{"id":27743,"date":"2022-01-24T11:24:37","date_gmt":"2022-01-24T14:24:37","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27743"},"modified":"2022-01-24T19:32:53","modified_gmt":"2022-01-24T22:32:53","slug":"custo-de-vida-na-rmsp-registra-maior-alta-desde-2015","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/custo-de-vida-na-rmsp-registra-maior-alta-desde-2015\/","title":{"rendered":"Custo de vida na RMSP registra maior alta desde 2015"},"content":{"rendered":"\n

No ano passado, a popula\u00e7\u00e3o que vive na Regi\u00e3o Metropolitana de S\u00e3o Paulo (RMSP) enfrentou a maior eleva\u00e7\u00e3o do custo de vida desde 2015. As fam\u00edlias com menor poder aquisitivo foram as mais afetadas pelo aumento. Os dados s\u00e3o da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada pela Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP). De acordo com o estudo, o CVCS terminou 2021 com varia\u00e7\u00e3o de 10,02%. Em 2015, o valor acumulado era de 11,56%. Na classe E, a alta foi de 11,38%, enquanto para a classe A, inferior aos 10% (9,09%).<\/p>\n\n\n\n

A disparada do pre\u00e7o do petr\u00f3leo no mercado internacional impactou fortemente os combust\u00edveis e seus derivados, contribuindo para que o grupo de transportes registrasse aumento, em 2021, de 20,61%. O etanol subiu 63,70%; a gasolina, 42,80%; e o \u00f3leo diesel, 41,43%. Outros itens tamb\u00e9m pressionaram o grupo, como pneus (31,31%) e autom\u00f3veis novos (15,77%) e usados (16,01%). Al\u00e9m destes, ao considerar os servi\u00e7os, destacou-se a passagem a\u00e9rea, com alta de 20,21%.<\/p>\n\n\n\n

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O petr\u00f3leo tamb\u00e9m influenciou os pre\u00e7os da habita\u00e7\u00e3o, com aumentos de 38,05%, no pre\u00e7o m\u00e9dio do g\u00e1s de botij\u00e3o, e de 23,26%, do encanado. No entanto, a segunda maior varia\u00e7\u00e3o no ano (12,67%) entre os grupos pesquisados foi mais pressionada pela energia el\u00e9trica<\/a> residencial, que apontou alta anual de 25,82%, resultado da estiagem que o Pa\u00eds enfrentou, levando ao acionamento das termel\u00e9tricas \u2013 que t\u00eam custos mais altos, os quais s\u00e3o repassados ao consumidor.<\/p>\n\n\n\n

O impacto dos custos da energia e dos transportes na cadeia produtiva, somado ao aumento do custo no campo, desde o pre\u00e7o dos animais (no caso das carnes), passando pela alta na ra\u00e7\u00e3o e nos fertilizantes, levou o grupo de alimenta\u00e7\u00e3o e bebidas, que possui o maior peso no CVCS, apontar eleva\u00e7\u00e3o anual de 7,26% \u2013 abaixo dos 10,90% observados em 2020. Embora a varia\u00e7\u00e3o tenha sido menor, o impacto para o consumidor continua, sobretudo pelo aumento de 10,07% nas carnes, 13,25% na farinha de trigo e 10,22% nos leites e derivados.<\/p>\n\n\n\n

Ao contr\u00e1rio dos alimentos, que obtiveram redu\u00e7\u00e3o da varia\u00e7\u00e3o entre 2020 e 2021, o vestu\u00e1rio saiu de uma defla\u00e7\u00e3o de 1,8%, em 2020, para o acumulado de 10,44%, no ano passado. Todos os tipos de roupas registraram aumento, com destaque para as pe\u00e7as masculinas, com avan\u00e7o de 17,18%, seguidas das femininas, com 10,36%. Com a reabertura da economia e a volta dos eventos sociais (p\u00fablicos e privados), a demanda para compra de roupas e cal\u00e7ados voltou, afetando o pre\u00e7o ao consumidor final. As demais altas no ano foram dos seguintes grupos: artigo do lar (7,51%), sa\u00fade (3,86%), despesas pessoais (3,82%), comunica\u00e7\u00e3o (3,66%) e educa\u00e7\u00e3o (1,48%).<\/p>\n\n\n\n

