estamos conseguindo cumprir a cota de vendas dos nossos fornecedores porque n\u00e3o tem a pe\u00e7a. Todos que t\u00eam esse tipo de participa\u00e7\u00e3o dizem que se continuar assim, n\u00e3o conseguir\u00e3o fechar a cota no final do ano. Acho que, em geral, o mercado est\u00e1 assim. Calculam que os meses de maio e junho ser\u00e3o piores, por causa dos navios que n\u00e3o sa\u00edram da China\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a performance de abril, Rocha diz que as vendas se mantiveram um pouco, quando comparadas \u00e0 m\u00e9dia di\u00e1ria de vendas de mar\u00e7o, e que os feriados atrapalharam um pouco. \u201cEm mar\u00e7o, as vendas cresceram mais do que a m\u00e9dia para o m\u00eas e abril ficou abaixo das expectativas. Pelos pre\u00e7os terem subido, o faturamento est\u00e1 um pouco acima do ano passado, mas estamos vendendo menos. Estamos defasados em uns 10% ou 15% no faturamento\u201d.<\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Silvano Ramalho,<\/strong> da Edson Autope\u00e7as<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Em Cuiab\u00e1 (MT), Silvano Ramalho, da Edson Autope\u00e7as, que tamb\u00e9m faz parte da Rede Ancora, informa que eles aceleraram as compras no ano passado. \u201cA gente veio se preparando muito para isso, aceleramos as compras e no CD de Mato Grosso da Rede Ancora, n\u00f3s estocamos bastante. Procuramos alternativas, outras marcas, para podermos atender. Mas nesse ano est\u00e1 faltando pe\u00e7as. Acho que \u00e9 um pouco de especula\u00e7\u00e3o, o pre\u00e7o est\u00e1 subindo bastante, principalmente do a\u00e7o e quase tudo em autope\u00e7as tem a\u00e7o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Ramalho diz que em abril eles s\u00f3 n\u00e3o bateram recorde de vendas por causa dos feriados. \u201cO m\u00eas foi muito bom, igual a mar\u00e7o, que j\u00e1 tinha sido bem melhor do que o m\u00eas anterior. O ano come\u00e7ou bem, a pandemia n\u00e3o afetou autope\u00e7as, ao contr\u00e1rio, parece que acelerou o crescimento de todo o mundo, e eu digo isso porque \u00e9 o que eu escuto de todos na Rede Ancora. Acredito que depois da pandemia, muita gente tirou o carro da garagem e usando-o no dia a dia, isso gera manuten\u00e7\u00e3o. Falta carro no mercado e o pre\u00e7o est\u00e1 alto\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Movimento aqu\u00e9m<\/strong><\/p>\n\n\n

\n
\"\"
Thiago Secchi,<\/strong> da Secchi Auto Pe\u00e7as<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n

Em Chopinzinho (PR), Thiago Secchi, da Secchi Auto Pe\u00e7as, afirma que com menos dias \u00fateis, o resultado de abril foi inferior ao de mar\u00e7o, mas melhor do que em abril de 2021. \u201cE no primeiro quadrimestre, n\u00f3s tivemos um leve crescimento em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo per\u00edodo do ano passado. Temos observado a manuten\u00e7\u00e3o mais corretiva. O combust\u00edvel est\u00e1 muito caro e as pessoas t\u00eam outras prioridades, como abastecer o carro ao inv\u00e9s de consert\u00e1-lo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Questionado sobre a falta de pe\u00e7as, ele compara que em rela\u00e7\u00e3o aos dois \u00faltimos anos, a situa\u00e7\u00e3o est\u00e1 melhor. \u201cEu diria que est\u00e1 linear. As ind\u00fastrias n\u00e3o estavam conseguindo entregar, agora j\u00e1 est\u00e3o conseguindo. Penso que vai melhorar ainda mais\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Na Autope\u00e7as Bel\u00e9m Diesel, em Bel\u00e9m (PA), Abdias Rodrigues do Nascimento, tamb\u00e9m conta que abril foi mais fraco do que mar\u00e7o. \u201cMar\u00e7o come\u00e7ou um pouco melhor, mais depois foi caindo mais para o final do m\u00eas. A quest\u00e3o \u00e9 o estoque, se voc\u00ea rep\u00f5e um pouco mais, voc\u00ea vende, mas de forma geral deu uma queda em mar\u00e7o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Para ele, a falta de pe\u00e7as persiste. \u201cFaltam ainda muitas coisas, a ind\u00fastria n\u00e3o consegue atender, a nossa mat\u00e9ria prima est\u00e1 indo embora para o exterior e o Brasil vai ficando muito dependente da China. Vende barato e compra caro. Estamos nos virando em um canto e em outro na venda casada. Al\u00e9m disso, n\u00e3o tem dinheiro para capital de giro e a gente sofre muito para aproveitar as oportunidades e prova\u00e7\u00f5es. A gente vive no movimento do dia a dia\u201d, finaliza.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Balc\u00e3o Automotivo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

No quarto m\u00eas do ano, muitos varejistas sentiram uma retra\u00e7\u00e3o nas vendas, o que pode<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":34512,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[28,27],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34510"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=34510"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34510\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":34513,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/34510\/revisions\/34513"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/34512"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=34510"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=34510"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=34510"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}