{"id":26440,"date":"2021-12-17T10:33:53","date_gmt":"2021-12-17T13:33:53","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=26440"},"modified":"2021-12-17T10:34:02","modified_gmt":"2021-12-17T13:34:02","slug":"pesquisa-indica-que-413-dos-brasileiros-pretendem-ir-as-compras-no-natal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/pesquisa-indica-que-413-dos-brasileiros-pretendem-ir-as-compras-no-natal\/","title":{"rendered":"Pesquisa indica que 41,3% dos brasileiros pretendem ir \u00e0s compras no Natal"},"content":{"rendered":"\n

<\/a><\/a><\/a><\/a>Para celebrar o Natal, 41,3% dos brasileiros devem consumir no com\u00e9rcio em geral e nos supermercados, de acordo com Pesquisa Nacional de Inten\u00e7\u00e3o de Compras da Associa\u00e7\u00e3o Comercial de S\u00e3o Paulo (ACSP).<\/p>\n\n\n\n

Mas a inten\u00e7\u00e3o de gastar divide os consumidores, e percentual id\u00eantico, 41,3%, n\u00e3o devem comprar nada, enquanto 17,4% est\u00e3o indecisos. Encomendada \u00e0 Behup, a pesquisa ouviu 1.623 consumidores em todas as regi\u00f5es do pa\u00eds. <\/p>\n\n\n\n

Roupas<\/a>, cal\u00e7ados e acess\u00f3rios est\u00e3o no topo da lista de presentes, com 51,5% da inten\u00e7\u00e3o de compras. Brinquedos, somados a itens tradicionais como bolas de futebol e bonecas, representam 34,9%. J\u00e1 alimentos tradicionais para a ceia de Natal, como peru, frutas secas e panetones, respondem por 28,8%.<\/p>\n\n\n\n

Presentes para a fam\u00edlia, como perfumes (28,6%), aparelhos celulares (18,4%), bebidas alco\u00f3licas (18,1%), decora\u00e7\u00e3o e enfeites de Natal (15,7%), livros (12,1%), m\u00f3veis e artigos para o lar (12%), rel\u00f3gios (11,3%) e viagens (11%), tamb\u00e9m foram bastante citados pelos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

O levantamento tamb\u00e9m confirma o que j\u00e1 era tend\u00eancia. Outra pesquisa encomendada pela ACSP para mostrar o interesse do consumidor na Black Friday<\/a> j\u00e1 apontava que as pessoas n\u00e3o antecipariam as compras.<\/p>\n\n\n\n

Na ocasi\u00e3o, apenas 23% dos entrevistados disseram que comprariam os presentes de Natal em novembro. Agora, 82,6% afirmaram que n\u00e3o aproveitaram as promo\u00e7\u00f5es do m\u00eas passado para o consumo de fim de ano.

\u201cComo o consumidor n\u00e3o antecipou as compras na Black Friday, o m\u00eas de dezembro dever\u00e1 ser bem movimentado no com\u00e9rcio porque as pessoas deixaram para consumir agora\u201d, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.<\/p>\n\n\n\n

Com isso, a expectativa \u00e9 de aumento de 10% no volume de vendas comparado a igual per\u00edodo do ano passado. No entanto, \u00e9 preciso deixar claro que o fim de 2020 foi um per\u00edodo ruim para o com\u00e9rcio, pois o distanciamento social era maior entre a popula\u00e7\u00e3o, com os brasileiros ainda sem acesso \u00e0 vacina e com a pandemia fora de controle.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

\u201cA libera\u00e7\u00e3o da parcela do Aux\u00edlio Brasil, em dezembro, tamb\u00e9m vai ajudar a impulsionar o consumo, pois atinge diretamente as classes sociais que mais precisam do dinheiro neste momento para comprar\u201d, diz o economista.  <\/p>\n\n\n\n

DE VOLTA \u00c0S LOJAS F\u00cdSICAS<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A ACSP tamb\u00e9m encomendou \u00e0 Behup pesquisa de inten\u00e7\u00e3o de compras de Natal para o Estado de S\u00e3o Paulo, e o total de consumidores que devem presentear na data \u00e9 bastante parecido com o dos demais brasileiros: 44,2% pretendem consumir, enquanto 41,2% n\u00e3o devem gastar nada. Al\u00e9m disso, ainda h\u00e1 14,6% de indecisos. <\/p>\n\n\n\n

