{"id":27510,"date":"2022-01-18T12:59:00","date_gmt":"2022-01-18T15:59:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=27510"},"modified":"2022-01-18T16:02:33","modified_gmt":"2022-01-18T19:02:33","slug":"dana-explica-quando-e-hora-de-substituir-a-vedacao-nos-eixos-diferenciais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/dana-explica-quando-e-hora-de-substituir-a-vedacao-nos-eixos-diferenciais\/","title":{"rendered":"Dana explica quando \u00e9 hora de substituir a veda\u00e7\u00e3o nos eixos diferenciais"},"content":{"rendered":"\n

Quando a veda\u00e7\u00e3o do diferencial deve ser substitu\u00edda? Quais os sintomas de que \u00e9 necess\u00e1rio realizar a troca? \u00c9 seguro dirigir com uma veda\u00e7\u00e3o do eixo com vazamento? Para esclarecer estas e muitas outras d\u00favidas preparamos uma Dica sobre o assunto. Confira!<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o importa se o ve\u00edculo tem tra\u00e7\u00e3o dianteira, traseira ou integral, um componente comum que todos os ve\u00edculos t\u00eam \u00e9 um diferencial de engrenagem. Uma grande parte do diferencial \u00e9 a carca\u00e7a que cont\u00e9m a engrenagem do eixo em si e se conecta a outro eixo, o de transmiss\u00e3o e assim fornecer for\u00e7a para as rodas.<\/p>\n\n\n\n

Cada diferencial, seja dianteiro, traseiro ou ambos, no caso de ve\u00edculos com tra\u00e7\u00e3o nas quatro rodas, t\u00eam um eixo de entrada e sa\u00edda para fornecer e distribuir a pot\u00eancia. Cada eixo tem uma veda\u00e7\u00e3o de borracha ou pl\u00e1stico r\u00edgido, que \u00e9 projetada para evitar que o \u00f3leo da engrenagem escape, mas tamb\u00e9m proteger os componentes internos da engrenagem de serem contaminados por detritos externos.<\/p>\n\n\n\n

Em muitos casos, quando um vazamento de \u00f3leo \u00e9 encontrado no diferencial, a raz\u00e3o da perda de lubrificante \u00e9 por uma falha de veda\u00e7\u00e3o na sa\u00edda do diferencial ou veda\u00e7\u00e3o do eixo danificada.<\/p>\n\n\n\n

Como qualquer outra veda\u00e7\u00e3o ou gaxeta, a veda\u00e7\u00e3o de sa\u00edda do diferencial est\u00e1 sujeita a desgaste devido \u00e0 exposi\u00e7\u00e3o excessiva aos elementos, envelhecimento e exposi\u00e7\u00e3o ao \u00f3leo de engrenagem, que \u00e9 extremamente espesso e cont\u00e9m produtos qu\u00edmicos corrosivos que, eventualmente, ressecam a veda\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Quando o selo resseca, ele est\u00e1 sujeito a rachaduras. Isso cria orif\u00edcios microsc\u00f3picos entre o alojamento do diferencial e a tampa do eixo da veda\u00e7\u00e3o de sa\u00edda e, quando o \u00f3leo da engrenagem desenvolve press\u00e3o, pode escapar pelos orif\u00edcios da veda\u00e7\u00e3o e vazar para o solo.<\/p>\n\n\n\n

Com o tempo, a veda\u00e7\u00e3o de sa\u00edda diferencial pode vazar e permitir que o lubrificante escape ou mesmo agentes contaminantes externos entrem na carca\u00e7a. Quando isso acontecer, haver\u00e3o falhas na lubrifica\u00e7\u00e3o do diferencial e os rolamentos e engrenagens podem superaquecer. Se essas pe\u00e7as come\u00e7arem a superaquecer, pode haver danos s\u00e9rios ao diferencial que podem deixar o ve\u00edculo inoperante at\u00e9 que o diferencial seja reparado.<\/p>\n\n\n\n

Normalmente, o selo de sa\u00edda vazar\u00e1 mais enquanto o ve\u00edculo estiver em movimento, principalmente quando os eixos fixados ao diferencial est\u00e3o sendo impulsionados pelas engrenagens dentro do diferencial. Conforme o \u00f3leo vaza, a lubrifica\u00e7\u00e3o dentro do diferencial fica comprometida, o que pode levar a danos significativos nas engrenagens, eixos e componentes dentro da carca\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n

Da mesma forma que ocorre em qualquer componente mec\u00e2nico que perde lubrifica\u00e7\u00e3o, quando a veda\u00e7\u00e3o de sa\u00edda est\u00e1 vazando fluido, haver\u00e1 uma s\u00e9rie de sinais ou sintomas de advert\u00eancia que devem alertar sobre a exist\u00eancia de um problema. Alguns dos sintomas mais comuns de uma veda\u00e7\u00e3o do eixo de sa\u00edda diferencial danificada ou quebrada incluem:<\/p>\n\n\n\n

Presen\u00e7a de fluido na parte externa do diferencial e do eixo<\/strong> \u2013 O sinal mais comum de que a veda\u00e7\u00e3o do eixo de sa\u00edda est\u00e1 danificada ocorre quando h\u00e1 fluido cobrindo a \u00e1rea onde o eixo de sa\u00edda conecta o eixo ao diferencial. Normalmente, o vazamento come\u00e7a em uma parte da veda\u00e7\u00e3o e se expande lentamente para penetrar o \u00f3leo da engrenagem em toda a veda\u00e7\u00e3o. Quando isso ocorre, o n\u00edvel do fluido diminui rapidamente dentro do alojamento do diferencial, o que pode causar danos aos componentes.<\/p>\n\n\n\n

