{"id":26282,"date":"2021-12-15T12:30:13","date_gmt":"2021-12-15T15:30:13","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=26282"},"modified":"2021-12-15T12:30:17","modified_gmt":"2021-12-15T15:30:17","slug":"pesquisa-anfavea-e-webmotors-revela-que-95-dos-entrevistados-pretendem-comprar-ou-trocar-de-carro-em-2022","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/pesquisa-anfavea-e-webmotors-revela-que-95-dos-entrevistados-pretendem-comprar-ou-trocar-de-carro-em-2022\/","title":{"rendered":"Pesquisa Anfavea e Webmotors revela que 95% dos entrevistados pretendem comprar ou trocar de carro em 2022"},"content":{"rendered":"\n

A Associa\u00e7\u00e3o Nacional dos Fabricantes de Ve\u00edculos Automotores (Anfavea) e a Webmotors anunciam os resultados da j\u00e1 tradicional pesquisa de inten\u00e7\u00e3o de adquirir ve\u00edculos. Em compara\u00e7\u00e3o com o ano passado, o interesse em comprar e\/ou trocar de ve\u00edculos se mant\u00e9m est\u00e1vel para 2022, com 95% \u2013 apenas um ponto abaixo de 2021. J\u00e1 o intuito de adquirir carros usados e seminovos continua a crescer, como reflexo da crise de abastecimento do setor.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O estudo foi realizado com 2.426 usu\u00e1rios da Webmotors em todo o Pa\u00eds, sendo 89% homens com idade entre 36 e 45 anos. A maioria \u00e9 da regi\u00e3o Sudeste (59%), seguido por Sul (18%) e Centro-oeste (11%). Com rela\u00e7\u00e3o ao ano passado, houve aumento de 2 pontos percentuais na participa\u00e7\u00e3o de mulheres (10%).<\/p>\n\n\n\n

As respostas foram divididas entre os que t\u00eam um ou mais carros (77%) e os que n\u00e3o possuem ve\u00edculo (23%). Entre os propriet\u00e1rios, a inten\u00e7\u00e3o de comprar um carro usado em 2022 aumentou 4 pontos percentuais (85%). A mesma tend\u00eancia foi percebida entre aqueles que ainda n\u00e3o t\u00eam um ve\u00edculo: 93% demonstraram interesse, um aumento de 5%. <\/p>\n\n\n\n

A pesquisa revelou ainda que apenas 16% dos entrevistados efetuaram a compra ou troca de carro este ano, sendo mais da metade (54%) por ter conseguido uma boa oportunidade.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAcompanhamos, durante o ano, o aumento na compra de ve\u00edculos usados e seminovos em resposta \u00e0 falta de abastecimento de pe\u00e7as para as montadoras.  Acreditamos que esse setor deva se manter aquecido at\u00e9, pelo menos, o fim do primeiro semestre de 2022, quando as montadoras esperam normalizar a produ\u00e7\u00e3o\u201d, explica o CEO da Webmotors, Eduardo Jucevic. <\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, refor\u00e7a a import\u00e2ncia da pesquisa para entender o comportamento do consumidor no cen\u00e1rio atual. \u201cBuscamos entender quais s\u00e3o as necessidades do consumidor e identificar as tend\u00eancias ou padr\u00f5es. Acompanhamos de perto todas as movimenta\u00e7\u00f5es no setor para termos um melhor entendimento do comportamento dos consumidores\u201d, afirma.<\/p>\n\n\n\n

Quando questionados sobre o tipo de motor, 66% dos usu\u00e1rios que j\u00e1 possuem carro demonstraram interesse em um modelo flex<\/em>, 13% ficariam com os motores a gasolina e outros 11%, a diesel.  Os \u00edndices daqueles que n\u00e3o possuem carro foram 74%, 16% e 4%, respectivamente.<\/p>\n\n\n\n

Embora uma minoria tenha demonstrado desejo de comprar um carro h\u00edbrido ou el\u00e9trico, \u00e9 poss\u00edvel observar que o consumidor j\u00e1 conhece os benef\u00edcios, como economia de combust\u00edvel, conserva\u00e7\u00e3o do meio ambiente e redu\u00e7\u00e3o de ru\u00eddo. Em m\u00e9dia, 60% considerariam pagar um valor mais elevado por esse tipo de tecnologia. <\/p>\n\n\n\n

Carroceria<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Entre os entrevistados que j\u00e1 t\u00eam carros, 37% possuem modelo hatch<\/em> ou sed\u00e3 (32%).  Embora a pesquisa revele um aumento de 5% na vontade de adquirir um modelo SUV (41%), os modelos hatch<\/em> (16%) e sed\u00e3 (30%) aparecem como as compras prov\u00e1veis por causa dos pre\u00e7os mais acess\u00edveis. Para os 23% de entrevistados que n\u00e3o t\u00eam um autom\u00f3vel, a op\u00e7\u00e3o por um modelo hatch<\/em> fica em destaque (39%), seguido pelos sed\u00e3s (32%). O modelo SUV aparece em terceiro lugar, com 21%. <\/p>\n\n\n\n

