{"id":34458,"date":"2022-05-26T15:02:00","date_gmt":"2022-05-26T18:02:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34458"},"modified":"2022-05-26T15:18:32","modified_gmt":"2022-05-26T18:18:32","slug":"fatos-e-versoes-sobre-eletrificacao-da-mobilidade-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/fatos-e-versoes-sobre-eletrificacao-da-mobilidade-no-brasil\/","title":{"rendered":"Fatos e vers\u00f5es sobre eletrifica\u00e7\u00e3o da mobilidade no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

e-Mobility virou o assunto da moda e os principais meios de comunica\u00e7\u00e3o, setoriais ou n\u00e3o, estampam diariamente manchetes de que o futuro do carro el\u00e9trico j\u00e1 chegou! Essa postura faz com que o p\u00fablico \u2013 e at\u00e9 mesmo muitos setoristas \u2013 passem a discutir a manchete sem nenhuma base t\u00e9cnica ao inv\u00e9s de se aprofundar no conte\u00fado que as mat\u00e9rias deveriam trazer.<\/p>\n\n\n\n

Ve\u00edculos de comunica\u00e7\u00e3o do meio automotivo t\u00eam \u2013 massivamente \u2013 tratado do tema carro el\u00e9trico como forma de atrair p\u00fablico e refor\u00e7ar a capta\u00e7\u00e3o de audi\u00eancia. Por press\u00e3o de alguns players, fica impl\u00edcito o objetivo de solidificar com muita anteced\u00eancia a ideia de que a bateriza\u00e7\u00e3o da mobilidade \u00e9 a \u00fanica solu\u00e7\u00e3o para a redu\u00e7\u00e3o dos gases de efeito estufa, o que passa longe da realidade.<\/p>\n\n\n\n

Que o futuro da eletrifica\u00e7\u00e3o veicular \u00e9 inevit\u00e1vel n\u00e3o h\u00e1 d\u00favida, mas o que temos visto nos \u00faltimos tr\u00eas anos \u00e9 a preocupa\u00e7\u00e3o dos reguladores internacionais, com destaque para os europeus, muito mais com os impactos econ\u00f4micos e pol\u00edticos do que com o ambiental, conduzindo por conveni\u00eancia a tese de que a mobilidade el\u00e9trica acontecer\u00e1 da mesma forma em todas as regi\u00f5es do planeta, o que fundamentalmente n\u00e3o ser\u00e1 poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Para atender a seus objetivos, o futuro da mobilidade sustent\u00e1vel tem que se ancorar em tr\u00eas pilares: o ambiental, o econ\u00f4mico e o social. Uma ind\u00fastria centen\u00e1ria como a automobil\u00edstica n\u00e3o pode ser esfacelada pelo poder de pa\u00edses de alta renda, com volumes de capital astron\u00f4micos, que passaram a subsidiar o mercado for\u00e7ando a antecipa\u00e7\u00e3o de fases evolutivas dos sistemas de propuls\u00e3o para atender seus objetivos econ\u00f4micos.<\/p>\n\n\n\n

Motivos n\u00e3o faltam para refor\u00e7ar esta tese como os desdobramentos do Dieselgate em 2015 e do risco de a China invadir os mercados desenvolvidos, no qual o europeu se enquadra, com seus ve\u00edculos el\u00e9tricos como \u00fanica forma de se firmar de maneira proeminente no setor automotivo.<\/p>\n\n\n\n

Tecnicamente, a abordagem aos sistemas de propuls\u00e3o \u00e9 complexa e diariamente vemos not\u00edcias que misturam emiss\u00f5es de CO2 com emiss\u00f5es de gases poluentes e efici\u00eancia energ\u00e9tica com ve\u00edculos de emiss\u00e3o zero como se tudo estivesse na mesma cesta \u2013 uma verdadeira trapalhada conceitual. Para cada um desses assuntos, a\u00e7\u00f5es, solu\u00e7\u00f5es t\u00e9cnicas e pol\u00edticas diferem significativamente, mesmo que tenham objetivos conjuntos de busca pela mobilidade com minimiza\u00e7\u00e3o do balan\u00e7o de emiss\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

A falta de entendimento sobre os fundamentos da economia global debilita massivamente a tese de que a acelera\u00e7\u00e3o da eletrifica\u00e7\u00e3o vai descarbonizar o planeta na mesma velocidade. Acreditamos que o futuro da mobilidade sustent\u00e1vel ser\u00e1 uma combina\u00e7\u00e3o de solu\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas para diferentes segmentos de ve\u00edculos, de mercados e da capacidade dos governos de investir nos distintos formatos de infraestrutura de suporte aos modais de transporte.<\/p>\n\n\n\n