Ru\u00eddos emitidos sob o ve\u00edculo durante as curvas<\/strong> \u2013 Conforme o fluido da engrenagem vaza, os componentes de metal dentro do diferencial desenvolvem calor excessivo e podem gerar atrito uns contra os outros. Quando isso ocorre, normalmente emite um ru\u00eddo de tritura\u00e7\u00e3o proveniente da parte de baixo do ve\u00edculo ao virar para a esquerda ou direita. Se notar esse tipo de som, significa que as partes met\u00e1licas est\u00e3o, na verdade, se partindo, causando danos significativos.<\/p>\n\n\n\n

Cheiro de \u00f3leo de engrenagem queimado<\/strong> \u2013 O \u00f3leo de engrenagem tem uma viscosidade muito mais espessa do que o \u00f3leo de motor. Quando come\u00e7a a vazar da veda\u00e7\u00e3o do eixo de sa\u00edda, pode espirrar nos tubos de escapamento sob o ve\u00edculo. Isso \u00e9 normalmente comum com diferenciais dianteiros em ve\u00edculos com tra\u00e7\u00e3o nas quatro rodas. Se o \u00f3leo entrar em contato com o escapamento, normalmente queimar\u00e1 e gerar\u00e1 fuma\u00e7a e o cheiro caracter\u00edstico de \u00f3leo queimado, mas se o vazamento for significativo o suficiente, ele pode pegar fogo.<\/p>\n\n\n\n

Qualquer um dos sintomas acima pode ser evitado por meio de servi\u00e7os e manuten\u00e7\u00e3o de rotina. \u00c9 recomendado pela maioria dos fabricantes automotivos drenar o \u00f3leo do diferencial e substituir as veda\u00e7\u00f5es de entrada e sa\u00edda a cada 80 mil km ou a cada cinco anos de uso.<\/p>\n\n\n\n

Lembre-se, n\u00e3o \u00e9 seguro dirigir por longo tempo com problemas na veda\u00e7\u00e3o do eixo e o fluido de transmiss\u00e3o vazando. Se o vazamento do selo do eixo n\u00e3o for consertado logo, isso pode causar danos permanentes \u00e0 transmiss\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Outra dica importante dos t\u00e9cnicos Dana \u00e9 ficar atento ao transitar em locais alagados. Como estamos em \u00e9poca de chuvas \u00e9 melhor ficar atento ao transitar por trechos com alagamentos. Em fun\u00e7\u00e3o do sistema de respiro do diferencial, pode haver entrada de \u00e1gua no diferencial ao passar por grandes \u00e1reas alagadas e ser\u00e1 necess\u00e1rio a substitui\u00e7\u00e3o do \u00f3leo do diferencial.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a Dana<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Dana \u00e9 l\u00edder mundial no fornecimento de sistemas de transmiss\u00e3o, veda\u00e7\u00e3o e gerenciamento t\u00e9rmico com alta tecnologia que melhoram a efici\u00eancia e o A Dana \u00e9 l\u00edder mundial no fornecimento de sistemas de transmiss\u00e3o, veda\u00e7\u00e3o e gerenciamento t\u00e9rmico com alta tecnologia que melhoram a efici\u00eancia e o desempenho de ve\u00edculos e m\u00e1quinas. Facilitando a propuls\u00e3o de ve\u00edculos convencionais, h\u00edbridos e el\u00e9tricos, a Dana equipa seus clientes com sistemas cr\u00edticos de acionamento e movimento; tecnologias eletrodin\u00e2micas e de energia; e solu\u00e7\u00f5es t\u00e9rmicas, de veda\u00e7\u00e3o e digitais.<\/p>\n\n\n\n

Fundada em 1904 e com sede em Maumee, em Ohio, nos Estados Unidos, a empresa emprega mais de 38.000 pessoas em 34 pa\u00edses e 6 continentes que se dedicam a entregar valor para seus clientes, em rela\u00e7\u00f5es de longo prazo, incluindo praticamente todos os fabricantes de ve\u00edculos do mundo. Registrou em 2020 vendas de aproximadamente US$ 7,1 bilh\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

Na Am\u00e9rica do Sul, tem opera\u00e7\u00f5es na Argentina, Brasil, Col\u00f4mbia e Equador que empregam cerca de 5.000 pessoas. Presente h\u00e1 mais de 70 anos no Brasil, tem opera\u00e7\u00f5es em Gravata\u00ed (RS), Campinas, Jundia\u00ed, Limeira e Sorocaba (SP).<\/p>\n\n\n\n

No mercado da reposi\u00e7\u00e3o tem uma hist\u00f3ria de mais de 70 anos de investimentos no Brasil, com produtos que s\u00e3o sin\u00f4nimos de qualidade e tradi\u00e7\u00e3o atrav\u00e9s das marcas Spicer, Victor Reinz e Albarus. Saiba mais em http:\/\/www.dana.com.br\/aftermarket<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Contato de M\u00eddia
Rela\u00e7\u00f5es P\u00fablicas e Imprensa para o Aftermarket Automotivo
<\/strong>Carla L. N\u00f3rcia
cel \u2013 +55 11 98441-4243
email \u2013 carla.norcia@insighttrade.com.br<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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