Em S\u00e3o Paulo, roupas, cal\u00e7ados e acess\u00f3rios, com 54,8%, tamb\u00e9m lideram a inten\u00e7\u00e3o de compras dos paulistas. J\u00e1 os brinquedos respondem por 39,1%, e os alimentos tradicionais para a ceia, por 30,4% das inten\u00e7\u00f5es de consumo. <\/p>\n\n\n\n

Mesmo com a alta da infla\u00e7\u00e3o e a queda na renda, que devem fazer o consumidor ser mais comedido nas compras, as associa\u00e7\u00f5es comerciais ligadas \u00e0 Federa\u00e7\u00e3o das Associa\u00e7\u00f5es Comerciais do Estado de S\u00e3o Paulo (Facesp) acreditam que, com a reabertura total do com\u00e9rcio, os consumidores, mais animados, devem priorizar as lojas f\u00edsicas para presentear. <\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir as proje\u00e7\u00f5es, promo\u00e7\u00f5es e iniciativas para estimular as compras em algumas regi\u00f5es do Estado: <\/p>\n\n\n\n

CAMPINAS <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A previs\u00e3o do departamento de economia da ACIC para o Natal de 2021 indica alta de 3,45% no faturamento do com\u00e9rcio de Campinas e regi\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, atingindo R$ 6,373 bilh\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Apesar da queda do poder de compra e da eleva\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os com a acelera\u00e7\u00e3o da infla\u00e7\u00e3o, sondagem da ACIC aponta que o valor m\u00e9dio do presente deve ser de R$ 305, uma alta de 2,35% sobre 2020. <\/p>\n\n\n\n

Em Campinas, o varejo deve crescer 3,5%, movimentando R$ 2,727 bilh\u00f5es. Atingindo-se esta previs\u00e3o, as vendas de Natal de 2021 ficar\u00e3o 0,18% abaixo da movimenta\u00e7\u00e3o financeira de 2019, antes da pandemia. Al\u00e9m de duas \u00e1rvores de Natal, a associa\u00e7\u00e3o instalou um painel instagram\u00e1vel para estimular as vendas no com\u00e9rcio local. <\/p>\n\n\n\n

FRANCA<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Pesquisa realizada pelo Instituto de Economia da ACIF aponta que 77% dos consumidores pretendem comprar no Natal, com t\u00edquete m\u00e9dio de R$ 351. De acordo com o economista Adnan Jebailey, o pagamento do 13\u00ba sal\u00e1rio deve injetar R$ 216 milh\u00f5es na economia local, sendo que s\u00f3 o com\u00e9rcio deve movimentar R$ 67,5 milh\u00f5es.  <\/p>\n\n\n\n

\u201cOs n\u00fameros confirmam o otimismo que temos analisado ao longo do ano. Isso demonstra que, de fato, existe uma retomada da economia em curso, e que o ano de 2022 ser\u00e1 decisivo\u201d, destaca o economista. <\/p>\n\n\n\n

ITATIBA  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Campanhas institucionais, como “Itatiba – Eu compro com seguran\u00e7a Aqui”, a\u00e7\u00f5es como o \u00f4nibus e cartas para o Papai Noel, al\u00e9m da ferramenta para os lojistas da cidade divulgarem seus estabelecimentos nas redes sociais s\u00e3o as principais iniciativas da AICITA para as vendas de fim de ano. Mesmo sem proje\u00e7\u00e3o para a data, a expectativa da associa\u00e7\u00e3o \u00e9 de alta no movimento do com\u00e9rcio local e consequente crescimento nas vendas. <\/p>\n\n\n\n

JALES <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Roupas (40,38%) e cal\u00e7ados (17,30%) devem ser os presentes mais vendidos no com\u00e9rcio da cidade e, em clima de otimismo com a reabertura, a ACIJ prev\u00ea crescimento de 20% nas vendas de Natal em compara\u00e7\u00e3o a 2020.  <\/p>\n\n\n\n

Na pesquisa realizada pela associa\u00e7\u00e3o com 447 consumidores entre 13 e 14 de dezembro, 64% responderam que pretendem gastar at\u00e9 R$ 200 nos presentes. Outros 67% afirmaram que v\u00e3o comprar at\u00e9 cinco itens. <\/p>\n\n\n\n

Sem fugir da mania de deixar tudo para \u00faltima hora, 87% responderam que ainda n\u00e3o compraram o presente, e outros 52% disseram que v\u00e3o pagar \u00e0 vista. Desde o dia 16\/12, as lojas da cidade passaram a funcionar at\u00e9 \u00e0s 22h. <\/p>\n\n\n\n

