{"id":33177,"date":"2022-05-03T13:13:27","date_gmt":"2022-05-03T16:13:27","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=33177"},"modified":"2022-05-03T13:13:30","modified_gmt":"2022-05-03T16:13:30","slug":"veiculos-eletricos-drones-e-conectividade-sao-tendencias-para-a-logistica-para-o-futuro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/veiculos-eletricos-drones-e-conectividade-sao-tendencias-para-a-logistica-para-o-futuro\/","title":{"rendered":"Ve\u00edculos el\u00e9tricos, drones e conectividade s\u00e3o tend\u00eancias para a log\u00edstica para o futuro"},"content":{"rendered":"\n

As principais futuras tend\u00eancias no setor de log\u00edstica incluem ve\u00edculos el\u00e9tricos, drones e conectividade para gest\u00e3o de frotas, segundo os palestrantes do #ABPlan – Planejamento Automotivo 2022<\/a>, apontaram na quarta-feira, 27, em evento online organizado por realizado por Automotive Business.<\/p>\n\n\n\n


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– Clique aqui e acesse os debates e conte\u00fados do #ABPlan – Planejamento Automotivo 2022<\/a><\/p>\n\n\n\n


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Os convidados do painel \u201cLog\u00edstica conectada e aut\u00f4noma: as solu\u00e7\u00f5es emergentes para o transporte\u201d foram Aline Rapassi, gerente de produto da Mercedes-Benz Vans; Mauro Tanure, diretor de engenharia da Speedbird Aero; e Antonio Cammarosano, diretor de servi\u00e7os e p\u00f3s-vendas, da Volkswagen Caminh\u00f5es e \u00d4nibus.<\/p>\n\n\n\n

Segundo eles, o setor de log\u00edstica passa por uma transforma\u00e7\u00e3o, impulsionada pela pandemia e o grande crescimento do e-commerce, desde quando come\u00e7ou o per\u00edodo de isolamento e distanciamento social.<\/p>\n\n\n\n

Drones de entrega ganham destaque<\/h2>\n\n\n\n

Com isso, os grandes players do com\u00e9rcio on-line, como Ifood, Amazon e Mercado Livre, aceleraram a busca por solu\u00e7\u00f5es mais r\u00e1pidas para entregas. O drone aut\u00f4nomo n\u00e3o tripulado \u00e9 um modal que tem se destacado.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEntregas onde n\u00e3o tem uma ponte, onde depende de balsa, onde o tr\u00e2nsito \u00e9 extremamente ca\u00f3tico, a log\u00edstica a\u00e9rea n\u00e3o tripulada pode ser um ganho econ\u00f4mico e expressivo de mercado\u201d, disse o engenheiro da\u00a0Speedbird<\/a>.<\/em><\/strong><\/p><\/blockquote><\/figure>\n\n\n\n

Ele ressaltou ainda que a opera\u00e7\u00e3o com drone \u00e9 mais barata e atende qualquer tipo de segmento. \u201cEm caso de produtos m\u00e9dicos que precisam de envio imediato, o que \u00e0s vezes seria feito por um helic\u00f3ptero com alto custo operacional, hoje estamos fazendo com drone a um custo bem menor\u201d, disse. \u201cNo last mile (\u00faltima milha), o drone pode fazer entrega de qualquer tipo de produto. J\u00e1 temos clientes como Ifood, Ambev e laborat\u00f3rios, players que est\u00e3o buscando explorar novos modais, n\u00e3o buscando apenas resultado financeiro.\u201d<\/p>\n\n\n\n

Em Aracaj\u00fa, a Speedbird opera com um drone que decola de um shopping para um hub de distribui\u00e7\u00e3o final. O percurso que de autom\u00f3vel demoraria 35 minutos, sem tr\u00e2nsito, \u00e9 feito em apenas 5 minutos com a aeronave. O equipamento certificado da empresa transporta cargas de at\u00e9 2,5 kg em at\u00e9 3 km de dist\u00e2ncia. \u201c\u00c9 o menor modelo j\u00e1 certificado\u201d, afirmou Tanure.<\/p>\n\n\n\n

Caminh\u00f5es e comerciais leves el\u00e9tricos<\/h2>\n\n\n\n

Assim como os drones, os ve\u00edculos comerciais leves ganharam espa\u00e7o para levar com mais rapidez as entregas no last mile, melhorando a experi\u00eancia do cliente. \u201cA Sprinter atua muito nesse mercado”, conta Aline, citando a van da Mercedes-Benz. “O operador busca solu\u00e7\u00f5es mais \u00e1geis que sejam confi\u00e1veis em quest\u00e3o de prazo de entrega, rastreamento de carga, localiza\u00e7\u00e3o de cada pedido\u201d porque a entrega r\u00e1pida \u00e9 uma exig\u00eancia dos clientes, explicou a gerente de produto de vans da companhia.<\/p>\n\n\n\n

Ela aponta que a eletrifica\u00e7\u00e3o chegou aos comerciais leves, mas tende a crescer s\u00f3 daqui alguns anos. \u201cAcho que n\u00e3o vamos virar essa chave [no setor] t\u00e3o rapidamente para eletrifica\u00e7\u00e3o. Ainda precisamos de infraestrutura, de reflex\u00e3o sobre o descarte de baterias, autonomia dos ve\u00edculos… \u00e9 relativamente novo e tem muito para amadurecer. A Mercedes acredita muito nisso.\u201d <\/p>\n\n\n\n

Nos caminh\u00f5es pesados a eletrifica\u00e7\u00e3o tende a ser gradual:<\/p>\n\n\n\n

\u201cN\u00e3o vamos conseguir sair dos caminh\u00f5es a combust\u00e3o. A eletrifica\u00e7\u00e3o \u00e9 realmente o grande passo, vai facilitar as entregas noturnas e em mercados de bairros, por exemplo\u201d, admitiu Antonio Cammarosano, diretor de servi\u00e7os e p\u00f3s-vendas, VWCO.\u00a0<\/em><\/strong><\/p><\/blockquote><\/figure>\n\n\n\n

Segundo o executivo, a fabricante j\u00e1 entregou cerca de 50 unidades do e-Delivery<\/a>, caminh\u00e3o el\u00e9trico da VWCO para clientes como Coca-Cola e Ambev. \u201cQueremos produzir mais, mas estamos limitados aos desafios da cadeia produtiva por conta dos efeitos da pandemia e da guerra.\u201d Cammarosano aposta mesmo na conectividade. opera\u00e7\u00e3o na nuvem… “Tecnologias como o 5G e a intelig\u00eancia artifical v\u00e3o permitir ter muito mais dados em tempo real, com mudan\u00e7a de rotas, altera\u00e7\u00e3o de plano no momento da sa\u00edda do caminh\u00e3o da garagem, diversas otimiza\u00e7\u00f5es de frota e tempo de entrega”, concluiu.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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