{"id":27525,"date":"2022-01-19T12:09:30","date_gmt":"2022-01-19T15:09:30","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27525"},"modified":"2022-01-19T12:09:33","modified_gmt":"2022-01-19T15:09:33","slug":"hb20-e-argo-quase-empate-em-participacao-de-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/hb20-e-argo-quase-empate-em-participacao-de-mercado\/","title":{"rendered":"HB20 e Argo: quase empate em participa\u00e7\u00e3o de mercado"},"content":{"rendered":"\n

O ano de 2021 terminou com uma diminui\u00e7\u00e3o de produ\u00e7\u00e3o, sobre o que estava previsto, de mais de 300.000 unidades. No entanto, a falta de componentes eletr\u00f4nicos, a disrup\u00e7\u00e3o da cadeia log\u00edstica e as complica\u00e7\u00f5es decorrentes da Covid-19 n\u00e3o atingiram todas as fabricantes da mesma forma.<\/p>\n\n\n\n

Esse cen\u00e1rio levou a um quadro de anormalidade nas estat\u00edsticas de vendas. Modelos de maior valor agregado e mais rent\u00e1veis para as fabricantes, como os SUVs, ocuparam espa\u00e7o de hatches e sed\u00e3s. Quanto foi ocupado depende de como se enquadram os chamados \u201caventureiros\u201d que, no meu entender, s\u00e3o apenas hatches com decora\u00e7\u00e3o de SUV.<\/p>\n\n\n\n

Em 2020, SUVs leg\u00edtimos somados aos crossovers representaram 30% das vendas totais de ve\u00edculos de passageiros (sem incluir picapes) e em 2021 chegaram a 40%. A tend\u00eancia de aumento da participa\u00e7\u00e3o de SUVs \u00e9 mundial e no Brasil tamb\u00e9m. Por\u00e9m, no ano passado, o hatch at\u00e9 ent\u00e3o mais vendido, o Onix, ficou quase cinco meses sem nenhuma unidade produzida. Isso, claro, distorceu as estat\u00edsticas. S\u00f3 ao longo de 2022, se o fluxo de pe\u00e7as se normalizar, ser\u00e1 poss\u00edvel analisar melhor o mercado crescente de SUVs.<\/p>\n\n\n\n

No ano passado, alguns modelos sa\u00edram de linha, mas ainda aparecem nas estat\u00edsticas de vendas e no ranking publicado pela coluna h\u00e1 22 anos. Novos produtos ainda n\u00e3o revelaram todo o potencial porque tiveram pouco tempo para acelerar a produ\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Algumas categorias foram arduamente disputadas ao longo de 2021. A de hatches compactos, por exemplo, teve quase um empate, mas o HB20\/X venceu o Argo por uma diferen\u00e7a de 0,4 ponto percentual (pp). Resultado tamb\u00e9m apertado entre Renegade e Creta (2 pp) e entre BMW X5\/X6 e Volvo XC90 (1 pp). Porsche Taycan foi o primeiro el\u00e9trico a liderar um segmento no Brasil, no caso o de sed\u00e3s grandes. A BMW respondeu por 78% das vendas dos sed\u00e3s m\u00e9dios-grandes.<\/p>\n\n\n\n

A Strada avan\u00e7ou para uma participa\u00e7\u00e3o recorde de 73% e pela primeira vez uma picape comandou o mercado brasileiro de ve\u00edculos leves. Por falta de competidores suficientes, monovolumes e sed\u00e3s de topo sa\u00edram da compara\u00e7\u00e3o de 2021.<\/p>\n\n\n\n

Ranking da coluna tem crit\u00e9rios pr\u00f3prios e t\u00e9cnicos com classifica\u00e7\u00e3o por silhuetas. Refer\u00eancia principal \u00e9 dist\u00e2ncia entre eixos, al\u00e9m de outros par\u00e2metros. Base de pesquisa \u00e9 o Registro Nacional de Ve\u00edculos Automotores (Renavam). Citados apenas os modelos mais representativos (m\u00ednimo de dois) e em raz\u00e3o da import\u00e2ncia do segmento. Compila\u00e7\u00e3o de Paulo Garbossa, da consultoria ADK.<\/p>\n\n\n\n