JUNDIA\u00cd <\/strong><\/p>\n\n\n\n

As vendas de Natal devem ser at\u00e9 5% maiores que as do mesmo per\u00edodo de 2020, segundo pesquisa do Instituto de Dados da ACE Jundia\u00ed em parceria com a Noonly. Dos 728 entrevistados, 60,39% responderam que v\u00e3o presentear, 52,8% pretendem comprar pelo menos tr\u00eas presentes e 95% devem faz\u00ea-lo em lojas f\u00edsicas. <\/p>\n\n\n\n

\u201cCom certeza este ser\u00e1 um Natal muito melhor do que foi em 2020\u201d, acredita o presidente da ACE Mark William Ormenese Monteiro. \u201cNossa pesquisa apontou que, de todas as datas comemorativas do ano, esta \u00e9 a com a maior inten\u00e7\u00e3o de compras, o que sinaliza para o in\u00edcio de uma recupera\u00e7\u00e3o muito esperada e desejada para o comerciante.\u201d<\/p>\n\n\n\n

LEME <\/strong><\/p>\n\n\n\n

As expectativas para a data no com\u00e9rcio local s\u00e3o ‘as melhores’, na avalia\u00e7\u00e3o da ACIL, que estima que 77% dos consumidores ir\u00e3o presentear neste ano, retornando ao patamar de consumo pr\u00e9-pandemia. Para estimular as vendas, a associa\u00e7\u00e3o comercial local lan\u00e7ou a campanha \u201cNatal Premiado\u201d, que vai distribuir vales-compra e cartelas nas lojas participantes. <\/p>\n\n\n\n

Para o presidente a ACIL, Gustavo Moraes Cazelli, os tempos s\u00e3o de renova\u00e7\u00e3o da esperan\u00e7a e expectativa de retomada dos neg\u00f3cios e da atividade econ\u00f4mica. \u201cA tend\u00eancia \u00e9 que o consumidor pise fundo no acelerador da economia e traga para 2022 a esperan\u00e7a de dias melhores para comerciantes e empres\u00e1rios em geral.\u201d  <\/p>\n\n\n\n

MARILIA  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Um crescimento entre 5% e 7% comparado a 2019 \u00e9 a expectativa da ACIM para as vendas de fim de ano, j\u00e1 que em 2020 as vendas se concentraram no e-commerce por conta da pandemia e agora, com a reabertura, dever\u00e3o se concentrar mais entre as lojas f\u00edsicas, segundo o presidente Adriano Luiz Martins. <\/p>\n\n\n\n

MOGI DAS CRUZES <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com impulso da tradicional campanha ‘Natal Premiado’, que deve sortear v\u00e1rios pr\u00eamios, incluindo uma motocicleta, a ACMC projeta crescimento m\u00e9dio entre 7% e 8% nas vendas ante 2020. <\/p>\n\n\n\n

Nos supermercados da cidade, que j\u00e1 recebem um grande n\u00famero de clientes em busca de itens da ceia de Natal, a expectativa \u00e9 de crescimento de 7%, segundo o diretor do Shibata Supermercados, Fernando Shibata.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 o gerente regional da Oscar Cal\u00e7ados, Maur\u00edcio Zavanela, afirma que para o Natal o gasto m\u00e9dio ficar\u00e1 em torno de R$ 210,00, com proje\u00e7\u00e3o de crescimento de 10% em compara\u00e7\u00e3o a 2019. Para a ACMC, a amplia\u00e7\u00e3o do hor\u00e1rio de funcionamento das lojas at\u00e9 22h, e at\u00e9 meia-noite nos shoppings, ser\u00e1 um atrativo a mais para as compras. <\/p>\n\n\n\n

MOGI MIRIM<\/strong><\/p>\n\n\n\n

As vendas de Natal animam os comerciantes mogimirianos, mas atingir o patamar desejado pode levar um tempo. De acordo com o presidente da ACIMM, Jos\u00e9 Luiz Ferreira, o Natal deste ano ser\u00e1 moderado, j\u00e1 que muitos consumidores ainda est\u00e3o restabelecendo as finan\u00e7as, e outros querem entrar em 2022 sem pend\u00eancias financeiras.<\/p>\n\n\n\n

\u201cHistoricamente, as vendas natalinas s\u00e3o boas, por pior que seja o ano. N\u00e3o acredito que ser\u00e1 um Natal das lembrancinhas, mas o consumidor estar\u00e1 mais comedido na hora de comprar, levando apenas o necess\u00e1rio.\u201d  <\/p>\n\n\n\n

