{"id":34275,"date":"2022-05-24T15:13:07","date_gmt":"2022-05-24T18:13:07","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34275"},"modified":"2022-05-24T15:20:59","modified_gmt":"2022-05-24T18:20:59","slug":"vendas-de-carros-eletricos-dispararam-em-2021-diz-agencia-de-energia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/vendas-de-carros-eletricos-dispararam-em-2021-diz-agencia-de-energia\/","title":{"rendered":"\u201cVendas de carros el\u00e9tricos dispararam em 2021\u201d, diz Ag\u00eancia de Energia"},"content":{"rendered":"\n

AFP<\/strong>
As vendas de carros el\u00e9tricos dispararam em todo o mundo em 2021, mas a disponibilidade de mat\u00e9rias-primas como o l\u00edtio gera preocupa\u00e7\u00e3o para o futuro, apontou um relat\u00f3rio da AIE (Ag\u00eancia Internacional de Energia) nesta segunda-feira (23).<\/p>\n\n\n\n

Com 6,6 milh\u00f5es de unidades vendidas em todo o mundo em 2021 -metade delas na China- as vendas de ve\u00edculos el\u00e9tricos dobraram em um ano e agora representam 10% das transa\u00e7\u00f5es de carros novos. No in\u00edcio de 2022, continuaram a acelerar, com dois milh\u00f5es de unidades vendidas no primeiro trimestre (crescimento de 75% ano a ano).<\/p>\n\n\n\n

As vendas s\u00e3o impulsionadas pelos subs\u00eddios p\u00fablicos, que dobraram em 2021 e alcan\u00e7aram um total de 30 bilh\u00f5es de euros em n\u00edvel mundial. Os fabricantes, por sua parte, multiplicaram por cinco o n\u00famero de ve\u00edculos dispon\u00edveis entre 2015 e 2021. Atualmente, existem cerca de 450 modelos el\u00e9tricos no mercado.<\/p>\n\n\n\n

No entanto, este boom pode ser contido por tens\u00f5es no setor de mat\u00e9rias-primas. \u201cOs poderes p\u00fablicos, industriais e investidores devem permanecer vigilantes e criativos para evitar problemas de fornecimento de minerais essenciais\u201d, disse a diretora-executiva da AIE, Faith Birol, em um comunicado.<\/p>\n\n\n\n

Esses minerais s\u00e3o extra\u00eddos principalmente de pa\u00edses como Austr\u00e1lia, Chile ou Rep\u00fablica Democr\u00e1tica do Congo. Mas a China produz 75% das baterias de \u00edon-l\u00edtio, a tecnologia dominante, e controla mais da metade das capacidades de transforma\u00e7\u00e3o e refino de l\u00edtio, cobalto e grafite.<\/p>\n\n\n\n

As demandas de l\u00edtio s\u00e3o especialmente cr\u00edticas, de acordo com a AIE, que se espera que at\u00e9 2030 sejam seis vezes maiores do que s\u00e3o hoje. At\u00e9 ent\u00e3o, poderiam ser necess\u00e1rias 500 quilotoneladas de l\u00edtio, o que exigiria a abertura de 50 novas minas.<\/p>\n\n\n\n

A Europa produz um quarto dos ve\u00edculos el\u00e9tricos do mercado, mas controla muito pouco as mat\u00e9rias-primas, assim como os Estados Unidos. \u201cOs governos europeu e americano se comprometeram a desenvolver capacidades de produ\u00e7\u00e3o de baterias, mas a maior parte da cadeia log\u00edstica provavelmente permanecer\u00e1 na China at\u00e9 2030\u201d, disse a AIE.<\/p>\n\n\n\n

Para economizar nesses minerais, poderiam recorrer a tecnologias alternativas, reciclagem e tamb\u00e9m \u00e0 compra de carros menores.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, no curto prazo, as vendas tamb\u00e9m podem ser prejudicadas pelo aumento dos pre\u00e7os das mat\u00e9rias-primas utilizadas para fabricar baterias e por problemas log\u00edsticos relacionados \u00e0 guerra na Ucr\u00e2nia e aos confinamentos ordenados na China para combater a Covid-19.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Novo Varejo<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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