{"id":28416,"date":"2022-02-04T16:01:15","date_gmt":"2022-02-04T19:01:15","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=28416"},"modified":"2022-02-04T16:01:20","modified_gmt":"2022-02-04T19:01:20","slug":"com-nova-legislacao-implementos-rodoviarios-pesados-saem-de-fabrica-com-esc","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/com-nova-legislacao-implementos-rodoviarios-pesados-saem-de-fabrica-com-esc\/","title":{"rendered":"Com nova legisla\u00e7\u00e3o, implementos rodovi\u00e1rios pesados saem de f\u00e1brica com ESC"},"content":{"rendered":"\n

Atendendo a Resolu\u00e7\u00e3o 641\/2016 do Contran \u2013 Conselho Nacional de Tr\u00e2nsito, a partir de janeiro de 2022 os implementos rodovi\u00e1rios para ve\u00edculos pesados devem sair de f\u00e1brica com dispositivos de controle eletr\u00f4nico de estabilidade, conhecidos como ESCs na sigla em ingl\u00eas (Estability Eletronic Control). \u201cA novidade garante maior n\u00edvel de seguran\u00e7a no transporte de carga\u201d, reconhece Jos\u00e9 Carlos Spricigo, presidente da Anfir, a Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodovi\u00e1rios e tamb\u00e9m CEO da Librelato, uma das 140 empresas filiadas \u00e0 entidade.<\/p>\n\n\n\n

De acordo com o site AutoPapo<\/a>, o ESC \u00e9 capaz de perceber mudan\u00e7as na trajet\u00f3ria imposta pelo volante, atuando de forma individual nos freios e cortando a acelera\u00e7\u00e3o do ve\u00edculo a fim de retomar seu trajeto. Essa a\u00e7\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel gra\u00e7as aos sensores que detectam e evitam a derrapagem em conjunto com o sistema ABS, fazendo com que o ve\u00edculo volte para a sua trajet\u00f3ria correta.<\/p>\n\n\n\n

Enquanto os novos implementos (reboque e semirreboques) devem incluir ESC a partir de janeiro, os implementos que estavam em linha antes disso ter\u00e3o prazo at\u00e9 2025 para se adequarem com a inclus\u00e3o do ESC no projeto, como disp\u00f5e o Contran.<\/p>\n\n\n\n

Spricigo enfatiza a import\u00e2ncia do ESC na categoria de implementos para transporte pesado, em raz\u00e3o da elevada participa\u00e7\u00e3o no mercado. Em 2021 os implementos para pesados representaram 51% do volume de vendas e os semipesados 25%. A tend\u00eancia de crescimento do mercado deve se manifestar tamb\u00e9m em 2022, conforme indicam as proje\u00e7\u00f5es para o segmento de caminh\u00f5es como um todo segundo a Anfavea, a associa\u00e7\u00e3o dos fabricantes de ve\u00edculos. Deve ocorrer um avan\u00e7o de 10% no licenciamento de caminh\u00f5es, para 157 mil unidades. O avan\u00e7o dever\u00e1 ser de 8,2% na produ\u00e7\u00e3o, para 192 mil unidades, e de 7,7% nas exporta\u00e7\u00f5es, para 29 mil unidades.<\/p>\n\n\n\n

\u201cCom base nas proje\u00e7\u00f5es da Anfavea, \u00e9 poss\u00edvel prever que o setor passar\u00e1 por um bom momento em 2022\u201d, afirma Spricigo. Ele admite tamb\u00e9m que a resolu\u00e7\u00e3o do Contran deve representar uma tend\u00eancia e estimulo \u00e0 renova\u00e7\u00e3o da frota no segmento de implementos pesados.<\/em><\/strong><\/p><\/blockquote><\/figure>\n\n\n\n

Spricigo considera que a incorpora\u00e7\u00e3o dos sistemas ESC (controle de estabilidade que re\u00fane o ABS e o RSS, o controle de antitombamento) no EBS (Electronic Braking System), em todos os novos reboques e semirreboques desde 1\u00ba de janeiro de 2022, \u00e9 algo bastante positivo pela seguran\u00e7a que traz \u00e0s combina\u00e7\u00f5es veiculares. Quanto ao custo, ele afirma que \u00e9 prov\u00e1vel que haja alguma eleva\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o, que varia de fabricante para fabricante. Mas, garante, \u00e9 ineg\u00e1vel que se trata de um avan\u00e7o muito grande em termos de seguran\u00e7a no transporte de carga.<\/p>\n\n\n\n

Outras tecnologias t\u00eam agregado valor aos implementos rodovi\u00e1rios. \u201cNa linha de materiais temos a utiliza\u00e7\u00e3o de ni\u00f3bio, grafeno e pol\u00edmeros derivados da cadeia do petr\u00f3leo. Na linha de tecnologias temos o ESG, sensores de temperatura e press\u00e3o dos pneus, c\u00e2meras internas, c\u00e2meras de r\u00e9, sistema de acoplamentos inteligentes sem a necessidade do motorista descer da cabine\u201d, explica Spricigo. Ele cita tamb\u00e9m avan\u00e7os em telemetria, sistemas de seguran\u00e7a de carga para prevenir roubo, balan\u00e7a embarcada, suspens\u00f5es pneum\u00e1ticas e eixo de manga, al\u00e9m de novos desenhos que venham a proporcionar menos atrito, gerando economia energ\u00e9tica.<\/p>\n\n\n\n

Balan\u00e7o<\/h3>\n\n\n\n

Em recente balan\u00e7o do desempenho do setor, a Anfir informou que os implementos rodovi\u00e1rios fecharam 2021 com 162,7 mil unidades, registrando alta de 33,5% sobre o ano anterior. O resultado anual foi o melhor do setor desde 2013. O segmento de implementos com maior volume foi o de reboques e semirreboques. Isso ocorreu porque mais da metade das vendas de caminh\u00f5es \u00e9 de modelos de grande porte. De janeiro a dezembro foram 90,3 mil reboques e semirreboques entregues, 34% a mais que em 2020, segundo dados da Anfir.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m das 140 associadas a Anfir re\u00fane 900 afiliadas ativas, incluindo desde micro at\u00e9 grandes empresas relacionadas ao segmento de transporte de cargas. Segundo a entidade, essas companhias s\u00e3o respons\u00e1veis pela fabrica\u00e7\u00e3o de praticamente todos os implementos rodovi\u00e1rios utilizados no Brasil e trabalham em coopera\u00e7\u00e3o com o cliente e com os fabricantes de caminh\u00f5es para configurar as encomendas dos implementos.<\/p>\n\n\n\n

*Este texto traz a opini\u00e3o do autor e n\u00e3o reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business<\/em><\/strong><\/p>\n\n\n\n

Fonte: Automotive Business<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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