{"id":34368,"date":"2022-05-25T16:32:23","date_gmt":"2022-05-25T19:32:23","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34368"},"modified":"2022-05-25T17:02:01","modified_gmt":"2022-05-25T20:02:01","slug":"bmw-ix-combina-alta-tecnologia-e-desempenho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/bmw-ix-combina-alta-tecnologia-e-desempenho\/","title":{"rendered":"BMW iX combina alta tecnologia e desempenho"},"content":{"rendered":"\n

Sofistica\u00e7\u00e3o, alta tecnologia e desempenho de tirar o f\u00f4lego est\u00e3o reunidos no SUV el\u00e9trico BMW iX. Na vers\u00e3o de topo avaliada, xDrive 50, a pot\u00eancia combinada dos dois motores \u00e9 de 523 cv e o torque total, de 78 kgf.m. Tra\u00e7\u00e3o nas quatro rodas com distribui\u00e7\u00e3o de 60% para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro assegura equil\u00edbrio em curvas de raio curto ou longo. Acelera\u00e7\u00e3o de 0 a 100 km\/h, no modo Sport, \u00e9 feita em 4,6 s, surpreendente para um SUV de 2.510 kg de massa (620 kg s\u00f3 de bateria). O mais impressionante: verdadeiro salto \u00e0 frente no vencer a in\u00e9rcia ao afundar o p\u00e9 no acelerador.<\/p>\n\n\n\n

Estilo frontal t\u00edpico da marca mant\u00e9m a cl\u00e1ssica grade vertical dupla, mesmo sem fun\u00e7\u00e3o. Linha de cintura baixa e desenho moderno na traseira equilibram o conjunto.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 uma minialavanca no console que inclui posi\u00e7\u00e3o de frenagem regenerativa intensificada. Quando selecionada, \u00e9 poss\u00edvel desacelerar na maior parte das situa\u00e7\u00f5es de uso urbano sem tocar no pedal de freio, al\u00e9m, claro, de recarregar a bateria. Tr\u00eas metros de dist\u00e2ncia entre eixos oferecem muito espa\u00e7o em especial para as pernas dos passageiros do banco traseiro. Os bancos dianteiros proporcionam suporte lateral perfeito e incluem alto-falantes (em todo o interior h\u00e1 30).<\/p>\n\n\n\n

A enorme tela multim\u00eddia de 14,9 pol. controla na pr\u00e1tica quase todas as fun\u00e7\u00f5es. Inclui comando por voz e at\u00e9 por gestos para aumentar e baixar o volume do \u00e1udio. Curiosamente pode-se usar um dos poucos bot\u00f5es do console para controlar o volume do \u00e1udio. H\u00e1 acionamento el\u00e9trico da tampa do porta-malas de 500 litros (padr\u00e3o VDA). Inclui reparador para furo de pneus, mas o iX \u00e9 entregue com um estepe dentro de uma sacola inclu\u00eddo no pre\u00e7o, nada convidativo como todo el\u00e9trico, de R$ 799.950.<\/p>\n\n\n\n

Alcance declarado de at\u00e9 630 km est\u00e1 acima da m\u00e9dia gra\u00e7as \u00e0 bateria de 111,5 kWh. Fiquei atento para checar esse ponto. Entre S\u00e3o Paulo (760 m de altitude) e a Riviera de S\u00e3o Louren\u00e7o no litoral paulista foram 250 km (ida e volta). Regenera\u00e7\u00e3o m\u00e1xima sempre acionada, mais de 90% da bateria carregada, alcance de 550 km indicado no computador de bordo. Rodei nos limites de velocidade na estrada entre 80 e 120 km\/h. Cheguei ao destino com 410 km de alcance, ou seja, a descida da serra ajudou a regenera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Na volta, subindo a Serra do Mar at\u00e9 o mesmo ponto de partida o alcance final era 225 km. Entre descer e subir, portanto, houve uma diferen\u00e7a acentuada. Isso sempre acontece com carros el\u00e9tricos. Uma situa\u00e7\u00e3o exatamente inversa em rela\u00e7\u00e3o aos motores a combust\u00e3o cujo consumo \u00e9 pior no para e anda do tr\u00e2nsito e melhor em velocidades constantes t\u00edpicas de rodovias.<\/p>\n\n\n\n

ALTA RODA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Semin\u00e1rio sobre Seguran\u00e7a e Conectividade, promovido pela Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), destacou dois itens que est\u00e3o em fase mais adiantada de an\u00e1lise e proposta \u00e0 Secretaria Nacional de Tr\u00e2nsito para ado\u00e7\u00e3o escalonada em ve\u00edculos leves, come\u00e7ando pelos novos projetos. S\u00e3o os sistemas de frenagem de emerg\u00eancia avan\u00e7ada e de alerta de sa\u00edda de faixa. Itens importantes, por\u00e9m exigem alta escala de produ\u00e7\u00e3o para o aumento de custos chegar dilu\u00eddo ao pre\u00e7o final dos autom\u00f3veis que n\u00e3o para de subir. O limitado poder de compra do consumidor brasileiro tamb\u00e9m ter que ser levado em considera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Ford ampliou em 50% sua equipe de engenheiros e especialistas no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, na Bahia. S\u00e3o 500 novas contrata\u00e7\u00f5es em Cama\u00e7ari e agora conta com 1.500 profissionais. Estes est\u00e3o inseridos na rede mundial de pesquisa da fabricante, visando exportar patentes, softwares e tecnologias.<\/p>\n\n\n\n

Montana que chega em 2023 receber\u00e1 atualiza\u00e7\u00f5es remotas de softwares de sua arquitetura eletr\u00f4nica e de aplicativos da nova central multim\u00eddia integrada ao quadro de instrumentos. Atualiza\u00e7\u00f5es remotas j\u00e1 est\u00e3o em outros produtos Chevrolet. Em picapes leves \u00e9 novidade.<\/p>\n\n\n\n

Duster com o motor 1,3-L turbo, apenas na vers\u00e3o de topo Iconic, d\u00e1 outra vida ao SUV da Renault. Al\u00e9m dos 170 cv (E)\/162 cv (G), impressiona no dia a dia o torque de 27,5 kgf.m a apenas 1.600 rpm e continua nesse patamar at\u00e9 3.750 rpm. Motor \u00e9 t\u00e3o el\u00e1stico que nem precisaria que o c\u00e2mbio autom\u00e1tico CVT tivesse oito marchas. C\u00e2meras para vis\u00e3o 360 graus e detector de ponto cego nos retrovisores contrastam com a oferta de apenas dois airbags no quesito seguran\u00e7a. Multim\u00eddia oferece conex\u00e3o apenas por cabo, aceita Android Auto e Apple CarPlay e a tela, apesar de posi\u00e7\u00e3o baixa, tem boa resolu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Dica para quem preenche a declara\u00e7\u00e3o de ajuste anual do imposto de renda at\u00e9 o pr\u00f3ximo dia 31. No ano passado os carros usados tiveram grande valoriza\u00e7\u00e3o porque a produ\u00e7\u00e3o de ve\u00edculos sofreu perdas em raz\u00e3o da falta de componentes em especial semicondutores. Ve\u00edculos usados acima de R$ 35.000 est\u00e3o sujeitos a pagar 15% de imposto sobre a diferen\u00e7a positiva (se houver) entre os valores de compra e de venda. Trata-se de uma situa\u00e7\u00e3o rara, pois historicamente essa diferen\u00e7a era sempre negativa pela desvaloriza\u00e7\u00e3o natural ao se vender um modelo usado.<\/p>\n\n\n\n

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