{"id":27844,"date":"2022-01-26T06:11:00","date_gmt":"2022-01-26T09:11:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27844"},"modified":"2022-01-26T13:12:48","modified_gmt":"2022-01-26T16:12:48","slug":"as-cinco-maiores-tendencias-do-varejo-para-2022","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/as-cinco-maiores-tendencias-do-varejo-para-2022\/","title":{"rendered":"As cinco maiores tend\u00eancias do varejo para 2022"},"content":{"rendered":"\n

O varejo \u00e9 um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Mesmo em um cen\u00e1rio adverso da pandemia, foi um dos poucos que continuou crescendo em n\u00edveis excepcionais e, ainda, acima da m\u00e9dia do PIB nacional. Com grandes mudan\u00e7as e revolu\u00e7\u00f5es sentidas pelos varejistas nos \u00faltimos anos, certas tend\u00eancias v\u00eam se destacando como primordiais para o crescimento e destaque deste setor.<\/p>\n\n\n\n

A migra\u00e7\u00e3o do com\u00e9rcio f\u00edsico para o digital foi uma das maiores e mais vantajosas transforma\u00e7\u00f5es. Pouco mais de quatro meses ap\u00f3s o in\u00edcio do isolamento social, as vendas online representaram quase 20% do faturamento varejista brasileiro segundo dados colhidos pelo Estad\u00e3o \u2013 quantia equivalente ao dobro da m\u00e9dia registrada antes da pandemia. Para ter cada vez mais resultados nessas estrat\u00e9gias, veja as cinco tend\u00eancias que n\u00e3o podem ficar de fora do planejamento deste ano:<\/p>\n\n\n\n

#1 Ominchannel: <\/strong>o e-commerce se mostrou extremamente vantajoso para as vendas varejistas. Contudo, ele n\u00e3o deve ser o \u00fanico foco de investimento. As lojas f\u00edsicas ainda s\u00e3o muito buscadas por diversos consumidores que prezam pela experi\u00eancia presencial e sensorial de experimenta\u00e7\u00e3o dos produtos \u2013 o que acende a necessidade de uma comunica\u00e7\u00e3o cont\u00ednua com as lojas online. A estrat\u00e9gia omnichannel foca na integra\u00e7\u00e3o desses e tamb\u00e9m de outros canais em toda a jornada de compra, desde os pre\u00e7os cobrados de todos os produtos \u00e0 qualidade de atendimento ao consumidor. Qualquer diferen\u00e7a ser\u00e1 claramente percept\u00edvel e certamente prejudicial ao neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

#2 Controle log\u00edstico: <\/strong>com o isolamento social, o sistema log\u00edstico foi obrigado a se revolucionar, de forma que o varejo conseguisse atender a enorme demanda das compras online. O tempo de entrega dos produtos que antes era consideravelmente longo, hoje foi reduzido significativamente \u2013 otimizando todo o processo interno e aumentando a percep\u00e7\u00e3o de valor pelo cliente. Diante dessa valoriza\u00e7\u00e3o e do cont\u00ednuo crescimento do com\u00e9rcio online, os varejistas devem sempre focar na aplica\u00e7\u00e3o de sistemas inteligentes ao processo, com foco na velocidade e qualidade na entrega.<\/p>\n\n\n\n

#3 Coleta de dados: <\/strong>entender o perfil do consumidor \u00e9 uma das estrat\u00e9gias mais importantes para os lojistas, possibilitando que conhe\u00e7am suas prefer\u00eancias de compras e, assim, possam oferecer produtos direcionados a seus desejos. Com o e-commerce, ficou muito mais f\u00e1cil coletar esses dados, trat\u00e1-los adequadamente e us\u00e1-los como base de an\u00e1lise devido ao grande volume de informa\u00e7\u00f5es capturadas dos usu\u00e1rios. Essa deve ser uma a\u00e7\u00e3o priorit\u00e1ria para o varejo, de forma que consiga ser cada vez mais assertivo em suas a\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

#4 Social commerce: <\/strong>as redes sociais se tornaram ferramentas de divulga\u00e7\u00e3o extremamente eficazes para as empresas. Como parte dessa estrat\u00e9gia, muitos varejistas v\u00eam investindo no trabalho de influenciadores para divulgar seus produtos e servi\u00e7os \u2013 seja experimentando pe\u00e7as de roupa e mostrando o caimento ou compartilhando sua experi\u00eancia com o produto em si com seus milhares de seguidores. Outra op\u00e7\u00e3o, ainda, \u00e9 usar tais canais como foco de pesquisa de opini\u00f5es dentre amigos e conhecidos, formando uma verdadeira comunidade social para debate de opini\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

#5 Conversational commerce: <\/strong>a tecnologia \u00e9 uma verdadeira aliada do atendimento ao cliente. Mas, isso n\u00e3o significa que deva ser usada a todo momento. Muitos clientes valorizam um atendimento pr\u00f3ximo e personalizado, de forma que, ao serem abordados por um profissional para saber sua experi\u00eancia com a marca e oferecer ofertas personalizadas, se sentem mais importantes e satisfeitos. O conversational commerce<\/em> foca na presen\u00e7a humana como parte fundamental da jornada de compra, contribuindo para que o cliente n\u00e3o se sinta como \u201capenas mais um\u201d dentre tantos.<\/p>\n\n\n\n

Em um mercado altamente digital, n\u00e3o h\u00e1 mais como fugir da presen\u00e7a online. As vantagens que proporciona para o setor s\u00e3o enormes \u2013 contudo, alguns cuidados devem ser tomados. Para aqueles que fazem parte dos famosos marketplaces<\/em>, \u00e9 importante redobrar a aten\u00e7\u00e3o na escolha dos parceiros da plataforma \u2013 de forma que se preocupem em manter um n\u00edvel elevado de qualidade na entrega dos produtos e no atendimento.<\/p>\n\n\n\n

Ainda, fatores econ\u00f4micos como o aumento da infla\u00e7\u00e3o e a redu\u00e7\u00e3o do poder de compra, tamb\u00e9m podem elevar casos de inadimpl\u00eancia dentre os consumidores e, prejudicar o crescimento dos varejistas. Seja qual for a amea\u00e7a, o planejamento ser\u00e1 a pe\u00e7a-chave para lidar com esses problemas da melhor forma poss\u00edvel. Quando alinhado \u00e0s principais tend\u00eancias mencionadas, seu neg\u00f3cio ter\u00e1 grande for\u00e7a para crescer e prosperar no mercado.<\/p>\n\n\n\n

\"\"
Bernardo Borzone<\/strong>\u00a0\u00e9 Diretor de Receitas na Pontaltech, empresa especializada em solu\u00e7\u00f5es integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS<\/em><\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Sobre a Pontaltech:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

https:\/\/www.pontaltech.com.br\/<\/a><\/p>\n\n\n\n

Fundada em 2011, a Pontaltech \u00e9 uma empresa de tecnologia especializada em comunica\u00e7\u00e3o omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portf\u00f3lio composto por diversos canais digitais e de voz. Com solu\u00e7\u00f5es integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunica\u00e7\u00e3o das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.<\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es<\/strong><\/em>
InformaM\u00eddia
<\/em><\/strong>Nathalia Bellintani
Tel:<\/strong>\u00a0+55 (11) 9849-1352
Email:<\/strong>
nathalia@informamidia.com.br<\/a>
www.informamidia.com.br<\/a><\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

O varejo \u00e9 um dos setores mais importantes para a economia brasileira. Mesmo em um<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":13497,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,30],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/27844"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=27844"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/27844\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/13497"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=27844"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=27844"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=27844"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}