Resultados de dezembro<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Em dezembro, a varia\u00e7\u00e3o da CVCS foi de 0,78%, portanto, mais baixa do que as observadas nos meses anteriores, quando registrava 1,41% (em outubro) e 1,01% (em novembro). Embora a infla\u00e7\u00e3o mensal seja menor, o patamar ainda est\u00e1 elevado. Os alimentos e as bebidas sofreram maior influ\u00eancia na alta do m\u00eas, com aumento de 1,17% e 0,26 ponto porcentual (p.p) de impacto no resultado geral. Destacam-se, entre os itens, o caf\u00e9 mo\u00eddo (que subiu 9,8%), o mam\u00e3o (28,7%), o contrafil\u00e9 (5,1%) e a banana-d’\u00e1gua (14,5%).<\/p>\n\n\n\n

O segundo maior impacto veio dos transportes, com aumento de 0,86%, puxado pelas passagens a\u00e9reas (9,7%). Por outro lado, a queda mensal de 3% no pre\u00e7o do etanol ajudou a conter o avan\u00e7o do grupo. Vestu\u00e1rio e sa\u00fade, que tiveram varia\u00e7\u00f5es distintas (1,89% e 0,91%, respectivamente) participaram com 0,11 p.p. no resultado do m\u00eas. O primeiro foi puxado pelas camisas masculinas (3,4%), blusas (2,5%) e cal\u00e7as femininas (2,9%). J\u00e1 o segundo sofreu influ\u00eancia do aumento m\u00e9dio de 6,2% dos perfumes, al\u00e9m da alta de 2,1% do antigripal. A varia\u00e7\u00e3o mensal do segundo grupo para a classe E foi de 1,26%, enquanto para a classe A, avan\u00e7ou 0,63%.<\/p>\n\n\n\n

Na habita\u00e7\u00e3o, o grande vil\u00e3o foi o g\u00e1s de botij\u00e3o, que subiu 1,6%. O grupo registrou aumento m\u00e9dio de 0,59%, tendo impacto de 0,10 p.p. no m\u00eas. As demais varia\u00e7\u00f5es positivas foram apontadas nos grupos de despesas pessoais (0,16%) e educa\u00e7\u00e3o (0,04%). Comunica\u00e7\u00e3o, mais uma vez, se manteve est\u00e1vel, e o grupo artigo do lar apontou leve queda de 0,04%.<\/p>\n\n\n\n

Infla\u00e7\u00e3o perdendo for\u00e7a<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para a FecomercioSP, as an\u00e1lises anual e mensal demonstram que a infla\u00e7\u00e3o<\/a> est\u00e1 perdendo for\u00e7a. Desta forma, o que se pode esperar para 2022 \u00e9 um custo de vida ainda elevado, por\u00e9m, num ritmo mais baixo do que o observado no ano passado, uma vez que os impactos mais relevantes da pandemia nos pre\u00e7os j\u00e1 foram absorvidos ao longo dos \u00faltimos dois anos.<\/p>\n\n\n\n

As chuvas mais regulares contribuindo para as safras, como a da cana-de-a\u00e7\u00facar \u2013 que deve ter aumento de 20% na produ\u00e7\u00e3o neste ano (ajudando a conter o pre\u00e7o dos combust\u00edveis) \u2013, somadas \u00e0 taxa de juros mais elevada, tendem a reduzir a demanda e, com isso, pressionar os pre\u00e7os para baixo. Al\u00e9m disso, os juros, que devem, logo mais, superar os 10% ao ano (a.a.), podem reduzir a taxa de c\u00e2mbio, contribuindo para a infla\u00e7\u00e3o dos importados ou dos produtos negociados em d\u00f3lar.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, \u00e9 importante lembrar que o Brasil ainda convive com 13 milh\u00f5es de\u00a0desempregados<\/a>. Por isso, qualquer avan\u00e7o de pre\u00e7os, sem grandes oportunidades no mercado de trabalho, ter\u00e1 um efeito socioecon\u00f4mico danoso para as\u00a0fam\u00edlias<\/a>, que, em grande parte, n\u00e3o conseguem recompor as perdas causadas pela infla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: FecomercioSP<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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