{"id":27605,"date":"2022-01-20T12:45:59","date_gmt":"2022-01-20T15:45:59","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27605"},"modified":"2022-01-20T12:46:00","modified_gmt":"2022-01-20T15:46:00","slug":"pesquisa-aponta-riscos-para-empresas-que-trabalham-com-terceirizadas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/pesquisa-aponta-riscos-para-empresas-que-trabalham-com-terceirizadas\/","title":{"rendered":"Pesquisa aponta riscos para empresas que trabalham com terceirizadas"},"content":{"rendered":"\n

Atuar com empresas terceirizadas \u00e9 importante para manter a competitividade e o crescimento no mundo corporativo. Mas trabalhar com terceirizadas adiciona riscos potenciais ao neg\u00f3cio, incluindo o cibern\u00e9tico, o regulat\u00f3rio e o de marca.<\/p>\n\n\n\n

Pesquisa da EY sobre Gest\u00e3o de Riscos de Terceiros (TPRM – Third Party Risk Management) mostra que das 162 organiza\u00e7\u00f5es entrevistadas, 40% dizem ter sofrido vazamento de dados causado por terceiros, sendo que metade j\u00e1 sofreu queda de sistemas. <\/p>\n\n\n\n

\u201cA prerrogativa da TPRM \u00e9 mapear os riscos potenciais de terceiros (parceiros, fornecedores, prestadores de servi\u00e7os) em todo o seu ciclo de vida, desde o on-boarding (come\u00e7o da parceria) at\u00e9 o encerramento da rela\u00e7\u00e3o de neg\u00f3cio. Mas este ainda \u00e9 um tema em desenvolvimento, sobretudo em mercados emergentes como o Brasil\u201d, explica Nilo Rocha, consultor da EY para gest\u00e3o de terceiros. <\/p>\n\n\n\n

A pesquisa aponta que 58% dos casos abordados implementaram estruturas centralizadas, sendo que outros 38% possuem, pelo menos, algum tipo de fun\u00e7\u00e3o h\u00edbrida. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com Rocha, os dados mostram que as empresas est\u00e3o cada vez mais cientes dos riscos relacionados a terceiros e t\u00eam se movimentado rumo \u00e0 estrutura\u00e7\u00e3o de um modelo que entendem ser suficiente para tratar este tema. <\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 poss\u00edvel notar, se compararmos com a pesquisa de 2020, que o modelo centralizado cresceu 10% e que h\u00e1 uma tend\u00eancia natural para a sua consolida\u00e7\u00e3o como a forma mais utilizada. Mas n\u00e3o h\u00e1 modelo certo ou errado, h\u00e1 aquele que melhor se enquadra no modus operandi da empresa, al\u00e9m de estar alinhado a seu prop\u00f3sito e \u00e0 sua vis\u00e3o.\u201d <\/p>\n\n\n\n

Jo\u00e3o Herculano, s\u00f3cio-l\u00edder de Consultoria de Riscos de Tecnologia e Gest\u00e3o de Riscos de Terceiros na EY, explica que o impacto da Covid-19 nas cadeias de suprimento e opera\u00e7\u00f5es revelou lacunas e fragmenta\u00e7\u00e3o na abordagem de algumas empresas \u00e0 gest\u00e3o de riscos de terceiros. <\/p>\n\n\n\n

\u201cUma vez atenuada a crise imediata, as empresas devem reavaliar se uma instala\u00e7\u00e3o interna centralizada ou um fornecedor externo de servi\u00e7os geridos s\u00e3o as solu\u00e7\u00f5es mais eficientes e eficazes.\u201d <\/p>\n\n\n\n

Para ele, as empresas precisam avaliar suas estrat\u00e9gias e planos de resili\u00eancia, incluindo a capacidade de opera\u00e7\u00f5es offshore cr\u00edticas e a capacidade de terceiros em apoiar fun\u00e7\u00f5es importantes. <\/p>\n\n\n\n

\u201cEntre as fun\u00e7\u00f5es que devem ser avaliadas e potencialmente refor\u00e7adas est\u00e3o entrega e suporte de produtos, TI, recursos humanos, folha de pagamento, relat\u00f3rios financeiros e ciberseguran\u00e7a. As empresas tamb\u00e9m devem estar atentas a riscos ocultos de terceiros, tais como riscos de concentra\u00e7\u00e3o em torno do uso de aplicativos m\u00f3veis por parte dos fornecedores para apoiar o trabalho remoto\u201d, alerta.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio – IMAGEM:\u00a0Thinkstock<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Atuar com empresas terceirizadas \u00e9 importante para manter a competitividade e o crescimento no mundo<\/p>\n","protected":false},"author":6,"featured_media":27606,"comment_status":"closed","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[7,36],"tags":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/27605"}],"collection":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/6"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=27605"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/27605\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/27606"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=27605"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=27605"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=27605"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}