MOGI GUA\u00c7\u00da <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Proje\u00e7\u00e3o da ACIMG aponta que as vendas de Natal ter\u00e3o alta de 10% ante 2019, pois em 2020, com a pandemia, houve uma queda brusca de quase 20%. De acordo com a associa\u00e7\u00e3o comercial local, os produtos mais vendidos ser\u00e3o roupas, cal\u00e7ados e itens de menor valor. J\u00e1 o t\u00edquete m\u00e9dio deve ser entre R$100 e R$150.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Adenilson Junior dos Reis, superintendente da ACIMG, afirma que, na cidade, as vendas ser\u00e3o maiores em produtos de menor valor.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, as pessoas est\u00e3o podendo se encontrar socialmente, e isso \u00e9 importante pois todos querem renovar o guarda-roupa, o que impulsiona as vendas na \u00e1rea. <\/p>\n\n\n\n

“Temos not\u00edcias de que v\u00e1rios produtos est\u00e3o faltando, pois as empresas subestimaram as vendas e agora est\u00e3o ficando sem estoque.\u201d <\/p>\n\n\n\n

POMPEIA <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com ajuda da promo\u00e7\u00e3o ‘Natal Esperan\u00e7a’, que come\u00e7ou antes da Black Friday e antecipou a temporada de compras de fim de ano, a expectativa do com\u00e9rcio local \u00e9 de alta entre 5% e 7% nas vendas ante 2019 impulsionada pelas compras nas lojas f\u00edsicas, segundo Rinaldo Jos\u00e9 Traskini, presidente da ACE Pompeia. <\/p>\n\n\n\n

A campanha que prev\u00ea o sorteio de cinco pr\u00eamios de R$ 3 mil e mais cinco de R$ 1 mil cada at\u00e9 8 de janeiro nas lojas participantes deve ajudar a fortalecer o com\u00e9rcio local ap\u00f3s um ano complicado para equilibrar as contas, na avalia\u00e7\u00e3o da associa\u00e7\u00e3o. \u201cO momento agora \u00e9 de foco nas vendas\u201d, destaca Traskini.<\/p>\n\n\n\n

SANTO ANDR\u00c9  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Proje\u00e7\u00e3o da ACISA aponta crescimento de 15% nas vendas natalinas em compara\u00e7\u00e3o a 2020, segundo o presidente Pedro Cia Junior. Para ele, a economia est\u00e1 em ritmo de aquecimento, e ser\u00e1 uma oportunidade para os comerciantes recuperarem uma parte das perdas acumuladas ao longo dos \u00faltimos meses.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAcreditamos que, embora o valor do t\u00edquete m\u00e9dio seja menor, haver\u00e1 maior movimenta\u00e7\u00e3o nos com\u00e9rcios por procura de presentes e lembran\u00e7as, at\u00e9 mesmo em raz\u00e3o da volta das confraterniza\u00e7\u00f5es.” Para o presidente da ACISA, os itens que dever\u00e3o ter maior sa\u00edda s\u00e3o vestu\u00e1rio, perfumes e alguns aparelhos dom\u00e9sticos e de uso pessoal.<\/p>\n\n\n\n

S\u00c3O BERNARDO DO CAMPO  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Baseada na inje\u00e7\u00e3o de dinheiro na economia com o pagamento do 13\u00ba sal\u00e1rio, a ACISBEC estima que as vendas devem se intensificar at\u00e9 o Natal, com a expectativa de que o movimento cres\u00e7a entre 5% e 8% ante 2020. <\/p>\n\n\n\n

Essa expectativa \u00e9 baseada na retomada da confian\u00e7a do empres\u00e1rio e do consumidor, segundo o presidente Valter Moura. Mesmo que a pandemia ainda esteja assombrando a popula\u00e7\u00e3o, os consumidores est\u00e3o com mais vontade de comemorar e fazer compras, acredita. Por\u00e9m, esse ainda deve ser um Natal de lembrancinhas. <\/p>\n\n\n\n

\u201cH\u00e1 fatores que n\u00e3o devem ser descartados. A situa\u00e7\u00e3o \u00e9 inst\u00e1vel, a infla\u00e7\u00e3o e o desemprego s\u00e3o os principais motivos. Por isso, o consumidor est\u00e1 reticente, n\u00e3o sabe o que pode acontecer no futuro e prefere guardar um pouco de dinheiro\u201d, afirma. Segundo a ACISBEC, a perspectiva \u00e9 de um gasto m\u00e9dio de R$ 180. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

