{"id":27545,"date":"2022-01-19T13:57:53","date_gmt":"2022-01-19T16:57:53","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27545"},"modified":"2022-01-19T14:06:52","modified_gmt":"2022-01-19T17:06:52","slug":"movimento-nas-oficinas-mecanicas-tem-crescimento-de-1208-em-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/movimento-nas-oficinas-mecanicas-tem-crescimento-de-1208-em-2021\/","title":{"rendered":"Movimento nas oficinas mec\u00e2nicas tem crescimento de 12,08% em 2021"},"content":{"rendered":"\n

O movimento nas oficinas nas tr\u00eas \u00faltimas semanas de dezembro, medido pelo PULSO DO AFTERMARKET, confirmou o fechamento do ano com um excelente n\u00edvel de crescimento do mercado de reposi\u00e7\u00e3o de autope\u00e7as das linhas leve e comercial leve. Por outro lado, a equipe da CINAU alerta que este crescimento \u00e9 um dado \u201cgeral\u201d para o mercado, que acontece com percentuais diferentes a depender da linha de produtos. <\/p>\n\n\n\n

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Nesta edi\u00e7\u00e3o trazemos o 21\u00ba relat\u00f3rio mensal do PULSO DO AFTERMARKET<\/strong><\/a>. Nossos indicadores se tornaram fonte de consulta indispens\u00e1vel para os executivos do segmento de aftermarket, que encontram nestes dados uma base segura para a tomada de decis\u00f5es em rela\u00e7\u00e3o ao mercado de reposi\u00e7\u00e3o de autope\u00e7as e lubrificantes da linha leve e comercial leve.Aqueles que acompanham nossas edi\u00e7\u00f5es mensais j\u00e1 estavam cientes de que apesar dos efeitos devastadores da pandemia na economia do Planeta, o segmento de aftermarket automotivo brasileiro foi muito beneficiado e a prova disso \u00e9 a consolida\u00e7\u00e3o no indicador PULSO DO AFTERMARKET<\/strong> com um crescimento de 12,08% como \u00e9 poss\u00edvel verificar no tradicional gr\u00e1fico acima.<\/p>\n\n\n\n

Um crescimento espec\u00edfico para cada linha<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Quando a CINAU, por meio do PULSO DO AFTERMARKET<\/strong><\/a>, apresenta este indicador com o crescimento de 12,08% \u00e9 importante registrar que esta medida \u00e9 \u201cgeral\u201d e refere-se a um aumento de passagens (servi\u00e7os) nas oficinas, que somados aos indicadores \u201cqualitativos\u201d, evidenciados no pr\u00f3ximo bloco desta mat\u00e9ria, nos d\u00e3o seguran\u00e7a para dizer que a demanda de autope\u00e7as e lubrificantes como um todo cresceu 12,08 % em 2021. Este crescimento diz respeito especificamente \u00e0 demanda de pe\u00e7as \u201ct\u00e9cnicas\u201d e lubrificantes (consumidos nas oficinas), e n\u00e3o tem rela\u00e7\u00e3o com o \u201cfaturamento\u201d (giro financeiro) do setor, que tamb\u00e9m cresceu muito, inclusive por causa da infla\u00e7\u00e3o, mas este levantamento n\u00e3o \u00e9 foco (ainda) do pacote de indicadores do PULSO DO AFTERMARKET<\/strong><\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, este crescimento geral de 12,08% da demanda de autope\u00e7as n\u00e3o pode ser aplicado a todas as linhas de produtos. Por exemplo, o crescimento da demanda de amortecedores foi diferente do consumo de bombas d \u0301\u00e1gua, que foi diferente de sondas lambda e assim por diante.<\/p>\n\n\n\n

Estes crescimentos diversos por linha de produtos se explicam pelo \u201cciclo anual de trocas\u201d que est\u00e1 ligada \u00e0 vida \u00fatil do componente e estudos espec\u00edficos para at\u00e9 46 linhas de produtos s\u00e3o desenvolvidos pela CINAU para aqueles que tiverem interesse em dimensionar o crescimento real de sua participa\u00e7\u00e3o de mercado em linhas definidas de produtos.<\/p>\n\n\n\n

Impactos do Coronav\u00edrus na Ind\u00fastria da Repara\u00e7\u00e3o Automotiva<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Estes estudos customizados s\u00e3o realizados pela CINAU<\/strong> e fazem parte dos servi\u00e7os in\u00e9ditos de CONSULTORIA <\/strong>do Grupo Oficina Brasil dentro do conceito registrado \u201cDDC\u201d \u2013 Demand Driven Company. Caso voc\u00ea tenha interesse em conhecer estes servi\u00e7os \u00e9 s\u00f3 entrar em contato pelo e-mail cinau@oficinabrasil.com.br<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

O foco deste servi\u00e7o de CONSULTORIA<\/strong> \u00e9 auxiliar as empresas atuantes no mercado de reposi\u00e7\u00e3o a fortalecerem suas \u00e1reas de BI \u2013 Business Intelligence, que ao nosso ver em um futuro muito breve se sobrepor\u00e3o \u00e0s \u00e1reas de marketing e comercial nas empresas que atuam no aftermarket.<\/p>\n\n\n\n

