{"id":34046,"date":"2022-05-19T18:01:24","date_gmt":"2022-05-19T21:01:24","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=34046"},"modified":"2022-05-19T18:03:12","modified_gmt":"2022-05-19T21:03:12","slug":"os-perigos-da-manutencao-corretiva-de-frota","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/os-perigos-da-manutencao-corretiva-de-frota\/","title":{"rendered":"Os perigos da manuten\u00e7\u00e3o corretiva de frota"},"content":{"rendered":"\n

Segundo estimativas da Companhia de Engenharia de Tr\u00e1fego, cerca de 600 ve\u00edculos s\u00e3o guinchados por dia, sendo que 62% desses casos s\u00e3o derivados de falhas mec\u00e2nicas ou el\u00e9tricas. Esse n\u00famero \u00e9 derivado de um pensamento comum no Brasil: a prefer\u00eancia pela manuten\u00e7\u00e3o corretiva em vez da preventiva.<\/p>\n\n\n\n

A primeira ocorre quando um ve\u00edculo quebra, sendo necess\u00e1ria a troca de pe\u00e7as e que ele fique parado al\u00e9m do planejado, ocasionando preju\u00edzos para a empresa. Mesmo assim, esse tipo de manuten\u00e7\u00e3o \u00e9 considerada a mais rent\u00e1vel, porque, se a pe\u00e7a precisou ser trocada, significa que j\u00e1 atingiu o seu ponto m\u00e1ximo de uso. Na preventiva, isso acontece antes que as partes do maquin\u00e1rio quebrem.<\/p>\n\n\n\n

Esse tipo de pensamento coloca em risco n\u00e3o s\u00f3 o or\u00e7amento das empresas, mas a vida dos motoristas. Os componentes do ve\u00edculo podem falhar durante sua atividade, o que acarreta acidentes muitas vezes, fatais.<\/p>\n\n\n\n

O diretor operacional da Zorzin Log\u00edstica, Marcel Zorzin, explica por que as empresas n\u00e3o devem ter a manuten\u00e7\u00e3o corretiva como op\u00e7\u00e3o por. \u201cEla deve ser evitada pelo preju\u00edzo que causa \u00e0 empresa, principalmente financeiro e comercial. Nela, voc\u00ea perde todo o poder de negocia\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Encontrar um ponto de equil\u00edbrio em que as manuten\u00e7\u00f5es sejam economicamente vi\u00e1veis para as empresas, mas n\u00e3o ao ponto de a corretiva se tornar necess\u00e1ria, \u00e9 um desafio para os gestores de frotas.<\/p>\n\n\n\n

Um dos caminhos mais indicados para isso \u00e9 o plano de manuten\u00e7\u00e3o, um documento que registra todas as atividades relacionadas ao ve\u00edculo, como a troca de pneus, a verifica\u00e7\u00e3o de \u00f3leo, o reparo de pe\u00e7as e outros pontos. Dessa forma, \u00e9 poss\u00edvel dimensionar quais as partes com defeitos, e criar uma estrat\u00e9gia de reparo de acordo as necessidades apontadas.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, essa \u00e9 uma ideia que ainda tem resist\u00eancia no pa\u00eds. Segundo Marcel, \u201cas empresas n\u00e3o perceberam o custo que gera a falta de um plano de manuten\u00e7\u00e3o de frotas e que vale a pena investir nisso, porque, no fechamento da sua empresa, voc\u00ea v\u00ea a diferen\u00e7a\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Percebendo essa realidade, o diretor busca implement\u00e1-la na Zorzin Log\u00edstica. \u201cEstou na parte da manuten\u00e7\u00e3o reativa da empresa. O ideal \u00e9 trocar antes mesmo de ser necess\u00e1rio, n\u00e3o s\u00f3 a preventiva normal, por isso estamos entrando at\u00e9 em outros itens. At\u00e9 meu plano de manuten\u00e7\u00e3o da empresa est\u00e1 sendo modificado\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Adaptar os reparos a cada tipo de ve\u00edculo tamb\u00e9m \u00e9 o ideal. \u201cTemos um modelo para cada tipo de ve\u00edculo, que leva em considera\u00e7\u00e3o a carga transportada e a rota, sempre mudando de acordo com a opera\u00e7\u00e3o. \u00c0s vezes o caminh\u00e3o come\u00e7a a rodar muito, a\u00ed ele sai de um tipo de plano de manuten\u00e7\u00e3o e vai para o outro que mais se encaixa \u00e0s suas necessidades\u201d, finaliza Marcel.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, para garantir a seguran\u00e7a de seus colaboradores e deixar os processos mais econ\u00f4micos e rent\u00e1veis, montar um bom plano de manuten\u00e7\u00e3o de frota \u00e9 o ideal. Dessa forma, \u00e9 poss\u00edvel manter o equipamento em seu pleno funcionamento at\u00e9 o seu \u00faltimo dia \u00fatil.<\/p>\n\n\n\n

Sobre Marcel Zorzin<\/strong>
Marcel Zorzin, diretor operacional da Zorzin Log\u00edstica. Formado em Administra\u00e7\u00e3o de Empresas pelo Col\u00e9gio Modelo. Atualmente em entidades de classe, sendo diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC (Setrans) e coordenador do n\u00facleo da COMJOVEM do ABC.<\/p>\n\n\n\n

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