Futuro da eletrifica\u00e7\u00e3o x Capacidade financeira<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O carro el\u00e9trico n\u00e3o foi, n\u00e3o \u00e9 e nunca ser\u00e1 a \u00fanica solu\u00e7\u00e3o para o futuro do meio ambiente limpo que buscamos para o planeta. As decis\u00f5es sobre qual solu\u00e7\u00e3o escolher no futuro dependem da an\u00e1lise do ciclo de vida que, por sua vez, \u00e9 consequ\u00eancia e depende da qualidade ambiental da energia consumida, que tem que ser de baixo carbono para movimentar o ve\u00edculo, ao contr\u00e1rio do que meios de comunica\u00e7\u00e3o, associa\u00e7\u00f5es e at\u00e9 montadoras propalam a todo dia considerando somente a emiss\u00e3o de escapamento de CO2 do ve\u00edculo. Mesmo assim n\u00e3o existe ve\u00edculo de emiss\u00e3o zero, pois os puramente el\u00e9tricos dependem da intensidade de carbono da energia que consomem.<\/p>\n\n\n\n

A defesa pela busca por solu\u00e7\u00f5es alternativas \u00e0 bateriza\u00e7\u00e3o pura tem-se intensificado em v\u00e1rias regi\u00f5es do planeta, sendo que podemos destacar a alian\u00e7a nomeada de \u2018Team Japan\u2019, das fabricantes japonesas Toyota, Subaru, Mazda, Kawasaki e Yamaha, na busca por alternativas para manter ativo o mercado de motores \u00e0 combust\u00e3o no mundo. A alian\u00e7a trabalha com a ideia de fomentar a procura de combust\u00edveis alternativos biol\u00f3gicos ou sint\u00e9ticos advindos de fontes de energia limpa e de solu\u00e7\u00f5es a hidrog\u00eanio, que sirvam para manter esta tecnologia viva e v\u00e1lida inclusive nessa nova era da eletrifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Recentemente, a Alemanha se contrap\u00f4s \u00e0 ideia de banir ve\u00edculos a combust\u00e3o em 2035, opini\u00e3o expressa pelo ministro dos transportes, Volker Wissing, confirmando o desejo de manter ve\u00edculos com motores a combust\u00e3o mesmo depois de 2035 uma vez que os mesmos sejam movidos exclusivamente com combust\u00edveis sint\u00e9ticos ou renov\u00e1veis \u2013 BMW, Audi e Stellantis t\u00eam-se pronunciado no mesmo sentido.<\/p>\n\n\n\n

A utiliza\u00e7\u00e3o de combust\u00edveis neutros em carbono acaba assumindo uma outra relev\u00e2ncia, que atende \u00e0 frota de mais de 1,7 bilh\u00e3o de ve\u00edculos movidos \u00e0 combust\u00e3o interna atualmente em uso no mundo, sendo altamente superior aos de motoriza\u00e7\u00e3o el\u00e9trica para ve\u00edculos novos, mesmo que essa diferen\u00e7a possa diminuir ao longo dos anos. No entanto, estamos falando de algo ao redor de 40 anos para que a frota de ve\u00edculos a combust\u00e3o possa ser totalmente substitu\u00edda caso 100% dos ve\u00edculos leves comercializados no mundo passassem a ser el\u00e9tricos a partir de hoje.<\/p>\n\n\n\n

Nossa vis\u00e3o para mobilidade puramente el\u00e9trica \u00e9 a de que os investimentos em infraestrutura ter\u00e3o de vir antes da venda em massa dos ve\u00edculos, uma vez que o mindset dos consumidores est\u00e1 vinculado \u00e0 capacidade de reabastecimento durante o uso pleno do ve\u00edculo, tese comprovada por pesquisas globais. Para se ter uma ideia do investimento em infraestrutura, somente na Alemanha at\u00e9 2030, ser\u00e3o necess\u00e1rios aproximadamente 50 bilh\u00f5es de euros para uma infraestrutura de abastecimento com apenas 30% de carregadores \u201cfast charge\u201d caso a frota hoje estimada de 25 milh\u00f5es de BEV\/PHEV se concretize. Este valor \u00e9 equivalente a mais de 4 programas Aux\u00edlio Brasil.<\/p>\n\n\n\n

Diariamente \u00e9 divulgado na m\u00eddia que o Brasil n\u00e3o incentiva a eletrifica\u00e7\u00e3o e que o pa\u00eds vai acabar com sua ind\u00fastria e ficar no passado. No caso dos ve\u00edculos de passageiros el\u00e9tricos puros, o imposto zero aplicado hoje aos mesmos significa um benef\u00edcio \u00e0s montadoras 2 vezes maior ao benef\u00edcio que hoje \u00e9 dado na Alemanha e quase 3 vezes mais do que o ofertado nos EUA.<\/p>\n\n\n\n

O benef\u00edcio no Brasil aos ve\u00edculos el\u00e9tricos \u00e9 um dos maiores do mundo e deveriam ser reorientados no curto prazo para os \u201ch\u00edbridos flex\u201d e no m\u00e9dio para os Fuel Cell a etanol que trar\u00e3o reais benef\u00edcios aos consumidores e \u00e0 ind\u00fastria.<\/p>\n\n\n\n

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Paulo Cardamone \u00e9 CEO da Bright Consulting<\/strong><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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