No entendimento da equipe da CINAU<\/strong>, as empresas que operaram no mercado de reposi\u00e7\u00e3o, para crescerem com rentabilidade, dever\u00e3o olhar o mercado \u201cde baixo para cima\u201d ou seja focar tamb\u00e9m suas informa\u00e7\u00f5es a partir do ambiente onde nasce a demanda de autope\u00e7as, ou seja na oficina mec\u00e2nica. O importante \u00e9 que hoje j\u00e1 existem as ferramentas para que uma empresa coloque esta teoria na pr\u00e1tica e o pr\u00f3prio PULSO DO AFTERMARKET<\/strong><\/a> \u00e9 uma prova disso.<\/p>\n\n\n\n

Outro diferencial de nossa CONSULTORIA<\/strong> \u00e9 a exclusiva ferramenta DSIC \u2013 Diagn\u00f3stico Solu\u00e7\u00e3o Implementa\u00e7\u00e3o e Comprova\u00e7\u00e3o, que permite mensurar resultados, afinal s\u00f3 o Grupo Oficina Brasil possui contato direto com mais de 53 mil oficinas ultra-qualificadas e que representam mais de 75% do mercado de reposi\u00e7\u00e3o de linha leve e comercial leve. <\/p>\n\n\n\n

Canal Digital<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Al\u00e9m do movimento<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como \u00e9 tradicional a cada edi\u00e7\u00e3o do PULSO DO AFTER\u00adMARKET<\/strong><\/a> agora \u00e9 a hora de juntarmos as informa\u00e7\u00f5es \u201cqualitativas\u201d que ajudam a compor o quadro completo do desempenho do setor e como fazemos a cada edi\u00e7\u00e3o do PULSO<\/strong>, por meio de uma \u201csurvey\u201d, que ouviu 235 oficinas, em \u00e2mbito nacional, entre os dias 27 de dezembro a 4 de janeiro.<\/p>\n\n\n\n

Na an\u00e1lise da survey o que chama aten\u00e7\u00e3o imediatamente e nos causa um pequeno al\u00edvio diz respeito \u00e0 percep\u00e7\u00e3o de falta de pe\u00e7as que cai para 58%, o que \u00e9 um bom sinal num m\u00eas complicado como dezembro.<\/p>\n\n\n\n

Nossa expectativa, assim como de todo o mercado \u00e9 que este indicador ca\u00eda continuamente nos pr\u00f3ximos meses e volte ao patamar pr\u00e9-pandemia na faixa dos 20%, ainda que a tend\u00eancia natural deste indicador seja crescer por uma raz\u00e3o muito simples: a diversidade da frota e o crescimento exponencial de SKUs. <\/p>\n\n\n\n

Agora \u00e9 acompanhar o PULSO<\/strong> para saber quando efetivamente o fantasma do desabastecimento ser\u00e1 totalmente afastado, o que esperamos aconte\u00e7a ainda no primeiro trimestre de 2022.  Resultado da falta de pe\u00e7as nos fornecedores tradicionais \u00e9 que o reparador continua recorrendo forte \u00e0 internet, mas a\u00ed acontecem \u201cproblemas\u201d, tanto que 83% dos entrevistados que afirmam estarem recorrendo \u00e0 internet (68%) declararam que assim que os fornecedores tradicionais voltarem a dispor dos produtos v\u00e3o abandonar o meio digital.<\/p>\n\n\n\n

Um ponto que merece esclarecimento em fun\u00e7\u00e3o de questionamentos recebidos pela equipe da CINAU diz respeito ao elevado \u00edndice de \u201ccompras erradas\u201d na internet e neste sentido esclarecemos que este indicador parte de uma pergunta na survey com o seguinte enunciado: \u201cvoc\u00ea comprou pe\u00e7as erradas na internet?\u201d assim 60% responderam que sim, mas este dado n\u00e3o significa o percentual total de pe\u00e7as devolvidas, mas de \u201cexperi\u00eancias\u201d com compras erradas, o que \u00e9 diferente. <\/p>\n\n\n\n

Como a CINAU<\/strong> j\u00e1 fazia este levantamento em tempos pr\u00e9-pandemia e referente \u00e0s compras no fornecedores tradicionais e o patamar de \u201csim\u201d para esta pergunta com o mesmo teor girava em torno de 18%, a depender do canal, diante deste par\u00e2metro entendemos como muito elevado o indicador de 60%. Por\u00e9m refor\u00e7amos que este \u00edndice n\u00e3o equivale ao de pe\u00e7as devolvidas.<\/p>\n\n\n\n

De nossa parte iniciamos o ano de 2022 muito otimistas, sentimento este amparado no ambiente geral que dever\u00e1 continuar favorecendo a reposi\u00e7\u00e3o, mesmo diante de todas as incertezas de um \u201cano de elei\u00e7\u00f5es\u201d,  variantes infind\u00e1veis do COVID, etc.<\/p>\n\n\n\n

De qualquer forma este \u00e9 o momento de projetar suas metas de vendas na reposi\u00e7\u00e3o, sua participa\u00e7\u00e3o de mercado, etc.  e neste sentido conte com a CONSULTORIA<\/strong> do Grupo Oficina Brasil, pois a demanda de seus produtos na reposi\u00e7\u00e3o nasce na oficina, assim nada melhor do que amparar suas proje\u00e7\u00f5es em dados de quem estuda h\u00e1 mais de 30 anos os h\u00e1bitos de compra do principal  \u201cshopper\u201d do mercado de reposi\u00e7\u00e3o de autope\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Fonte: CINAU<\/em><\/em> \/ Move News<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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