S\u00c3O JOS\u00c9 DOS CAMPOS <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para a ACI S\u00e3o Jos\u00e9 dos Campos, o Natal desse ano deve consagrar a retomada da economia, j\u00e1 sentida nas datas anteriores do com\u00e9rcio, como Dia das M\u00e3es, Dia dos Namorados e Dia das Crian\u00e7as. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com pesquisa realizada pela ACI em parceria com a Unitau, a previs\u00e3o de crescimento para o com\u00e9rcio local \u00e9 de 7% sobre 2019, sendo que 67% dos lojistas esperam um Natal com aumento de vendas. “O consumidor est\u00e1 otimista, o lojista tamb\u00e9m, e a somat\u00f3ria disso tudo \u00e9 muito boa”, acredita a presidente Eliane Maia.  <\/p>\n\n\n\n

S\u00c3O PEDRO  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Uma pesquisa realizada pela ACISP sobre expectativa de vendas para o Natal mostra que o com\u00e9rcio local espera alta m\u00e9dia de 30% nas vendas de dezembro ante novembro. Comparada a 2020, a expectativa \u00e9 de alta de 25%. 

Segundo o presidente Benedito Ernesto Braganholo, entre os principais motivos apontados pelos empres\u00e1rios para este aumento, al\u00e9m da data comemorativa, est\u00e3o a retomada da economia e o in\u00edcio do reestabelecimento econ\u00f4mico do consumidor, a melhora da pandemia com o avan\u00e7o da vacina\u00e7\u00e3o e as vendas on-line.

Pela pesquisa, a categoria mais vendida para o Natal ser\u00e1 a de produtos aliment\u00edcios, em especial itens para a ceia e cestas comemorativas (36,4%), seguida por vestu\u00e1rio (18,2%). J\u00e1 o t\u00edquete m\u00e9dio ser\u00e1 de R$ 110. Com a campanha Compra Premiada, a ACISP espera injetar R$ 100 mil reais na regi\u00e3o por meio de vales-compra at\u00e9 janeiro. <\/p>\n\n\n\n

SOROCABA <\/strong><\/p>\n\n\n\n

No com\u00e9rcio de Sorocaba e Votorantim, o Natal deve movimentar as vendas em at\u00e9 5%, segundo pesquisa da ACSO em parceria com a Athon Ensino Superior. Mesmo com indefini\u00e7\u00f5es e incertezas provocadas pelo surgimento da variante \u00d4micron, aliado com a eleva\u00e7\u00e3o da infla\u00e7\u00e3o, 65% dos consumidores devem presentear na data. <\/p>\n\n\n\n

Do total, 36,7% devem comprar no com\u00e9rcio do centro ou bairros, mais do que os 15,2% de 2020, demonstrando que os consumidores est\u00e3o retornando \u00e0s lojas f\u00edsicas. O t\u00edquete m\u00e9dio ser\u00e1 de R$ 430, e a tradi\u00e7\u00e3o de deixar tudo para a \u00faltima hora ser\u00e1 mantida: 76,6% dos entrevistados v\u00e3o comprar somente na semana do Natal.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEste comportamento tamb\u00e9m \u00e9 consequ\u00eancia do recebimento da segunda parcela de 13\u00ba sal\u00e1rio, j\u00e1 que a maioria utilizou a primeira para o pagamento de d\u00edvidas\u201d, avalia o economista Roque Camargo.<\/p>\n\n\n\n

TAUBAT\u00c9   <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A expectativa do com\u00e9rcio da cidade \u00e9 de alta de 5% nas vendas em compara\u00e7\u00e3o a 2019, segundo a ACIT. Tamb\u00e9m espera-se aumento no t\u00edquete m\u00e9dio, que deve ficar entre R$ 100 e R$ 150. <\/p>\n\n\n\n

No m\u00eas de dezembro, as lojas podem funcionar at\u00e9 \u00e0s 22h na cidade. <\/p>\n\n\n\n

VINHEDO  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A ACIVI projeta bons resultados para as vendas de Natal, com expectativa de alta de 10% em rela\u00e7\u00e3o ao ano passado. Para estimular o setor e atrair mais clientes, a campanha Natal Premiado sortear\u00e1 diversos pr\u00eamios, incluindo duas motocicletas el\u00e9tricas, smartphones, TVs, e R$ 30 mil reais em vales compras. Outro atrativo para os comerciantes e os clientes da cidade \u00e9 a amplia\u00e7\u00e3o do hor\u00e1rio de funcionamento das lojas at\u00e9 \u00e0s 22h. <\/p>\n\n\n\n

Fonte: Di\u00e1rio do Com\u00e9rcio – FOTO:\u00a0ACMC\/Divulga\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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