{"id":26253,"date":"2021-12-14T14:30:00","date_gmt":"2021-12-14T17:30:00","guid":{"rendered":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/?p=26253"},"modified":"2021-12-14T14:41:17","modified_gmt":"2021-12-14T17:41:17","slug":"acima-de-110-peugeot-e-caoa-sao-as-marcas-que-mais-cresceram-em-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/portaldaautopeca.com.br\/noticias\/local\/acima-de-110-peugeot-e-caoa-sao-as-marcas-que-mais-cresceram-em-2021\/","title":{"rendered":"Acima de 110%, Peugeot e Caoa s\u00e3o as marcas que mais cresceram em 2021"},"content":{"rendered":"\n
N\u00e3o h\u00e1 d\u00favida que o ano de 2021 foi desafiador, como as montadoras gostam de dizer, devido principalmente \u00e0 escassez de semicondutores que reduziu a produ\u00e7\u00e3o de algumas montadoras. O que foi um problema para algumas, por\u00e9m, revelou ser uma oportunidade para outras, como mostra a an\u00e1lise das vendas de ve\u00edculos leves no acumulado entre janeiro e novembro deste ano, segundo a Fenabrave.<\/p>\n\n\n\n
No ranking das 20 maiores marcas no mercado brasileiro, duas delas apresentaram um desempenho impressionante, com um crescimento nas vendas acima de 110% quando comparado com os 11 primeiros meses de 2020: Peugeot e Caoa Chery.<\/p>\n\n\n\n
A Peugeot emplacou neste ano 26.044 unidades contra as 11.538 do ano passado, o que representa um aumento de 125,7%. Na sequ\u00eancia, veio a Caoa Chery, com um crescimento de 113,2%, ao saltar de 16.910 para 36.048.<\/p>\n\n\n\n
No terceiro lugar desse ranking, o destaque foi a Citro\u00ebn, que passou de 12.604 ve\u00edculos comercializados em 2020 para 20.267 vendidos neste ano, o que representa um acr\u00e9scimo de 60,8%.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 bom lembrar que essas tr\u00eas montadoras s\u00e3o marcas que t\u00eam um volume relativamente pequeno, o que facilita uma grande varia\u00e7\u00e3o nas vendas. Isso s\u00f3 refor\u00e7a, no entanto, o bom trabalho feito pelas pr\u00f3ximas duas marcas. A Jeep conseguiu crescer 42,3% neste ano, ao elevar suas vendas de 95.308 para 135.598, enquanto a Fiat teve uma eleva\u00e7\u00e3o de 40%, emplacando 395.581 neste ano frente aos 282.094 do ano anterior.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o por coincid\u00eancia quatro das cinco primeiras marcas desse ranking s\u00e3o do grupo Stellantis (Peugeot, Citro\u00ebn, Jeep e Fiat), o que explica o otimismo da lideran\u00e7a da empresa, que anotou no Brasil e na Am\u00e9rica do Sul um de seus melhores desempenhos globais, devendo fechar 2021 com lucratividade (leia aqui).<\/a><\/p>\n\n\n\n Se por um lado, h\u00e1 montadoras que t\u00eam motivos de sobra para comemorar um desempenho t\u00e3o favor\u00e1vel, outras marcas fazem quest\u00e3o de esquecer o ano que est\u00e1 acabando. <\/p>\n\n\n\n Como era de se esperar, a Ford foi a que registrou a maior queda nas vendas, j\u00e1 que ela anunciou logo no in\u00edcio deste ano que fecharia suas tr\u00eas f\u00e1bricas no Brasil<\/a>, deixaria de produzir modelos de volume como Ka e EcoSport e passaria apenas a importar ve\u00edculos com pre\u00e7o m\u00e9dio bem superior ao que praticava. <\/p>\n\n\n\n Com isso, a Ford amargou uma redu\u00e7\u00e3o de 71,4%, caindo dos 122.825 ve\u00edculos de 2020 para as atuais 35.158 unidades.<\/p>\n\n\n\nPara GM e Ford, um ano para esquecer<\/h3>\n\n\n\n