Pagamento<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Para realizar a compra, 84% dos participantes pretendem dar o carro atual como forma de pagamento, mesmo comportamento registrado em 2021. Sobre outras formas de pagamento, as op\u00e7\u00f5es de financiamento parcial (57%) e total (8%) ainda aparecem como destaque (65%), ante 31% dos que pagariam \u00e0 vista, seguido por 4% que fariam um cons\u00f3rcio ou leasing<\/em>. Entre os entrevistados que n\u00e3o possuem carro, 41% optaram pelo cr\u00e9dito parcial, 27% pelo pagamento \u00e0 vista e 26% pelo cr\u00e9dito total.  <\/p>\n\n\n\n

Em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior (44%), notou-se uma diminui\u00e7\u00e3o de 4% na inten\u00e7\u00e3o de adquirir um financiamento parcial (41%), com um aumento de 3% para aqueles que desejam financiar todo o valor.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEmbora haja diferen\u00e7as entre as formas de pagamento desejadas por usu\u00e1rios que t\u00eam ou n\u00e3o um carro, ainda vemos um cen\u00e1rio de desconfian\u00e7a quanto \u00e0 economia, com aumento de at\u00e9 4 pontos percentuais na inten\u00e7\u00e3o de comprar o carro \u00e0 vista \u2013 no caso daqueles que t\u00eam carro \u2013 para n\u00e3o acumular d\u00edvidas longas\u201d, aponta Jucevic.<\/p>\n\n\n\n

Sem inten\u00e7\u00e3o de compra ou troca<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Do total de entrevistados, 5% declararam n\u00e3o ter inten\u00e7\u00e3o de comprar ou trocar de autom\u00f3vel em 2022. Os principais motivos para a decis\u00e3o s\u00e3o: a alta dos pre\u00e7os (53%), dos juros banc\u00e1rios (23%) e dos combust\u00edveis (15%), reflexos da pandemia no Brasil (15%) e a incerteza financeira\/manuten\u00e7\u00e3o do emprego (11%). Em 2020, dentro do cen\u00e1rio mais duro da pandemia, as raz\u00f5es para n\u00e3o comprar um ve\u00edculo no ano seguinte refletiam a inseguran\u00e7a financeira e outras formas de mobilidade. O reflexo da pandemia, anteriormente citado por 33% dos respondentes, este ano caiu para 15%. <\/p>\n\n\n\n

Os consumidores receosos consideram investir o dinheiro (58%) ou viajar (24%). Indagados sobre quais tipos de a\u00e7\u00f5es de bancos, governo e montadoras poderiam faz\u00ea-los mudar de ideia, os destaques foram redu\u00e7\u00e3o nos impostos (54%), no combust\u00edvel (46%) e nas taxas de juros (39%).<\/p>\n\n\n\n

Clique aqui para acessar a pesquisa completa<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Sobre a Webmotors  <\/strong><\/p>\n\n\n\n

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e atualmente \u00e9 o principal portal de neg\u00f3cios e de solu\u00e7\u00f5es para o segmento automotivo.<\/p>\n\n\n\n

Criada em 1995, no in\u00edcio da internet no Brasil, a empresa passou a ter o Grupo Santander Brasil como seu principal controlador a partir 2002 e, em abril de 2013, celebrou a chegada da Carsales (empresa australiana de tecnologia, especializada no segmento automotivo), que adquiriu 30% do capital acion\u00e1rio da Webmotors e contribuiu ainda mais para a acelera\u00e7\u00e3o do seu crescimento nos \u00faltimos anos.  <\/p>\n\n\n\n

A Webmotors conta com mais de 30 milh\u00f5es de visitas mensais, entre usu\u00e1rios e clientes, que contam com um amplo e completo portf\u00f3lio de servi\u00e7os, que vai desde an\u00fancios, tabelas de pre\u00e7o e conte\u00fado para o cliente final at\u00e9 solu\u00e7\u00f5es de gest\u00e3o de intelig\u00eancia de dados para lojas, concession\u00e1rias e montadoras.  <\/p>\n\n\n\n

Informa\u00e7\u00f5es para a imprensa \u2013 Webmotors \u00a0<\/strong>
RPMA Comunica\u00e7\u00e3o<\/strong>\u00a0(www.rpmacomunicacao.com.br)\u00a0
Fl\u00e1via Santos:<\/strong>\u00a0
flavia.santos@rpmacomunicacao.com.br<\/a>
(11) 98879-1292
Sara Saar:<\/strong>\u00a0
sara.saar@rpmacomunicacao.com.br<\/a>
(11) 97566-2433<\/em><\/p>\n\n\n\n

Rela\u00e7\u00f5es com a Imprensa \u2013 Santander Brasil<\/strong>
www.santander.com.br\u00a0
Felipe Guimar\u00e3es:<\/strong>\u00a0imprensa@santander.com.br\u00a0
(11) 3553-5157<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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